Highlighted

Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução

Tenho bastante dificuldade em jogar nessa rota, geralmente gosto de jogar com campeões variados

Ex: Irelia, Poppy

Mas acho que meu grande problema é em noção de troca, e noção de wave

Alguém poderia me dar umas dicas sobre ?

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted

!Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução

Boa noite ThePhoenix!

Então cara, sobre controle de rotas, posso te explicar num custom game fácil fácil se estiver disposto, e diria que isso é um dos fatores mais importantes para se subir de elo.
A mecânica dos campeões (Irelia, Poppy, entre outros) é a parte mais "fácil" da toplane. Pois o top é praticamente um 1x1 constante, pois quanto maior o elo, mais o jungle se expõe ao aparecer na top lane (pois permite um gank no bot/drag, além de liberar a jungle de baixo). Por isso é a lane que você precisa aprender a se virar sem o seu jungler.

Dito essa introdução, vamos lá:

 

1 - Mecânica:
Recomendo pegar um campeão fácil e que você se divirta bastante, e jogar com ele até cansar, até aprender todo o potencial máximo e mínimo dele, e o que você deve fazer contra X e Y campeão. Com isso, você consegue aprender bem as fraquezas e pontos fortes do seu campeão e dos campeões inimigos. Também recomendo jogar com todos campeões da top lane umas 3 vezes (ou até ganhar uma se tiver paciência), para entender como o kit funciona. disso, você vai precisar aprender outros pontos:
1.1 Cancelamento de animação:

Quase todos campeões conseguem cancelar alguma animação, nem que seja a animação de um auto ataque, com uma skill. Por exemplo, tente colocar sempre um auto ataque entre suas habilidades. Um exemplo fácil é o renekton, onde você usa AA + Q ao invés de só apertar Q quando consegue chegar no inimigo. Isso era mais importante na época do fervor, já que acumulava dano, mas ainda é muito importante. Alguns campeões conseguem cancelar algumas animações de skill inclusive com outra skill, mas aí isso é de cada campeão pra campeão. Umas pesquisas de guias (em inglês tem muito mais informações, se precisar eu traduzo algo) ajudam bastante.

1.2 Auto ataque e tropas:

Quando você ataca um campeão inimigo com um auto ataque perto de uma tropa, essa tropa vai focar você. E essas tropas dão muito dano, principalmente no começo do jogo. Você precisa aprender a usar isso a seu favor. Nunca lute perto de uma wave gigante a não ser que vá aguentar as porradas delas. Com o tempo você aprende a calcular o dano delas. Um jeito de atacar e evitar o dano, é entrando no mato. O melhor exemplo é o Gangplank, onde seu Q aplica efeito de contato, fazendo com que ele seja identificado como um auto ataque. Quando você manda seu Q num campeão inimigo jogando de Gangplank, as tropas próximas vão te atacar. Por isso o ideal é mandar o Q, e em seguida entrar em um mato, para elas não te focarem.

 

Outra dica sobre auto ataque é: Sempre que o inimigo se expor na frente da sua wave para ir farmar (por exemplo, passando de suas tropas corpo a corpo e indo atacar os magos para pegar um last-hit), ataque ele com tudo. Se ele revidar, você vai provavelmente ganhar a troca. Ou seja, sempre que o inimigo for dar um last-hit, puna ele com um auto ataque.

 

1.3 Power Spikes:

Se você pegar nível 2, 3, 4 ou 6 antes do inimigo (são os principais, mas qualquer nível a mais é vantagem), upe sua skill e vá para cima antes dele pegar o seu nível. No nível 2, por exemplo, você tem uma skill a mais que o oponente, o que é uma vantagem extrema. No nível 6, você tem acesso à sua ultimate enquanto seu inimigo ainda não tem. Claro que esses power-spikes dependem do seu campeão e do campeão inimigo, já que um Gnar, por exemplo, enquanto não transformar, não vai ter uma vantagem por estar nível 6, mas isso você aprende conforme joga. 

