cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Mimicista
Lenda
Lenda

Lucian MID: O pick mais estúpido e injusto desse jogo.

Oi.

Antes que brotem os mono Lucian vindo me chamar de lek chorão por ler o título do tópico: esse tópico não tem a intuição de chorar o campeão ou dizer que o boneco não pode ser midlaner.

Só vim aqui apontar algumas coisas.

Primeiro, a básica hipocrisia por parte da Riot. Lembra quando Soraka TOP ficou com a winrate alta?

LeBalanced_1-1610992119054.png

LeBalanced_2-1610992195004.png

(Fonte: +eSports)

Legal, a Soraka TOP ficou forte e tomou nerf. Eu entendo, tava >bem difícil< de ganhar dela no topo, não era impossível, mas ela era chata.

Lucian não está na sua lane primária quando joga na midlane. Não adianta contestar, ele não foi criado para ser midlaner. Essa modinha sem noção começou majoritariamente início do ano passado (2020). Embora o winrate dele não esteja tão alto quanto o da Soraka TOP, ele é uma questão muito mais problemática. 

LeBalanced_3-1610992678648.png

(Fonte: LeagueOfGraphs)

Estamos, agora, analisando todos elos na SoloQ. O boneco é simplesmente sem noção, a pressão dele no mid é absurda e se tu sabe jogar o mínimo com o personagem, tu não perde a lane nunca. O personagem, claro, não é uma Annie da vida. Rola um esforço pra ti conseguir aprender tudo dele. Mas não é nada surreal (nem se compara a uma Riven ou Azir da vida). 

No momento em que meu leitor lê essa parte do tópico, ele deve estar pensando mas se o personagem é difícil de jogar, certamente é compensatório sua extrema pressão e facilidade em carregar um jogo. Na verdade, a maioria dos midlaners são difíceis de jogar, mais que o Lucian, e não tem toda a pressão e controle que ele tem sobre um jogo. Justamente pelo fato dele ser um atirador, ele fica forte facilmente para compensar os níveis em que ele fica atrás no jogo, por conta da duo lane. Mas quando colocado em uma solo lane (MID e TOP), a força não vira mais compensação e sim vantagem sobre todos os outros campeões. "Pra perder a lane de Lucian MID rola um esforço" -- Kami

Falando do competitivo, certamente nos vem a cabeça o Mundial, onde os melhores times disputam por um campeão.

LeBalanced_4-1611006434965.png

(Fonte: Game of Legends eSports [gol.gg])

Já notamos que os próprios proplayers reconhecem a força dele, já que foi o campeão mais banido do mundial de 2020. E não, ele não foi banido majoritariamente por jogadores da botlane, sua lane primária, sua problematização é focada justamente na midlane.

LeBalanced_6-1611006670229.png

(TRADUÇÃO: Lucian foi o campeão mais banido do principal evento do Mundial de 2020, com uma taxa de banimento de 78,9%Fonte: DOT eSports)

Eu sei que ainda fica confuso explicar que o auge do campeão é na midlane (onde NÃO É sua lane primária), então, voltando aos dados do Mundial, percebe-se que sua winrate é disproporcional entre a midlane e a botlane, até mesmo com diferença de K/D/A e CSM, segue:

LeBalanced_7-1611006898296.png

(Fonte: IDEM. gol.gg)

É bastante claro que Lucian na midlane (em solo lane em geral) é outro nível de quebrado. Embora não queira tornar esse tópico muito pessoal, afirmo que, como midlaner, é bem frustrante jogar contra um Lucian MID. É necessário jogar muito bem pra não tomar tanta pressão dele, enquanto ele não precisa jogar muito além do básico.

Depois de apresentar esses dados, vamos, mais uma vez, voltar a questão da "hipocrisia" por parte da Riot para finalizar o tópico.

Soraka TOP ficou forte e foi nerfada, já que a Riot afirou "não ser sua lane primária", o mesmo aconteceu com a Sona.

LeBalanced_8-1611007171246.png

(Fonte: Globo Esporte: eSport TV)

Elas precisaram tomar hotfix após os nerfs no TOP para não ficarem inviáveis no BOT, sua lane primária. 

Voltando mais ainda no tempo, voltamos a época do Zilean TOP, que também estava forte (e é bem comparável ao Lucian MID, já que colocava muita pressão e ficava forte inevitávelmente) e foi necessário um hotfix, ou seja, um nerf emergencial (sem precisar esperar por uma próxima patch) no campeão e no item em que usava.

