cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Descansem em paz, suportes de peel.

Desde o level 30 (e eu já estou em 196), e como dizem haters debochados, com 1.000.000 de maestria com a Nami. Depois que aposentei a Lulu (pois meu time reclamava da falta de cura), aprendi a jogar com a Nami e desde então virou meu mono, embora fiz maestria com a Soraka e a Yuumi. Mas depois de cair do prata, quase para o ferro, percebi que não dá mais. Independente de qual runa eu use e qual build eu faça, definitivamente não tenho conseguido ser mais nada além de peso morto para o time. A Riot conseguiu, finalmente reduziu minha campeã a pó! Eu já sei o que vão dizer, que sou ruim, pois sou bronze e esse tipo de sup funciona melhor no high elo. Entretanto, eu fui pesquisar e mesmo entre os jogadores Pro, a taxa de vitórias dela caiu consideravelmente. Aí eu fui ver que não sou eu que "desaprendi a jogar com o campeão", é a Nami e tantos outros sup de peel (Sona e Jana) que não tem mais espaço no LoL atual. Que me perdoem os que discordam, mas aqui vai uma análise crítica:

:Champion74:

:Habilidades294:  (Q) - CC: Um controle de grupo BOS*A, que levanta brevemente os inimigos e os revela. Mas ao contrário dos CCs de quase todos os champs do LoL, a bolha da Nami NÃO SILENCIA os inimigos quando os levanta, ou seja, se vc conjurar a bolha perto de você mesmo ou do seu adc, mesmo que você acerte com louvor, o cara pode conjurar qualquer porcaria mesmo erguido no ar e não apenas escapar da bolha como ainda te matar ou matar teu adc (Nautilus, Tresh, Pyke e Blitz, que mesmo estunados ainda conseguem se puxar até alguém ou puxar alguém) . Comparados aos CCs da Rell, Morgana e Seraphine, para que serve um CC desses?!?!

:Habilidades296:(W) - Dano (???) e Cura: Esse que era para ser o carro chefe da Nami, habilidade tanto ofensiva quanto para curar aliados. Mesmo quando adequadamente combinada a uma bolha acertada com louvor, o inimigo dá uma boa risada de dó da sua cara. Ora, tá bom nerfar o dano, mas mantivessem a cura. Mas simplesmente, foi outra habilidade tão nerfada, que tranformaram a campeã em mais um "nenén", nem cura, nem dá dano. E de quebra, tiraram o graal profano de Athene nesse patch, que supria com algum êxito essa carrada de deficiências da personagem. Mandato Imperial ?! É, eu sei, calma que vou chegar lá...

:Habilidades293:(E) A famosa Bênção da Conjuradora, atualmente a habilidade que menos consome mana e por incrível que pareça, graças a um buff, a única que ainda presta, uma vez que, ao contrário de um tempo atrás, onde essa habilidade apenas buffava a move speed do seu ADC, agora buffa a attack speed e o dano! Nossa, que legal, se não fosse a mer*a que estão as demais habilidades.

:Habilidades295:(R) Maré Violenta (violenta o carái!!!): Era para ser um baita CC, que alcança vários inimigos numa mesma área e o trunfo da Nami nas TFs. Levanta os caras pro ar e um segundo e meio depois eles podem voltar a te porrar e porrar teu time. Diante da ult da Seraphine, do Rakan ou da prisão da Morgana é, no mínimo, uma piada.

Agora vamos ao Item da nova build core dela que dizem que deixa ela fodona: Mandato Imperial. Ora, é justamente para sups que causam imobilizações e lentidões. Mas aí, eu digo: olha o dano base dela! A não ser que o time adversário esteja muito mer*a, olha se uma Nami faz a diferença de Mandato Imperial e Quimioputrificador Hextec, comparado ao que uma Morgana e uma Seraphine, até uma Karma, faz buildando os mesmos Itens (e olha que a Karma também não está lá aquela coisa...)

Vamos agora às Runas:

paco_aery_by_vermillon_loup_dcg38pn-fullview.pngAery, o gatinho fiadaputa: Por ser uma runa que champs causadores de dano optam para que suas habilidades acertem pontualmente o alvo, assim como ser uma runa usada para dar escudo, adivinha o que a Riot fez: Sim, nerfou o Dano E o Escudo. Para champs como Jayce, Teemo, a runa continuou funcional, mas de novo, sendo o dano base dos sups de peel uma mer*a, o champ torna-se novamente um "neném", nem shielda e nem dá dano. Ora, nerfasse o dano mas bufasse o escudo, deixando a runa de vez voltada para os suportes.

arcanecomet

Cometa arcano: seria uma opção super viável para a Nami, uma vez que, acertado o Q, sim, o cara pode continuar batendo, mas vai correr para onde? Dá tempo o suficiente dele levar o meteoro na cabeça. Com a Janna e a Soraka, até que dá certo, mas elas têm três coisas que a Nami não tem: 1) Move Speed; 2) Attack Speed 3) Range.  De que adianta você fazer uma linda iniciação de troca, se depois você não tem culhões para aguentar o rojão no autoataque e nas demais habilidades? Sem contar que o dano dela está tão nerfado, tão mer*a (assim como o da Janna), que nem sei se mesmo o cometa ajudaria. Eu sei, eu sei, cês vão dizer que a Riot nerfou apenas a move speed dela (vou chegar lá também). Acontece que eu sei o tanto de dano que a Nami causava com as runas Aery + dominação e mesmo combinando Aery com determinação. E aliás, sei também o tanto de cura que ela dava com a combinação dessas duas runas, por isso, posso afirmar com certeza: Riot, mente para nós não, eu sei que vocês nerfaram o W dela também!!!!

download.png

Para quem não sabe, essa é a range da bolha da Nami, por isso, tão curta (ela posicionada do centro do semi-círculo), fazendo com que ela tenha que se expor para pokear e... Naquela velocidade que todos conhecem...

