cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
fogo99
Tropa
Tropa

Dúvida sobre counterplay de tanks

Joguei recentemente uma partida onde o Garen ficou praticamente inalcançável e com um dano assustador. Com a build de trinity + full item de defesa física, não pude counterar de forma nenhuma.

Fiz todos os itens de penetração possível para me manter vivo e conseguir causar dano. Mas é um desânimo não causar dano e ainda sofrer muito dano.

O campeão, na partida em questão, não só tankou bastante como também superou o dano de todos no jogo. Isso é intencional? 

Era pra um jogador com build tank ter dano superior aos magos, adc e lutadores? 
Seria viável eu fazer Trinity e full tank pra Riven também? (Claro que não, ficaria inútil, não tankaria e nem daria dano)

Então fica minha pergunta, qual é o counter play esperado pela Riot pra um jogador que quer se divertir jogando com lutador no top?

Vou deixar aqui os dados de dano automitigado e dano causado a campeões para terem uma ideia.

Não é interessante para alguns players jogar pelo meta. Gosto de campeão mecânico e difícil.
Ao olhar pra uma jogada correta, com toda sequencia de combos acertando o alvo, com todos os itens de penetração que o jogo disponibiliza e mesmo assim não causar dano é desanimador.

Por mais simples que o Garen seja, ele não pode se tornar um campeão autosuficiente. Eu estou tendo trabalho de buildar e explorar a complexidade de um campeão enquanto alguém aperta QE e me devolve mais dano que meu combo.

Dessa forma, mesmo que deixe os itens de penetração mais caros, seria viável buffar para os lutadores no top respirarem. Ou pelo menos uma repensada no conquistador para heróis de corpo a corpo.

Caso contrário, é banir campeões com dano baseado em vida e gg top imortal.

Dano Automitigado.pnggame.png

9 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Acho q é uma junção de vários fatores, Garen sempre foi counter de Riven, mas atualmente o Garen está muito forte no meta isso q ele já sofreu muitos nerfs, se vc abre o https://br.op.gg/champion/statistics vc vê q o Garen é o 3º melhor top laner do jogo atualmente, os Colossus no geral estão muito fortes, vc vê a mesma coisa com o Darius na lista entre outros, eles estão sim fora da curva, pq tankam muito dano e dão muito dano, a desculpa q falta mobilidade para eles não está sendo uma fraqueza suficiente. Sem contar q atualmente a Riven está num estado de médio pra fraco pois tomou muitos nerfs quando ela estava acima da curva ano passado.

Acredito o q no próximo patch com o Nerf no Conquistador os lutadores top vão ficar um pouco mais fracos, problema é q vai afetar campeões como a Riven de tabela.
ShZi
Dragão
Dragão

Garen tem redução de dano no 'W'. 

ShZi_0-1592556162516.png

30% e conforme o nível que upa a habilidade a duração pode chegar a 6 segundos. Fora que, como você ver, ele ganha armadura e resistência mágica a cada abate de um inimigo.

Observe agora a bulid construída pelo Garen. Os ataques de Riven são inteiramente físico e em ataque básico (apesar dela usar habilidade, o maior dano é no ataque básico fortalecido). Logo, quando um campeão começa com Tabi Ninja consegue segurar muito o dano de uma Riven. 

Garen também fez itens AD para anti-burst que é a junção de Dança da Morte com Sterak, também conhecida como AD/TANK. 

Dança da Morte parcela um dano alto e repentino, ou seja, segura uma parte e quando acaba a briga te entrega o retido aos poucos como sangramento. 

Sterak ativa quando um alvo sofre um dano muito forte e repentino, aumentando status como de vida e dano. 

Logo, construir esses dois itens na mesma bulid faz com que você não seja burst com 1 tapa. 

E aqui chegamos ao motivo do Garen está tão duro !!! Outra, ele também fez duas armaduras mas puxo atenção apenas para Armadura de Espinhos que limita sua cura em combate. 

banerzinho
ShZi
Dragão
Dragão

Talvez você tivesse alguma chance se construir sterak e no lugar de lembrete mortal tivesse feito lembranças do lord dominik, já que Garen não é um campeão de cura em combate como Dr. Mundo. Depois, feito algum item de roubo de vida como a própria sedenta no lugar do Hidra Raivosa (essa é opcional, sei que Riven faz muitos combos com esse item, mas é uma boa sugestão) você também cometeu um erro ao fazer Tabi Ninja já que seu maior problema na partida é o Silence do Garen e o Slow do Zilean. Veja, Tabi Ninja não countera dano de habilidades, se você tiver feito pensando no Garen cometeu um erro! Botas Mercurial é a melhor escolha e se tiver entrado na partida com a runa Lenda: Tenacidade melhor ainda! 

banerzinho

Esse Nerf no Conquer não afeta os lutadores e colossos, ele é mais voltado para os assassinos como Talon e Zed que estavam abusando da runa e dos Adc's como Ez e Aphelios (junto com o Nerf da Death Dance). O único Toplaner que eu consegui pensar se afetando um pouco é o Mord, já que uma trade padrão dele é E+Q+AA+P+AA e normalmente o inimigo já saiu da tua range.
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Bom, primeiramente que Garen não é um tank, ele é um colosso. Sempre mantenha essa nomeclatura em mente, pois MUITAS pessoas têm o péssimo habito de confundir essas 2 classes.

