cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #22 - Nunu e Willump Contra as Ameaças da Selva

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. E essa semana vamos falar de um Campeão tão antigo e com um estilo de jogo tão peculiar que acabou se transformando em um meme na comunidade e agora está recebendo uma grande atualização. Nunu está no jogo desde o início inclusive foi um dos Campeões iniciais do beta, e foi concebido com a ideia de ser um garoto aventureiro montado em seu melhor amigo que percorre pelo mapa procurando por grandes aventuras e novos amigos enquanto alimenta seu grande yeti. No jogo isso se traduz com uma mecânica extremamente focada em um suporte tanque com bastente utilidade e controle de zona ao mesmo tempo que mantém um controle de objetivos e counterjungle muito fortes, e foi por conta desse controle de objetivos que Nunu teve seu destaque nos grandes níveis de jogo e no competitivo, inclusive chegando até a ganhar uma skin TPA.

 

 

Suas primeiras mudanças foram aplicadas logo no alfa mesmo, com algumas mecânicas sendo alteradas como por exemplo a passiva ser trocada de 10% de chance de recuperar mana na conjuração da habilidade para "a cada 10 ataques básicos" ou o flash passar a cancelar a canalização da ult, no início realmente o Nunu tinha um foco um pouco confuso e era um pouco difícil saber aonde ele iria se encaixar nesse jogo sem um meta definido. Depois do beta Nunu ganhou inúmeros buffs, todas as suas habilidades foram fortemente buffadas em vários aspectos possíveis, quase metade das atualizações de 2009 foram dando buffs para o Nunu, e isso continuou até mais ou menos metade de 2010 quando ele finalmente encontrou o seu espaço e recebeu seu primeiro nerf com uma redução na cura e no dano do Q. O que acontece é que Nunu tinha um estilo de jogo muito peculiar quando comparado a todos os outros Campeões além de ser meio dependente de seus aliados para executar algumas estratégias e não ter uma build otimizada seio meio híbrido entre AP ou Tanque, porém quando o meta consolidou a posição de um caçador acumulando recursos na selva, Nunu finalmente ganhou o seu espaço no meta  e inclusive ganhou um nerf na Temporada 1 para dar aos seus oponentes mais maneiras de lidar com as suas invasões.

 

 

A partir daí, Nunu entrou em uma grande onda de vários buffs seguidos que depois resultavam em um estado muito forte e aí ele acabava entrando em uma onda de nerfs seguidos até ficar muito forte. Muito disso tem a ver com fato de seus status base serem muito altos o que agrega um pouco de poder invisível ao seu kit, mas também pelo modo como sua mecânica focada em controle de objetivos podia gerar um counterjungle tão intensivo a ponto de deixar o caçador inimigo praticamente inútil, meio que como um efeito snowball reverso. No meio da Temporada 3 ele acabou reccebendo uma atualização importante no seu Q que adicionou uma mecânica onde ele ganhava diferentes bônus que variavam de vida extra a velocidade de movimento, baseados no último monstro que você usou o Consumir. A ideia era acrescentar um pouco mais de profundidade na brincadeira de alimentar o yeti que tinha o seu Q, ao mesmo tempo que adicionava um pouco mais de utilidade para essa habilidade no final do jogo e nas lutas em equipe. Posteriormente ele precisou de mais alguns ajustes, principalmente no dano do seu Q (que antigamente era maior que o dano do Golpear no nível 1) já que agora ele estava de acordo com os outros Campeões e não precisava mais de uma ferramenta tão exagerada para roubos, fora que o próprio Golpear acabou sofrendo umas alterações no seu tempo de recarga e dano, o que também exigiu um ajuste no Consumir.

