cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Dicas de Campeões para começar no top.

Fala galera!

Recentemente estava conversando com um outro membro aqui do fórum sobre dicas pra começar no top e tive a ideia de fazer esse tópico pra ajudar a galera que tá querendo aproveitar esse começo de temporada pra trocar de rota e jogar no topo. Então andei conversando com alguns amigos meus que só jogam top, dei uma olhada em alguns vídeos, guias, sites de estatísticas e peguei um pouco da minha experiência nesse começo de temporada pra fazer uma lista de melhores Campeões pra você que tá querendo aprender a jogar top.

E só pra esclarecer, o principal critério para a escolha desses Campeões não foi só sua força no meta atual, e sim a facilidade de se aprender a jogar e o quão bem eles conseguem te ensinar os principais conceitos do top, e consequentemente te deixar mais familiarizado com a lane pra depois futuramente você trocar pra outros Campeões mais complexos caso você queira.

Pessoalmente acho que tem outros Campeões das menções honrosas que se encaixariam melhor aqui mas eu queria colocar aqui uma opção de um Campeão de ataque a distância que pra algumas pessoas vai ser mais fácil de se adaptar por já ter familiaridade com esse tipo de Campeão. Quinn é bem simples de se jogar e não tem muitas mecânicas pra se aprender a não ser usar o E pra cancelar dashes e combar certinho a passiva pra maximizar o DPS, então aos poucos você conseguir aprender bem a trocar. Uma conceito do top que a Quinn é muito boa pra ensinar é a como resetar certinho o aggro dos minions usando as moitas pra conseguir aplicar dano sem receber dano de volta, vários outros Campeões usam isso, mas ela por ter ataque a distância e uma habilidade que dá visão consegue abusar bastante disso. O outro motivo pelo qual eu escolhi colocar a Quinn como representante do ataqeu a distância é porque ela é um Campeão com um roamin muito forte e inclusive esse é o principal objetivo dela do jogo, pegar vantagem na rota e sair rodando o mapa e forçando ganks, e comparado a outros toplaners ela é mais fácil fazer isso com ela porque a ultimate dela não tem tempo de recarga, então você consegue sair muitas vezes e aprender melhor na tentativa e erro.

Assim como a Quinn, talvez tenham Campeões mais fortes pra se colocar aqui mas falando de toplane é sempre importante ter um tanquezinho na manga pra quando a situação pedir ou pro caso do meta sofrer uma mudança. Apesar de ter umas mecânicas interessantes pra se aprimorar como usar bem o E para pegar o atordoamento e como cancelar os dashes usando bem o W, no geral a troca da Poppy é bem simples e intuitiva em usar a passiva pra iniciar trocas onde você tem vantagem e usar habilidades de forma reativa pra cancelar ações do inimigo. Além disso Poppy é um tanque mais defensivo e focado em proteger os aliados e sem muitas ferramentas pra fazer engages pesados nas lutas em equipe, e isso meio que te força a aprender a jogar de forma reativa e focando em proteger os seus aliados, que é um aprendizado que todo mundo que joga de tanque precisa ter, e consequentemente você também acaba se colocando menos fora de posição enquanto tenta iniciar. E pessoalmente eu acho ela uma escolha boa de se aprender no geral pelo modo como ela anula fortemente Campeões com dash, que hoje basicamente estão super presente no jogo em todas as rotas.

Um dos maiores duelistas do jogo e provavelmente o mais fácil também, então se você gosta desse estilo mais focado em 1v1 e splitpush, Jax provavelmente vai ser a escolha certa pra você. Jax tem vários confrontos favoráveis e não favoráveis e em todos o sucesso e a vitória são muito dependentes da sua habilidade e de como você usa as suas habilidades na hora certa, e esse é um dos principais conceitos de troca que você tem que aprender no top, toda essa noção de não necessariamente sair gastando as suas habilidades de uma vez e guardar pra usar nos momentos certos é um conceito importante pra todas as rotas mas no top isso é imprescindível e em muitos jogos define a vitória da rota em um breve momento. Outro ponto importante um tanto quanto subestimado é que o Jax tem uma diversidade de builds muito grande e constantemente a sua itemização vai sair diferente e precisa ser adaptada conforme o jogo e o match-up e isso em conjunto com as noções de troca que eu já citei fazem com que o Jax seja provavelmente o melhor Campeão dessa lista pra que você comece a pegar a ideia de adaptação de match-up que é um dos conhecimentos mais necessários pra jogar no top já que por ser uma rota muito isolada, você vai ter que ficar muito tempo junto do seu oponente e consequentemente aprender a lidar com a presença dele é essencial.

