cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Mini-Rework do Garen - Como as novas mudanças serão saudáveis para o campeão!

Imagem relacionada

Eai galera, Gemada aqui!

Estava com saudades de fazer mais posts pro forúm, então decidi aproveitar a deixa das mudanças do Garen e comentar um pouco sobre elas usando minha opinião como jogador Veterano de Garen (uns 4 anos jogando com esse lindo já S2) e o video do Riste como outra base de argumentação.

Riste, para que não sabe, é um jogador Challenger de Garen no NA. Ele foi contatado pela própia Riot para ajudar um pouco com as mudanças, e o mesmo fez um video comentando sobre as mudanças.

Vou deixar a seguir o útimo video que ele fez em relação ao assunt para darem uma checada antes, se estiverem interessados! A visão dele como Challenger sobre o champion é bem interessante de se ver, e me iluminou sobre diversas coisas desse rework!

Farei essa ánalise indo por partes, skill por skill, e comentando um pouco sobre a situação atual do champ, e como as mudanças podem afeta-lo nisso. Então, sim, vai vir texto... MUITO TEXTO. Então se não estiverem afim de tirar uns 10 minutos pra ler isso, vou me despedindo por aqui. Quanto aqueles interessados em saber mais e conversar sobre, bora lá!

Bom, dando uma geral, atualmente Garen não está lá nas melhores das situações.

Palavras do própio Riste e experiência minha: Garen não tem UM match-up totalmente vantajoso na Top Lane no momento.

Stompar lane e ganhar trocas vai depender muito de você cair contra alguem que é inexperiente com o champ que usa, ou um auto-fill da vida. A maioria das lanes se resume em você se virar farmando safe na sua torre, e mantendo distancia do seu adversário, pensando muito bem antes de trocar dano com o adversário. 

Em um meta onde todo o TopLane poderoso tem capacidade de usar Conquistador e ganhar vantagens absurdas nas trocas com Life-steal e dano verdadeiro, Garen além de não poder utilizar conquistador no seu Kit, ele é MUITO prejudicado quando precisa lidar contra esse talento. Um exemplo pessoal disso, era Jax, que costumava ser o match-up MAIS FACIL meu na top e nunca havia perdido contra. Com a vinda do Conquistador, tankar alguem que aplica Dano Fisico, Magico e Verdadeiro ao mesmo tempo se provou ser um verdadeiro inferno. Toplaners no geral abusam desse talento, e Garen não consegue se manter na competição muito bem contra isso.

Essas mudanças tem como objetivo mordenizar um pouco ele, abrindo novas possibildiades de build e trazendo sua curva mais para um lane-bully novamente.

Bom, vamos agora para as skills em especifico, e o que vão mudar e como afetarão ele:

Perseverance

• Perseverance (Passive) 
    • [Removed] No longer doubles below (25/50%) health
    • Cooldown changed from 9/4 to 6 at all ranks
    • Changed from  [non-epic monsters don't break passive at level 11] to [non-epic monsters never break it]
    • Heal amount changed from [2%/8%] to [2.5/2.75/3/3.25/3.5/3.75/4.5/5.25/6/6.75/7.5/8.25/9/9.25/9.5/9.75/10/10.25%] 

Perseverança é a ferramenta que lhe ajuda a sobreviver nessa era de perigo e caos que é a Toplane no momento. A sua passiva era suposto ajuda-lo a ser um lane bully, onde ele poderia realizar trocas com seus oponentes, recuar, dar out-sustain jogando um tanto safe, e poder realizar novas trocas com vantagem de HP. Mas isso não acontece tanto assim.

Sua passiva possui um Cooldown demorado no early, com um efeito bastante lackluster. Obviamente, não é inútil de forma alguma, mas raramente se nota o brilho dela. Muitos toplaners possuem skils ou range para poder pokea-lo e manter sua passiva fora de circulação, fazendo com que Garen tenha que jogar o dobro de vezes mais safe para usar ela, perdendo ainda mais farm e as vezes até XP. Seu efeito secundario de dobrar a cura aos 25% de vida praticamente nunca é notado, pois raramente você fica com quantias de vida tão baixas na lane e continua lá, pedindo para tomar um dive de um Renekton/Riven/Fiora da vida.

