cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Desabafo de um main Rakan

AS: Já aviso que essa será uma daquelas postagens chatas de se ler, no final vou colocar um TLDR

Eu não acredito que eu tive que chegar no nível de postar no fórum (dado que eu NUNCA postei aqui e não achei que seria sequer necessário) sobre o quanto que essas atualizações vindouras me entristeceram/magoaram ou sei lá o quê e a única coisa que eu me pergunto é:

1) Por acaso a Riot joga os próprios campeões? Nem que seja numa normal aleatória mesmo

Faço essa pergunta por motivos muito simples e diretos: se não conhecem seu próprio jogo, pelo amor de Deus/Alá/Buda/Jeová/Nasus/ForçaSuperiorQueVocêsCreem, escutem as pessoas que jogam ele.

Desde 2017, quando lançaram :Champion127: e :Champion85: eu sabia de 3 coisas: Que ia ser extremamente OP no início, fofo e que iam ser divertidos. Não deu em outra e desde essa época o pavão charmoso vastayês foi o meu campeão favorito since ever, main desde a season 1 e embora eu não jogue muito de adc, Xayah também é a única adc que eu realmente me divirto jogando. 

Observem as estatísticas, comparem os potenciais de abate de outros suportes com o dele, usem um pouco dos cérebros que há nessa companhia.

Sobre o ponto 1) Rakan possui um winrate de 47,9% enquanto outros como taric e nami estão acima dos 53% de winrate. E claro, isso implica necessariamente que Rakan está fraco? Não.

Peguemos por exemplo o caso de Ryze. É um campeão relativamente forte, mas difícil de ser jogado, o que joga seu Winrate para o abismo (temerosos 42%) assim como a Kallista.

Entretanto, considere-se empiricamente o porquê desse winrate do charmoso: Se ele acertar um combo do kit completo dele (ultimate incluso) com uma personagem que não seja a Xayah, a chance de se obter um abate não é tão alta, existe porque ocorre comigo e outras pessoas, mas não é alta (Infelizmente não tenho estatísticas para sustentar essa afirmação). Entretanto, um combo de Lux, Brand, Morgana, Thresh são quase sentenças de morte instantânea.

Diante disso eu pergunto: Como se deseja que o Rakan seja um campeão de "All-in" se seu Kit inteiro não causa dano? Não é necessário ser um dano à la Brand, mas algo palpável.

Eu não sou um bom jogador e eu tenho plena certeza que o Rakan não é um campeão com mecânicas complexas, curvas de aprendizado íngremes ou algo do tipo, ele não é um Ryze, Azir ou um Aurelion Sol da vida pra ter um Winrate tão baixo. Então, a única conclusão logicamente aceitável é a triste ideia de que o Vastayês galante está de fato fraco e precisa de buffs (eu joguei umas 4 partidas com ele pós-atualização e posso dizer que o nerf em dano foi ruim, mas os buffs na defesa/mr/vida foram MUITO proveitosos). 

TLDR(em negrito) Em última análise, eu concordo que talvez tirar as características do "Pena Reluzente" (Q) atual do rakan (movimentação do projétil, hitbox e entre outros) iria meio que destruir a "recompensa" de acertá-lo. Então, pelo menos um buff na cura base e no dano base. Não apenas escalonar com AP, porque acertar o Q não é uma tarefa tão simples e o custo/benefício de acertar essa habilidade por risco, custo de mana e cura simplesmente não rende ,principalmente no early game. Eu só upo essa habilidade primeiro, por causa do dano (que por sinal só vale a pena com Aery) e porque o E não gera um rendimento tão bom nos primeiros níveis.

Sobre a Entrada Triunfal (W) só posso dizer que upar ela primeiro é como jogar roleta russa com 5 balas nos 6 slots. No early, dá pra fazer uma play e pegar first blood? Sim. Mas precisa MUITO confiar no seu adc e o inimigo tem que estar num dia ruim dele. Além disso, upar ele até o nível 5 primeiro também é jogar roleta-russa, mas com uma Tommy gun carregada. O que precisa mudar? Dano. (Isso, claro, na minha humilde opinião)

Entrada triunfal é uma habilidade suscetível a todo tipo de CC. E isso inutiliza completamente o rakan contra personagens como Thresh. O problema é que essa "aposta" de tentar fazer um all-in é uma chance infinitesimalmente pequena de dar certo. Se é para correr riscos, que eles pelo menos valham a pena.

Sobre o Entrada Triunfal (E), se você é uma pessoa que não gosta de arriscar e só curte mitigar o dano que seu ADC recebe, então não há nada de errado. Talvez você não perca a lane, mas também não vai ganhar nada muito provavelmente.

Na minha experiência (e por sinal na de VÁRIOS OUTROS jogadores), Rakan é um campeão bastante squishy mesmo quando feito para ser tank (eu até hoje não consegui gostar de jogar com Determinação nas runas primárias. Não tanka nada e ainda não sinto que dá dano). Minha pergunta principal é: Se ele é um campeão all-in, por que só o campeão aliado recebe escudo e não o Rakan? Não sei se essa é uma mudança que faria ele ficar muito op ou iria continuar sendo um campeão defasado, mas eu acredito que seria uma mudança benéfica para o campeão em primeira análise.

