Bom dia, me chamo Edilson, sou main suporte de elo Platina 1, não tão alto, mas com uma noção boa do jogo rsrs.
Trago esse tópico aqui pra uma explicação e tambem compreensão do jogo através da posição de suporte, posição essa que poucos tem a audacia de pickar por conta de que hoje um jogador se diverte mais matando do que dando um peel pra ganhar uma assistencia e tambem em grande partes das vezes acaba sendo deixado de lado em jogadas quando sua ajuda foi a chave pra tal jogadas acontecerem. Sim é chato, mas é um fardo que nós suportes carregamos e por muitas vezes somos ovacionados por nossas boas jogadas e até por manter um jogador vivo ou prologando sua vida no meio de um combate.
É possivel dizer que qualquer campeão pode ser utilizado na rota como suporte, mas esse campeão vai ser util em todo o jogo, ou em certo momento ele vai decair e deixar a desejar em algum aspecto? Por exemplo, quando voce picka a Zyra como suporte, gosto muito de jogar com ela, tem um dano absurdo de suas skills e poke das plantinhas, com uma build de suporte devidamente feita a depender do match up, ela consegue ao mesmo tempo dar dano, fazer com que o time inimigo tenha avanço sobre seu time e ainda consegue dar Peel a partir dos itens feitos, frizando aqui que essa build nao é full AP ou 2-3 itens de AP damage, é uma build contendo Solari, Redenção, Remanescente dos Observadores e no maximo 2 itens APs e um deles ainda é o Sombras Gemeas haha. Mas em um situação em que voce faz seu suporte full ap, realmente ele ira fazer diferença no jogo, um alto dano a partir de suas skills, mas nessa partida voce esta contra um suporte preocupado totalmente com a questão do peel sobre seus aliados, estamos aqui no mid game e indo pra o late game por conta desse peel e tambem por conta do time ter acreditado que em certo momento do jogo poderia haver uma reviravolta, seu dano vai ser absurdo, mas o peel vai manter o time inimigo na luta por mais tempo fazendo com que o dano tambem dure mais tempo, logo, uma derrota é iminente, quase certa. Esse é um exemplo que pode ser usado com qualquer personagem que hoje os jogadores utilizam como suporte, mas rusham uma build focada em AP damage e nao um bom peel pra seu time, Brand, Lux, Morgana, etc...
Enfim, o que eu quero trazer aqui pra voces, mais precisamente a quem joga de suporte é que eliminiar um inimigo é muito bom mesmo, mas se voce tem amor pela lane de suporte, da um belo peel pra seu time, é porque voce quer carregar esse time e mandar um '' tutorial de como carregar de suporte no chat '' haha, mas com uma build AP/AD Damage ou até FULL TANK jogando na lane de suporte, voce nao passa de mais um Mid, Adc, Top. Quando as pessoas mandam '' nossa, solado pelo suporte '', é dificil entender, mas se o cara ta full AP/AD, como nao seria solado? Mas é de saber que em certo momento do jogo esse '' solado '' iria voltar com um peso muito maior quando estiverem em 5x5. Se você é um bom suporte, se tem amor pela lane de suporte, de peel pra seu time, foque na cura, foque nos escudos, nada disso hoje é necessario um campeao especifico pra poder ativar tais Spells, hoje há itens na loja que podem ser comprados e fazem essas funções.
Ser suporte é olhar o mapa, wardar pra seu time inteiro, evitar ganks desnecessarios e sempre estar ali tentando e tentando, mesmo que tenha de morrer no lugar de seu Carry, se eles ao menos ainda estão na luta, foi por sua causa Sr. Suporte.
Deixo aqui minha mensagem e estou aberto tambem a criticas e perguntas, fiquem a vontade, bom dia, pessoal.
'' SUPPORT IS SO EASY, DUDE ''
Pra ilustrar eu deixo essa música de 4 anos atrás onde eu e muita gente se tornou main suporte e se apaixonou por essa rota que é a de colocar o time como 4 crianças e os proteger de todo o mal ❤️ (sim, suporte não é só do adc).
piu