Isso tudo para chegar ao nível 11 e FINALMENTE ter sua passiva relevante. A diferença de poder dela pré-11 e pós-11 é absurda. Mas no ponto que você consegue isso, sua lane-phase praticamente está acabando, isso se já não acabou. 

Com a mudança a vir nela, ela vai se tornar MUITO melhor em um geral, escalando conforme você nivela, em vez de esperar 11 níveis pra vir um spike grotesco. Isso somado ao CD reduzido, vão dar condições melhores para Garen perseverar contra match-ups complicados (Trocadalho que não podia faltar :v ). Isso vai ajudar ele a ter um early-game melhor onde, mesmo sem stompar trocas, ele pode dar out-sustain nos oponentes e manter uma certa pressão na lane.

E obviamente, monstros da JG não cancelam ela mais. Boa sorte ai, meus Garen Junglers de plantão!

Decisive Strike

• Decisive Strike (Q)
    • Q works much more like a regular attack reset, including scaling with attack speed.

Uma pequena mudança, mas vale a pena comentar um pouco. Basicamente, o Q do Garen vai escalar com Atack Speed. Isso significa que conforme buildar Atack Speed, sua animação será mais rapida. Quem joga de Garen, deve entender como é você estar durante a animação do Q, e ter seu oponente fleshando quando está preseter a ser silenciado, e perder um abate por coisa de 0.15 segundos. A animação sempre foi um tanto demorada e atrapalhou muito as vezes. Isso vai dar um pequeno aumento de poder no Garen em certas situações. Mais sutíl, mas existe.

Courage

• Courage (W) 
    • Resists per stack lowered from .33 to .25
    • Resists cap lowered from 50 to 30
    • Minion kills to max stacks increased from 150 to 160

Nerfs, mas merecidos. Como estudante de Game Design e entusiasta de balanceamento, eu entendo muito bom que nem sempre todo buff vem de graça. 

Garen atualmente é um dos colossos mais resistentes naturalmente do jogo devido ao Cap de 50 stacks de Armor e MR na passiva do W. Mas qualé pessoal, Riste comentou isso e eu reforço: Vale a pena chorar por 20 de MR e Armor em troca de todas as mudanças?

Acha mesmo que 20 de MR ou Armor lategame vai te salvar de uma Kai'sa, Kog'Maw, Vayne, Fiora... ? Um jogo onde dano baseado no HP e Dano verdadeiro são tão comuns hoje em dia?

Perder 20 de resistencias em troca de tamanahs mudanças é simplesmente muito worth.

Sinceramente: 

Resultado de imagem para i see this as an absolute win

Nada a mais para comentar. São nerfs de compensação, mas justos.

Judgment

• Judgment (E)
    • Tick changed from [5+1 per 3 levels (max 10)] to [8+1 per 20% attack speed]
    • Base damage changed from 14/18/22/26/30 to 9/15/21/27/33
    • AD ratio changed from .36/.37/.38/.39/.4 to .26/.295/.33/.365/.40
    • Hits needed to shred armor increased from 4 to 6
    • [Removed] No longer deals 33% bonus damage if hitting only one enemy
    • [New] now deals 25% bonus damage to nearest enemy

Ok, vamos pra uma das partes mais divertidas da coisa toda, as mudanças do E.

Está forte e MUITO melhor para o Garen.

Começando pela frequencia de giros, que passamos de 5 para 8 no early game. Frequencias a mais significa mais instancias de dano em menos periodos de tempo, uma das vantagens disso é poder farmar debaixo da torre (quem nunca perdeu farm por que o E era TÃO lento que nunca dava o tick de dano a tempo antes da torre matar o minion?) e também stackar coisas como Cutelo Negro.

Ainda sobre a frequencia, agora em vez de depender do nível para escalar, temos um escalamento de AS para Garen.

Isso finalmente abre a possibilidade de Garen fazer diversos outros itens dos quais ele não se beneficiaria antigamente. Como a própia Riot disse, se decidirem fazer um item novo de colosso que usa de AS como status, Garen seria ignorado nessas situações, mas agora ele pode tirar proveito disso.

Fora que também temos o fator de que Trinity-Force é um item muito usado no Garen atualmente, e seu steroid de AtackSpeed vai se tornar ainda mais relevante, visto qeu vai dar 1 giro a mais para ele garantido!

