cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Rioter
Rioter

Fraquezas dos Campeões em 2019

Tópico original: RiotScruffy

 

Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.

 

Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.

 

Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).

 

Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:

  • Defesas de reação poderosas (escudos grandes, ficar invulnerável, ficar inalvejável)
  • Períodos muito curtos de indisponibilidade (Tempos de Recarga curtos, habilidades que você pode guardar para jogadas reativas sem perder efetividade, munição)
  • Muitas habilidades com tempo de conjuração baixo ou inexistente
  • Controle de rota ou limpeza de rota muito forte
  • Ferramentas que cobrem fraquezas muito facilmente (por exemplo, um Campeão que tem como fraqueza uma “fase de rotas fraca”, mas possui ferramentas para coletar CM de longe perfeitamente).
  • Ferramentas de mobilidade que não possuem restrições de conjuração ou alvo
  • Habilidades de atravessar paredes
  • Velocidades de avanço muito rápidas
  • Vantagens de alcance
  • Falta de contra-escolhas no início de jogo
  • Capacidade de escolha flexível para evitar contra-escolhas (importa particularmente no cenário profissional)

 

Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:

Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).

 

Alguns bons exemplos:

  • Darius é bem assustador no alcance corpo a corpo, mas ainda é fácil de conduzir para a maioria dos Campeões de ataque à distância.
  • Blitzcrank pode vencer uma partida com aquele único puxão profissional, mas é muito vulnerável à cutucada e suas habilidades ficam indisponíveis por bastante tempo.
  • Kayn é um assassino flexível, mas suas ferramentas permitem que os inimigos recebam algum aviso e também que ele seja difícil de pegar, mas não em qualquer situação.
  • Jhin parece ter mais capacidades do que um atirador comum (alcance, Controle de Grupo), mas ainda é destruído por uma grande variedade de agressores com mais mobilidade.

 

Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:

  1. Aproximadamente 6 semanas depois de um novo Campeão ou de uma grande atualização, vamos dedicar um tempo adicional para avaliar como as coisas se assentaram e realizar mudanças mecânicas (não só de balanceamento) se vermos algum problema. Se falharmos em corrigir o problema mesmo depois disso, tentaremos novamente com alterações mais significativas.
  2. Quando notarmos sinais desse caso (frequência de vitórias aumentando dramaticamente com o MMR, presença muito alta no cenário profissional com uma baixa frequência de vitórias na Fila Solo, falta de contra-escolhas), vamos reagir primeiro com uma tentativa de abrir uma fraqueza em vez de só reduzir o poder geral, que não é o que reduz os problemas presentes.

 

Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:

  • Akali - Abrir mais tempo de resposta ao diminuir o tempo de furtividade, torná-la mais suscetível a cutucadas na rota e permitir que os inimigos tenham mais espaços seguros embaixo da torre.
  • Irelia - Queremos manter sua alta mobilidade e potencial agressivo, mas com uma maior vulnerabilidade a Dano Mágico e menos ferramentas de utilidade em confrontos de equipe.
  • Ornn - As defesas com baixo Tempo de Recarga em seu escudo davam a ele muita segurança e confiabilidade na rota, tanto em duelos quanto em emboscadas.
  • Aatrox - A alta sustentação mantinha Aatrox consistentemente com Vida alta e o modelo de 2 cargas de avanço permitia que ele guardasse uma carga para escapar na maioria das vezes, além de frequentemente impedir que os inimigos desviassem do seu Q.

 

Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.

  • Zed - Costumava permitir muito pouco tempo de reação para os oponentes, mas com a adição do intervalo de reativação do R e redução da velocidade da Sombra Viva, ele se tornou um Campeão muito mais estável e continuou sendo extremamente divertido de jogar.
  • Kassadin - Remover o silêncio do Q e manter sua fraqueza na fase de rotas criou um contra-balanceamento que melhor compensa sua curva de poder no fim de jogo.

 

Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.

Tags (1)
224 RESPOSTAS
Highlighted

A irelia em si estava muito esquecida e ficou muito melhor agora porém o Nunu e Willump , e a Akali deveriam ter seus reworks zerados pois nao estavam tao esquecidos assim porem ainda depois do rework nao entraram no cenario Profissional entao Voltar o rework do mesmo jeito que fizeram com Leblanc e Rengar seria uma Ótima idéia

Highlighted

Eu acho que a Riot Games esta visando apenas o cenario competitivo pelo qual só sao usados os campeoes que eles colocam buff,s absurdos ou em seu kit ou em seus atributos ou até mesmo em itens que vao deixalos ainda piores de se jogar contra como bem  se diz é pick ou ban chega disso para de mudar o kit de habilidades do campeao pq ele ta muito forte ou esquecido pois kindred lançou com uma passiva muito boa porém que sabia jogar contra nao o deixava jogar e ai mudaram a passiva dele 2 vezes jah nao entendo pra que mudar o kit se ele esta muito forte.

