cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Hawkard
Aronguejo
Aronguejo

League of Legends, um jogo sendo destruído pelo Competitivo.

Venho percebendo há tempos que campeões e itens são buffados e nerfados por causa da droga do competitivo.

Na minha opinião o competitivo estraga o jogo de várias formas.

 

1 - Nerfando campeões aleatórios, que já estavam fracos nos jogos por causa do competitivo, foi assim com Ryze e com Sejuani, campeões que são frequentemente pickados no competitivo são nerfados, e assim se tornando campeões obsoletos no jogo. Tanto Ryze e Sejuani requer uma certa habilidade para serem jogados corretamente, e ainda assim, são nerfados exatamente onde dói, redução de danos nas habilidades principais, aumento de tempo de recarga nas habilidades defensivas, e remoção de efeitos/mecânicas que deixavam o campeão com uma estratégia diferenciada e única, assim como Ryze tinha o combo ulti+zhonyas.

 

2 - Itens sendo removidos: Itens importantes para o jogo e que estavam relativamente numa posição saudável (balanceado) sendo removidos do jogo, foi assim com a Faca do Rastreador (smite da ward) que foi removido por "garantir visão demais", Campeões como Lee Sin, Jax, e muitos outros dependentes deste item para fazer uma boa performance foram atingidos bem na ferida.

 

Veja: "A Faca do Rastreador é um item praticamente obrigatório no cenário profissional, pois dá às equipes profissionais visão suficiente para evitar grande parte dos perigos do início do jogo. Tentar equilibrá-la provavelmente a eliminaria da maioria das partidas, então por enquanto nós vamos simplesmente removê-la. "

 

3 - Mecânicas sendo nerfadas também: Só leia isso:

 

"Os pinstouros que acessam o rio (principalmente na rota superior) colocam muita pressão para os Campeões das rotas não só vencerem a rota, mas também controlarem o pinstouro inicial para evitar emboscadas. Essa mecânica de jogo é legal, mas o fato de ela aparecer logo no início do jogo é um pouco demais."

 

Basicamente, nerfaram o pinstouro também por causa do competitivo, porque se você for parar pra ver, a maioria dos jogadores da solo queue utilizavam o pinstouro só pra se mover rapidamente pelo mapa, principalmente os junglers quando queriam farmar, ocasionalmente era utilizado para ganks, somente os jogadores do competitivo sabem como utilizar realmente bem o pinstouro, então o nerfaram por isso.

 

Na minha opinião, algo deve ser feito quanto a isso, eu realmente não gosto da idéia de um campeão que eu gosto de jogar sofra porque um jogador aleatório do competitivo jogou com ele duas ou três vezes e acabou esmagando um time inteiro, isso pra mim já ta enjoativo, tá saturado esse negócio de nerfar todo santo campeão porque algum maluco destruiu uma equipe com ele.

102 RESPOSTAS
pessoaninja
Tropa
Tropa

a tempos tambem venho percebendo, tudo que e nerfado ou sai do jogo e por conta do competitivo veja o que aconteceu com a flamula de combate coisa que so nos niveis mais baixo do soloQ pessual usa foi nerfavo, por que pessoal começou a usar por conta do barao, entre outras coisas, todo nerfe em campeões e itens e por conta do competitivo, dai a soloQ paga o pato.

joaovitim
Aronguejo
Aronguejo

O competitivo é uma flex full try hard pow
Quando os jogadores de um time estao jogando muito a serio, o jogo fica parecido com o competitivo pois é exatamente isso que ele é.
Lá todo mundo sabe usar ate 100% do campeão. Diferente disso, na SoloQ, existe muita gente que nao sabe jogar com os campeões, pessoal que nao sabe abusar do inimigo, gente que nao warda e nao ve o mapa.
É chato quando nerfam algo pois no competitivo ta forte? Sim, mas se voce parar pra pensar, isso é justo já que significa que estao nerfando o campeão pra quem sabe se coordenar com o time ou quem sabe usar muito bem o boneco.
Os champs que nao estao aparecendo no competitivo é que nao sao balanceados, ou seja, se um champ nao aparece no competitivo, significa que os nerfs e buffs dele podem nao ser precisos, ou seja, ele pode estar muito fraco ou mega forte.
Quando a riot entao nerfa ou buffa alguem pro competitivo, ela esta mudando o champ pra o potencial maximo dele e, voce, como jogador, é punido caso nao consiga usar o maximo possivel dele.

Níobe
Arauto
Arauto

Migo, League é um jogo dinâmico, cada hora um personagem vai se sobressair.
Não adianta ficar bravo pq os que você gosta foram nerfados, logo mais volta.