Garen no level maximo vai ter status de AS o suficiente para fazer ele ter 10 giros sem depender de itens de AS, ou seja, qualquer item de AS que pegar vai garantir que tenha de 11 giros para cima, o que aumenta MUITO seu potencial de dano.

"Poxa, mas nerfaram o dano! As mudanças não eram pra ajudar ele com o early game?"

Nerfaram? Certeza? Vamos fazer uns calculos rapidos aqui:

Resultado de imagem para big brain time

Pegando leve, vamos fazer isso sem contar runas de AD. Você só tem o bom e velho 66 de AD base do Garen no early game. Vamos comparar o dano lvl 1.

Com o E antigo seria:

66x 0.36 + 14, e em seguida, multiplicado pelo número de Giros: 5

Isso da um total de 188 de dano.

Com o E novo seria:

66. 0.26 + 9, e em seguida, multiplicado pelo número de Giros: 8

Isso da um total de 209 de dano.

Opa, gostou de saber disso né?

E se acalme, que tem ainda mais!

Lembra da mecanica de isolamento? Aquela que apliava seu dano em 33% se pegava em somente UM alvo? Ela mudou. Agora temos 25% de dano a mais contra o alvo mais próximo.

Novamente reforço, se atentem aos efeitos, e não aos números.

Como antigamente dependia de acertar um alvo isolado, isso significava que se você estiver trocando com um champ, e seu E acertar ele e UM minion, seu dano não vai mais ser amplificado.

É senso comum na top, trazer as trocas para perto de seus minions para maximizar o dano. Isso significa que qualquer um com um cérebro vai trocar dentro da própria wave contra você. Isso resulta no fato de que esse 33% de dano bônus raramente vai ser aplicado, a não ser que force seu oponente para fora da Wave. 

Com o novo efeito, ele vai dar dano amplificado no alvo mais próximo. Isso significa que mesmo dentro da wave, contranto que você consiga colar no seu alvo (lembrando que você ignora colisão de unidades enquanto gira, permitindo você literalmente entrar no seu alvo), você SEMPRE vai estar dando 25% a mais de dano. 

Lembra do calculo de dano? Agora coloca mais 25% de dano no E novo e você vai ter 261 de dano, comparado aos 188 do antigo. Ainda acha que o dano foi nerfado?

Dano digno de um lane-bully, maior abrangencia de builds, e menos dependencia do seu nível para escalar. 

Como você vem me dizer que o E ficou mais fraco?

Demacian Justice

• [Removed] the Villainy passive
  • Changed from [deals magic damage] to [always deals True Damage]
  • Damage changed from [175/350/525 (+28.6/33.3/40% of missing HP)] to [150/300/450 (+20/25/30% of missing HP)]

Vamos para a cereja em cima do bolo, a Justiça Demaciana.

Vamos começar pela melhor parte: Remoção da Mecânica de Vilão.

Por quê isso seria algo bom? Por que a mecânica de vilão é uma mecânica aleatória, que limita seu potencial de dano máximo à somente um alvo do qual você não pode escolher (provavelmente o supp inimigo :v )  e também  limita power budget que poderia ser utilizado em outras partes do Kitmais consistentes e satisfatórias.

É uma mecânica que mais atrapalha do que ajuda no geral, pois faz com que Garen só esteja na sua "forma final" se estiver batendo no vilão, onde ele vai dar o maior dano possivel com seu Kit. Isso torna as coisas frustrantes, pois você nem sempre pode ou QUER focar o vilão.

Sim, ela tem seus momentos satisfatórios, como quando o jungler innocente vem ganakr você com metade da vida, e não espera que você delete ele com um simpes Q+R, mas esses momentos não compensam o resto da frustração que é a mecanica.

"Não seria melhor só permitir o Garen escolher o vilão?" 

Imagem relacionada

Permitir Garen escolher o vilão, vai simplesmente trazer uma vantagem absurda e desbalanceada para ele. O poder do Garen batendo no vilão é muito, mas MUITO maior do que em qualquer outro alvo. E você poder ficar escolhendo seu oponente de Lane como vilão seria ter uma lane garantida. Lembro de quando saiu o rework dos colossos, e matar o Garen tornava você o vilão. Você voltava pra lane com o seu oponente sendo o vilão, e simplesmente ganhava a próxima troca mesmo tendo morrido pra ele a 1 minuto atrás.

