cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos fazer mais uma discussão sobre as mudanças do meta atual, pegando um pouco o gancho da semana sobre o Afunilamento de Ouro pra falar sobre o que aconteceu com a midlane.

 

 

Quem tem acompanhado o competitivo nos últimos meses tem visto que não só os assassinos como também os magos tem perdido espaço no domínio do mid para Lutadores, Tanques, Suportes e para as estratégias de Afunilamento de Ouro, e termos chegado a este ponto é resultado de várias mudanças ao longo da história, então vamos voltar um pouco para o tempo em que o meta ainda estava sendo formado para entender como foram construídas as bases da Midlane.

 

 

De volta para o tempo em que não tínhamos um meta definido, Atiradores eram constantemente usados no mid por conta de serem os principais carregadores do time e teoricamente poderem se aproveitar melhor da vantagem de CS e nível que o mid proporcionava, porém as composições europeias chegaram mostrando que Magos poderiam se aproveitar muito mais disso do que qualquer outra classe. Os motivos disso eram porque eles não só tinham a segurança de poder farmar a distância como também tinham controle de grupo pra lidar com ganks (tanto para prepará-las como para escapar) e ainda por cima cresciam muito bem com nível o que significava que eles podiam continuar escalando bem e sendo úteis mesmo se tomassem muita pressão de rota.

 

 

No fim, ter magos no mid era consistente demais e isso aliado ao fato de eles poderem atuar como carregadores secundários que também podiam atuar como anti-carregadores e a única classe que podia competir com isso eram os Assassinos. Assassinos sempre foram os anti-carregadores absolutos no jogo por conta de conseguirem neutralizar os carregadores com muita eficiência antes mesmo de eles terem tempo de contra-atacar, e essa pressão de abate constante que eles podiam por na rota era o suficiente para oprimir os magos o suficiente para que eles ficassem livres para rotacionar o mapa e abusar de sua mobilidade e explosão de dano para conseguir abates em outras rotas criando brechas para conquista de objetivos e ganhando o jogo em cima de um efeito bola de neve.

 

 

As coisas começaram a mudar durante as Temporadas 5 e 6 onde houveram várias alterações nos itens de mana ao longo desse período que fez com que o trabalho de administração de mana fosse muito permissivo para os magos permitindo que eles pudessem empurrar as ondas de minions constantemente e rapidamente sem serem muito punidos por isso, o que os permitia manterem os Assassinos eternamente na rota preocupados em limpar as ondas de minions já que eles nunca conseguiriam competir com o poder de empurrar ondas do Magos. Algum tempo depois veio a Atualização dos Assassinos que aumentou o tempo de reação aos seus combos o que os tornou menos eficiente em eliminar seus alvos e pra sepultar a influência deles, a Atualização dos Tanques trouxe mais itens defensivos para os carregadores e os constantes buffs na itemização de Suporte fez com que ficasse ainda mais fácil negar a função de assassinato.

 

 

Depois dessa leve obsolescência dos Assassinos e a consolidação do império dos Magos no mid, a Riot decidiu começar a trabalhar em meios de enfraquecer esse domínio dos Magos na esperança de que isso ajudasse a situação dos Assassinos e consequentemente trouxesse mais diversidade para o mid, o que de certa forma aconteceu mas não resolveu tão bem os problemas dessas duas classes... Algumas mudanças no valor e resistências das tropas foram feitas para que fosse mais difícil empurrar as ondas (principalmente as com o minion canhão) e ficar livre para rotacionar, e principalmente diversas mudanças na mana dos magos e nos itens de mana de AP incluindo o Anel de Doran para que Magos pudessem ser fortemente punidos ao gastar suas habilidades apenas apra empurrar.

 

 

O problema é que com todos esses anos de metagame, os jogadores e suas estratégias também evoluíram então apenas nerfar os Magos não vai fazer os jogadores simplesmente voltarem a jogar de Assassinos consistentemente porque o buraco deles tá bem mais embaixo, esses nerfs no máximo vão abrir espaço para as outras classes invadirem a midlane e na pior das hipóteses levar os Magos a uma certa obsolescência também. O que domina o metagame é a consistência e estabilidade, e assim como os Magos já tiveram essa consistência pra dominarem completamente o mid, classes que correm menos riscos de serem neutralizadas (mesmo que isso signifique não dominar o seu oponente) estão aos poucos tomando esse espaço com sua consistência, o que eu sinceramente não sei até que ponto é algo negativo já que de certa forma ainda estamos tendo diversidade no mid.