 

2. Controle de wave:

 

 

Ahhh, o controle de waves. Essa parte é muito complexa, se quiser, posso te explicar por discord num custom game, mas vou tentar resumir:

 

Você precisa aprender a ler uma wave, e saber quando ela vai puxar pro seu lado, ou pro inimigo.

A top lane é onde você mais vai usar isso. Isso permite você freezar, avançar, recuar, juntar uma wave grande para puxar na torre inimiga (enquanto vai pro bot ou dá um tp pra gank, por exemplo), etc. Isso é algo bem complexo e difícil de se fazer, mas a regra mais importante que você que está aprendendo, é a regra de 4 minions.

 

REGRA DE 4 MINIONS:

A regra de quatro minions diz que: Se uma wave tem 4 minions ou mais a mais que a wave inimiga, esta wave irá puxar até uma torre ou até ser para por um campeão inimigo. Por exemplo, se uma wave tem 8 minions e a wave inimiga tem 13 minions, a wave inimiga vai puxar até parar na sua torre, a não ser que você diminue o número de minions interferindo nela.

 

Outra regra importante, é a even wave (Ondas de minions iguais).

 

EVEN WAVE:

A regra de ondas iguais diz que: Se duas ondas iguais se chocarem, elas irão puxar para o lado oposto do mapa sem parar até ser interrompido por uma torre ou humano. Explicando: Se uma wave azul (6 minions) bater numa wave vermelha (6 minions também) no lado vermelho do mapa (digamos, na t1 destruída), e não houver interferência humana, uma wave grande se formará e puxará para o lado azul.

 

Sei que isso tudo parece difícil, porque realmente é, mas é importante de se aprender. No mais, boa sorte.

 

3. Controle do mapa/Roaming:

 

3.1 Controle do mapa:

Sua top lane, apesar de ser um x1 quase infinito, não é apenas isto. Você deve sempre manter um controle do jungle e do mid inimigo, sabendo onde eles estão, e saber o timing de sua jungle e da jungle inimiga (principalmente top-side). Você é a principal ajuda em um invade para seu jungle na top-side, e também pode controlar o aronguejo/plantas de cura no rio. A top lane tem suas vantagens em se jogar avançado, como poder ajudar no counter-jungle, ganks no mid/bot, e sustain gratuito nas plantas do rio. A desvantagem de se jogar avançado, é que fica vulnerável a ganks tanto do jungler como do mid.

 

3.2 Roaming:

Como um top-laner, apesar de depender muito do seu campeão, você deve passar sua vantagem para outras lanes. Apesar do roaming ser altamente influenciado pelo meta-game atual, você precisa saber quando descer e gankar um mid desavisado, dar um bot para salvar seu time, pegar dragão e até algumas kills/torres. Isso você aprende na prática, e assistindo pessoas melhores (eu recomendo pegar challengers koreanos rs), mas, a melhor hora para se buscar um roaming, é quando você joga a sua wave na torre inimiga, porque o laner inimigo vai ter que escolher pegar aqueles minions em baixo da torre, ou ajudar o time contra você.




Qualquer duvida, estou à disposição.

Ver Resposta em Destaque no post original

5 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução
Tinha um texto perfeito pra isso, mas como o forum mudou perdi ele, vou escrever conforme me lembro

Waves : Se tiver atras freeze( treine isso), te ajuda a recuperar, ou ainda aumentar em muito sua vantagem, sempre tenha noção pra quem ela vai puxar, e não esqueça de reseta-la toda vez que for base( apenas jogue na torre inimiga), assim pode ir base/ tp sem perder minion
Trocas : lvl 1-3 sempre tem muitas trocas, tenha noção do teu dano
ex : Riven x irelia/fiora : Riven não tem sustain, então trocas curtas são prejudiciais
Veja sua wave, minions no early dão muito dano
Split x TF
Se puder solar o outro top opte pelo split( vai ser sempre 1x2), ajudando teu time no outro lado do mapa, ou levando tudo se não vierem te parar
TF
Se tu sola o outro top, maaas tem muito dano em area( malphi/gnar) veja se a TF vale a pena, um Flash engage pode ser otimo

