cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Junglers..

Todo jogo de estratégia em tempo real (RTS) possui certas regras, seja um minion espião que vc utiliza para pegar visao da construção da base adversária, tropas primárias que vc manda para conter a edificação de alguma construção, campeões que vc invoca primeiro para fortalecer alguma tropa de late game, etc (poderia ficar um dia inteiro falando disso e das nuances de jogos como Starcraft 2, Warcraft 3, Civilization, mas, melhor não). 

Ok, e por que do  título desse texto e o que isso tem haver com junglers?? Exato..

Junglers não possuem muita relação com jogos de estratégia em tempo real, junglers seriam o equivalente às tropas que coletam informações ou que são enviadas primariamente para conter algum objetivo/pressão que esteja sendo construída na base do oponente. "Ei ! Mas os junglers coletam recursos pelo mapa também!!! Não viaja!" Talvez, mas são recursos neutros correto? Assim como os recursos de jogos de RTS, recursos neutros são sim valiosos mas não influenciam diretamente no que acontece na base de cada jogador, o próprio nome diz "objetivos neutros" então estão fadados a serem "pegos" pelo jogador mais esperto (que chegar lá primeiro/usar smite antes) ou pelo jogador/time que tiver mais domínio sobre o mapa (fog of war).

Ficou um pouco confuso o último parágrafo e, concluindo, a que ponto quero chegar? 

Seguinte, se você é jungler entenda VOCÊ É O JOGADOR COM POSSIBILIDADE DE EXERCER MAIOR IMPACTO NA PARTIDA (alma do dragão, Arauto, eliminar o jungler adversário e dominar o mapa com first blood e primeiro item da jungle fechado antes), mas...esse impacto não deriva de você, as circunstâncias do jogo, a situação do jogo, não é criada por você mas sim pelas lanes, as lanes de League of Legends correspondem aos objetivos primários e principais das bases de jogos de RTS sua responsabilidade não é apenas pelos objetivos neutros, mas também pelas lanes, claro, haverão lanes que vão feedar mas isso não impede que você tenha impacto em lanes boas, lanes importantes e que ajudam seu time a impor domínio sobre o mapa, o "fog of war"/névoa da guerra, pois, assim como em RTS's, sua função é dar suporte para as lanes e principalmente coletar INFORMAÇÃO.

Concluindo (eu sei, não concluí no último, =_='') por que 90% dos junglers desse jogo simplesmente preferem ignorar as lanes ? 

Existe toda uma dinâmica de wave managment, controle de waves, controle de visão, pressão/aliviar pressão, matchup, powerspykes dos campeões das rotas, etc; por que tudo isso passa despercebido por 80% dos junglers do servidor ?? Tipo assim Tyler1 fez uma brincadeira no começo do ano, que iria pegar Mestre jogando apenas jungle pra provar como era fácil a função, como é simples e, pasmém, ele conseguiu! Hahaha ele de fato conseguiu subir e chegar até esse tier jogando apenas jungle, ai você pode se perguntar/falar : " Ta mas ele teve times bons pelo caminho, certo?" Certo, e o que ele fez? Jogou em função deles, humildemente, a cada partida, procurou ser PRESTATIVO com as lanes independente se estava de Lee Sin Ultra Gank ou Olaf Ultra Farm, e o que ele fez, na minha opinião, foi bom mas não foi algo tão especial, fora do comum..foi o básico que cada jungler deveria no mínimo também saber fazer. A quantidade é absurdas, sãos Shacos mains, Lee sin's que dão overgank (não param de gankar até mesmo quando é inconveniente), overfarm ( master yi= preciso dizer mais alguma coisa?), não wardam, não trocam trinket, não colaboram com lanes que estão tomando pressão ("Pantheon vs Jax ? Problema teu, quem mandou pegar jax...") não colaboram com lanes que estão exercendo pressão ( Dive? Lvl 3/4 ? Pra quê ?? Não sei fazer isso não..).

