cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #10 - Soraka Matando Com Bondade

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana eu escolhi falar de uma campeã que ao mesmo tempo que é tão amada a ponto de ser estatísticamente o campeão mais honrado do jogo, também é tão odiada a ponto de fazer seus haters criarem essa obra de arte. Soraka tem como fantasia ser uma curandeira pacífica que quer ajudar todo mundo e no jogo vem traduzido como o suporte com maior potencial de sustento do jogo capaz de deixar seus aliados quase que imortais se bem posicionada em lutas prolongadas. Competitivamente ela tende a se encaixar em composições que abusam de sustento e poke para cercos e como pocket pick para lanes específicas aliada a atiradores de pressão, e recentemente tem sido uma revelação no MSI sendo usada como counterpick de Morgana com uma estratégia de maximizar o E.

Soraka já teve outra versão sua no jogo, porém essa Soraka antiga era tão problemática que eles decidiram dar uma atualização mecânica nela durante a Temporada 4 cujo os principais objetivos eram fazer com que Soraka participasse de forma mais ativa nos comabtes correndo riscos de ser abatida e tivesse uma mecânica com mais expressão de maestria ao invés de apenas spambot. Suas primeiras mudanças nessa nova versão, vieram pouco tempo depois disso com algumas mudanças direcionados no modo como ela interagia agressivamente na lane, já que eles acabaram indo um pouco longe demais quando tentaram aumentar a interação dela na rota e deixaram ela um pouco lane bully demais. Mas um tempo depois os jogadores entenderam que era possível anular uma fase de rotas de Soraka apenas se posicionando atrás do atirador e fornecendo cura só quando necessário, então alguns nerfs na regeneração de vida dela compensados com uns buffs na cura do seu Q vieram pra forçar Soraka a dar mais a cara caso quisesse recuperar vida.

Um marco decisivo no histórico da Soraka foi a Pré-Temporada 5 que não só nerfou as Feridas Dolorosas como também introduziu um novo sistema de talentos que beneficiava bastante os suportes encantadores, mais especificamente o talento Benção da Voz dos Ventos que sozinho teve o potencial pra tornar Soraka um campeão quase que imbalanceável. 10% de efetividade extra em curas e escudos pra um campeãocomo Soraka porque ela spamma habilidades de cura, então era basicamente como se ela ganhasse uma cura extra por luta, as resistências extra que ela podia conceder pros aliados também eram mais impactantes do que parece porque com sua ultimate ela pode conceder o bônus para todos os seus aliados, então era como se o time inteiro da Soraka estivesse muito resistente, e os nerfs nas Feridas Dolorosas vieram como a cereja do bolo removendo uma das principais medidas de counterplay contra Soraka. Nerfs pesados nos custos de mana e alcance vieram assim como a remoção da mecânica anti Feridas Dolorosas da sua ultiamte, mas isso não foi o suficiente pra para-la e Soraka continuou sendo um problema na temporada seguinte...

Durante o começo da Temporada 6 Soraka continuou sendo um grande problema, então a Riot reconheceu que esse estilo de jogo que na Temporada 4 não era problemático acabou não evoluindo tão bem e se tornou uma interação meio quebrada e merecia um pequeno rework. De forma geral seu Q se tornou uma ferramenta mais confiável para desengajar e inclusive virou sua principal ferramenta de auto-sustento adicionando mais poder de decisão na hora de maximizar suas habilidades enquanto sua cura em si foi nerfada, fazendo com que Soraka fosse um pouco mais fraca contra padrões de explosão de dano mas mais forte em lutas prolongadas. A princípio pareceu que foi o suficiente mas depois que os jogadores adaptaram as novas mecânicas, vieram mais alguns nerfs no seu desengage para que ela ainda pudesse preservar sua identidade estratégica de rainha da cura. Mas após a mudança no Ídolo Proibido que aumentou muito o seu desempenho geral no jogo, não teve mais como fugir e Soraka recebeu o nerf icônico que finalmente a colocou em um estado mais justo de lidar, um aumento drástico no tempo de recarga do seu W no começo do jogo. Na época era quase impossível de se lidar contra uma Soraka caso você não estivesse com um suporte de iniciação pesada que pudesse dar all-in nela sem chance de reação, e desde então Soraka não rendeu mais problemas tão fortes e aparentemente parece que se encontra em um estado balanceado no jogo.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham da Soraka, se gostam dela e porque, se acham que ela está forte ou fraca, se gostaram das aparições dela no competitivo, se preferem ela antes ou depois do rework da Temporada 4, se acham que o ódio que ela recebe é justificado, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu histórico, se gostaram das mudanças que ela recebeu na Temporada 6 e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

