cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #16 - Afunilamento de Ouro

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos fazer uma discussão um pouco diferente e ao invés de falarmos sobre um campeão específico, acho que seria bacana falarmos da estratégia que tem aparecido fortemente no competitivo contestando a própria concepção de metagame que foi criada nos últimos 7 anos, conhecida como "afunilamento de ouro" (gold funneling). Pra quem não sabe exatamente, afunilamento de ouro é uma estratégia em que o time foca em deixar o máximo de recursos possíveis para apenas um jogador que esteja usando um campeão hiper-carry e dessa forma esse jogador com tantas vantagens acumuladas consegue passar por cima do time inimigo estando muito a frente. 

A estratégia que pode parecer nova para nós aqui no LoL já é bastante comum em outros MOBAs, como no DOTA onde ela tem sido uma das principais estratégias no jogo desde o início definindo o próprio metagame ao redor dela, muito disso por conta de como hiper-carregadores conseguem definir facilmente o jogo ao mesmo tempo que pequenos erros são extremamente punitivos.

No LoL, alguns resquícios dessa estratégia começaram logo no início quando não existia um meta definido e alguns times usavam composições com um atirador como carregador principal e outros 4 Tanques ou Suportes, mas não era tão efetivo pelo modo como outros Magos (que aqui escalam bem) e Lutadores conseguiam pressionar essas classes mais utilitárias e abusar do seu aspecto anti-carregador.

Conforme o jogo evoluiu, o meta principal foi definido com essa base de ter um atirador carregador protegido por um suporte mas ao mesmo tempo com outras fontes de dano confiáveis como Lutadores, Tanques e Magos para que ficasse não só mais difícil de itemizar contra uma composição de dano misto como também aliava a pressão de ter todo o poder concentrado em apenas um membro.

Em alguns metas que favoreciam bastante o uso de Tanques e incentivavam o uso de hiper-carregadores como ADC, a ideia de composição conhecida popularmente como "Protect The Carry" (proteja o carregador) começou a ganhar a graça do público, onde você pegava um suporte muito focado em proteção, um midlaner com bastante utilidade e controle de grupo, caçadores e toplaners Tanques (ou Lutadores) também com bastante utilidade, todos avançando juntos e jogando em volta de um hiper-carregador como Kog'Maw ou Jinx.

A partir da Temporada 4, várias mudanças começaram a ser feitas para tornar os suportes mais interessantes e fazer com que o snowball individual fosse menos opressivo, ao mesmo tempo que incentivava os comebacks feitos ao redor de jogadas em equipe. Isso evoluiu a um ponto em que ideias de afunilamento de ouro (começando com Master Yi e Kayle) se tornassem mais viáveis já que agora um jogador atrás não ficava completamente inúitl por isso, o que favorecia estratégias onde você abdicava de recursos em prol de outros jogadores, mas ao mesmo tempo não era tão consistente pelo modo como esse tipo de rotação podia ser facilmente punida pelo caçador inimigo e por laners com bastante pressão de rota.

Eventualmente os itens iniciais de suporte foram lançados no Twisted Treeline, e isso aliado com um mapa pequeno o suficiente para permitir que um Campeão conseguisse limpar a selva e voltar a tempo de pegar as ondas de tropas, fizeram com que esse se tornasse um dos metas mais consistentes desse mapa.

Com as mecânicas de rubberbanding (efeito elástico) no jogo que permitiam que você sacrificasse experiência sua para que outro aliado ganhasse mais e eventualmente essa experiência voltasse pra você de outra forma, esse tipo de estratégia começou a ser bastante utilizada em Summoner's Rift por eloboosters e times fechados em flex para "farmar" elo.