Por último, a ultimate: Rapidez (R). Na minha opinião, uma das ultimates mais simples, mas ao mesmo tempo uma das mais úteis no jogo inteiro, capaz de virar a mesa de qualquer jogo ruim. Devo parabenizar aos designers por uma ultimate tão simples e tão útil... Ou será que era?

O que deu na cabeça de vocês de colocarem esse intervalo de 0,5 segundos? Tem ideia do que é 0,5 segundos para um jogador? É o tempo de ver aquela coisa gigante e brilhante em amarelo/azul e apertar seu F/D para o mais longe possível. Tem ideia do tamanho do nerf que é para os main rakans? Claro que não, porque provavelmente não jogam com ele.

Para fechar: Se não for pra desfazer esse nerf ridiculamente absurdo para um campeão já defasado, por favor deletem ele logo do jogo, ou mantenham um campeão que lentamente vai encaminhar para o esquecimento à la Urgot pré-rework.

Paz e tomara que esse desabafo seja levado a sério.

5 RESPOSTAS
Highlighted
Dragão
Dragão

Re: Desabafo de um main Rakan

A questão do Rakan não é nem ser um iniciador, mas sim porque ele foi feito pra ser um campeão Encantador (como Nami ou Sona), mas com mais mobilidade do que as duas (veja, tanto Nami quanto Sona possuem engage, embora sejam mais focadas na proteção), mas diferente de Encantadores comuns, ele tem mobilidade, e um engage melhor do que eles.

O próprio combo com flash do Rakan era algo sem escapatória, se ele quisesse te combar, você era pego e não tinha como reagir.

Eu não concordo com esse tipo de nerf tão duro, mas eu acho que deveriam retirar um pouco do poder de iniciador do Rakan e colocar ele realmente como um Encantador, mas com mobilidade, e assim ainda sendo divertido de jogar (é, eu sei que muita gente gosta do Rakan pela mobilidade dele).
Já tomou seu café hoje?
Highlighted
Dragão
Dragão

Talvez eu volte a jogar com ele agora, os status estavam muito baixos, e o reflexo dos jogadores diamante e a baixo é tudo a mesma coisa, com 0,5 segundos a menos ou a mais eles tomam.
Highlighted

Como assim o combo do Rakan não era uma sentença de morte?

Além dele poder se posicionar extremamente safe tinha o engage instantâneo com E na frontline + RF e W no fim, é um charm GARANTIDO que não dá reação pro Knockup do W a menos que usem QSS + Flash.

Pare de considerar o Kit do seu campeão em uma bolha e pense na interação que ele tem com os outros campeões, Rakan simplesmente tinha um engage extremamente forte sem reação que ainda permitia que ele saísse em segurança depois...
→Thepgfk←
Highlighted
Tropa
Tropa

Gostei
Highlighted

Comparando com outros suportes em early game? Não. Ele não tem uma sentença de morte pelo simples fato de que ele não tem dano pra isso a não ser que o seu adc esteja bem posicionado. Gosto por exemplo de usar campeões com o mesmo tanto de cc (ou mais) que o rakan num early game (pré-ultimate). Uma Leona/alistar pode facilmente ir pra cima do adc e quase estourar ele, só é necessário que o adc inimigo finalize com alguns ataques a mais. Lembrando que os dois tem quase o mesmo tanto de cc que o Rakan, mas este conseguiria fazer nó máximo 60% do dano que os outros dois fazem. Isso porque eu não falei de uma morgana ou de um thresh pós-level 3. Se quiser olhar a minha conta, eu tenho certeza que nesse ano tenho mais de 100 jogos com ele, eu não tô falando isso porque eu joguei com ele algumas 5 vezes e já cheguei no meu veredito.

Sim, ele pode se posicionar com um engage instantâneo... E?...
Sério, ele é squishy e é extremamente suscetível a CC (Lembrando que o Kit dele é praticamente só CC com um pouco de cura e escudo). E lembremos que ele está gastando um flash e uma Ult para ter segurança. Um demora 2 minutos e pouco e a outra demora 5 minutos. Eu não acho que isso seja um custo baixo para talvez não matar ninguém e continuar dependendo do seu time. Um Kassadin consegue se reposicionar com uma facilidade muito semelhante e sem gastar o flash.
Rakan não tem dano (a não ser que você faça rakan AP, mas tem que ter coragem de fazer isso em ranqueada), não tem uma cura decente a não ser que você esteja MUITO na frente e não consegue tankar (de maneira alguma). Agora nerfa a habilidade dele de se reposicionar rápido e o que sobra?

E também, números e análises técnicas não mentem: Ele é pouco pickado (o que é até bom pra mim), mas ele também tem um dos menores winrates do jogo mesmo tendo um kit super simples. Dizer que não há nada de errado aí é no mínimo leviano.