Eai, Gemada aqui!
Trazendo mais um post informativo na tentantiva de explicar e esclarescer para meus queridos compatriotas o porquê do game estar do jeito que está, e o porquê que isso tudo é normal e a maior parte das reclamações são incoerentes!
Vamos simbora!
Primeiramente, é bem comum pessoal falar que está tudo confuso e dificil de entender. Sim, é obvio, pois um sistema fundamental do jogo mudou totalmente. Você não entender muitas vezes não se deve ao sistema ser melhor ou pior, mas sim, pelo simples fato de estar diferente e ter que aprender de novo.
Não custa você tirar 10/15 minutinhos, e ler os itens novos. Existe uma coisinha chamada patch notes, da qual você pode ver TODAS as mudanças novas, sabia?
Sejamos francos: Se você não fez o minimo serviço de ler as patch notes, ou abrir o arsenal no cliente e olhar os itens, você não possui direito NENHUM de criticar que esta confuso ou algo do gênero, pois você não tentou sequer aprender.
Outra coisa comum de ver é
"Os itens são horrives pois estão quebrados. Champs estão broken demais e outros extremamente fracos!!"
Sim, óbvio que estão broken, o que você esperava?
O sistema é uma mudança drástica que não saiu não faz NEM UMA SEMANA. Como espera que esteja tudo 100% normalizado? Todas as mudanças grandes saem fora da curva pois são muitas variaveis e coisas a se testar.
"Mas o PBE serve pra que então?"
O PBE serve pra checar algumas coisas mais graves e ter uma noção basica da situação. Mas o PBE não serve como perfeita fonte de dados pra balancear o jogo.
Isso se deve ao fato de que a quantia e a precisão dos dados que se tem no PBE comparada ao servidor LIVE é grotesca. O PBE é bom para feedback de jogadores e testar mecanicas, mas não garante que tudo seja perfeito pois não existe dados o suficiente pra isso.
Se quiser saber mais, Riot Meddler fez um post de desenvolvedor falando sobre esse exato assunto. Apesar do boards não existir mais, achei um site comentando sobre o post, e vale a pena conferir. Vou deixar no final do post.
E junto, vou deixar o link do Twitter do Riot Meddler e do MarkYetter, 2 rioters relacionados a balanceamento que comentam direto sobre as mudanças do ponto de vista da equipe de balanceamento. É muito bom conferir eles pra estar ciente do que está acontecendo, antes de fazer posts e comments mirabolantes e tendenciosos criando teorias sobre balanceamento do game.
No geral, o que eu quero dizer é que é NORMAL coisas estarem broken no começo, pois estão acumulando dados para ajustar durante os próximos patches. Hotfixes são para problemas mais graves que são tratados com maior urgencia, e os demais problemas são solucionados após dar um certo tempo para verificar a adaptação dos jogadores aos itens (algumas vezes, algo pode parecer quebrado de inicio, mas só falta os jogadores começarem a entender como jogar com e contra, e depois estabiliza)
Então queridos amigos, eu peço a vocês bom senso e paciencia nesse momento de novidades do league. Entendam que as coisas não vão se estabilizar de um dia pro outro imediatamente, e que isso não é feito propositalmente ou simplesmente pela novidade ser ruim. É simplesmente assim que funciona design de games.
Procurem tentar aprender e estudar um pouco as coisas, e esperem as mudanças se estabilizarem. Pelo amor de Demacia, não se passou nem uma semana que chegaram os itens novos, não esperem dominarem o sistema novo tão rapidamente e nem que tudo fique balanceado tão rapido.
Enfim, boa sorte nas futuras partidas e espero que divirtam-se!
Links:
TwitterRioters:
Andrei (Riot Meddler): https://twitter.com/RiotMeddler
Mark Yetter (Riot Scuffy): https://twitter.com/MarkYetter
O por quê PBE não é perfeito:
https://www.dbltap.com/posts/6075385-riot-games-on-why-pbe-isn-t-good-for-judging-league-of-legends-...
Joguei uma partida full tank resistência mágica com força da natureza pois o time adversário tava todo ap, mas tomava 5000+ de dano mágico numa luta de times não parecia que eu tankava o dano, enfim sinto falta de alguns itens mas com o tempo nos adaptamos aos novos.
"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Acho que depende do champ e build mesmo.
Eu joguei uma de Garen contra um time quase full ap, e eu era um deus naquele game:
Eu notei que as vezes só resistência bruta não basta pra tankar. Escudos estão muito fortes pra alguns tanks, e o combo de Sterak+Semblante pra lutadores é absurdo, pois Semblante aumenta tanto a cura da Sterak quanto o Shield. Fora que a sinergia com meu champ é otima pois aumenta o shield do meu W também. Eu to lidando atualmente MUITO melhor contra comps AP do que antigamente, pois os itens tem mais sinergia com meu personagem, e as interações entre os itens estão absurdas também auhadshu
Me desculpe talvez você não tenha entendido o motivo de eu achar o post raso.
Eu pensei que a ideia era ir na raiz do problema, só pra usar de exemplo você colocou no post que é normal achar confuso de entender quando algo muda, mas na verdade só é confuso entender uma mudança quando ela não está bem explicada, ou se ela mudar para algo mais complexo que antes.
A Riot errou em deixar difícil de enxergar os itens, todos estão dizendo que a Loja está pequena, mas na realidade os ícones é que estão pequenos demais, onde antes ficavam 6 itens em linha, agora ficam 11, ou seja seu ícone teve a escala reduzida em pelo menos 30-40% e acabaram virando quadrados coloridos ruins de enxergar e se orientar.
Tanto é que se prestar bem atenção a loja em sim tem uma janela praticamente do mesmo tamanho.
O ponto é que a grande maioria das pessoas reclama de estar confuso sem TENTAR entender.
Cara, eu em alguns minutos estudando os itens algumas poucas partidas ja peguei o jeito da itemização da classe que eu jogo (tanks), e com o tempo, eu fui entendendo as outras classes conforme enfrentava. É só uma questão de tentar entender. O que eu não consegui entender é o que tem de tão absurdamente dificil de entender nesses itens, se até que que sou um jogador medíocre consegui entender em tão pouco tempo. Eu fui na raiz do problema: a ignorância dos jogadores em querer tudo de mão beijada e não tentarem se esforçar pra enteder as coisas.
O que eu fiz pra ajudar a me guiar de inicio, foi fazer um arsenal pro meus mains, e ter todos os itens utilizaveis ali sem ter que ficar navegando na loja. Mas aposto que muita gente não sabe nem o que é o arsenal.
Sim, os icones estavam um tanto poluidos pra algumas pessoas (eu tava ok até), e a Riot ESTÁ trabalhando em atualiza-los. Então esse problema ja vai ser solucionado em breve.