Ola galera, sou o Teles e queria compartilhar com voces algumas dicas sobre um dos meus campeoes favoritos, o Ekko! Na season passada terminei mestre e com 76% de winrate com ele se tornando um dos meus campeoes favoritos pra subir de elo e me divertir!
O Ekko tem um estilo de jogo bem diferenciado, acredito que ele seja um dos campeoes que mais te permite ser agressivo e ser premiado por isso.
Motivos pra voce jogar de Ekko:
#Clear wave, embora seja um champion meele ele tem uma clear wave muito boa!
#Muito forte em splitar em side lanes
#Campeao que te premia por ser agressivo
#Curva de aprendizada tranquila
#Alto potencial de outplay
#Voce vira o senninha quando ativa a passiva
Entao vamos pras habilidades!(copia e cola)
Passiva:habilidades87:
Os feitiços de dano e ataques de Ekko acumulam cargas de Ressonância em seus inimigos. Todo terceiro ataque contra o mesmo alvo ativa a passiva de Ekko, causando bônus de dano e lentidão aos seus inimigos. Caso ative sua passiva em um Campeão inimigo, Ekko também recebe um forte bônus de velocidade de movimento.
(Q)
Ekko arremessa um dispositivo na direção alvo, causando dano em todos os inimigos no trajeto. Quando chega na distância máxima ou atinge um Campeão inimigo, o dispositivo expande, criando um campo que causa lentidão a todos os inimigos e unidades neutras. Depois de um momento, o dispositivo se contrai e volta a Ekko, causando dano extra a todos inimigos no trajeto.
(W)
Passiva: Os ataques básicos de Ekko causam dano bônus a alvos com pouca vida.
Ativa: Ekko abre uma fenda temporal, criando uma cópia sua de realidade alternativa que arremessa um dispositivo na localização alvo. Depois de um intervalo, o dispositivo expande em uma grande zona de lentidão. Caso Ekko entre na esfera, ela detona, concedendo a ele um escudo e atordoando todos inimigos dentro dela.
(E)
Ekko avança uma distância fixa na direção da área alvo. Uma vez que sua investida inicial termine, o alcance de Ekko é aumentado significantemente para seu próximo ataque básico e surge em seu alvo para causar dano e efeitos ao contato e feitiços.
(R)
Ekko volta o tempo, tornando-se brevemente inalvejável e invulnerável antes de reaparecer onde estava segundos atrás. Quando reaparece, Ekko recupera uma porção da vida que perdeu durante aqueles segundos enquanto causa toneladas de dano a todos inimigos próximos.
Ok acabamos o copia e cola vamos pras dicas!
1 Passiva - Sua passiva e muito importante meu parceiro, sempre utilize ela combinando com suas habilidades, ativar ela durante uma troca e esssencial e voce tem que sempre estar de olho nisso, voce ativando ela, da mais dano no inimigo, da lentidao nele e sai correndo que nem o senninha, entao e fundamental utilizar a mesma.
2 (Q) - Seu Q e a skill que voce normalmente maximiza, ela e seu waveclear, seu poke, seu dano e sua principal maneira de stackar sua passiva no inimigo! Se acertar ida e volta, o seu alvo vai estar com 2 stacks da passiva! Sempre se reposicione pra acertar a volta do seu Q nos inimigos, seja utilizando seu E, andando e em jogadas mais ousadas utilizando o
3 (W) - Seu principal CC e sua melhor forma de parar o coracao dos inimigos! O melhor jeito de usar o W e sempre fora de visao! Entao abuse de pinks ao redor do MID, principalmente nos matinhos do MID, utilize o W por la e surpreenda seu inimigo! o W e uma skill dificil de se acertar e necessita bastante pratica pra utilizar com maestria, mas tem o potencial de mudar uma fight e faz voce ganhar praticamente qualquer troca na Lane Phase! O W tambem te da um escudo maravilhoso, use em situacoes de necessidade!