Enfim, poderia citar outras situações de jogo e as influências que o jungle tem sobre elas, dinâmicas de lanes, matchups, etc (Ezreal por exemplo, late extremamente forte e punitivo porém extremamente fraco no early, com pouco follow up para ganks maaas.....jungler ganka e o critica por não ter acompanhando, normal, acontece). S

im, é isso, acredito que 80% ou mais dos junglers do servidor não entendem como funciona a dinâmica das lanes e isso faz com que as partidas percam competitividade, objetividade. Se leu até aqui, grato! 🙂

3 RESPOSTAS
Highlighted
Lenda
Lenda

Por isso pra min jungle é a lane mais difícil do jogo, é preciso ter um conhecimento de mapa, de match-up, da dinâmica das outras lanes para saber perfeitamente traçar seu plano de jogo, a rota de farm mais eficiente e poder gankar bem com maestria, e tudo isso ainda depende de pressão das rotas ou falta de pressão delas, então é complicado um jg q consiga consistentemente impactar da mesma forma todo jogo, o cara tem q ser muito bom mesmo.
Highlighted

Jungle 2020 é muito mais macro game, você tem que jogar em torno de ajudar as rotas, não só com gank, mais uma pá de coisas. Por isso eu dropei da selva, antes tinha espaço pra crescer farmando e ao mesmo tempo gankando, hj farm ta full nerfado, você é obrigado a gankar que nem louco e se der errado vc fica atrás demais e de todo jeito os solo laner vão colocar 2~3 leveis na sua frente. Jungle virou baba e um tipo de smiteman. Sem contar que por ser tão nerfado a selva, se tu tem 2 lane tomando pressão, os cara hj em dia tem malicia pra te invadir e ferrar ainda mais teu game. O melhor de tudo é o rio, você nem coloca os pés la pra pegar o arongueijo q é o único recurso(xp/gold) valioso da selva.
Os jg da minha soloq, nem se quer tem rota pra farmar, já perdi as contas de quantos jogos eu to de Ez em baixo da torre dps de tirar todas as spell adversaria com 2 cara low life na minha frente, e o jg reseta e volta top side pra farma 1~2 campos. Sem contar que eles 2020 ainda acha q top é a lane pra camp. Não sabem as match up da jg ai mete a cara no rio e dps pede pinico pros lane. Não sabe a hr de fazer um drag, não sabem quando ganka/por onde gankar.
Pra mim podia excluir a jg do game, pq não ta fazendo diferença, alis faz muita, quando o outro jg faz o minimo e o teu é um cone.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Highlighted

"mais uma pá de coisas" - objetivos neutros?dragao/arauto/etc ? Não vejo dificuldade nisso, é até bem simple"s..
"Jungle virou baba e um tipo de smiteman" - acho que jg sempre foi assim na real, vc sempre precisou jogar em torno de "boas lanes"
"Sem contar que por ser tão nerfado a selva, se tu tem 2 lane tomando pressão, os cara hj em dia tem malicia pra te invadir e ferrar ainda mais teu game" - verdade, mas invade seria como uma mecânica da role, por exemplo, mid lane, se você ganhar a troca logo no lvl 1 pode se dar ao luxo de freezar a lane e anular farm do adversário, mesma coisa invades, se você entende a matchup e que o oponente tem um lvl 1 2 3 melhores que o seus, vc pode evitar que o invade aconteça ( mudar a rotação por exemplo)

"Os jg da minha soloq, nem se quer tem rota pra farmar, já perdi as contas de quantos jogos eu to de Ez em baixo da torre dps de tirar todas as spell adversaria com 2 cara low life na minha frente, e o jg reseta e volta top side pra farma 1~2 campos. Sem contar que eles 2020 ainda acha q top é a lane pra camp. Não sabem as match up da jg ai mete a cara no rio e dps pede pinico pros lane. Não sabe a hr de fazer um drag, não sabem quando ganka/por onde gankar." - 80% dos junglers desse jogo jogam na jungle por achar mais fácil ( tomam pau nas lanes e não conseguem jogar em outra função).

Podia excluir a jg do game ! seria mais divertido.