 

 

Nunu permaneceu tranquilo por bastante tempo depois disso, até que a Temporada 5 onde ele recebeu um leve nerf na sua Vida bae para compensar todo o bônus que ele conseguia acumular usando o Q combinado com o Titã Ardente. Porém na Temporada 6 com tantos outros caçadores Tanque podendo executar um controle de início de jogo melhor ao mesmo tempo que forneciam mais utilidade pro seu time aliado ao fato de outros carregadores podendo executar um controle de objetivo e de área melhores que ele, acabou fazendo com que Nunu acabasse sendo desnecessário até mesmo para o seu próprio nicho específico. Então 3 anos depois, a Riot decidiu atualizar novamente essa mecânica de alimentar o yeti, agora os bônus conseguidos por alimentar o yeti não variavam mais entre os monstros, porém agora eram cumulativos podendo te conceder até 15% de Vida bônus e 50 de Velocidade de Movimento fora de combate, além de alguns buffs simples de qualidade de vida na ultimate e Q nos status base. E com tanta resistência adicional, principalmente no começo do jogo, Nunu se tornou um dos picks mais absurdos daquela atualização assustando os jogadores com o tanto que ele podia ser resistente ao mesmo tempo que roubava todos os recursos do jogador inimigo e que consegui fornecer tanta utilidade para o time, o que resultou em um nerf emergencial na atualização seguinte.

 

 

Apesar de estar estatísticamente equilibrado, no início da Temporada 7 veio mais uma atualização em sua mecânica, e dessa vez foi na sua passiva. O fato é que o Nunu realmente precisava de uma atualização completa na sua mecânica já que o seu kit era extremamente datado e não condizia mais com o LoL atual, mas enquanto esse tempo não chegava, pequenos toques aqui e ali acabavam aparecendo, e dessa vez o bjetivo foi fazer a sua passiva ter um pouco mais de profundidade além de simplesmente guardá-la para a habilidade que gastava mais mana. Nessa nova versão da sua passiva, a sua próxima habilidade além de ter o custo de mana reduzido, teria uma conjuração aprimorada fazendo com que ela fosse executada como se estivesse maximizada em um nível a mais. Dessa vez a atualização da passiva veio com ajustes compensatórios nos status base e dano/cura do Q, o que inicialmente deixou Nunu em um estado muito bom, o problema foi que algumas atualizações depois acabou vindo um buff muito bom no Titã Ardente que fez com que o Nunu decolasse nas estatísticas ficando entre os melhores Campeões do jogo naquele período. Logo veio um hotfix potente para dar uma podada no Campeão que estava completamente fora de controle, o que apesar de ter sido efetivo como medida emergiencial, acabou não sendo o suficiente quando outras mudanças em itens na Atualização seguinte fizeram com que ele precisasse de outro hotfix.

 

 

As coisas permaneceram controladas por um tempo, mas no final do ano durante a Pré-Temporada 8, tivemos a mudança no sistema de Runas que foram transformadas nas Runas Reforjadas que davam muito poder para os Campeões dentro do jogo, e com a extinção dos antigos Talentos alguns Campeões acabaram perdendo muito poder por não ter uma Runa que combinasse muito com o seu estilo de jogo, e Nunu foi um desses. A princípio ele recebeu apenas alguns buffs simples para compensar essa perda, mas após 2 atualizações isso se mostrou quase que irrelevante e na Atualização 8.2 ele recebeu mais uma nova mecânica no seu kit. Seu Q agora adicionava um bônus de dano extra nos ataques básicos do Nunu que escalavam com AP e o seu W agora também concedia um bônus de AP além do bônus da Velocidade de Ataque. Como muitos jogadores já haviam previsto, o impacto dessa mudança na atualização foi absurdo, principalmente quando aliado a outros Campeões que se aproveitavam bastante desses status, o que fazia com que certas interações ficassem muito fora da curva, e na mesma atualização veio um hotfix pra controlar as coisas. A última mudança no Nunu foi na Atualização 8.13 onde ele recebeu um nerf nos valores base do seu W que foram compensados com escalonamento AP para fazer com que Nunu não ganhasse mais tantos status itemizando apenas Tanque.

