cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #20 - O Aspecto da Mudança

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de uma Campeã que mesmo com pouco tempo de jogo já conseguiu conquistar o carinho de muitos jogadores, e o ódio de muitos outros. Zoe criada pensando em trazer a ideia de um deus trapaceiro superpoderoso meio preguiçoso e despreocupado que assume a forma de uma criança brincalhona, e no jogo isso se manifesta como um mago com bastante dano explosivo que abusa de seus truques roubando feitiços e usando suas habilidades que nem sempre são o que parecem. No competitivo Zoe foi muito abusada principalmente pelo seu potencial de pick-off, pelo seu impacto em lutas menores e pela sua pressão em cercos, sendo uma Campeã que mesmo estando bem atrás ainda consegue ter dano o suficiente para explodir um alvo frágil descuidado que pise na sua  bolha do soninho.

Suas primeiras mudanças vieram logo na mesma atualização em que foi lançada em um hotfix buffando (isso mesmo, buffando) o dano base do seu Q. O lançamento da Zoe veio acompanhado de taxas de vitória muito baixas, muito por conta de como os jogadores não estavam sabendo lidar com a aleatoriedade do Roubo Arcano (W) e como abusar dos seus baixos tempos de recarga para pressionar a rota, mas isso não durou muito tempo... Em poucos dias a maioria dos jogadores já tinham aprendido a como abusar do potencial dela e ela já havia se tornado um dos Campeões mais frustrantes de se jogar contra com reclamações de toda a comunidade muitas vezes questionando se o seu lançamento não teria sido um erro considerando que vários outros Campeões no jogo tiveram seus kits reformulados justamente para evitar o padrão de jogo que a Zoe trazia. Logo na atualização seguinte ao seu lançamento alguns nerfs específicos em reduzir a frustração ao lidar com algumas de suas habilidades vieram como mudanças no tempo de recarga do Q, duração dos fragmentos de feitiço no W, lentidão da Bolha do Soninho e largura da armadilha.

Mesmo assim não foi o suficiente e os melhores jogadores conseguiam extrair o máximo do potencial da Zoe abusando da mecânica de usar Q > Q > R para um combo de one-shot com menos tempo de reação, então em uma atualização intermediária a Riot nerfou a usabilidade deste combo. Novamente não foi o suficiente e mais alguns pequenos nerfs específicos foram aplicados principalmente em delays no Q, E e R e uma restrição nos fragmentos do W impedindo que você possa retirar a Pistola Laminar Hextech neles. Mais uma vez esses nerfs pequenos e específicos não deram conta, mas mesmo assim mais um nerf desse tipo veio e acabou até virando uma piada entre os jogadores onde ela teve o tempo de recarga do seu Q reduzido em 0.25 segundos.

Após meses aplicando nerfs leves e nenhum deles surtindo efeito, a Riot decidiu acabar de uma vez por todas com a Zoe e finalmente trouxe um nerf sepultador que foi provavelmente um dos nerfs mais intenso e forte na história do jogo onde ela teve todas as suas habilidades e até mesmo status base alterados. O dano base do seu Q e passivo foi reduzido, o escalonamento do Q foi transferido para o W que por sua vez também deixou da garantir fragmentos de Teleporte nas tropas, a redução de tempo de recagra do E ao atingir um alvo foi completamente removida assim como sua interação com outras habilidades de prevenir controle de grupo foi alterada, Vida e AD base foram reduzidos e por fim foi removido um bug onde ao usar a ult da Zoe você conseguia ignorar colisão com unidade durante o restante do jogo. Como já era de se esperar o resultado de todos esses nerfs foi basicamente a morte Campeã, mas o lado positivo de toda essa história foi que com todos esses nerfs ficou mais fácil de analisar quais eram os aspectos da Zoe que faziam ela ser quem é e deveriam ser mantidos, o que ajudou bastante na hora de trazer os buffs compensatórios.

Na atualização seguinte a Riot tentou ajustar o estado da Zoe buffando o dano base e o escalonamento do seu W e do seu Q mas reduzindo o seu potencial de dano em área e a mecânica do Q que fazia a habilidade aplicar a passiva no seu primeiro alvo, e por fim um leve aumento no seu alcance de ataque básico e W. Lentamente Zoe foi voltando a ficar em um estado aceitável e conforme outros midlaners foram sendo nerfados ela foi encontrando seu lugar no meta, até que na atualização 8.10 ela voltou sendo um dos Campeões mais contestados no mid por conta do modo como ela consegue impor prioridade no mid e estar sempre disponível para ajudar o seu caçador a contestar objetivos e forçar jogadas. Na atualização 8.12 ela voltou a ser pick ou ban pelo modo como ela conseguia se encaixar perfeitamente nesse meta rápida de snowball focado em obliterar seus oponentes antes mesmo deles terem tempo para escalarem. No fim ela acabou recebendo mais uns nerfs nas atualizações seguintes no dano base, escalonamento e até duração da velocidade do seu W, e hoje em dia está em um estado um pouco mais controlado perante o meta mas provavelmente haverão mais mudanças no futuro considerando que mesmo após todo esse histórico forte de nerfs, ela continua se impondo bastante no meta e gerando cada vez mais reclamações dos jogadores sobre a frustração que é jogar contra ela.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham da Zoe, se gostam dela e porque, se acham que ela está forte ou fraca, se gostaram de como ela se impôs no competitivo, se curtem a ideia dela de roubar feitiços de invocador ou de mago explosivo que redireciona suas habilidades, e se acham que esse conceito de criança brincalhona e deus trapaceiro bem repreesentado no jogo atualmente, se concordam com as mudanças que ela recebeu ao longo do seu pequeno porém intenso histórico, e quais são as suas expectativas para as próximas atualizações relacionadas a ela. Até mais! ^^ 

