cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

EdI - Os Mono Champions Destroem a SoloQ BR?

Olá, Invocador, eu sou o Heye do Escola de Invocadores e hoje vamos falar um pouco sobre uma recente polêmica a respeito das SoloQ brasileiras. Ser Mono Champion é realmente um problema?

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores,o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

E não esqueça de dar GG!

Essa é uma pergunta feita por bastante gente e eu já falei um pouco a respeito disso aqui em um texto chamado "Vale a Pena ser Mono Champion?". Mas, hoje eu quero tratar esse tema de uma forma diferente. Eu quero responder a pergunta do título para realmente entendermos se ser mono champion é algo ruim ou nocivo para a SoloQ brasileira.

Vamos?

Os Mono Champions

Uma coisa que realmente não podemos negar é que a quantidade de mono champions na SoloQ brasileira é surreal. Porém, fica a pergunta, eles são realmente nocivos? Não e sim seria a melhor resposta, mas vamos entender porque.

Os Mono Champions nada mais são do que um jogador que trouxe até o limite o nível de jogo de um campeão. Ele não é necessariamente muito bom em tudo, mas ele sabe exatamente o que precisa com um herói. E, por incrível que pareça, isso é bom para a SoloQ, em alguns aspectos. Normalmente são esses jogadores que criam novos modos de jogo com um herói que já parecia esgotado, por exemplo. Mas, não para por aí.

Principalmente na SoloQ brasileira, onde o nível de jogo não é tão alto, esses jogadores se destacam muito. Não é difícil encontrar um Mono Trynda, Mono Quinn, Mono Evelynn, entre outros em elos como Mestre ou Challenger. E é aqui que começamos a chegar aonde precisamos.

Ser mono não é problema, a questão é o impacto disso nas partidas. Jogadores profissionais, normalmente, querem ter jogos mais "comuns", onde exista um meta mais padrão, porque eles precisam treinar isso. E o que acontece? Eles entram em uma partida e tem um Mono Trynda do outro lado que não sabe fazer nada além de farmar e avançar o top como louco o tempo todo, o que quebra completamente o ritmo de jogo.

Não é como se ele estivesse jogando o mesmo League of Legends de sempre, é algo diferente e que ele não está acostumado. E, não só isso, é algo que parece ser completamente inútil para um treino, por exemplo. Parar um Trynda que está splitando desde os 10 minutos de jogo não parece ser produtivo. Porém, isso faz surgir um questionamento.

De que adianta falar mal desses jogadores e estilos, se ainda perdemos para eles?

O cenário profissional

Uma coisa que é clara é o fato de aprendermos através do contraste. Por exemplo, eu e você vamos fazer uma comida. É exatamente a mesma comida, a única diferença é que eu faço com sal e você faz sem. No fim a minha comida ficou mais saborosa. Você, como qualquer outra pessoa, vai entender que o sal fez essa diferença. Ou seja, você foi exposto ao contraste. Eu te mostrei onde você errou e agora você vai passar a colocar sal. Talvez não acerte a quantidade de primeira, mas você vai aprimorando.

Quando o cenário profissional é tão superior à SoloQ quanto dizem, os jogadores não jogarem soloQ porque a fila é fraca é dar um tiro no pé, já que é através dos jogadores profissionais que os outros aprendem. É uma mudança de cima para baixo.

Isso sem contar que, se pararmos para pensar, são 8 times no CBLoL, mais reservas, mais os tops do desafiante. Isso tudo junto equivale a mais de 60 jogadores com facilidade, que, se jogassem de verdade, seriam suficientes para subir o nível das filas no alto do Challenger.

Mas, vamos voltar aos mono champions, por que eles são relevantes?

Quando os nossos profissionais não conseguem ter 100% de resultado contra algo que dizem ser fraco, temos um problema. Nossos jogadores não dominam de fato o sistema que jogam ou não jogam com seriedade. 