Não esqueça de sempre se comunicar, tempo de Tp, falta de flash etc
Acumular wave na lane ( freeze), pode ser otimo se for divar o oponente( ele vai perder muito farm/xp) ou então vai ficar na torre te abrindo espaço pra roaming

TP:
Sempre procure uma ward avançada no bot, se der bom, leve a torre/drag, snowball é sempre bem vindo, mas precisa ficar de olho no mapa, se nao tiver o costume, pegue ignite/exaust pra garantir a lane
Basico é isso, desculpa nao ter o texto

Irelia :
Power spike com a sheen abuse disso, e outro ainda mais absurdo é a triforce completa, ganhando de qualquer um, se aplicar a passiva corretamente com sua ult, campeão safe, sem problemas nas matchups, e se pegar 1-2 kills o snowball é gigante(1x2/1x3 bem suave)
Sdds minha assinatura com maestrias .... alguém souber recolocar me avise
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução
A questão de match ups, e com treino você saber o power spike do seu campeão. Se quiser umas dicas de irelia, poppy outros champions manda convite lol
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução
Highlighted

!Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução

Boa noite ThePhoenix!

Então cara, sobre controle de rotas, posso te explicar num custom game fácil fácil se estiver disposto, e diria que isso é um dos fatores mais importantes para se subir de elo.
A mecânica dos campeões (Irelia, Poppy, entre outros) é a parte mais "fácil" da toplane. Pois o top é praticamente um 1x1 constante, pois quanto maior o elo, mais o jungle se expõe ao aparecer na top lane (pois permite um gank no bot/drag, além de liberar a jungle de baixo). Por isso é a lane que você precisa aprender a se virar sem o seu jungler.

Dito essa introdução, vamos lá:

 

1 - Mecânica:
Recomendo pegar um campeão fácil e que você se divirta bastante, e jogar com ele até cansar, até aprender todo o potencial máximo e mínimo dele, e o que você deve fazer contra X e Y campeão. Com isso, você consegue aprender bem as fraquezas e pontos fortes do seu campeão e dos campeões inimigos. Também recomendo jogar com todos campeões da top lane umas 3 vezes (ou até ganhar uma se tiver paciência), para entender como o kit funciona. disso, você vai precisar aprender outros pontos:
1.1 Cancelamento de animação:

Quase todos campeões conseguem cancelar alguma animação, nem que seja a animação de um auto ataque, com uma skill. Por exemplo, tente colocar sempre um auto ataque entre suas habilidades. Um exemplo fácil é o renekton, onde você usa AA + Q ao invés de só apertar Q quando consegue chegar no inimigo. Isso era mais importante na época do fervor, já que acumulava dano, mas ainda é muito importante. Alguns campeões conseguem cancelar algumas animações de skill inclusive com outra skill, mas aí isso é de cada campeão pra campeão. Umas pesquisas de guias (em inglês tem muito mais informações, se precisar eu traduzo algo) ajudam bastante.

1.2 Auto ataque e tropas:

Quando você ataca um campeão inimigo com um auto ataque perto de uma tropa, essa tropa vai focar você. E essas tropas dão muito dano, principalmente no começo do jogo. Você precisa aprender a usar isso a seu favor. Nunca lute perto de uma wave gigante a não ser que vá aguentar as porradas delas. Com o tempo você aprende a calcular o dano delas. Um jeito de atacar e evitar o dano, é entrando no mato. O melhor exemplo é o Gangplank, onde seu Q aplica efeito de contato, fazendo com que ele seja identificado como um auto ataque. Quando você manda seu Q num campeão inimigo jogando de Gangplank, as tropas próximas vão te atacar. Por isso o ideal é mandar o Q, e em seguida entrar em um mato, para elas não te focarem.

 

Outra dica sobre auto ataque é: Sempre que o inimigo se expor na frente da sua wave para ir farmar (por exemplo, passando de suas tropas corpo a corpo e indo atacar os magos para pegar um last-hit), ataque ele com tudo. Se ele revidar, você vai provavelmente ganhar a troca. Ou seja, sempre que o inimigo for dar um last-hit, puna ele com um auto ataque.