Essas mudanças deixam o jogo mais interessante, pra que as pessoas sempre tenham o que aprender, pensar em novas estratégias. O saudosismo não ajuda em muita coisa aqui.
E querendo ou não, o competitivo é o pessoal utilizando o máximo do que o LoL tem que oferecer, e a riot tenta fazer um jogo divertido pra todo mundo, inclusive pra quem está competindo. Afinal é a capa do joguinho o competitivo.

@Shun Li se tá falando da Cait, acho que você não deve tá jogando com ela não.
Ela ainda tá bem boa. Eles nerfaram ela pesado, mas acabaram por reverter alguns deles. Ela tá bem agora.
XsBr
Aronguejo
Aronguejo

Bom, não acho que o que trás visibilidade ao jogo seja apenas o cenário competitivo, aliás eu fui conhecer o jogo através de amigos que me indicaram e não por stream ou um jogo competitivo.

 

Se vocês pararem para pensar digamos que existam sei la.. uns 1000 pro players no mundo todo, e baseado em dados o LoL tem milhões de jogadores simultâneos. Ou seja é uma parcela quase que nula do geral do jogo.

 

Outrossim, os PRO PLAYERS ganham contas com todas skin / champs / e elo que quiserem ( tem pro player que antes de virar pro player e ganhar um elojob da riot era platina ). Ou seja eles não gastam dinheiro em skin ou champ ou coisa do tipo. Eles ja tem tudo na mão, quem realmente investe no jogo somos nós jogadores de SoloQ.

 

Por exemplo a flamula de comando.. Cara eu assisti um jogo do cblol dominho que os caras simplesmente protegiam o MINION formaram um barreira pra deixar ele bater a vontade da torre e o outro time ficou olhando pq se entrassem iriam iniciar uma TF que provavelmente perderiam.

 

Qual a lógica disso? esse META competitivo de flamula de comando? META de proteger minion? Qual a graça disso? 

é entediante ver qualquer jogo competitivo sempre os mesmos picks sempre as mesmas rotações sempre a mesma coisa. 

competitivo serve para expor o que esta forte, e novas jogas, quem assiste para aprender tende a dar uma melhorada no seu jogo pouco a pouco, buff e nerf e para aparecerem outros campeão no competitivo e na soloq, todo campeão tem uma fraqueza, mas quando um campeão aparece d+ no competitivo quer dizer q ele não esta tão balanceado ! as ward mesmo na soloq era difícil ver alguem que não fize-se, no máximo fazia o azul para dar lentidão ! e os pinstouros foi pq jg q tava do lado azul tinha uma rota certa, red, lobos, blue, dps pinstouros, e gank top, do lado vermelho era mais difícil fazer isso !!
Super NannnY
Tropa
Tropa

cara a riot quer trazer o competitvo pra soloq, mais  n ve que esta  estragando cada dia  mais o  jogo, esta  transformando o jogo cada dia mais em equipe isso em soloq  e um desastre principalmente em low  elo, em soloq  tudo e  desordenado todo mundo vem notando isso dia  a pos dia, o meta  atua  e cada  dia  mais escravo pra vc ganhar mais jogos vc e obrigado a  jogar com champion escravo do time meta  desse jogo esta um **cogumelo do teemo**, e muito frustrante jogar  lol nesse meta eu por exemplo hj ja  quase  estou parando de jogar  isso pois  sou obrigado  a jogar com champion que  ajuda  o time pra eu ganhar..

se eu pego um champion que eu me divirto jogando e que sei  jogar stompo a lane  levo  vantagem pra ostras lanes msm assim acabo perdendo  varius  jogos  pos  o time inimigo joga  no meta  com comp escrava  e  acaba sendo muito efetiva isso acaba com soloq, pois  jogar um  game  aonde  eu não me divirto nada não e  o meu foco sendo que  alguns  tempos  atraz dava muito bem pra  carregar jogos  com champions  que eu me divertia  muito  jogando, riot  so liga pro competitivo e não ve  que soloq  e discordenado e tudo uma bagunça.... isso deixou o  jogo um **cogumelo do teemo**..

@XsBr Pois eu acho esse tipo de possibilidade interessante, outros meios de se vencer o jogo.
chato e entediante era toda partida você ver os mesmos campeões.
Nesse Cblol eu já vi muito mais picks diferentes do que nos anos passados, espero continuar vendo diversidades de modo de jogar, é muito mais divertido.

Estratégia não é só mecânica com os champions, é saber quando lutar, ou não lutar, é montar um time baseado nisso, usar o que o jogo dispõe a seu favor.
Se for pra ser massacre apenas, melhor ir jogar CS, abigos.

ss
paiN Sexyspell
Aronguejo
Aronguejo

Concordo em alguns pontos porem a pior coisa no lol é a comunidade, longe de atribuir a falha do lol ao competitivo, a comunidade é bem pior.