Colossos possuem o privilégio de ter danos e resistencias altissimas, compensados pelo fato de que possuem péssimos engages, range baixa e controle de grupo mediocre. Então sim, é intencional ele tankar e dar dano, pois Garen tem muito mais trabalho pra aplicar o dano dele com o desenrolar do jogo do que as outras classes que você comentou.

Riven pode cacetar Garen facil, mas tu tem que saber muito bem usar teu champ e entender o que o Garen faz. Já passou a época que Garen era counter Natural de Riven de uma forma absurda (epoca que ele tinha 2.5 seg de silence e early game absurdo). Hoje em dia, se a Riven jogar bem, pode ganhar ainda, e eu faço por experiencia própria. Porém, é inegavel que Garen e outros colossos estão muito beneficiados pelo meta recentimente, pois é só olhar a tier list do top. Além disso, Colossos naturalmente são lane bullies, e isso signifca que eles tem potencial e todo o direito de poder contestar trocas na lane, mesmo você sendo uma Riven.

Com o nerf no conquistador, talvez isso mude um pouco. Mas vale lembrar que Conquer está sendo nerfado para ser mais utilizado somente em champs que tenham boas trocas extendidas, o que é parte da identidade do colosso. Logo, acho que essa mudança não vai ser suficiente para dar o nerf que a classe merece.

"Não é interessante para alguns players jogar pelo meta. Gosto de campeão mecânico e difícil.
Ao olhar pra uma jogada correta, com toda sequencia de combos acertando o alvo, com todos os itens de penetração que o jogo disponibiliza e mesmo assim não causar dano é desanimador.

Por mais simples que o Garen seja, ele não pode se tornar um campeão autosuficiente. Eu estou tendo trabalho de buildar e explorar a complexidade de um campeão enquanto alguém aperta QE e me devolve mais dano que meu combo."

Muito cuidado com esse tipo de pensamento. Isso é um pensamento de alguém com ego inflado, de achar que por seu champ ser mais complexo, merece o direito de poder bater em tudo que é "inferior" a ele. Não é assim que a banda toca. Garen tem privilégios que Riven não tem, assim como Riven tem privilégios que Garen não tem. Garen pode potencialmente segurar o dano de 3 inimigos por muito tempo antes de morrer, enquanto retalha o dano girando e reduzindo a armadura do time inimigo. Enquanto isso, Riven possui 4 dashes com CD baixo e um escudo que escala com AD, que permite escapar de situações de que um Garen não escaparia. Teu skill ceeling permite fazer muito mais coisa que o do Garen, mas isso não significa que Garen está proibido de ser um melhor jogador do que você e talvez entender melhor o champ dele do que você.

Acha que Garen por ser simples, não vai exigir complexidade de seu jogador? Garen pode ser forte na lane e naturalmente, mas ainda existe uma cobrança com seu jogador para saber remediar as limitações do champ dele. Eu pude enxergar isso muito bem quando vi o jeito que o Riste joga.

Se ele conseguiu ganhar de ti, existe a probabilidade de que o jogador soube usar melhor os pontos positivos do champ dele e suas limitações, do que você conseguiu com o seu. Sim, existe uma questão de meta no meio disso que provê uma vantagem pro Garen, mas meta simplesmente dita o que é mais forte, mas não significa que é algo que provê uma vitória garantida.

Se está tendo trabalho com Garen, estude o champ. Saiba o que ele faz e como ele faz, e como você pode contra-atacar isso com o kit da sua Riven. Eu tive que estudar a Riven e as tendencias dos jogadores de Riven, pra começar a ter chance de bater de frente com uma na lane.

O intuito dessa resposta não é esfregar na sua cara a derrota, ou babar ovo do meu champ. Eu concordo que ele ta acima da curva, e eu mesmo adoraria que conquistador fosse nerfado fortemente. Mas eu gostaria de corrigir pontos exagerados que você colocou no seu post também.

Gemada de Taric , perfeito amigo.

Não fique com medo de apontar os erros no post kkkkkk
To longe de ser tóxico nesse nível. O que busco no game é diversão por habilidade. Senti que o Garen foi um pouco privilegiado com a possibilidade de segurar tanto dano e fazer 1v3. Eu concordo totalmente com o comportamento do Colosso e o fato dele ser counter, mas que não seja um campeão tóxico. Que faça no máximo 1v2.

Sobre o Dominik citado acima por outra pessoa, não sei se faria diferença. Um combo completo meu não tirava 1/8 do HP dele no final do jogo.
O combo de build que ele montou está correto, optei por fazer corta cura por conta da dança da morte e trinity.

Um erro apontado foi minha Tabi ninja, poderia ser viável o Mercúrio. Mas eu estava recebendo tanto dando em tão pouco tempo que instintivamente fiz tabi ninja pra trocar com ele e o Graves.

Pessoal, obrigado pelas respostas ♥

Respondi acima amigo, me enrolei aqui pra te citar kkk

Gemada de Taric sempre com comentários sensatos.

se esse nerf do conquer e dança da morte sair, e a riven nao receber nenhum buff, vai virar uma nova akali pq a riven so esta mediana para fraca por causa da dança da morte e conquer que ela abusa muito desse item e runa.