pq vcs nao mudam atributos ou escalamento da passiva ou escalamento de dano base mais mudar um kit relativamente bom por que bronzes estao reclamando ai vc esta zoando com a cara dos jogadores de league of legends jah pararam para pensar que os campeoes ficam fracos de mais ou esquecidos em todos os cenarios exatamente por conta dessas mudanças que sempre fazem no campeao faça assim lançou assim deixo assim nao o mude pare de mudar isso é o mesmo que secar gelo dentro de uma camara-fria

Highlighted

vc esta louco kra cada um desses itens tem passivos unicos diferentes e se acumulam sim nao se se vc percebeu dançarina é contra todo tipo de dano maldibula de malmortius é de dano magico apenas e sinal de sterak é de acordo com a vida perdida e nao a vida maxima acho que vc que nao parou para analizar direito antes de falar
Highlighted

o caso da akali... realmente agr a rito destruiu ela, mas o erro n foi exatamente os nerfs, foi o kit dela quando inventaram de fazer esse rework, criaram um campeão com uma mecânca tão absurda q tiveram q tirar ela do jogo pra n frustrar os outros jogadores simplesmente por n saberem balancear algo que eles msms criaram... Mas a irelia n ta fraca n cara, o povo chora pra rito desnescessariamente... ta tier 2, oq eu percebo é que as pessoas se acostumam tanto com o fato da rito deixar bonecos estúpidos no lançamento/rework q começam a surgir os "mains" que na real n sabem o mínimo da mecanica do personagem, aí quando nerfam e o boneco fica forte pra quem sabe REALMENTE jogar e fraco pra quem n sabe nada do boneco dizem que "matou o personagem"... eu acho muito certo o caso da irelia, agr eu vejo que se o cara n souber jogar com ela vai levar um pau... um boneco n pode ficar no tier 1 pela eternidade né? Eu achei q a política de balanceamento da rito melhorou MUITO, o sylas foi o primeiro champ lançado no lol que n destruiu o meta na msm semana de lançamento(pelo q eu lembre), agr ela só falta buffar/reworkar champs que REALMENTE estão esquecidos/fracos a muito tempo no lol (tipo ryze ou mordekaiser 🙂 )

Highlighted

Meu querido, A valve n é tão participativa quanto a riot, o estilo deles n é agradar a comunidade e sim deixar o jogo balanceado doa á quem doer, vc acha que a riot deixa o jogo diferente toda semana ? Um exemplo do dota, ano passado foram feitas mudanças tão drasticas no jogo que a comunidade reclamou por meses dps da ATT, porém eles n mudaram nem deram explicação nem nada, (uma delas foi a mudança do roshan de lugar)

 

Highlighted

nn tem como voltar a tras com esse rework
mas concordo q o reowrk do nunu nn ficou muito bom
Highlighted

nn matou o champ
so diminuiu o dominiu q ela tem na lane quando fecha um iten
dar dive com ela nvl 6 com uma elise e ridiculo
Highlighted
Tropa
Tropa

Demoraram pra você perceberem isso hein Rito.

 

Sobre o Zed, é melhor fazer com que a sombra dele dê menos dano nos lvls baixos e só de 100% quando a skill for lvl5. Isso faz ele ter que se sacrificar pra ir emcima do inimigo ao invés de só depender da sombra pra poke.

Highlighted


@cat cat cat cat  escreveu:
Tem que tomar cuidado com esse conceito de fraquezas, vocês podem acabar matando um campeão tirando uma mecânica dele, invés de nerfar outros aspectos

Akali e Irelia, coitadas... mais fácil reverter o rework

é mais facil pensar 2x vezes antes de dar mecanicas quebradas para evitar essa conversa de matar as mecanicas unicas dos campeões como akali e irelia. O problema da riot é esse, cria um campeão enche ele de mecanicas quebradas e depois tem que ir tirando pq é problematico. Pensem 2 vezes antes de criar um campeão q faz tudo ou não reclamar quando tirarem as mecanicas unicas.