 

1.3 Power Spikes:

Se você pegar nível 2, 3, 4 ou 6 antes do inimigo (são os principais, mas qualquer nível a mais é vantagem), upe sua skill e vá para cima antes dele pegar o seu nível. No nível 2, por exemplo, você tem uma skill a mais que o oponente, o que é uma vantagem extrema. No nível 6, você tem acesso à sua ultimate enquanto seu inimigo ainda não tem. Claro que esses power-spikes dependem do seu campeão e do campeão inimigo, já que um Gnar, por exemplo, enquanto não transformar, não vai ter uma vantagem por estar nível 6, mas isso você aprende conforme joga. 

 

2. Controle de wave:

 

 

Ahhh, o controle de waves. Essa parte é muito complexa, se quiser, posso te explicar por discord num custom game, mas vou tentar resumir:

 

Você precisa aprender a ler uma wave, e saber quando ela vai puxar pro seu lado, ou pro inimigo.

A top lane é onde você mais vai usar isso. Isso permite você freezar, avançar, recuar, juntar uma wave grande para puxar na torre inimiga (enquanto vai pro bot ou dá um tp pra gank, por exemplo), etc. Isso é algo bem complexo e difícil de se fazer, mas a regra mais importante que você que está aprendendo, é a regra de 4 minions.

 

REGRA DE 4 MINIONS:

A regra de quatro minions diz que: Se uma wave tem 4 minions ou mais a mais que a wave inimiga, esta wave irá puxar até uma torre ou até ser para por um campeão inimigo. Por exemplo, se uma wave tem 8 minions e a wave inimiga tem 13 minions, a wave inimiga vai puxar até parar na sua torre, a não ser que você diminue o número de minions interferindo nela.

 

Outra regra importante, é a even wave (Ondas de minions iguais).

 

EVEN WAVE:

A regra de ondas iguais diz que: Se duas ondas iguais se chocarem, elas irão puxar para o lado oposto do mapa sem parar até ser interrompido por uma torre ou humano. Explicando: Se uma wave azul (6 minions) bater numa wave vermelha (6 minions também) no lado vermelho do mapa (digamos, na t1 destruída), e não houver interferência humana, uma wave grande se formará e puxará para o lado azul.

 

Sei que isso tudo parece difícil, porque realmente é, mas é importante de se aprender. No mais, boa sorte.

 

3. Controle do mapa/Roaming:

 

3.1 Controle do mapa:

Sua top lane, apesar de ser um x1 quase infinito, não é apenas isto. Você deve sempre manter um controle do jungle e do mid inimigo, sabendo onde eles estão, e saber o timing de sua jungle e da jungle inimiga (principalmente top-side). Você é a principal ajuda em um invade para seu jungle na top-side, e também pode controlar o aronguejo/plantas de cura no rio. A top lane tem suas vantagens em se jogar avançado, como poder ajudar no counter-jungle, ganks no mid/bot, e sustain gratuito nas plantas do rio. A desvantagem de se jogar avançado, é que fica vulnerável a ganks tanto do jungler como do mid.

 

3.2 Roaming:

Como um top-laner, apesar de depender muito do seu campeão, você deve passar sua vantagem para outras lanes. Apesar do roaming ser altamente influenciado pelo meta-game atual, você precisa saber quando descer e gankar um mid desavisado, dar um bot para salvar seu time, pegar dragão e até algumas kills/torres. Isso você aprende na prática, e assistindo pessoas melhores (eu recomendo pegar challengers koreanos rs), mas, a melhor hora para se buscar um roaming, é quando você joga a sua wave na torre inimiga, porque o laner inimigo vai ter que escolher pegar aqueles minions em baixo da torre, ou ajudar o time contra você.




Qualquer duvida, estou à disposição.

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted

Re: !Re: Duvida- Como jogar de Top

Ir para a solução

Muito obrigado, vou add vcs no jogo e treinar bastante 

Obrigado mesmo