Agora com a Atualização de Meio de Temporada, a estratégia se tornou não só extremamente viável como também uma das favoritas entre eloboosters para subir contas e atualmente é também uma estratégia legítima no competitivo sendo uma das escolhas mais seguras para contestar o meta e o anti-meta que temos desde a Temporada 1. Mas tudo isso só se tornou possível por conta de várias outras mudanças que tivemos durante o Meio de Temporada, dentre elas as principais foram:

• > Mudanças no ganho de ouro por abate: Agora uma parte bem maior do ouro pelo abate fica concentrado nas mãos de quem deu o último ataque e bem menos ouro vai para as assistências, o que tornou muito mais seguro você jogar dando suporte a um hiper-carregador para que ele consiga os recursos já que isso consegue deixá-lo bem mais a frente do que antes.

• > Mudança na vida das tropas e mana dos Magos: Na tentativa de deixar a midlane mais aberta para outras classes que não sejam os magos com boa limpeza de ondas, a vida dos minions e a mana dos Magos foram ajustadas para impedir que eles pudessem passar o jogo inteiro limpando tropas sem interação com o inimigo e consequentemente não tivessem tanto poder para empurrar rotas no começo e meio do jogo, isso fez com que ficasse muito mais fácil para qualquer campeão segurar ondas de tropas para outro membro do time.

• > Mudanças na selva: Um dos principais objetivos com todas as mudanças na selva foi aumentar a interação entre os caçadores, porém caçador não é uma posição que joga sozinho e acaba sendo muito mais seguro fazer essas "interações" acompanhado, e sair invadindo com vantagem de nível e um suporte de pet é provavelmente uma das formas mais incontestáveis de se fazer isso.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham dessa estratégia de afunilamento de ouro, se gostam dela e porque, se acham ela realmente muito forte ou tem meios bem consistentes de se lidar com ela, se gostaram de vê-la no competitivo, se acham que esse tipo de ideia se adequa bem aqui no LoL, se os nerfs direcionados pra ela foram eficientes e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações direcionadas pra essa estratégia. Até mais! ^^ 

18 RESPOSTAS
Sentry
Arauto
Arauto

eu acho que a palavra que resume isso se chama DESCASO.

muita das vezes a riot olha a winrate de um personagem e fala se ele está forte ou fraco dependendo da sua Winrate, ao invés de olhar a playrate e fazer as comparações.

maioria dos personagens que faz o afunilamento são personagens que escala muito e tem status muito altos dependendo de poucos itens para ficar opressivo no jogo, e normalmente tem uma curva diferente de acordo com jogadores.

e uma pratica não muito saudável para o jogo, pois frusta muitos jogadores e lidar com isso e meio problemático pois a falta de comunicação do jogo tente a se tornar estressante.

Que o afunilamento e uma forma de que os elo booster encontrou a ser pratica abusiva , mas a falta de ação da Riot em termos a longo prazo deixa isso mais claro que tudo, Nerfar o Taric e o master não vai inibir a pratica. pois champions que são "BALANCEADOS" e so colocar um champion A com o status parecido que precisa de alguns itens para ser um Hipercarregador no jogo.
Guiorckk
Tropa
Tropa

Eu acho que isso não importa muito no nível em que os novos jogadores estão
Criar uma Smurf está quase impossivel, pensa para os que estão começando na jornada de league of legends!
Os IP's para a compra de campeões estão escassos demais para quem quer ter pelomenos 40 campeões!
Por favor riot! Como poderemos espandir a pool e parar de sermos chamados de LIMITADOS se está dificil demais comprar novos campeões?
Já cansei de ser humilhado em filas rankeadas como MONOCHAMP!
z Juno z
Dragão
Dragão

Até que enfim alguém falando claramente e corretamente sobre o assunto, parabéns. Eu até que acho uma opção válida e interessante, só não gosto quando as coisas se tornam obrigatórias para vencer, o que não é o caso atualmente, então pra mim está bem como o jogo anda nesse quesito. Uma das principais mudanças da selva que contribuirão para isso foi a retirada da punição de level por abater monstros abaixo do seu level, anteriormente mesmo farmando mid e jungle não era possível evoluir tão rápido e uma parte do snowball é baseada no level, as vezes até mais do que nos itens.