24 RESPOSTAS
Tropa
Tropa

Pra mim a Zoe sempre pareceu uma "assassina", com um combo mortal focada em pick offs, e com os nerfs no dano ela perdeu esse potencial. Eu acho a ult dela bem vulnerável, pois ela previsivelmente vai pra lugar X e volta pra lugar Y, enraizada. Na minha opinião, o combo com EQR tem que ser assustador, talvez aumentar os tempos de recarga pra ela ter menos oportunidades, talvez deixar ela mais frágil, alguma solução que não tire o potencial de kill e pick off que sempre foi dela. Talvez sinalizar onde o Q está sendo redirecionado pra dar chance de desviar mas caso a pessoa não desvie, toma o dano antes dos nerfs. Não tem como dizer que ela é broken se tem tantos campeões que se você encontra eles te matam num combo, e conseguem fazer isso consistentemente... por que a Zoe não pode ser um deles? Bom, muitas alternativas, mas eu só quero minha Zoe de volta.
Aronguejo
Aronguejo

CertainlyT gênio incompreendido.

Aronguejo
Aronguejo

Olha... eu gosto do conceito da Zoe, mas na minha visão, mecanicamente ela foi mal planejada. Quando o conceito dela foi anunciado, antes mesmo de anunciarem os valores numéricos das habilidades, eu já dizia que seria uma personagem extremamente forte. Uma versão melhoradas e mais versátil da Le Blanc, que na época já era forte. Como eu pude dizer isso só com base na descrição das habilidades? Veja, uma habilidade cujo dano aumenta conforme a distância percorrida pelo projétil já é algo assustador em si mesmo. Some-se a isso o fato dela ter uma habilidade de se teleportar que aumenta a distância máxima possível para o trajeto. O controle de grupo sendo uma versão melhorada da bolha da Nami (mais rápido e mais longo). E a habilidade de utilizar uma infinidade de outras magias e itens com facilidade... receita para o abuso.

Eu amo o League of Legends e jogo desde que o jogo foi lançado. Então é triste dizer que a equipe de design as vezes faz umas coisas que dá pena... o kit dela é abusivo. Muito alcance, muito dano, pouca janela de oportunidade para os adversários responderem, e um controle de grupo forte que praticamente assegura que o dano será causado. Não precisa de muito para imaginar que um kit assim está errado.

Em cima disso, ajustes pequenos de mana, de dano e de alcance, não vão equilibrar a personagem. O problema está no design. Colocaram muitas ferramentas fortes nela, mas nenhuma fraqueza. Então, não vão colocar fraquezas com mudanças sutis nos atributos e nas variáveis das habilidades. As mudanças precisam ser mais consistentes e conscientes. Querem um personagem com muito dano? Deixem ela mais frágil e alvejável OU aumentem o tempo de reação contra as investidas dela. Querem dar versatilidade para a personagem? Então não faça com que ela seja muito boa em nada. São conceitos básicos de equilíbrio de jogo. É preciso dar um foco mais claro para ela.

"Zoe criada pensando em trazer a ideia de um deus trapaceiro superpoderoso meio preguiçoso e despreocupado que assume a forma de uma criança brincalhona, e no jogo isso se manifesta como um mago com bastante dano explosivo que abusa de seus truques roubando feitiços e usando suas habilidades que nem sempre são o que parecem".

Trapaceiro, preguiçoso, despreocupado, mago de dano explosivo, roubo de feitiços, truques. Essas são as palavras chaves que tiramos dessa descrição da Zoe. Ela já é trapaceira, já é uma maga de dano explosivo, já rouba feitiços e tem seus truques. Falta ela ser preguiçosa e despreocupada. Não tem fórmulas mágicas para resolver, mas acho que foram preguiçosos e despreocupados na hora de criarem a Zoe só rs
Aronguejo
Aronguejo

Desculpa mas é só eu que não tenho dificuldade de enfrentar zoe? Eu acho ela um campeão bem previsivel na lane faze já que antes dela dar muito dano com seu Q precisa tacar para trás e sua bolha para no primeiro minion... a unica coisa que tem que ter cuidado é quando ela tem algum W pois ai ela vai ficar combando com seus AA e dano altissimo e tudo isso a curta distância,diferente de quando ela não tem o W e tem que acertar o Q de bem longe para causar dano ou matar! Zoe no late game também não me assusta já que é bastante previsivel o que ela vai fazer e como facilmente ela pode ser pega 😕 mas obviamente se o cara souber jogar de zoe faz estrago mas não acho que é um campeão desbalanceado apenas seu kit que é bem complicado de balancear...mas acho que está bom como está.

MINHA AMORZINHA ❤️ AMO A ZOE TENHO WALLPAPER DELA,MINHA FRONHA DO TRAVESSEIRO É DA ZOE,MEU COBERTOR É DA ZOE,TENHO UMA CAMISA DA ZOE,MINHA TELA DO CELULAR É DA ZOE,TENHO ICONE DA ZOE,TODAS AS SKINS DA ZOE,M7,NICK DA ZOE CLUBE DELA,ENFIM,ME APAIXONEI PELA CAMPEÃ NO PRIMEIRO MINUTO QUANDO ELA FOI LANÇADA QUE FOI QUANDO COMPREI ELA,E ATÉ HOJE,NUNCA ABANDONEI MINHA QUERIDA E AMADA ASPECTO DO CREPÚSCULO