55 RESPOSTAS
Highlighted

A Soraka é uma otima suporte de peel, excelente para team fights e com muita cura, eu sempre gostei dela no suporte, apesar de eu fazer mid haha, mas ela é muito divertida
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Aff cara, para quê um NIR da Soraka quando deveríamso discutir sobre uma dezena de outros campeões realmente quebrados aí dando problema pra todo mundo?

A Rito nerfa e buffa campeões de acordo com a vontade dos rioters, só pode.  É só um Meddler da vida entrar no jogo, não conseguir solar o oponente por causa de uma Soraka que ele vai lá no escritório e faz o champ ser esquecido na próxima atualização.

Highlighted

TIpo assim era so focar a soraka...que dava certo...mas ok né..vida que segue
Highlighted

Soraka antiga e Ezreal no bot só sobrevivia contra eles pessoas com muita paciência
Highlighted

Eu só main soraka respeita kkk , alias ela ta muito forte realmente .
Highlighted
Tropa
Tropa

Quando ela faz bem o seu papel, é um caso de amor e ódio, é bem frustrante para o inimigo que dá aquele Flash para garantir a Kill e surge a cura milagrosa, mas para aliado você facilmente daria Honra por GG! Que depois do seu B, você só consegue pensar, “Graças a Deus tinha a Soraka”.

Em números, no Patch que estamos (8.10) ela está forte, mas não vejo que isso se reflita em popularidade, nas minhas filas anda bem sumida.  Pessoalmente, não gosto da gameplay da “nova” Soraka, me divertia mais com a antiga, mas entendo a atualização do campeão, afinal de contas, faz muito mais sentido com a proposta do Champion.

Quando estou jogando contra o que me faz ter esse “ódio” nem é pela Infusão Astral(W), mas o Equinócio(E). Frustrante querer fazer a Play e receber um belo silence, e seu foco sair vivo.

Mas a pergunta que não quer calar, se tem o Shen Cirurgião, cadê a Soraka Enfermeira?!?

Highlighted

A Soraka é ótima para farmar honra, kkkkk.
Highlighted
Barão
Barão

Olha lá o que vão falar da minha soraka, ela não é forte mas tambem não é tão fraca assim(ela é uma das mais bem balanceadas), ela é muito punivel, mas sabendo se possicionar, administar a cura e o Q ela pode regenerar sua vida e a do seu adc, fazer poke e silenciar na hora certa podendo salvar seu adc de ganks e de iniciações, soraka é fragil de mais, mas se possicionar e zigzasear ajuda ela a se manter em jogo, e com sua ult ela pode salvar qualquer um em qualquer parte do mapa mas para isso o usuario de saroka tem de ter visão do que está acontecendo sem se desatentar de onde está, no basico ela é facil mas tem muito potencial que apenas experiencia permite se fazer um bom uso dela, a diferença de uma soraka que so fica atraz curando e de uma que tem influencia global, iniciação e poke é a experiencia, soraka pode ser uma pedra no caminho de quem vai ser o oponente mas o tamanho dessa pedra depende da experiencia e da administração de recursos do usuario de soraka. 

Aqui um guia de Soraka feito por mim:

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Guia-de-Soraka-Para-qualquer-um-com-alguma...