LeBalanced_9-1611007410646.png

(Fonte: +eSports)

Esta estratégia era única do Zilean TOP. [Nota do autor: antes que brote alguém dizendo que Zilean TOP era imoral, sim, eu concordo e mereceu o nerf que tomou.]

Assim como o Zilean TOP, Lucian MID é comparavelmente imoral, coloca uma pressão anti-jogo e neutraliza qualquer diversão que alguém pode ter na lane. É praticamente impossível ganhar a lane de um Lucian MID.

Passando a voz pra alguém que joga muito bem LoL: Kami

"[...] Lucian é bem difícil de jogar. É porque Lucian - to falando jogar bem, não de um Lucian mediano que dá dois hits e mata, não é isso, isso não é ser um bom Lucian - o Lucian que eu to falando é o maluco que pega Lucian MID e stompa o early game, não deixa o cara clicar no início. Pega pressão com o jungler e acaba com o jogo solo, MID e JG. Isso é um Lucian bom, é difícil, bem difícil, você não pode errar, se você pega Lucian MID e faz uma troca ruim acabou o jogo. [...]" -- Fonte (minuto 1:44 do vídeo): Eu não imaginava que MORGANA + LUX na BOTLANE seria tão opressor | Kami 

Um pouco do outro lado da moeda: não é preciso fazer muito para ter pressão e ganhar a lane, mas precisa de muito para acabar com um jogo em uma solo lane.

Lembrando também que o Kami fala em relação aos elos altos e competitivo, esquecendo a maioria dos jogadores que estão abaixo do Mestre.

-- // --

Nerfaram Soraka, Sona e Zilean TOP de uma forma que inviabilizou esses picks no topo, a Riot se pronunciou dizendo que esses picks não são saudáveis pro jogo por não estarem em sua lane primária e essencial. Mas e o Lucian MID? É igualmente roubado. Igualmente não está na sua lane primária e essencial, e vemos as consequências desse pick extremamente forte no MID até mesmo nos jogos competitivos.

Estou aberto a opiniões.

13 RESPOSTAS

Os suportes são inviabilizados na lane porque isso causa fúria no público de campeão otaco. É isso, em todo o mundo os usuários de dash, de conqueror e de habilidades que tiram o personagem do mapa entram em fúria quando algo que não vá de acordo com seu gosto brilhe um pouco e, para isso, cito o nerf do Shen, que antes podia dar b, comprar itens de sup, ultar e voltar pra sua build normal. Sim, foi um nerf e não a correção de um bug porque o diabo do toplaner inimigo consegue pingar que o Shen voltou pra base e qualquer outra lane pode muito bem saber que não é boa ideia continuar o ataque ou, caso tenham vantagem, que seja uma boa ideia e se preparar pra abater o Shen. A mecânica do Shen foi nerfada justamente porque os Yasuos e outros personagens fortemente counterados por hard engage estavam chorando porque estavam sendo punidos por forçarem a barra e, por exemplo, ficar 5 minutos avançado do lado da torre inimiga tentando acertar o Q.
E olha que o Shen estava "na sua lane", enfim, meu ponto é que o Lucian se encaixa na categoria de "personagem extremamente otaco", tanto que vão trazer o pai dele pro jogo e tão transfomando-o no protagonista da narrativa de 2021. Ele tem dash, usa duas pistolas cringe, tem skin do Jonah Hex, tem waifu, vai ter rival, tem tudo pro bom marketing que o otaco adora.
Qual seria a atitude correta? Tira a movespeed desse trouxa, sério, ele já tem skill de dash por que raios é tão ligeiro quando ulta feito um bot? Ou aquela estrela ninja de luz que ele dispara (cringe), por que tem uma área tão grande? A ideia não é o atirador se ferrar quando se expõe feito otário? Essa estrela parece um bom caso pra punir o Lucian, vamo tirar a movespeed dele?

LightL96
Arauto
Arauto

Eu estive pensando nisso estes dias.

Eu sou meio suspeito para falar sobre um boneco ser forte ou não, já que eu não sou a pessoa mais ''antenada'' do mundo e que entende algo para falar de balanceamento de fato. Sempre que perco a lane contra algum campeão que não seja realmente um counter, eu acredito que só joguei mal. Mas realmente, algumas coisas que você disse que concordo.

Inevitavelmente, Lucian mid é um pick forte contra muitas coisas no mid. Já é pré-destinado que assim que esse Lucian pegar level 3 (até 2 dependendo da pessoa), ele vai me tirar metade da vida em 02 segundos e eu só tenho que aceitar.