Enfim, vamos para a próxima mudança: Mudar dano magico para Verdadeiro e reduzir os valores de dano.

Isso é magnífico.

Um problema que sempre tive como Garen, é ser afetado pela itemização de meus inimigos que não era suposto me afetar. Se meu time era um time de alto dano mágico, o inimigo normalmente builda alguns itens que incluem MR para se defender, e esses alguns itens de MR são o suficente para quebrar minha ultimate.

Se meu Midlaner inimigo é um Zed quee stá contra uma Syndra, e builda uma Hexdrinker, pode esquecer tentar matar ele com sua ult, pois a Hexdrinker vai ANULAR completamente sua ult. Até mesmo uma bota mercuria é o suficiente para reduzir uma boa quantia de dano dela.

Isso acaba por muitas vezes fazer você perder abates de bobeira, pelo fato da sua ult ter dado um dano menor do que o de costume.

Sendo dano verdadeiro, isso não será mais um problema.

"Mas vale a pena a mudança de tipo de dano mesmo tendo o valor de dano da ult reduzido?"

Obviamente. Lembre que o dano de sua ultimate como dano magico sempre é menor do que no papel devido a resistencia base dos campeões. Em média, os valores basicos de MR reduzem sempre por volta de 20-25% de dano magico naturalmente. No final das contas, ela vai dar um dano semelhante mesmo após a mudança. A diferença mesmo é que esse dano será sempre consistente, e não irá variar de alvo para alvo baseado nas suas resistencias.

E esse é meu "artigo" sobre as novas mudanças do Garen que estão para vir!

Gostaria muito mesmo de conversar com a galera sobre elas, e principalmente com meus compatriotas jogadores de Garen. 

Você curtiram as mudanças? Mudaram um pouco sua visão com essa contextualização que eu dei? Existe algo que ainda não agrada vocês? Se sim o que?

Estou aberto para discussões, então mandem bala!

Tags (1)
13 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Muito Bom!! Parabens!!
e realmente um TOP+ Epico = TOPICO
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Belo tópico, peguei ouro 3 recentemente e até aqui eu bani diversas vezes o Garen. A lane que menos joguei foi top, é a que menos me interessa mas esses dias resolvi pegar o Garen e achei ele bem forte. Essas mudanças na qualidade de vida do campeão serão satisfatórias para quem já tinha ele como um pick principal e com certeza vai incomodar bastante.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Como main garen que não é exatamente main, eu acho as mudanças contraintuitivas.
fazer um Colosso, tank, lutador buildar atack speed, ou ser beneficiado por esse atributo descaracteriza o boneco.
Desde o princípio o Garen sempre foi um lutador de VIda e AD, não uma maquina de atack básico como Jax.

Acho bizarro a build dele virar onhit...
Highlighted

@Lula Moluscão 

Mas ele não vai virar uma maquina de Ataque Básico, sendo que a Atack Speed vai beneficiar principalmente o E dele, fazendo com que Gire mais vezes. Justamente por isso que Atack Speed vai ser viavel nele com essas mudanças. Ele não vai virar um Jax da vida, relaxa!

Até por quê o dano dele ainda é totalmente centrado no Q e no E, com os AA's servindo de extra enquanto as outras skills estão em Cooldown.

A propósito, a mecanica de On-Hit foi descartada. As mudanças que mencionei aqui, são a "ultima versão" até o momento, e como pode ver, não tem On-Hit no E mais.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@Gemada de TaricTópico bem interessante.

Mas o meu veredito seria. Mudanças ruins.

Tá mas, why ?    Depois de tanto pensar, percebo que, as mudanças do E aonde seria game chance é overrated, quantidade de giros ainda vai estar sendo 10 (20% ? tu pega na trinity e em algum outro momento do jogo bem mais a frente por upar de level, mas até lá 1 tick não vai ser nada de mais), o dano foi diminuido junto com o scale ad, oque mostra nerfs no early, por mais que ele tenha 8 giros no inicio, o dano ainda assim é menor, na realidade você raramente da um trade aonde o seu E vai ser completo, agora os 25% de dano bonus e sua mecânica é puro BS pra enganar, top laner inimigo vive rodeado de minions, aonde parte do dano bonus não ira ser nele, nisso causando menos dano.