Acho que a alteração na botlane influenciou bastante essa estratégia, uma vez que se passou a não ter um hiper-carregador no bot. Com os atiradores inviáveis como opção, procuraram outras opções para a função. Os campeões que estão sendo utilizados no bot atualmente podem ter pressão de rota e de Kill, mas não são hiper-carregadores. A opção de afunilamento de recursos supre essa necessidade e na Coréia a estratégia está até utilizando atiradores, que não conseguem escalar no bot, mas nessa estratégia eles conseguem fugir do confronto da rota e comprar os itens que estão muito mais caros com o recurso extra que a estratégia propicia.

@z Juno z@  escreveu:
Até que enfim alguém falando claramente e corretamente sobre o assunto, parabéns. Eu até que acho uma opção válida e interessante, só não gosto quando as coisas se tornam obrigatórias para vencer, o que não é o caso atualmente, então pra mim está bem como o jogo anda nesse quesito. Uma das principais mudanças da selva que contribuirão para isso foi a retirada da punição de level por abater monstros abaixo do seu level, anteriormente mesmo farmando mid e jungle não era possível evoluir tão rápido e uma parte do snowball é baseada no level, as vezes até mais do que nos itens.

Verdade né? Eu nem tinha lembrado direito desse mudança porque ela saiu meio que como um ajuste pela perda de xp, mas agora que você falou eu parei pra pensar e realmente isso tem bastante impacto em um power farm com nível a mais

Desumilde
Tropa
Tropa

Não aguento mais gold funneling, limitou 3x3 a ser jogado em premade (high elo, low elo as pessoas nao usam tanto da estratégia)
1LICH1
Barão
Barão

Afunilamento de ouro é algo que dá pra fazer apenas em times pre definidos, pelo menos um duo, mas não é todo mundo que vai saber fazer e muitos podem não aceitar que no seu time tenha um duo que vai fazer isso, ate por que não confiariam, a estrategia é valida mas se vc quiser fazer ela vai preicssar de um duo pelo menos e de treino, se vc for solo nem pense em fazer isso, o outro cara não vai achar legal bancar seu sup sem farmar nada da selva/rota pra deixar tudo pra vc, e se vc quiser ser o sup o outro cara pode não se adequar bem a estrategia empurrada assim.

Pra um time focado na vitoria apenas e que estejam todos cientes da estrategia é valido usar disso e é bem interresasnte e poderoso (se o time tiver praticado). Mas pra normal game/ranked solo e pra diversão não façam nem pensar, se tiverem um duo pelo menos podem arriscar.

Spoiler
Você se esquecera de amar, você deixara de respirar.

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Eu fiquei meio triste com o fato do meu Taric suporte ser afetado e nerfado por causa de uma prática que eu nem usava.
Apesar de uma parte dessa mudança me beneficiar (50% de armor bonus de escala no E, e meu taric é TANK), o fato de sua role supp ter sido afetada por causa de uma estratégia a parte com ele me deixa meio triste.

Mas bom, não é como se meu taric fosse morrer por causa de um nerfzinho :v
Brave Bird
Lenda
Lenda

Resumo essa tática com uma só´frase: É uma estratégia muito fácil de executar e extremamente difícil de jogar contra.
O único counterplay para essa desgraça é ruindade dos próprios players que estão a executando.
Quem joga 3x3 sabe o quão frustrante é pegar um duo Power Farm do outro lado, praticamente derrota na certa se eles fizerem O MÍNIMO que é farmar.

Goodboy Galio
Aronguejo
Aronguejo

como um jogador de mago, acho essa estratégia péssima

pego meu Swain e meu Galio e vou embora da jungle

Muito bom seu texto, bem informativo. Eu iria comentar sobre a estratégia de Afunilamento de Ouro ser utilizada no Dota, mas surpreendentemente a encontrei sendo mencionada aqui.