Highlighted
Tropa
Tropa

Aumentar o tempo de recarga, diminuir o dano, diminuir a vida, a armadura, MR, etc tudo bem, mas, tirar uma coisa unica do personagem ai eu acho injusto. Por exemplo, tirar a furtividade da Akali e tirar o desarme e a passiva da Irelia, tirar o silêncio do Kassa, foi uma grande sacanagem pois tiraram aquilo que fazia a personagem unica agora são apenas campeões qualquer, ai eu te pergunto Riot, se for para matar o campeão então por que faz rework? Se continuar assim tenho medo de oque vai acontecer com a kayle e Morgana. TRISTE. Parece que faz o rework para fazer Skins e só isso.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ai vcs vão e lançam a Spear of Shojin e espera que o item vá ficar balançeado em campeões como Master Yi... até parece que não esperam ou não testam o que pode acontecer... qualquer campeão com um cooldown de ult não alto, que dê auto atks como principal fonte de dano e suas habilidades sejam utéis em combate torna o item quase quebrado... reduzir em 20% faz com que dê um full reset em TODAS as habilidades para esses campeões... no caso do Yi até 2 full reset...
Ainda, falam da situação ai em cima, mas a Riven por exemplo se encaixa em quase tudo:
Defesas de reação poderosas (escudos grandes, ficar invulnerável, ficar inalvejável) - o E dela dá escudo a cada 4s...
Períodos muito curtos de indisponibilidade (Tempos de Recarga curtos, habilidades que você pode guardar para jogadas reativas sem perder efetividade, munição)
Muitas habilidades com tempo de conjuração baixo ou inexistente
Controle de rota ou limpeza de rota muito forte
Ferramentas de mobilidade que não possuem restrições de conjuração ou alvo
Habilidades de atravessar paredes
Velocidades de avanço muito rápidas

Isso porque um fato que não mencionaram é custo baixo das habilidades, ou no caso da Riven 0!

As vezes eu juro que queria ver ou até fazer parte da equipe de balanceamento só para ver como é feito ou ao menos tentar ajudar... tem algumas mudanças no patch notes que na hora que lemos sabemos o que vai virar...
Highlighted

Infelizmente o lolzinho está evoluindo de forma muito negativa. O Client novo nem compara com a qualidade do legado, as atualizações constantes que alteram o jogo o tempo todo que impede nossa evolução em determinado padrão de jogo, os "nerfs" em mecânicas criadas para tornar o campeão e a experiência única, a ignorância da riot em relação aos jogadores comuns por causa do favoritismo aos jogos profissionais. Isso na minha sincera opinião está acabando com o jogo que a tempos atrás era de longe o melhor.
Highlighted


@wescley157rx  escreveu:

A irelia em si estava muito esquecida e ficou muito melhor agora porém o Nunu e Willump , e a Akali deveriam ter seus reworks zerados pois nao estavam tao esquecidos assim porem ainda depois do rework nao entraram no cenario Profissional entao Voltar o rework do mesmo jeito que fizeram com Leblanc e Rengar seria uma Ótima idéia


Reverter o Rework do Nunu? Não fala bosta não amigo.

''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Highlighted
Arauto
Arauto

fraqueza em q sentido? pq tem champs q seria mais facil buffar outros inimigos e nerfar itens do q nerfar o champ em si, poois corre o risco de matar

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

kkkkkkkkkkkkkkkkkk não creio que tem gente pedindo o silence do kassadin de volta noo jogo, daqui a pouco vão querer o silence da lb de volta tbm.
Highlighted

Katarina, Poppy, Caitlyn, Vel'koz, Xerath, Neeko, Nunu, Malzahar, Jhin, FIiddle, Janna, Lucian, MF, Pantheon, Quinn, Shen.
Todos esses tem ultimate canalizada, e você consegue interromper antes ou durante o uso.
Highlighted

RIP Shaco
Highlighted


@lowl1fe  escreveu:
Aumentar o tempo de recarga, diminuir o dano, diminuir a vida, a armadura, MR, etc tudo bem, mas, tirar uma coisa unica do personagem ai eu acho injusto. Por exemplo, tirar a furtividade da Akali e tirar o desarme e a passiva da Irelia, tirar o silêncio do Kassa, foi uma grande sacanagem pois tiraram aquilo que fazia a personagem unica agora são apenas campeões qualquer, ai eu te pergunto Riot, se for para matar o campeão então por que faz rework? Se continuar assim tenho medo de oque vai acontecer com a kayle e Morgana. TRISTE. Parece que faz o rework para fazer Skins e só isso.

Esse rework do aatrox é N O J E N T O. olha o que o campeão virou ! fizeram o rework só para fazer skillzinha para pular de um lado para o outro e absurdamente dificil de balancear(ou é broken ou minion). tem outros rework ai não preciso citar nomes.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Pô velho, mais uma mudança em cima da Irelia, ta ficando osso, quer mudar o game beleza, muda os outros campeões para poderem conseguir também bater de frente e a skill ser cada vez mais importante pro jogador. Agora ficar focando em diversos champs, como Akali por exemplo, acaba por muito matando o campeão.
Highlighted
Tropa
Tropa

Quando que vocês vão dar uma atenção a Ashe?! Para o cenário competitivo eu acho que o kit dela serve, mas pra um game pra nós mortais, Ashe acaba virando um peso morto. Quando ela está Even não impacta (raras exceções de uma ultimate longa) e quando ta atras ai ela mostra o seu verdadeiro pontencial (kakakakak). Amo o campeão, porém com monstros como Lucian, Ezreal (esse que ja passou da hora de ser nerfado, não faz sentido buildar duas gotas, coisa que só ele no game faz, alem de buildar tank e dar dano, mas enfim), Kai'sa no meta, qual o espaço da Rainha de Freljord?!