Essa flâmula de comando está tirando a graça das TF completamente. Os player ficam mais preocupados em defender seu minino q usar suas habilidades para finalizar a partida. Ficou um **cogumelo do teemo**.
Noittra
Aronguejo
Aronguejo

Saudações!

Sinceramente falando, você consegue superar nerfs? Sabe, eu acho que você nem mesmo se dá conta de que Ryze é um (senão o) mago mais poderoso de League atualmente. Ele é extremamente forte, incluindo no early game, deixando champs completamente vulneráveis contra ele na lane phase. 

Eu achei as mudanças fantásticas!

League tem mudado, e isso é muito bom. Jogar sem diferenciações enjoa, e o jogo tem mudado para manter  seus jogadores e tem feito isso bem, ao passo que tem chamado a atenção de cada vez mais novos.

O competitivo é maravilhoso, e quem joga só com champ de competitivo no LoL deve ter problemas de cabeça sérissimos, porque com as novas runas, qualquer champ tem potencial de crescimento, incluindo os Assassinos, que tendiam a perder impacto no late game antigamente...

Atenciosamente,
Alod.

Arigael
Tropa
Tropa

O "competitivo" traz dinheiro para a Riot/Tencent (google). É isso que importa para eles, não o balanceamento do jogo ou a felicidade geral da playerbase.

Um jogador insatisfeito sai e logo aparecem dois para substituí-lo. E, claro, tal jogador insatisfeito sempre acaba voltando.

e-Sports e imbecilidades similares acabaram com os jogos multiplayer no geral.

Li todos seus comentários, e tenho que agradecer pelo ótimo feedback que foi fornecido ao post.

 

Pessoal o que eu quero dizer é que o jogo está se resumindo para o competitvo, campeões, itens, mecânicas, tudo está sendo nerfado por causa do competitivo. Qualquer nerf que cai no competitivo, cai com duas vezes mais peso na solo queue.

 

Eu realmente não gosto dessas curvas que o LoL tá tomando, parece que o jogo está virando uma profissão ao invés de um jogo.

 

Eu gostava muito da Sejuani antiga, era um campeão relativamente simples, mas com suas forças. Tomou seu rework e ficou ''extremamente forte'' e foi abusada pra caramba no competitivo, agora ela não é nem a sombra do que campeão que já foi.

 

Ryze requer muita habilidade pra se jogar bem, então tem que se recompensador o jogador saber explorar suas forças e esconder suas fraquezas. O combo ulti zhonyas era algo único de Ryze, que foi removido por causa do competitivo. Isso que fizeram é a mesma coisa que remover a capacidade da Tristana por uma bomba na torre, ou da Janna por um escudo na torre, são coisas únicas dos campeões que o machucariam muito se fosse removido.

 

Pessoal, entendam. O que está forte no competitivo, está forte para eles, está forte para cumprir com os objetivos deles, não percebem? Por que o item Faca do Rastreador foi removido afinal? Por que garantia visão demais no COMPETITIVO. Muitos campeões na solo queue buildavam a Faca do Rastreador para poder utilizar do pulo na ward, e as vezes para garantir visão.

 

É claro que o que o Alod falou faz sentido, mas nerfar um campeão significa derrubar uma fundação de um castelo, destruir jogadores aspirantes a se tornarem bons mains, bons utilizadores do campeão.

 

É claro que pro jogo ficar mais diversicado é bom ter esses nerfs e buffs, pra colocar campeões fortes e outros fracos, pra que sempre tenha um objetivo novo, algo diferenciado.

 

Agora o meta é proteger o minion canhão pra ele levar a torre pra você, decepcionante.

 

A Riot Games está esquecendo quem a pôs lá em cima, está esquecendo do jogador que sempre deu suporte a empresa? Seja comprando skins, seja jogando, seja fazendo sugestões para o jogo, ela está esquecendo quem a pôs no alto? O jogo sendo moldado por meros 1% ou menos dos jogadores? Isso pra mim é ultrajante de várias formas, parece que se todos nós fossemos expulsos do jogo não faria falta, já que tem os majestosos, os DEUSES, os ÍDOLOS, os CAMPEÕES GREGOS ABENÇOADOS POR ATHENA, pra jogar no competitivo e dar dinheiro pra empresa.

Dorgão
Aronguejo
Aronguejo

só concordo com o ryze a azir

o resto é xoro e discordo
Qitana Khan
Tropa
Tropa

Riot liga mais pra quem joga em competitivo/rusha elo até cansar, do que as pessoas que jogam casualmente. Concordo com tudo o que disse. 

o competitivo só gera dinheiro por causa dos player normal, se não ninguém ia patrocinar !! se sair nerfando e dando buff aleatoriamente não a jogo !