Dessa lista inteira, Pantheon é provavelmente o que melhor se enquadra na descrição de "fácil de jogar, forte e ensina conceitos importantes do top", eu só não colocaria ele em primeiro lugar porque o último da lista é tipo o suprassumo da toplane. Mesmo ganhando bastante counterplay no seu estilo de jogo depois da atualização, Pantheon ganhou também muitas ferramentas pra ter um padrão de jogo mais consistente e mesmo com alguns nerfs que ele recebeu no ano passado, ainda é uma das melhores escolhas pra se aventurar no top. Todas as suas habilidades são bem fáceis de se usar mas ao mesmo tempo tem muito espaço pra aprimoramento, o que significa que ele é aquele tipo de Campeão simples que você pode pegar pra aprender mas conforme for ficando melhor no jogo você não precisa abandonar porque ele ficou limitado, o poder de influência dele cresce junto com a sua habilidade e experiência. Fora isso ele ensina vários outros conceitos que outros Campeões da lista já apresentaram, trocas eficientes e vantajosas, executar as habilidades na hora certa, administrar recursos, splitpush, rotacionar com o time, executar bons ganks... Tudo isso ele tem no mesmo Campeão, e assim como a Quinn ele tem o fator tilt a seu favor porque ele também executa muito a função de pegar vantagem na rota e forçar lutas favoráveis nas outras rotas, mas com a diferença de que ele tem uma diversidade de itemizacão e pressão de dives muito maior.

E por fim o suprassumo do top, Renekton é quase que a representação mais clássica do que é um toplaner. Assim como o Pantheon, tem todos os atributos que eu já citei nessa lista em outros Campeões mas com a diferença de que ele é bem mais focado no conhecimento micro enquanto que o Pantheon é mais focado no macro. Renekton é o rei da troca injusta a seu favor por conta de conseguir abusar do seu combo de usar o dash pra chegar no inimigo, atordoar o inimigo, causar dano e depois voltar sem dar muita chance de reação pro oponente de rota, e tudo isso é um combo razoavelmente simples de se executar e ao mesmo tempo ele quebra um dos conceitos básicos de troca se beneficiando de lutar perto de muitas tropas. O Renekton tem uma transição de fase de rotas, para pequenas lutas, para grandes lutas muito linear, então você consegue pegar de forma bem intensa todos os pontos altos e baixos de cada uma dessas fase o que para um iniciante no top as vezes acaba facilitando o processo de aprendizagem. Além disso Renekton é o famoso pau pra toda obra e meio que consegue se encaixar em qualquer composição e realizar várias funções diferentes de acordo com o que o jogo pedir, o que faz com que você acabe ganhando um conhecimento mais diverso e que pode ser reaplicado em outros Campeões, o que faz com que você tenha facilidade pra aprender outros Campeões do top no futuro.

MENÇÕES HONROSAS

Como pra essa lista eu priorizei um pouco Campeões que representassem diferentes nichos pra ajudar a ter uma champion pool mais diversificada, então acabei deixando alguns Campeões muito bons que merecem ser citados. Começando com Sett que é além de ser um Campeão super fácil e intuitivo, abusa de quase tudo que tá forte no top como a itemização e Conquistador, e ainda por cima tem o fator novidade que faz com que muitas pessoas não saibam jogar contra o que te dá bastante margem pra poder errar e aprender aos poucos. E por falar em Campeões que o pessoal não sabe jogar contra temos também o Kled que por algum motivo é muito menos usado do que deveria, e apesar de ter alguns match-ups muito difíceis é um dos melhores Campeões pra você pegar vantagem no começo do jogo e sair forçando lutas favoráveis pro seu time, mas com diferencial de ser mais resistente e ter uma ferramenta de iniciação melhor.