Pense comigo, se o meta é o modo de jogo mais forte que tem e algo que você e o mundo consideram "fraco" te vence, onde está o problema?

Nós precisamos entender que, se um jogador é, em teoria, muito melhor que o outro, derrotas só são aceitáveis esporadicamente. E isso nos leva a outro tema.

Domínio total do jogo

Quando um jogador com o estilo completamente diferente (e funcional) entra na partida, se torna extremamente chato acompanhar. Não é uma questão de simplesmente jogar, mas de pensar e entender o que precisa ser feito. E, para isso, é necessário seriedade e domínio do jogo por completo.

Se um jogador está acostumado a jogar contra uma coisa A em todos os jogos e chega alguém fazer Y, ele precisa se adaptar. E é aqui que vem o problema. Os mono Champions forçam os jogadores a sair da zona de conforto e fazer um jogo muito menos confortável ou do jeito que eles querem.

A SoloQ nunca vai ser igual ao competitivo, mas, em tese, se você é muito bom no competitivo, que deveria ser um dos níveis mais altos de jogo possível, a SoloQ deveria ser fichinha, então por que nem sempre isso acontece?

Vamos abordar uma questão aqui, a diferença entre ser um cozinheiro e saber fazer comida. O cozinheiro é o cara que tem o domínio de todos os processos, ele sabe exatamente o que cada coisa faz e como ela funciona, enquanto o cara que sabe fazer comida sabe só que superficialmente o resultado que as coisas causam. O diferencial é que, seguindo a mesma receita, talvez os dois façam algo muito bom e muito parecido, mas se você pedir algo completamente diferente do que eles estão acostumados, o cozinheiro consegue te dar algo bom e o cara que sabe fazer comida não.

Isso tem reflexo na soloQ, porque é o caso do jogador que domina o jogo e o jogador que não domina. Então, aquele que não domina não vai saber reagir a um estilo muito diferente, como é o caso dos Mono Champions, por exemplo. Mas, os profissionais tem obrigação de saber fazer isso, o que nos leva para o nosso último tópico.

A SoloQ não é Perfeita

Os profissionais provavelmente sabem lidar com essas situações, mas além de faltar seriedade, falta interesse. A soloQ, de certa forma, é desprezada, porque não dá ao jogador o que ele quer: um treino de alto nível.

A SoloQ jamais vai se igualar a uma scrim¹, mas ela tem seu papel. A ideia é aprimorar determinados pontos individuais e, para isso, os mono champions nem sempre são tão ruins. Claro, se o seu objetivo é treinar algo muito específico, como um Lulu mid, me desculpe, mas não vai dar certo. Agora, se for aprimorar sua capacidade de foco, concentração, reação, mecânica, etc, talvez seja até melhor do que em uma scrim.

E eu acredito que seja isso que nos falta. Perceber esse valor da SoloQ. Hoje no Brasil não é difícil ver jogadores profissionais cometendo erros feios. Erros de mecânica, que chegam a comprometer o jogo algumas vezes, coisas gritantes. Muitas ults erradas, poucas jogadas individuais, miss clicks, entre muitas outras coisas. E é para aprimorar isso que a SoloQ serve.

Quanto menos nossos profissionais jogam, menos eles evoluem individualmente. É claro que dentro das scrims a evolução é constante e temos muitos casos de jogadores de altíssimo nível que nem jogam soloQ. Porém, se há tanta reclamação de que o nível dela é baixo e não dá para treinar, eu discordo. Os mono champions não são os culpados, pelo contrário, eles até ajudam em alguns pontos. Não em todos, mas em alguns.

Afinal, se um mono champion é tão ruim e previsível, por que não vencer dele sempre e pegar top 1? Acredito que se todos os nossos proplayers estivessem brigando pelo top 1, teríamos uma soloQ mais disputada.

¹Scrim: Treino fechado entre 2 equipes de LoL.