O competitivo não destrói completamente o meta ou o jogo. O que o competitivo faz é expor o que está forte demais -- Várias organizações tem times que só fazem pesquisar e estudar o que está OP ou não, pra ser abusado. Mas isso é extremamente relativo, porque SoloQ e competitivo são dois ambientes completamente diferentes.

Primeiro de tudo, o meta competitivo influencia MUITO a SoloQ, mas não é e nunca será o meta da SoloQ. Com o tanto de possibilidades de campeões, de itens, de runas, estratégias e etc. os jogadores ficam perdidos e acabam escolhendo o que os profissionais escolhem nas partidas oficias e repetindo suas estratégias, mas isso não significa nem um pouco que essas sejam as melhores escolhas pra soloQ -- Algumas estratégias são sim fortes e abusáveis, como foi o turíbulo e o atual canhão com buff duplo (que já sofreu hotfix).

Mas a SoloQ é tão menos coordenada que tudo pode dar certo. Literalmente, qualquer coisa. Tem infinitos casos de gente que pega mestre, desafiante em várias regiões spammando um campeão que ninguém da nada por ele. Tem Garens, Urgots,
Kennens, Lucian mids, Graves junglers, e vários outros que chegaram no topo.

Então, justamente por conta do que falei primeiro, do competitivo expor algumas coisas que estão muito forte, ele acaba forçando a Riot a mudar as coisas. Mas a SoloQ sempre vai ter um meta próprio escondido que você só vai descobrir se jogar e fazer suas próprias pesquisas.

Fora isso, a Riot sempre vai estar buffando nerfando campeões e itens só pra manter o jogo "quente". O que é extremamente importante pra qualquer jogo do mesmo estilo. E eles sempre vão levar em consideração a SoloQ, e bem mais que o competitivo, mesmo que não pareça. Vários e vários outros jogos também passam por esses processos.

Em relação aos campôes:

Ryze foi citado. Ryze é um campeão com skill-cap altíssima. Ele estava com 43% de Winrate na mão de jogadores casuais e 59% nas mãos dos melhores (segundo lolalytics.com). Se você acerta tudo, dá os combos certinhos, usa a ult de forma inteligente, você ganha bem mais. Só que são poucos jogadores que conseguem executá-lo impecavelmente. Então fica num empasse: Buffar o campeão pra que os jogadores menos habilidosos consigam ter êxito, ou nerfar porque está muito forte em boas mãos?

Outro campeão assim é o Shen. Ele é muito bom pra competitivo por conta da sua presença de mapa, assim como consegue ser extremamente forte nas mãos de quem sabe o que fazer e quando fazer. Ou seja, outro empasse.

Teemo.GG!

Mesmo assim o competitivo limita demais o jogo, forçando os jogadores perdidos a fazer a mesma coisa que é feita no competitivo, só que tem um porém, o que está forte no competitivo é o campeão / item que favorece o que eles prezam mais, como visão e presença de mapa. A solo queue não preza isso. A solo queue preza que os jogadores saibam se cuidar sozinho ao custo de uma coordenação mais perfeita, agindo como um time, como se fosse 5 cabeças num corpo só, como é o competitivo.

 

Então a Riot se vê nerfando coisas pro competitivo, destruindo coisas que eram utilizadas de outra forma na solo queue, por exemplo o Lee Sin utilizava a Faca do Rastreador para poder aderir ao pulo da ward, era raramente utilizada somente para visão.

 

Não percebe que a Riot está cometendo erros? Ela buffou o efeito do barão, para que catapultas causassem mais dano a torres, isso com a flâmula do comando tornou-se um absurdo em siege, derrubando torres como se fossem uma pilha de cartas e isso forçou a Riot a dar um hotfix imediato, e mesmo assim não resolveu tudo.

 

O competitivo LIMITA o League of Legends, jogadores se enganam, só porque está muito forte no competitivo deve ficar forte na solo queue também, isso indiretamente limita o jogo, forçando os jogadores a abandonarem a criatividade, e somente utilizar o que os professionais utilizam.

 

Muitos jogos multiplayer acabaram por causa do competitivo, uma hora esse assunto vai se tornar explosivo na comunidade de LoL, e a Riot vai se ver num beco sem saída novamente.

 

Algo tem que ser feito imediatamente, pelo menos é a minha opinião e a de mais de 15 jogadores que postaram aqui.

 

Lucro maior é da venda de ingressos mesmo... Tanto que a LCS NA tem público fixo.
Lucro de patrocínio deve ser menos que com chroma.