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

Highlighted

Se nerfarem a Soraka a nação da banana vai acabar caindo, porque ela está sim bem balanceada.
Highlighted

fala sobre mundo que ta mtu roubado
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ah, o que posso dizer? Soraka é uma Deusa, sim, com 'D' maiúsculo. Posicionamento certo é o básico pra jogar com ela, eu mesma precisei perder muuuito com ela pra poder entender isso. Woman Wink

forum-lol.png

choconina.png
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Soraka é boa? Sim
Está forte? Definitivamente não.

Com os novos itens de AP que causam feridas dolorosas (eu to falando de vocês, Morello e Liandry) fica muito fácil para dar um counter na soraka. Ela é aquele champ "escravo", que se não for focada no 2x1 dá três alternativas:

1- O cara que tá com ela te mata e ela fica viva a curar ele;
2- Você mata ela e mata o cara que tá com ela;
3- Você mata ela e morre pro outro campeão;

E na maioria das vezes é a opção 2; Os nerfs na sua regeneração de vida e no valor de itens que pra ela são core não ajudam :v Acaba que suportes como Janna/Lulu/Braum/TK suprem de uma forma bem melhor e consistente o kit dela.

Highlighted
Tropa
Tropa

Soraka Diva ❤️
Highlighted
Tropa
Tropa

Negocio é nerf no BRAND
Highlighted

Não tive oportunidade de conhecer a antiga, mas acho muito legal jogar com a atual, já salvei muitas team fight jogando com ela, quase sempre tirava nota S, consegui melhorar muito minha visão de mapa ficando de olho nos outros aliados devido seu R global, recordo-me que já salvei um Volibear Top lutando contra um Trundle ultado, já salvei muitas vezes meu midlaner aliado da ult do Fizz, já facilitei vários dives com a ultimate dela, enfim, pra mim ainda é um bom pick o negócio é saber se posicionar bem pra não ser alvo fácil, depois de ver essas explosões de Sorakas ao som de William Tell Overtune kkkkkk ...andei pensando, talvez seria bacana criarem mais defesas pra ela, por exemplo quando ela acertasse seu desengaje o Q além do auto-sustento e move speed, o que acham de um shield temporário pra ela?

Highlighted

Acho que a Soraka ta realmente balanceada, e se bem jogada ela acaba sendo muito OP na lane fase, porque qualquer troca que você ganha mas não elimina o adversário, pode acabar se tornando uma troca perdida, porque o ADC adversário volta de vida cheia, então quem está contra a Soraka vai ter que ficar com o HP perdido da troca, contra um ADC de vida cheia colocando pressão, e dependendo do matchup, a Soraka consegue acertar alguns Q's com segurança e além de por pressão recuperar a propria vida, fica muito dificil você dar all in na soraka, sabendo que ela tem o silence pra anular sua entrada, e se a Soraka tiver flash é ainda pior, ignorar o ADC pra focar a Soraka pode entregar a lane, é algo muito arriscado.

Highlighted

Saudades da Soraka de 2013 com silence e regen de mana.

A única pessoa que eu lembro que jogava realmente bem com ela era a Cajake.
Highlighted

buffa mais q ta pouco, Soraka s2
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Soraka rainha o resto rainha
Highlighted
Tropa
Tropa

Eu amo a soraka, não acho que ela precisa de nerfs, slá, ela comparada a muitos sups, é mais fraquinha, n tem escape, n tem mt vida, da vida pra os outros, eu tenho mais de 2 milhões de maestria de soraka, sou mono soraka, e jogo com o champ pq amo ela, mas pra ser sincera, ela se brincar, é o sup que mais pode ser counterado do jogo. Quem discorda eu pergunto logo: olha ignite e carrasco junto com morello, onde q ela vai curar? agora olha pra janna e lulu, dão shield até no inferno e n tem nada pra parar shields ksoskos '-' por ela se basear em ser mais uma healer , esses itens acabam com ela, já a janna e a lulu n, as duas n tem nada q pare elas :v