4(E) - Seu Gap Closer! Abuse do seu CD extremamente baixo, seus inimigos nao esperam que seu E volte tao rapidamente, abuse disso nas trocas! Tambem use pra se reposicionar e chegar mais rapido no W. Seu E tem muitas utilidades, pode ser gap closer, passar paredes, desviar de habilidades, use com criatividade! No rio voce pode usar o e na direcao do Arongueijo e ganhar uma distancia a mais!
5(R) - Que ult deliciosa o Ekko tem, mil e uma utilidades, esta em uma situacao dificil? R! A partir do lvl 6 o Ekko deixa uma "sombra" exatamente por onde ele passou 4 segundos atras! Entao voce pode utilizar pra sair de uma situacao arriscada, ou como forma de dar dano em alguem! Serio sua ult da MUITO dano! Aprenda a ver a localizacao da sombra e pegar seu tempo, da pra fazer muitas plays maneiras. Sem falar que a ult do Ekko ainda te cura de acordo com o dano que voce recebeu durante os ultimos segundos!
Truques:
Pra comecar uma troca contra um inimigo sempre comece utilizando o seu Q e seu E
logo em seguida, isso deixa MUITO mais facil acertar o seu Q e aplicar sua passiva!
Sua sombra na Ult esta onde voce estava a 4 segundos! Abuse disso, aperte R depois de "aparentemente" sair da luta e surpreenda seus inimigos
W:habilidades90: + Zhonya Utilize o W em cima de voce e depois o Zhonya, e pronto! Vai stunar todos os inimigos ao seu redor, geralmente as pessoas nao esperam isso.
E :habilidades87:+ W:habilidades90: durante a animacao do E se voce utilizar o W rapidamente voce consegue "esconder" a animacao do W, sendo assim mais facil de acertar o seu Stun!
O poder de contar ate 4! SEMPRE olhe a posicao da sua sombra, ela sempre vai estar onde voce estava a 4 segundos!
W:habilidades97: + 4 segundos + R esse pra mim e a coisa mais gostosa de se fazer de Ekko, imagine 4 inimigos te perseguindo, voce joga o seu W em cima de voce e continua correndo que nem um louco! Conta mentalmente ate 4 e aperta R! Voce vai tacar uma bomba atomica nos seus inimigos alem de stunar eles! Serio confia quando digo que e MUITO dano e MUITO prazeroso fazer isso, embora muito dificil de se realizar esse combo no jogo!
Vamos falar de MATCHUPS agora!
Ekko e um campeao que acaba sofrendo um pouco antes do 6 pra maioria dos champs, mas isso nao quer dizer que voce esta indefeso, voce pode sempre combar quando o inimigo dar a chance, sempre utilizando sua passiva Geralmente antes do 6 principalmente contra matchups de ataque a distancia eu jogo farmando com o Q e ficando safe, tentando evitar o poke. Voce pode tambem comecar a lane puxando com seu Q pra ajudar seu jungle na luta pelo arongueijo no early game, varia de jogo pra jogo!
Matchups maneiros: Praticamente qualquer mago, depois do 6 e principalmente depois do voce pode abusar da maioria deles, com seus 2 dashs pra desviar de suas habilidades + sua lentidao e velocidade com a passiva, o Ekko pode fazer cirandinha com a maioria dos magos imoveis do jogo.
AVISO IMPORTANTE: Voce precisa utilizar o kit do ekko pra desviar das habilidades, senao a maioria dos magos vao te comer.
Matchups nao maneiros 😞 : Geralmente sofro contra Leblanc devido a seu Early ser MUITO forte, minha dica e so aguentar porrada ate o 6 e farmar o maximo possivel, rushar uma ajuda bastante! Depois do 6 voce ja pode comecar a trocar com ela, mas ainda com moderacao ate ter o
e a mercurial.