Conclusão

Ser Mono Champion não é um problema para a comunidade. Pode ser chato jogar contra, mas essas alterações fazem bem. Um jogador profissional precisa ser capaz de se adaptar.

Além disso, alguém que consegue elevar tanto o nível de jogo de um campeão pode ser parabenizado. Criar coisas novas táticas e formas de jogo diferentes é algo bem complicado. Sendo assim, não vamos dar tanto rage, ainda que seja chato jogar contra. É chato porque funciona, ainda que seja diferente de tudo que estamos acostumados.

Enfim, espero que este texto tenha esclarecido um pouco a questão dos Mono Champions dentro da SoloQ brasileira.

E, para finalizar, gostaria de pedir a sua opinião sobre o texto, então, se puder, deixe um comentário aí embaixo dizendo o que achou. É muito importante para nós!

Para mais textos como esse, acesse o Escola de Invocadores
!

Ah, e também se inscreva no nosso canal do Youtube, curta a nossa página do Facebook e entre no nosso Discord!

E não esqueça de deixar o seu GG!

Youtube: https://www.youtube.com/channel/escoladeinvocadores

Discord: https://discord.gg/Yvc5vxy

Facebook: https://www.facebook.com/HeyeOficial/

Clique Aqui e Conheça o Escola de Invocadores!!!

22 RESPOSTAS
Highlighted

Re: EdI - Os Mono Champions Destroem a SoloQ BR?

Mas a reclamação geral não é sobre Monocampeões serem ruins no jogo ou free win, é sobre eles forçarem o resto do time a jogar da forma deles independente da composição inimiga...

Em um dos últimos vídeos o Kami deu o exemplo sobre quando ele tentou treinar de Aurelion e não conseguiu porque apesar de Aurelion ser um pick bom pro que era Meta ele acabava encontrando muitos assassinos/bruisers Ads, se ele quisesse só ganhar jogos poderia utilizar um pick forte contra esse tipo de campeões, mas do que adianta pra um profissional vencer as partidas se não agrega no "treino" deles?

Claro que não é justo condenar os mono campeões, mas é fato que eles acabam atrapalhando mesmo sem ter culpa...
→Thepgfk←
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@Mente Maluca Opa, tranquilo?

Então, man, eu cheguei a ver esse vídeo do Kami ele mesmo deu a resposta para isso, na real. Existem outras formas de resolver outros problemas. Foi como eu disse, a soloQ não é perfeita e não vai te permitir treinar como em uma scrim, mas ela ajuda em oturas coisas que os profissionais atualmente pecam muito, o que não é aceitável.

A SoloQ sempre vai agregar, não importa o seu nível, sempre ajuda. A questão é que alguns jogadores ambrem mão disso para focar em outras coisas. Para alguns servidores é bom, mas no caso do BR, não é justificável. Ela ainda nos faz muita falta.

Os monos tem seu lado positivo e negativo, no fim das contas hehe.

Abraço, man!

Clique Aqui e Conheça o Escola de Invocadores!!!

Highlighted

Eu sou mono Zilean na bot lane como suporte, eu costumava jogar de Taric, ai mudaram várias coisas nele e eu não consegui mais me adaptar, ai comecei a jogar de Leona, ai começaram com o buff, nerf, buff, nerf, ai eu larguei. Ai comecei a jogar de Janna, ai começaram com o buff, nerf, buff nerf, buff nerf. Larguei também, ai fui pra Fiddlesticks, mudaram as runas todas e eu não conseguia mais ganhar. Larguei também. Ai fui pra Lulu, buff, nerf, buff nerf, larguei também.