Outros campeões são assim, tomando como exemplo o Talon e Zed, ambos são campeões com level 2 e 3 respectivamente, muito fortes, e que você é praticamente obrigado a recuar, caso contrário, você já perde muito do espaço na lane, ou até morre.

Porém, diferente desses dois casos, o Lucian é ranged, e possui cooldowns consideravelmente baixos. Em pouco tempo depois do primeiro all-in, ele já te dá outro e ele só te dá duas opções: ou você fica na lane embaixo da sua torre sem farmar e pegar xp para não morrer, ou você morre, já que nenhum campeão tem como se healar por si só tão cedo e tão rápido, só se tiver com o Tônico de Distorção do Tempo e Poção Corrupta para voltar full life e pronto para tomar mais metade da vida.

Existem questões como ganks, porém, não acho que um Lucian no mínimo mediano vai tomar um gank, considerando que ele tem a dash dele e o flash.

Eu não acho que vá tomar nerfs já que ele não tomou até agora, e se tomou, não impactou em nada. O jeito é fazer o que dá. Em alguns casos, eu consigo matar esse Lucian depois de um tempo, mas nem sempre é possível, considerando que ele só tem um dano muito gigante, e dependendo da vantagem que ele tiver, isso envolvendo outros fatores como ele ter pego outras kills em roamings, ou até você ter jogado mal, é certo que ele vai explodir qualquer um sem chance de counterplay.

@Amigo Estranho  escreveu:

É isso, em todo o mundo os usuários de dash, de conqueror e de habilidades que tiram o personagem do mapa 

Google: Você quis dizer pessoas que acham que se o campeão tem dash ele automaticamente é difícil?

Zakion l Tio Gon
Aronguejo
Aronguejo

Campeão bem fraco na real, Não escala, baixo Range, extremamente squish e vulnerável a ganks por se tratar de um Adc.
Nem da pra comparar com a nojeira que era Soraka Top ou o Zilean que não farmava, era a galera se aproveitando de ''BUGS'' do jogo, entre aspas enormes obviamente.
Se engana quem pensa que Lucian Mid nasceu agora, já é usado Mid desde seu lançamento, se fosse td isso é ctz que ja tinha sido nerfado/removido.

Outro ponto que impossibilita qqr Nerf no Lucian é o fato dele ser um dos piores adcs na Bot Lane, hj ele tem 48% de Winrate, ele amargou como o Adc com a menor Winrate por muiiitooos patchs a pouco tempo atrás, e hj em dia é invíavel e só é pickado qnd é o q ''sobra''.

Segundo o CHAMPION.GG fonte anciã e super confiável, o Lucian Mid tem 45% de WinRate no Platina+, no quesito Soloq é um pick RUIM.

Ele é pickado as vezes no competitivo pois lá sim é possível coordenar junto com o JG  a pressão inicial que o Lucian tem no ínicio da partida, em SOLOQ isso n existe.

Resumindooooo, isso é chorume seu.

ADC ShowMaker
Dragão
Dragão

Olha,ao meu ver todas as solo lanes são decididas em matchups e counters,a pessoa deve pickar um champ sabendo o seu pico de poder e o do inimigo,o Lucian é um adc de early game então é claro que ele vai pressionar a lane,mas ele continua sendo um ADC,ou seja,é apagado facilmente por assassinos como Zed,Talon,Leblanc(que também é ranged),Fizz;ele pode até pressionar nos primeiros níveis mas não tenho dúvidas que ele vai aguentar um combo dessds que eu citei,até Malphite AP vai counterar ele pq vai Tankar e explodi-lo.
É assim que eu penso,tudo se resume a matchups,agora não adianta o player ver que o MID inimigo é um Lucian e mesmo assim pickar um Kassadin,ele não vai conseguir clicar.
No competitivo o Lucian é prioridade não por ser "roubado",mas por ser uma boa resposta aos control mages do meta competitivo pois ele impõe pressão e assim ajuda o jg a garantir os objetivos,mas ao decorrer do jogo o Lucian só faz algo incrível se ele snowballar muito pq outros ADCs e control mages escalam melhor do que ele.
Também tem outro fator que favorece a presença do Lucian no competitivo:A ausência de assassinos,como eu já falei antes,um Lucian dificilmente vai aguentar um Zed ou Talon e a ausência de campeões assim propiciam com que o Lucian MID seja viável,tal que na soloQ ele tem apenas 47,5% de winrate(segundo o OP.GG).