Ryze outro matchup chato, extremamente dificil de matar ele, muito escudo e formas de te parar, essencial trocar apenas quando acertar o W. Muitos matchups contra assassinos vao exigir conhecimento previos do mesmo, alem de rushar alguns itens defensivos, normalmente lanes assim sao 50/50 vai depender de quem der outplay no adversario.
BUILDS:
Sempre comeco com a ela ajuda demais sobreviver a Lane Phase e com o Sustain no decorrer do jogo. Voce pode comecar com o
e
se achar que a Lane Phase vai ser mais tranquila.
Comecando com a pocao corrupta na sua volta a base sempre compre o SEMPRE!
CORE ITENS: e
Pra mim sao os itens essenciais assim dizendo, gosto bastante de rushar os 2 no comeco, tendo os 2 itens voce vira um monstro! Mas sempre a primeiro! O hex aumenta muito sua mobilidade alem de te dar bonus em seus ataques basicos e a perdicao de Linch so complementa isso transformando seus All wins em ataques massivos :P.
OUTRAS OPCOES/RESTO DA BUILD
Acredito que somente a perdicao e o hex sao realmente essencias no Ekko, o resto voce vai buildando conforme o jogo e seus oponentes.
Se estiver muito dificil depois do as vezes buildar um Zhonya
pode ser muito produtivo, voce vai sacrificar um pouco seu dano, mas vai ganhar muita duralibidade.
BOTAS
A que mais uso, quer dar um dano massivo vai pra ela.
Esta jogando contra um Mid AD tipo um Zed? Ou contra um time full AD? Se sentir que o jogo vai ser duro a Tabi ninja ajuda demais! Nao tenha medo de rushar ela em alguns matchups
A mercurial se torna extremamente necessaria contra times que podem te lockar com controle de grupo facilmente! Ela e muito boa no Ekko e contra matchups pesados no mid como a Leblanc ou um Ryze( sair do w dele)
FEITICOS DE INVOCADOR!
Totalmente essencial!
Traz muito potencial de kill pro Ekko, o que mais uso
Se voce acha que vai sofrer bastante na Lane Phase, que vai splitar muito e precisa botar muita pressao no mapa o Teleport e a melhor opcao!
RUNAS:
Eu gosto muitas vezes de pegar Velocidade de ataque no Ekko, usar a arvore feiticaria como segunda tambem e muita valida em alguns matchups.
ORDEM DE SKILL:
Essa dificilmente voce vai mudar.
DICAS GERAIS:
Um jogo ideal para o Ekko seria uma lane phase ate o 6 tranquila, somente ajudando seu jungle quando precisar e a partir do lvl 6 jogar de maneira mais agressivas, procurando trocar com o mid laner adversario ou gankar as outras lanes, lembre-se que voce tem um potencial de dive absurdo, abuse disso! Recolhendo vantagens pelo mapa, comece a ficar nas side lane, puxando as waves e pegando xp sem parar, juntando com seu time em situacoes oportunas.
Algo simples mas importante e sempre utilizar a pocao corrupta antes ou durante a troca!
Seja bem agressivo jogando com o Ekko, aprenda as mecanicas dele e use sempre abusando da passive dele, voce tem bastante sustain com a pocao corrupta + a runa que aumenta seu efeito.
Seu potencial de split push e imenso! Abuse da sua vantagem no jogo e sempre va pra side lanes pegar Xp e farm sem parar! Muitos poucos mids podem seguir seu Split te tornando assim um problema muito grande pro outro time.
O ekko se beneficia de lutas em equipe baguncadas, entao evite ser o primeiro a entrar(somente se acertar um bom w), deixe a fight acontecer um pouco e lance seu W no meio dela e entre com tudo na backline inimiga, voce pode causar estragos gigantescos!
Bom galera esse vou meu Guia humilde, foi o meu primeiro e pretendo ir melhorando com o tempo, qualquer duvida so mandar nos comentarios!
Na minha Stream tendo a jogar bastante de Ekko, colem la pra tirarem duvidas tambem, sobre o campeao e sobre o jogo!
Agradeco pela atencao!