Ai aprendi a jogar de Zilean, tem um ano já e a unica vez que ele foi modificado foi quando mudaram a mana de todos os magos. Tô feliz jogando com um champ estável que não ficam mexendo toda hora. Mono champ com muito prazer e que continuem sem tocar nele.
Highlighted

Faço parte da tropa dos MONO CHAMPIONS DA SOLOQ BRASILEIRA, se algum proplayer entrar no meu caminho será aniquilado, pois nós nos reunimos com um único propósito: DOMINAÇÃO MUNDIAL

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@DarknessPuppy@  escreveu:
Eu sou mono Zilean na bot lane como suporte, eu costumava jogar de Taric, ai mudaram várias coisas nele e eu não consegui mais me adaptar, ai comecei a jogar de Leona, ai começaram com o buff, nerf, buff, nerf, ai eu larguei. Ai comecei a jogar de Janna, ai começaram com o buff, nerf, buff nerf, buff nerf. Larguei também, ai fui pra Fiddlesticks, mudaram as runas todas e eu não conseguia mais ganhar. Larguei também. Ai fui pra Lulu, buff, nerf, buff nerf, larguei também.

Ai aprendi a jogar de Zilean, tem um ano já e a unica vez que ele foi modificado foi quando mudaram a mana de todos os magos. Tô feliz jogando com um champ estável que não ficam mexendo toda hora. Mono champ com muito prazer e que continuem sem tocar nele.

acho interessante ser mono com algo que não é tão banido/pickado, 

veja ser mono graves/yasuo deve ser um pesadelo kk

Highlighted

@l Mestre I@  escreveu:

@DarknessPuppy@  escreveu:

acho interessante ser mono com algo que não é tão banido/pickado, 

veja ser mono graves/yasuo deve ser um pesadelo kk

Sim! 

Raramente acontece de eu não ter o Zilean nos picks seja por ban ou por pick, quando acontece eu pego um champ básico tipo Soraka/Janna e fico torcendo pro meu ADC ser muito bom pra me carregar kkkkkk

Agora fico imaginando mono Darius, mono Yasuo, mono Yi. O terror que não deve ser kkk.

Highlighted
Lenda
Lenda

Qual é o ponto positivo em ser monochampion? Não acho que estar sempre na sua zona de conforto com sua pool limitada seja algo produtivo. Por isso tais jogadores nunca poderão entrar para uma equipe séria e participarem de campeonatos de alto nível... a menos que mude seu comportamento. Mas se você quer ser mais um trollzinho ignorante na SoloQueue que só pensa em ganhar pontos, faça o que quiser, a vida é sua. Quem quer realmente evoluir no jogo procura expandir sua visão de jogo e mentalidade.
Highlighted

Hmm, eu sempre tive na cabeça que a melhor coisa era ir jogando com todos os campeões, pra saber como enfrentá-los. Mas daí eu senti a necessidade de diminuir a variedade de campeões, na tentativa de melhorar mecanicamente. E o que eu percebi foi que, em pouco tempo, conforme eu me preocupava menos em acertar as skills, por exemplo, eu ficava mais livre pra observar o jogo e entender o que estava acontecendo na partida. Minha atenção contra ganks foi melhorando, eu comecei a enxergar melhor as oportunidades de jogadas, acertava mais o momento de andar pelo mapa e avançar as wards etc. De fato, diminuir a pool só melhorou minhas partidas... Só não arriscaria usar somente um campeão, se banirem já era xD
Highlighted
Arauto
Arauto

Eu acho que não tem nada a ver, acho até que ser mono champion é o estado natural de uma pessoa. Eu tenho um campeão com o qual me identifico muito mais e gosto de jogar com ele, então se ele estiver disponível em 1000 drafts eu vou pickar ele 1000 vezes. Por que eu escolheria um que eu gosto menos?
Highlighted

Não vejo problema algum em monochampion, só o cara quer se divertir jogando com 1 boneco só quem sou eu pra impedir ou reclamar? cada um que seja feliz (Exceto Janna, Mono Janna nem pode ser considerado gente)
Highlighted

Qual a principal porta para um jogador chegar ao competitivo ? 
A fila ranqueada.

League of Legends é acima de tudo um jogo, os pro-players recebem salários para jogar e precisam praticar em Scrim ou SoloQueue.