Tá mas não seria buffs no mid game e late? É.. não sei como 3 de dano a mais vai ser algo game chance, mas ok.

Ai... mudanças do W, ter quem sabe um pouquinho mais de dano pra perder 20 de armor e mr, algo que ajudava no snowball e manter a itemização mais agressiva ? Vale a pena pra ter um pouco mais de dano, que so vai ter seu verdadeiro potencial quando for um x1 sem algo pra atrapalhar a aplicação dos 25% de bonus ?

Sua ult recebeu true damage, mas o dano que é ganho pela vida perdida diminuio, tudo pelo oque seria dano do E que estaria melhor.

Sinceramente, posso estar errado ? Sim eu posso, mas na teória pra mim é isso.

Highlighted

@FT CGM 

Então, não culpo você achar isso em uma primeira olhada, pq eu também considerei um nerf quando vi antes.

Comentando sobre o E, não sei se olhou os calculos, mas o dano subiu consideravelmente no earlygame.

O dano base e escala de AD foram diminuidos para compensar a adição de 3 giros a mais. E são esses 3 giros que tornam seu dano maior do que era antes.

Além disso, ele vai pegar 10 giros muito mais cedo no game caso faça um item que inclua AS como trinity. Pelo que eu Vi, uma adaga de AS (aquela de 300) já é o suficiente para aumentar 1 giro bem cedo no jogo. Pode não parecer tanto, mas ter 1 ou 2 giros a mais  é simplesmente você aumentar seu dano em 10 ou 20%, é uma diferença bem consideravel.

Eu não entendi o que você quis dizer quando comentou dos 25% bonus, acho que você não entendeu como funciona.

"Garen vai dar 25% de dano a mais no inimigo mais próximo ao invés de 33% quando só afeta 1 alvo."

Ele não vai mais "perder dano" trocando em waves, contanto que você consiga manter-se mais proxio do champ inimigo do que um minion. Isso é muito melhor do que a mecanica anterior que era simplesmente irrelevante na lane contra quem manja de trocar, que SEMPRE vai trocar no meio dos minions. Sacou? Agora você pode aplicar dano maior no alvo MESMO QUE ele decida trocar na wave dele, basta você ter coordenaqção o suficiente para ficar o mais colado possivel dele.

Sacou? o E foi BUFFADO no early, e a diferença de dano já é bem visivel só com um calculo de dano no nível 1, e dai pra frente ele ja da out-damage no Garen atual.

Novamente, peço que se atente aos efeitos, não só aos números. Sei que quando você olha que as escalas de dano diminuem, parece que é um nerf. Mas nesse caso aqui, menos é mais.

Falando sobre a ult, agora:

Se você pegar 500 de dano mágico, e 375 de dano verdadeiro, em um inimigo com MR base, qual está dando menos dano?

Nenhuma, praticamente. Pois a MR base é o suficiente para diminuir 1/4 do dano magico recebido.

Então você tem que perceber o seguinte: A ult agora INGORA defesa. Com os valores diminuidos, ela está dando um dano semelhante ao da ult que dava danio magico mas era reduzido pela MR base.

A diferença é que quando o time inimigo fizer MR pq seu time tem magos muito fortes, seu dano AINDA SERÁ constante, e não será mais reduzido ainda como é no Garen atual.

Logo, mais dano. Get it?

O E está muito melhor e satisfatorio de usar, comparado ao E SUPER LENTO de agora, a passiva está finalmente decente na lane, e minha ult tem dano consistente na aprtida toda em todos os alvos. Tudo em troca de 20 de MR e Armor, que mal mal faziam diferença pro passar do late-game.

Entende pq eu achei o rework muito bom? Se quiser uma explicação mais solida, da uma olhada na ánalise do Riste, que é o video que coloquei ali. Tenho certeza que ele vai esclarescer muita coisa!

Highlighted

Não ia sair no patch 9.19 ??? Ou babou ???
Highlighted

@OldPaladino 

Começou a ser testado por volta do 9.17, mas é previsto pra vir 9.20 mesmo.

E hoje chegou no PBE com novas mudanças (Mecanica de dano bonus do E mudou, W agora da Shield, etc...)

Vou estudar um pouco, e ver opinião de outros mains Garen sobre.