 

 

Quanto aos assassinos, é preciso de um trabalho mais intenso neles porque o maior problema deles é que eles possuem apenas uma função no jogo (matar alvos frágeis rápido), ou seja, se você nega essa função eles ficam praticamente sem ter oq ue fazer no jogo. E pra piorar, essa função ainda pode ser facilmente executada por outras classes de forma um pouco menos precisa mas bem mais segura e com bem menos riscos de serem neutraliados, o que os Assassinos podem trazer para o jogo como midlaners não compensa suas outras fraquezas principalmente quando comparados com outras classes. Enquanto Assassinos tiverem apenas uma função muito específica no jogo, eles nunca vão ser usados de forma consistente no mid exceto como counterpick específico para certos Campeões.

 

 

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham dessa estratégia de afunilamento de ouro, se gostam dela e porque, se acham ela realmente muito forte ou tem meios bem consistentes de se lidar com ela, se gostaram de vê-la no competitivo, se acham que esse tipo de ideia se adequa bem aqui no LoL, se os nerfs direcionados pra ela foram eficientes e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações direcionadas pra essa estratégia. Até mais! ^^ 

13 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Toneladas de nerf nos mages foi um erro. 


Diversidade no mid, acho um pouco ilusório. O que tem é fighter permapush, que usa o kit ou abusa de tiamat pra ficar fazendo isso. Ou então estratégias REALMENTE não interativas, como gold funnel.

 

Não sei, mas mid é uma lane que push de wave sempre vai ser o fundamental. Não importa o quanto nerfaram os mages no geral, só substituiram classes pra continuar com um gameplay parecido.

Highlighted
Moderação
Moderação

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?


Não sei, mas mid é uma lane que push de wave sempre vai ser o fundamental. N


É porque é a rota mais curta então consequentemente você é menos punido por empurrar do que nas outras rotas, além disso é o ponto central do mapa então você tem mais possibilidades pra rotacionar pro restante do mapa, então você acaba sendo ainda mais recompensado por empurrar e ficar livre pra ajudar seu time.

Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Magos e suporte utilidade são os únicos prejudicados na maioria das atualizações, apenas para favorecer tanks e assassinos. Não podem ficar fortes por uma semana que já chove de gente reclamando e aí fazem algo à respeito rapidinho, mas em relação aos suportes tank ninguém acha nada de errado e dizem que só estão "fazendo o papel deles". Claro, tankar 5 campeões, torre, com um sustain infinito, não morrer e ainda ter um dano altíssimo não tem problema nenhum (oi Mundo, Volibear, Tahm Kench, Alistar). Agora se um suporte utilidade tem uma curinha ou escudo eficaz, já é motivo para querer nerfar. São pouquíssimos os campeões capazes de impedir que um assassino mate seu ADC com eficácia e os que existem não podem fazer isso porque se não "é anti-fun/anti-jogo". Não é à toa que a equipe de balanceamento cogitou realizar aquela mudança ABSURDA em escudos e curas, fazendo com que a cura deixa de ser instantânea para se tornar gradativa, de pouco em pouco. Se isso não é descaracterizar uma classe e impedi-la de executar sua principal função, eu não sei o que é mais.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Onde que mundo,volibear,tk e alistar são suports ?
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Na verdade o que está acontecendo é o completo domínio de lutadores, são mais fortes que Tanks então vão para o topo, são mais fortes do que magos e assasinos então vão para o mid, conseguem encaixar bons ganks com mobilidade e muitas vezes controle de grupo então vão para a jungle, são mais fortes do que os atiradores então vão para o bot. Daqui a pouco uma partida vai ter 5 tanks.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Acho qualquer estratégia diferente benéfica pro jogo, tornando ele mais "saudável". Já que o jogo é de estratégia, que elas tenham diversidade. Se a estratégia estiver forte demais, uma contra estratégia poderia ser incentivada pela riot como método de balanceamento. Ao invés de simplesmente nerfar a nova estratégia que surgiu. A riot usa majoritariamente o método de supressão (nerf's) para balancear o jogo. Isso acaba deixando o meta game muito uni direcionado.
Muitas mudanças aconteceram pra que o jogo ficasse palatável ao conceito da riot. Ex.: Builds ap's em champs ad's; Builds híbridas; builds tanks em não tanks; champs fora da rota "de origem"; Smite fora da jg... Tem coisas que devem sim ser nerfadas (como talon de smite), mas tem outras situações onde uma contra estratégia seria um método de balanceamento mais interessante. O que poderia couterar o afunilamento de ouro, sem que esse fosse suprimido (nerfado)?
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Pra mim isso de estratégia anti- interativa é coisa pra deixar o competitivo "mais legal de assistir". Sou da opinião que qualquer estratégia é valida, desde que exista uma contra estratégia. O negocio é que ver o povo farmar não vende jogo.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Olha, esse meta pode até ser divertido, mas cara eu gostava tanto do meta antigo. Gragão no mid, aquela Jinx topzera no bot com sua Janinha ou o famoso Alistar... Saudades nessa época...