 

 

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, Nunu acabou de receber uma Atualização completa que promete solucionar todos os seus problemas e deixá-lo de acordo com o estado atual do jogo e já está no PBE disponível para testes. Deixem nos comentários o que vocês acham do Nunu, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram das aparições dele no competitivo, se curtem a temática dele de criança destemida se aventurando montada em seu melhor amigo yeti, se gostam do nicho estratégico de controle de objetivo e Tanque de utilidade que ele traz pro jogo, se concordam com as mudanças e mecânicas que ele recebeu ao longo do seu histórico, e quais são as suas expectativas para este rework e as próximas atualizações relacionadas a ele. Até mais! ^^ 

 

5 RESPOSTAS
Rothion
Tropa
Tropa

Um adendo:

TPA Nunu se deve ao desempenho do MisTAKE como SUPPORT. Nunu na Worlds de 2012 não se consagrou por controle de objetivo algum, e sim por jogar bola de gelo na cara de duas pessoas na lane sem qualquer counterplay - fora o boost massivo de Attack Speed e Movement Speed pro ADC.
NãoTeCarrego
Arauto
Arauto

 

 


@Drill Barnacle@  escreveu:

 

... E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, Nunu acabou de receber uma Atualização completa que promete solucionar todos os seus problemas e deixá-lo de acordo com o estado atual do jogo.


dshhdshdsdshs

Resultado de imagem para laugh meme gif

Bard Universe
Aronguejo
Aronguejo

Sou apaixonado pelo Nunu e acho ele um campeão incrível.
Fiquei realmente feliz com esse upgrade, ele ficou muito melhor, e mais útil.

Também gostei da história!
Parabéns, rito.
Orochi Henry
Aronguejo
Aronguejo

Graças a deus porque capeta do céu um gnomo bizarro montado em um bicho peludo com cara de bebum P da vida que NÃO FAZ NADA ALÉM DE CORRER, MORRER, ROUBAR, BOLA DE NEVE A CADA 4 SEGUNDOS MAIS OU MENOS, BUFFA ALGUEM QUE DEPOIS MORRE JUNTO COM VOCÊ, CORRE, CORRE, CORRE, ROUBA, ROUBA, CORRE, CORRE, ERRA ULT, MORRE MAIS QUATRO VEZES.

Agora só falta o Fidd, Wukong, Diana, Azir (champ mal feito balanceadamente jesus), Udyr (Não tem utilidade além de correr pra dar stun e bater alguem até a morte, sem falar que o visual dele é P2W pra quem diz que o LOL é um jogo de graça você sempre vai ouvir um "rework visual do Udyr? Só compra a Ultimate dele", Nocturne (mesmo problema da Diana e o Master Yi são campeões com um kit em torno do erro do time inimigo no caso do Nocturne o Kit dele é muito obsoleto para um campeão que tinha que ter uma mecanica tão forte quanto ao rework do WW.

Mas o Mordekaiser tem que ser logo depois da Kayle e da Morgana porque meu deus...
FrostyyFood
Tropa
Tropa

Estou amando muito o novo Nunu, mas acho que referente a ele ser um tank com utilidade, não esta condizendo muito, sinto que falta um buff pequeno na vida ou o enraizamento do ''e'' ser melhor,o inicio do jogo parece bem fácil pois ele tem consumir, mas o dano base dele é muito ruim e demora d+ para fazer alguns campos, ele está muito melhor com uma build full ap, mas mesmo assim demora d+ para escalar, a bola de neve do ''w'' é a melhor coisa do LoL é sem dúvidas uma das mecânicas mais divertidas, fora isso achei o campeão está muito lindo e fofinho, vou comprar a skin ''Elfo Natalino'' com toda felicidade do mundo.
Bem, resumindo a Rito acertou dessa vez, mas falta uns buffzinhos ❤️