Highlighted

UPDATE:
Garen recebeu mudanças novas há uns 2 dias no PBE. Visitei o reddit de Garen mains e analisei as mudanças.
Eles inefelizmente avacalharam o rework com essas mudanças.

-Nerf nos primeiros niveis do game na passiva
Momento onde Garen mais necessita que ela o ajude a sobreviver, e agora possui valores mais baixos. Bom, ao menos o CD está reduzido ainda, então não é tão ruim.

-W: Mudança no efeito dos primeiros 0.75 segundos
Em vez de reduzir 60% de dano e ganhar 60% de tenacidade nesse periodo, Garen agora ganharia um Escudo com base em 12% do HP e teria tenacidade enquanto esse escudo estivesse de pé. Parece legal de primeira, até ver que o escudo dura somente os 0.75 segundos. Isso não vai fazzer ele tankar mais, salvo ser util em certas ocasiões (dano verdadeiro).  Se bem modificada , pode ser uma mudança interessante, mas NÃO VALE a pena como está agora.

-E: Nerfs 
Reduziram o tick inicial para 7, e mudaram as escalas. Os calculos mostram que no geral o dano foi reduzido, a ponto de ser praticamente o mesmo, senão MENOR do que o Garen atual.

Se o propósito do rework é ajudar ele a ter uma curva mais lane-bully, por quê nerfar sua principal fonte de dano? Garen já não tem tanto dano para contestar trocas no early-game, e diminuem mais ainda.
Fora que removeram a mecanica de 25% de dano extra no alvo mais próximo, para voltar com a de isolamento. Algo que ja comentei o quão ruim é, visto que a nova mudança traz mais skill-expression pra ele, e mais habilidade de posicionamento tanto para ele quanto ao seu oponente.

Enfim. PBE começou faz uns 2-3 dias. Então, ainda tem tempo que mudem isso. Duvido muito que essas mudanças ATUAIS passem, visto o feedback super negativo da comunidade sobre. O do PBE 9.19 estava ótimo.
Mas isso só mostra que estão testando mais possibilidades, o que é algo bom de se ver!
Duvido que as que estão agora cheguem ao LIVE, mas pode ocorrer mais mudanças ainda nesse PBE.

Qualquer coisa, atualizarei aqui!
Highlighted

@Gemada de TaricAndei pensando bastante e cheguei na conclusão que.

Realmente a mudança da ult é boa, mas a mudança do E ainda não me convence pelo fato do dano bonus ser menor, outra coisa também é, seria possivel passar dos 10 ticks do E so com trinity ? E quantas vezes ele poderia fazer a trinity  ? Já que Cutelo acaba muitas vezes sendo mais efeciente que a trinity.  São esses pontos que me incomodam, por mais que o E vai funcionar de maneira melhor no early, seria os 8 ou + já no early e mid o suficiente para causar mais dano ? Já que dano base e scale são menores que o atual.

Highlighted

Entendi ... Estão tentando outras coisas ... Mais sobreviver a Lane fase com ele tá realmente impossível
Highlighted

Antigamente eu não perdia Lane para Yasuo ... E Jax ... Agora com conquistador ... Tem que ficar recuado farmando o que dá
Highlighted

UPDATE 2:

O rework atualmente está indo em uma direção bacana.
Sou particularmente a favor da redução de poder late-game para early-game, pois é chato jogar de forma que 90% dos match-ups tenho que me isolar na torre para "sobreviver a lane".

A mudança do W, que lhe da escudo vai ser interessante. Lembrando que escudos se beneficiam de redução de dano, ou seja, Garen tem um escudo 30% mais resistente que os demais. Vai ser pior no late-game, mas vai ajudar bastante no early.

O E voltou com o dano no alvo mais proximo, o que é ABSURDAMENTE bom e melhora a skill expression. E agora ele aplicará Conquistador, o que vai ajudar muito contra match-ups contra tanks e juggernauts na top.

Pessoal do Reddit ta chorando forças, mas eu boto fé no rework. Acho que vai ser bem "refrescante" poder ter coisas novas para se fazer com Garen atualmente, e a direção do rework parece divertida de se jogar!

Isso é só um resumo, não vou entrar em detalhes sobre TUDO que mudou (a não ser que peçam para mim :v )