Pra nerfar um campeão porque é considerado abusivo em outra role é necessário cautela pq existe o risco dele ficar inviável na sua role de origem,no caso do Lucian ser nerfado provavelmente ele fica inviável no bot já que ele nem está essas coisas como ADC.

Agora campeão que eu considero ridículo de forte é o Pantheon,o boneco é completamente **bleep** em qualquer role que for jogado.

Bons pontos, sem falar que o Lucian é pickado em competitivo principalmente por flexibilidade no Draft, joga 3 lanes, isso agrega demais a qqr Draft, deixa a comp imprevisível e "baita" bans e picks.

Bom meme, o dash não faz o campeão difícil, faz o campeão idiota e me obriga a gastar uma spell pra matar enquanto os bonzinhos do dash não são obrigados a nada seja contra bruiser, seja contra cc. Houve um tempo que eles até buildavam bandana ou bota de MR pra ter alguma tenacidade mas hoje nem importa porque ele sabe que se eu não tiver ambos meu flash e ignite prontos eu não sou uma ameaça. Aí você pode argumentar, com razão, pra eu guardar meus feitiços pra lidar especificamente com ele e eu concordo, só que, novamente, a contrapartida não existe. Em muitos jogos eu escalo rapidamente com um bruiser ou um campeão de cc e mesmo assim é uma porcaria pra dar pickoff numa irelia ou um yasuo afundado, corre, inclusive, o risco de o idiota de dash conseguir amarrar a luta e o time dele ajudar e isso é, sem sombra de dúvidas, idiota, mas é a otaquisse do grosso da comunidade, paciência.

É difícil eu concordar com esse tipo de crítica, mas dessa vez eu me vejo obrigado.

Algumas considerações que eu posso fazer:

1. O champ é triple flex - Pode jogar adc, mid e top. O problema disso é que é difícil de counterar, já que você pode ser baitado a tentar counterá-lo achando que será mid e ele ser adc com um Braun, por exemplo. 

2. O kit dele para rotas solo é muito completo - Boneco tem dano, pressão de rota e mobilidade. Ainda que não tenha um bom scale, é um adc, sendo SIM uma força extra e impactente pro late game.

Em resumo: eu também acho Lucian mid bem broken.

@Amigo Estranho  escreveu:
Bom meme, o dash não faz o campeão difícil, faz o campeão idiota e me obriga a gastar uma spell pra matar enquanto os bonzinhos do dash não são obrigados a nada seja contra bruiser, seja contra cc. Houve um tempo que eles até buildavam bandana ou bota de MR pra ter alguma tenacidade mas hoje nem importa porque ele sabe que se eu não tiver ambos meu flash e ignite prontos eu não sou uma ameaça. Aí você pode argumentar, com razão, pra eu guardar meus feitiços pra lidar especificamente com ele e eu concordo, só que, novamente, a contrapartida não existe. Em muitos jogos eu escalo rapidamente com um bruiser ou um campeão de cc e mesmo assim é uma porcaria pra dar pickoff numa irelia ou um yasuo afundado, corre, inclusive, o risco de o idiota de dash conseguir amarrar a luta e o time dele ajudar e isso é, sem sombra de dúvidas, idiota, mas é a otaquisse do grosso da comunidade, paciência.

Agora tô com muita vontade de farpar um certo campeão que o povo diz ser difícil por causa de UM DASH... (Não, não é o Lucian)

@iMiraZuke que campeão? To curioso agora HAHAHA

Jad3d
Tropa
Tropa

Acho que qualquer adc com dash é op mid. Toda vez que eu pego um é full câncer de lidar.

Yuuya
Arauto
Arauto

São bons pontos, mas que não justifica nerfar ainda mais ele, ainda mais com uma taxa de vitória tão baixa para um campeão um tanto fácil de jogar.

Mas fácil ele ficar como mid lane mesmo, receber ajustes e ser mais esquecido como ADC por causa do seu kit, é como a Seraphine, idealmente feita para o mid mas é mais viavél como suporte, o Karthus que era mid e ficou mais viável jungle por um bom tempo, Swain que era mid e agora é sup.

O Lucian só seria removido do mid se fosse tóxico para o jogo, como os campeões que citou. Ele tem fraquezas que podem ser abusadas.

@Juca mono Taric  escreveu:

@iMiraZuke que campeão? To curioso agora HAHAHA

Acho que vou deixar pra sua imaginação. Não tô nem um pouco afim de ser cancelado.