Mas, continuando com as runas:

Guardian_rune

Guardião: Sim, chegamos ao ponto de só restar essa runa principal como opção viável para fazer alguma coisa (isso fazendo das tripas o coração), afinal esse escudo é bom e de fato, evita uma morte. Ora, se o dano é caso perdido, ao menos que você compre para si os riscos de levar rage de toda a equipe e assumir ela como maga com cometa arcano e assim mesmo, não fazer diferença no jogo. O jeito então, é focar em cura e sustain. Mas com CC e dano bos*a você no máximo consegue de transformar naquela poção vermelha ambulante e se o time feeda ( o que não é nada raro no low elo), você vai ser só um peso morto na hora das lutas. É, eu sei que a runa Fonte de Vida, escala bem com a Nami, afinal todas as habilidades exceto o W as ativam. Entretanto, para essa cura fazer alguma diferença, você tem que ter grande quantidade de vida máxima, o que não é o caso da Nami.

nami-surging-tides

Falando da passiva: dá move speed apenas pera os aliados em quem ela conjura as habilidades. E quando à velocidade de movimento da campeã, foi nerfada nesse último patch. De novo, qual a função de um mago sem dano, mobilidade, com CC e cura nem meia, eu diria que um terço de boca, no LoL e que, não bastante, é counterado por quase toda a Runeterra (exceto a Yuumi)? Poção ambulante free-kill? Antes fizessem remake dela e a transformassem em uma tanque ou uma lutadora como a Naga Siren do Dota, garanto que ela faria muito mais diferença.

CoolClips_vc006481

Bota?! Do jeito que a Nami está atualmente, essa seria uma boa sugestão de item de mobilidade para ela, aproveitando os rompantes recentes de criatividade da Riot.

nami.jpg

É muito triste ter que colocar minha campeã favorita na gaveta, mas finalmente dei o braço a torcer, não dá mais. Na fase atual do LoL, suporte de peel é para morrer no bronze, isso se você é bom, senão fica no ferro mesmo. Bom, bora exercer a lei do desapego e jogar de suportes de engaje. 

5 RESPOSTAS
Akiyza
Arauto
Arauto

Atualmente só jogo de sup de peel com Guardian, e na maioria das vezes buildo solari de ferro, apenas quando stompo a lane eu buildo mandato imperial, mas sempre que pego um boneco ''agressivo'', sinto muito mais facilidade em stompar a lane ( exceto com janna, com ela eu me sinto bem a vontade ), não li muito seu post, li meio por cima, mas tentei ler o máximo possível, mas concordo em um contexto geral que sups de peel estão ''ruins'' atualmente, qualquer coisa agressiva é bem melhor que eles... costumo jogar com qualquer boneco como ''suporte'', qiyana, zoe, sejuani, elise, era bem mais ''suave'' jogar, que com um boneco de peel, não me sinto mais util como antigamente com bonecos como sona, nami, soraka, para min Lulu e Janna são as mais ''jogáveis'', pq counterar comps de engage, então meio que são ''sempre boas''... Bom, não sei se era esse o ponto do post, mas tbm acho que sups de peel estão  um pouco atras dos outros sups possiveis no bot, não sofro tanto no bot, mas não posso negar que qualquer boneco com um grabzinho que seja, ja é mil vezes mais facil de vencer uma lane que um boneco com shields e proteções..

ps: fora os itens né, me encantei pela pedra lunar, mas nunca faço, pois acho solari ou mandato bem melhores, o item de  armazenar wards é ruim e nunca é feito, o item de dar AP para o aliado, tbm é um item beeem troll, enfim, vida de peel né.

Kansai
Dragão
Dragão

A Pedra Lunar é o problema, o item é simplesmente ruim, precisa de um ativo para tentar ser competitivo entre as escolhas para suporte.

Olha para a taxa de vitória da Soraka quando faz solari, simplesmente estaria bem melhor se a loja fajuta da Riot não recomendasse moonstone por aí(vai ter **bleep** defendendo a loja nova daqui a pouco).

https://na.op.gg/champion/soraka/statistics/support/item
Dizzie
Lenda
Lenda

Acho engraçado como todo mundo vem chorar pelo boneco quando ele recebe balanceamento.

Riot Games: a

Monochampion: a classe acabou

Eu também acho que suportes de peel estão fracos e irrelevantes na fase atual do LoL.
Tem gente que implica com a classe mas isso é um fato,se abrirmos o OP.GG nesse momento vemos que poucos estão chegando a 50% de winrate.
SShadowW
Dragão
Dragão

Percebi isso também, minba Soraka está encostada por enquanto, não da
Comecei a temporada jogando de Senna e Morgana