Basicamente existem 2 metas ativos na TT hoje (Dicas de um amigão meu).
1 - Clássico com 2 laners (top, Bot) e um jg
2 - Hypercarry com 1 sup slave/utility, 1 hipercarry que receberá todos os recursos e um mage control na bot lane. Importante que neste meta é importante manter o laner do seu time no bot pois existe diferença no tamanho da lane e isso é importante para o controle de farm.
Basicamente se você optar a jogar no meta clássico, as opções de pick geralmente se definem em um ad mais voltado para um colosso (Darius, Garen, Ilaoi são excelentes picks neste modo), sendo este o top laner, um mage control que ficará no bot (Anivia, Brand, Morgana são excelentes picks ) e um jg ou de alta capacidade de engage (Kayn, Rek'sai, Zac) ou tanks de utilidade (Sejuani, Skarner, Amumu).
Jogando com jg com um engage forte como Kayn, geralmente o jogo vai ser focado na top lane, os colossos por natureza tem uma boa capacidade de aplicar dano do early game, o jg vai gankar cedo e dar vantagem logo o colosso vai tanto tankar quanto conseguir aplicar dano.
Jogando com jg tank/utilidade o jogo vai ser focado na bot lane, os mages control tem um alto coeficiente de dano em area, então basicamente top e jg farão a linha de frente para que o mage control aplique seu dano durante as team fights.
2 Jogando no modo hyper carry, todo dano e recursos serão focados no hypercarry ( Yi, Kayle, Jax, Riven, Graves), são campeões com um potencial de dano absurdo e com o afunilamento de recursos sempre estarão a frente.
Este modo é um pouco mais complexo porque o suporte slave tem que dominar muito bem como fazer a rotação junto ao hypercarry e quando auxiliar a outra lane enquanto o carry pega recursos.
Basicamente neste meta, ambos slave e carry começam pela jg, fazem dois campos, sobem para o top e farmam o top, importante que no early game tanto o carry quanto o slave utilizem o relicário. Bom slaves são sup com muito cc e utilidade ( Leona, Nautilus, Taric, Alistar).
Basicamante o carry aos 12 min estará cerca de 70 80 de farm a frente dos adversários e cerca de 2 leveis acima, contudo grandes riscos e grandes recompensas, qualquer falha na execução de fights ou rotações provavelmente resultará em derrota, uma vez o sup slave geralmente sempre estará dois leveis abaixo dos outros jogadores.
Pontos importantes, controlar os altares estes dão bônus de regeneração e velocidade de movimento, o mia é extremamente importante a distância entre as lanes é curta e qualquer desvio de atenção resulta em ganks bem sucedidos na outra lane, os laners sempre tem de estar atentos as rotações da jg é muito rápido descer da lane para jg para apoiar seu jg.
O mapa não tem wards por isso o talento do poro fantasma é bem útil aqui.