O modo como a riot trabalha nerfando é tão chato, poxa, eles nerfam tanto, tudo, que tudo fica tão fraco, que os que eram fracos acabam ficando fortes... Isso é tão errado, é retrogrado se você olhar de cima...
Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

Nerfa o Darius, champ **cogumelo do teemo** cotoco que da dano absurdo, enquanto isso a Poppy fraquissima e apanha até pra Janna
Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

maior erro da riot nerfar os magos, eles ja eram facilmente aniquilados por tanks, depois foram facilmente aniquilados por assassinos, ai passaram a ser aniquilados facilmente por adcs, agora por tanks que dão mais dano que os tanks deveriam dar, ou lutadores que tem mais mobilidade do que deveriam ter, mais vida do que deveriam ter, com mais dano do que deveriam dar. o lol começou a perder a graça quando todo campeão lançado ou remake feito em campeões deu a eles excesso de mobilidade, flash, blink, evade, mobilidade alta demais contra campeões que tem uma mecanica de acertar local e nao um alvo. é absolutamente frustrante voce tentar jogar de mago contra um campeão com mobilidade, life e dano demais, ao inves de especificar classes, criaram personagens que fazem de tudo um pouco, tankam bem, dao bastante dano, tem alta mobilidade, e isso acabou tirando o foco de campeões que eram focados em um unico ponto. dão muito dano, limpam bem a wave, tem pouca mobilidade, nao tem clear wave, tem dano em alvo unico, alta mobilidade, muita resistencia, pouco dano, pouca mobilidade, agora todo mundo dá dano, tem mobilidade, tem escape, tem milhoes de recursos pra desviar, bloquear, diminuir dano, aumentar dano, isso não trás dinâmica como a riot pensa, apenas estagna uma certa leva de campeões, entre eles os magos, casters, assassinos, tanks de baixa mobilidade ou com recursos limitados. enfim.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?


@Frat@  escreveu:
Olha, esse meta pode até ser divertido, mas cara eu gostava tanto do meta antigo. Gragão no mid, aquela Jinx topzera no bot com sua Janinha ou o famoso Alistar... Saudades nessa época...

O modo como a riot trabalha nerfando é tão chato, poxa, eles nerfam tanto, tudo, que tudo fica tão fraco, que os que eram fracos acabam ficando fortes... Isso é tão errado, é retrogrado se você olhar de cima...

Isso é balancear cara , é mais fácil nerfar 1 champ OP para se enquadrar aos demais do que bufar os outros 99% . A intenção é essa mesmo , os champs fracos ficarem normais , o que é o certo a se fazer .

 

Eu acho tão engraçado quando usam a palavra ''retrogrado'' como algo ruim .

 

 

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

No Competitivo Assassinos não entram por conta da comunicação, agora na SoloQ Talon está destruindo tudo, eu mesmo jogo bastante com ele, a pressão que ele coloca na lane a partir do lv 2, o Roaming e o Push fez com que ele se tornasse extremamente forte contra a maioria dos magos e lutadores, além de ser muito bom para pescar Adcarrys pelo mapa.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Nerfa Isso Rito #17 - Magos e Assassinos Estão Perdendo Espaço no Mid?

O que eu tenho para comentar sobre nérf é :  

Dano do Auto Ataque do artrox

Sério, o cara me deu o 1 auto ataque e foi isso.

ta certo isso Riot?? era isso mesmo que voces queriam?? cade o balanceamento de bola de neve que falaram?