Além disso temos basicão que todo mundo já conhece, Darius que tem uma das fases de rotas mais chatas do top é uma ótima pedida para iniciante por também ser muito intuitivo e ser ótimo para aplicar snowball e ganhar fácil a rota se o oponente não respeitar a sua pressão, o único problema é que como o Darius é super popular desde o lançamento, muita gente já sabe jogar contra. E por fim caso você queira apelar e pegar algo mais garantido, sempre dá pra recorrer pro Mordekaiser que desde o relançamento bota medo nos corações de muitos toplaners. Mordekaiser também é outro que é super fácil de jogar, ensina bem os conceitos de troca e domínio de rota, consegue ganhar (e perder rs) uma luta com uma ultimate e ainda tem o diferencial de ser uma fonte de dano mágico, então se o seu time só tem AD ele acaba sendo uma boa pedida.

E assim eu encerro o tópico, deixem nos comentários o que vocês acharam das dicas e se tem algum outro Campeão bom pra quem quer começar no top que vocês recomendariam que não apareceu aqui na lista. Até mais o/

8 RESPOSTAS
Highlighted

Tópico maravilhoso, apenas senti um pouco de despreso pelo Teemo, não vi menção ao seu nome.
Highlighted

Oia a minha Quinn

Resultado de imagem para quinn emote lol

Concordo com seus pontos de vista.

Só quero mencionar que a Quinn é simples mesmo, o mais difícil é você aprender o que fazer nas matchups do TOP, a hora certa de dar engage e contra-atacar, por ser um champ bemmm squish vc não pode sair querendo trocar com todo mundo. Mas garanto se dominarem bem o mindset do kit e das matchups, vocês irão carregar vários jogos 😄

Highlighted

@MUTEALL FOR LOVE  escreveu:
Tópico maravilhoso, apenas senti um pouco de despreso pelo Teemo, não vi menção ao seu nome.

Pior que realmente dava pra colocar o Teemo ali no lugar da Quinn inclusive pensei bastante nele pra representar os Campeões a distância, mas como a Quinn ensina melhor os conceitos de roaming pro top, eu acabei escolhendo ela.

Highlighted

@Brave Bird  escreveu:

Oia a minha Quinn

Resultado de imagem para quinn emote lol

Concordo com seus pontos de vista.

Só quero mencionar que a Quinn é simples mesmo, o mais difícil é você aprender o que fazer nas matchups do TOP, a hora certa de dar engage e contra-atacar, por ser um champ bemmm squish vc não pode sair querendo trocar com todo mundo. Mas garanto se dominarem bem o mindset do kit e das matchups, vocês irão carregar vários jogos 😄

Sim sim, inclusive esse conhecimento de match-up é super importante pro top no geral, muito mais do que nas outras rotas porque é bem difícil voltar pro jogo como toplaner, eu tentei deixar isso mais explícito quando falei do Jax mas não sei se foi o suficiente haha

Highlighted
Lenda
Lenda

Muito bom tópico, colocaria tbm o Garen q é muito fácil de jogar e ta bem forte.
Highlighted

faltou um Tryndamere que é o split mais binario e linear atualmente, Garen então nem se fala
Highlighted

Otimo tópico!
Mas poxa, n ensina a galera a jogar de Quinn top não, tenho pesadelos com isso ainda adshuadshu

Como ja disseram, colocaria um Garen junto, porm ser um dos melhores champs pra se introduzir ao jogo, pela facilidade.
Highlighted
Tropa
Tropa

Não se pode esquecer do Garen, extremamente simples e perfeito para iniciantes não só pelo jogo em si mas também para se começar a jogar na top lane ou futuramente querer abrir seu leque de campeões! Seu combo não é difícil e acaba sendo muito fácil de se aprender!!