Não concordo com a atitude da Riot de induzir estratégias mais eficazes no competitivo na SoloQueue, pois esta é uma que requer boa comunicação e sincronia entre os membros do time, além de uma ótima noção de jogo. Colocar a responsabilidade de toda equipe em um jogador é algo perigoso e que demanda extrema responsabilidade.

Evidentemente esta não poderá ser replicada com êxito na SoloQ, causando a frustração de muitos jogadores. No Dota 2 isso é muito perceptível. Porém confesso que gostaria de ver a formação do tipo: "1 hard-carry + 1 soft support + 1 hard support" ser utilizada no LoL; seria interessante analisar a reação dos jogadores a isso.
Enyalios
Arauto
Arauto

De certa forma essa estratégia nada mais é que o meta atual sendo executado na jungle/ mid ao invés da botlane. Se parar para pensar bem, como estava no Reddit e no Laboratório de Zaun, o jungle do "meta padrão" nada mais é que um suporte do mid/top que pode farmar, enquanto o suporte mesmo afunila ouro para o atirador/ carregador.
Ashikamoto
Tropa
Tropa

master ta mto mais fraco contra minion q antigamente, e os itens ah de ter ficado mais caro pra fechar

NERFA ISSO PELO AMOR DE DEUS CARA QUE BAGULHO MAIS FRUSTRANTE CARA O CARA FICA MT FORTE INDO COM SUP/YI NA JG FARMANDO JG E LANE COMPLICA É INJOGAVEL ISSO A DIFICULDADE DE LIDAR COM ESSE TIPO DE GAME

Estou aqui na Season 10 para falar que o afunilamento foi nerfado mas isso ainda tem influênciado nas vitórias dos jogos, pelo simples fato que, o JG ganha uma quantidade reduzida de GOLD quando farma waves, porém a quantidade de XP continua a mesma, juntamente aos MidLaners inimigos que ao farmar um pouco já começam a dar 150 de ouro a mais ou até 300 nos abates e isso ajuda mais ainda ao afunilar o ouro juntamente as barricadas, pois nesse meta está focado nos tanques e muitos deles nos quais estão usando afunilamentos estão abusando dos tanques em específico, feito isso não importa se a sua Botlane ficou 3/23 no jogo, ou se seu toplaner está 0/16, também se seu time inteiro tiver separado, só precisa de um simples tanque e um hyper-carry para fazer o trabalho e passar por cima do time inimigo com facilidade o que assusta um pouco, mesmo a RIOT nerfando até onde deu ainda continua ligeiramente roubado, além de aparecer menos seria algo que não teria como ser nerfado, pelo simples fato que o suporte com o escudo relicário ainda consegue compartilhar o GOLD inteiramente com o JG.

@XxHunterLeagueXx Exatamente. O que está tornando o snowball mais impactante no jogo é o gold que se ganha ao destruir barricadas e a mecânica do "bounty". Isso faz com que campeões de early game fraco, ao pegar uma mínima vantagem em ouro, já fiquem imparáveis.
SakaKS30
Tropa
Tropa

Está publicação é de 2018, e em pleno 2020 cai em uma partida aonde dois indivíduos estavam usando essa tática, isso em pleno 2020, com todos as mudanças nos itens de suporte. Master na jungle e taric mais, eu estava no mid, não consegui farmar nem meu time e o master acabou com o game, uma estratégia muito antijogo né rito.
Pensando nisso, acho uma boa ideia bloquear a compra dos itens de suporte para outras Lane a não ser a do suporte, penso que desse jeito essa estratégia acabe de vez e não estrague mais a diversão dos outros!
lendari
Tropa
Tropa

Então em no final de 2020 nada mudou. Master e taric conseguem fazer sem problema o afunilamento