Querer que todos os jogadores da fila Ranqueada entre o Challenger, Mestre, D1 joguem competitivamente usando os campeões do meta pre-estabelicidos por proplayers para estes mesmo lucrarem em cima dos jogadores e melhorar suas próprias perfomances.
Conseguem observar o egocentrismo disso ?

São 8 equipes no CBloL, 6 equipes no CD, o que dá no minimo 70 jogadores. 

Contando só o CBLoL, tem no minimo 40 jogadores. 40 Jogadores Hardcore do CBLoL não podem treinar entre si em partidas personalizadas, tem que chorar no twitter sobre a SoloQueue Brasileira.

Além de chorarem um monte, não ensinam a comunidade a melhorar como um todo.  ( Afinal tem campeões de CBLoL no Circuito Desafiante que não conseguem subir).

Logo ensinar a comunidade cria um risco do próximo jogador roubar o seu emprego ( Que é jogar o dia todo )

Se cada jogador do CBLoL tirasse 30m por dia do seu dia para tentar ensinar a comunidade como  postar um video no YouTube sem edição ensinando conceitos importantes, logo o MonoChampiom também melhoraria quando o seu campeão for banido. ( Mas ensinar e criar alguém melhor que você, para no final ser forçado a melhorar é difícil né ? reclamar no twitter é melhor do que alguém roubar seu emprego )

Reclamar é fácil, ajudar o cenario como um todo é difícil. 

Highlighted

Você é guerreiro demais! Zilean é uma beleza, continue assim!
Highlighted
Lenda
Lenda

@Picolé de Vômito Isso são conhecimentos decorrentes do seu contato com o jogo. Nada tem a ver com o fato de jogar com poucos personagens. Quanto mais você joga, mais você aprende sobre o jogo; simples assim.
Highlighted
Lenda
Lenda

@Lifstich Isso se chama ignorância, egoísmo e areogância. Por quê pegar algo que faz mais sentido pro contra a composição inimiga, se você pode simplesmente pegar o que você gosta e tacar o foda-se para o draft da sua equipe. Acho que "inteligência coletiva" é um termo desconhecido na mente pequena dos monos.
Highlighted
Lenda
Lenda

@Aurion Returns

"Querer que todos os jogadores da fila Ranqueada entre o Challenger, Mestre, D1 joguem competitivamente usando os campeões do meta pre-estabelicidos por proplayers para estes mesmo lucrarem em cima dos jogadores e melhorar suas próprias perfomances.
Conseguem observar o egocentrismo disso ?"

não ser mono =/= seguir o meta

Acho que você generalizou bastante. Tem muitos caras high elo que não utiliza campeões do meta necessariamente, e não são monochamp.
Highlighted

Mandioca, Arthur Lanches, SpaceMan, GaboTurbo, são só alguns que eu vi no Challenger monochamp
Monochamp não é necessariamente saber jogar só com um, mas jogar na maior parte do tempo só com ele ^^
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

deixa a galera jogar com o q qr, gente chata, se vcs n sobem nem jogando com 1 champ só, a culpa n é de qm sobe

sobre o tópico, quando sair um filme eu assisto
Highlighted
Lenda
Lenda

@Aurion Returns Aí isso é ser "main", ou seja, é seu campeão principal. Mono é quem só joga com um mesmo campeão em todas as lanes.
Highlighted

@Dizzie pode me tirar uma dúvida? Enfim eu tenho basicamente 3 champs pra cada rota (são na verdade entre 5 e 6 mas...) minha principal rota é o TOP jogo de Shen, Renekton, e Yasuo na maioria dos casos escolho o Renekton, quando penso em Team-play pego Shen mas quando quero "descontrair" e ele ta open pego Yasuo.
Resumindo eu jogo de Renekton em situações "padrões" de Shen em "situações" específicas e Yasuo quando "der vontande" isso me torna mono?

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."