cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #46 - A Distorção Temporal de Zilean

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

Agora que já entramos de vez na Temporada 2019 e já temos também um meta bem consolidado, ao mesmo tempo em que os campeonatos das grandes ligas globais já estão aí a todo vapor, acho que já podemos voltar a programação normal, se focando nas escolhas que estão se destacando mais nesse meta ou marcando presença no competitivo nesses primeiros campeonatos, aliás se vocês tiverem alguma sugestão de tema para abordarmos aqui é só deixarem nos comentários.

Essa semana vamos falar de um dos Campeões mais antigos do jogo e que mesmo não sendo lá muito popular, é um dos personagens mais únicos e com um estilo de jogo bem peculiar que vira e mexe aparece como uma ótima resposta para algumas coisas no meta. Zilean foi criado com a ideia de representar um poderoso mago que acabou ficando obcecado com magia temporal e a própria passagem do tempo, e agora viaja pelo passado, presente e futuro distorcendo o fluxo do tempo para tentar evitar tragédias. No jogo isso é traduzido como uma espécie de Mago de Controle focado em utilidade que possui elementos de Encantador e Disruptor que geralmente é usado como suporte ou na rota solo, mas mesmo sendo jogado em uma rota solo ainda atua mais como um suporte do time se focando mais em empurrar as ondas de tropas e controlar as lutas com suas bombas e atordoamentos em área e ajudando os aliados com seus bônus de experiência e velocidade e até mesmo uma segunda barra de vida.

No competitivo Zilean sempre foi uma escolha muito estratégica aparecendo apenas em alguns metas muito específicos, ou em composições especiais, ou contra alguns oponentes particulares e as vezes só como um pocket pick especial de algum jogador. No começo muito do valor do Zilean estava concentrado na sua passiva que era automatica e GLOBAL, o que possibilitava que você pegasse nível um pouco antes dos seus oponentes e isso em conjunto com alguns Campeões com começo de jogo mais agressivo, podiam impor muita pressão de rota gerando vantagens e snowballs quase que irreversíveis. Em 2015 Zilean sofreu uma atualização nas suas habilidades para deixá-las um pouco mais de acordo com o padrão atual do jogo, e foi aí que ele ganhou um potencial muito maior de contribuição para as lutas em equipe podendo criar grandes zonas de atordoamento com um dano base muito alto, isso fez com que eles se tornasse um counter pick muito forte para Campeões que não podiam lidar com a limpeza de rotas segura dele e nem competir com a sua grande utilidade para o time, tendo o seu auge no meta de 2016 como uma forte escolha no mid para lidar com os até então imbatíveis, Azir e Viktor.

Agora é a hora de vocês darem a opinião de vocês, deixem nos comentários o que vocês acham do Zilean, se gostam dele e porque, se acham que ele está forte ou fraco, se gostaram dos metas em que ele marcou presença, se curtem a temática dele de mago temporal que distorce o fluxo do tempo para evitar tragédias, e se acham isso bem representado no jogo como Mago de Controle focado em utilidade e controle de área, se gostam dele mais dele sendo jogado em uma rota solo ou se curtem mais ele como suporte, completamente Tanque, se preferem ele antes ou depois da atualização, se concordam com as mudanças que ele recebeu ao longo do seu histórico e quais são as suas expectativas para ele nas próximas atualizações. 

E lembrando mais uma vez que qualquer crítica, feedback ou sugestão que vocês tiverem sobre o tópico podem deixar nos comentários que será super bem vindo e vai me ajudar a entender melhor o que vocês preferem. Até mais o/   

28 RESPOSTAS
Highlighted

Deixa o Zilean quieto, extremamente fácil desviar das bombas.
Highlighted

@WellingtonA7 Sim, ele pode parecer "extremamente quebrado e difícil de counterar", mas sério, como um jogador de Zilean, eu te dou umas dicas contra ele...

1º = Ele é extremamente fraco contra Campeões com muita mobilidade/agilidade (Fizz, Yasuo, Zed, Riven, Kassadin...)
2º = Seguindo quase o exemplo da 1ª dica, ele é mais fraco ainda se o Campeão inimigo ter CC (Morgana, Thresh, Nautilus...)
3º = Campeões assassinos que matam em pouco tempo podem negar o efeito de reação dele de usar o R (Talon, Kayn, Katarina...)
4º = Se ele gastou a Ultimate nele ou em alguém, é uma janela de tempo de uns 50 segundos de matar alguém do time inimigo...
5º = Seguindo também o exemplo 4º, tem uma chance que o Zilean inimigo acabe usando a Ultimate de forma errada ou na hora errada.
6º = Zilean tem uma popularidade muito baixa, então ele é raramente pickado/jogado por alguém (com exceção do meta do "suporte top de cleptomancia").
7º = Se ele estivesse MUITO forte e todo mundo começasse a jogar com ele, ele eventualmente levaria um Nerf, então não se preocupe tanto com isso...

Espero ter ajudado! xD
Yo
Highlighted
Tropa
Tropa

Bom, eu penso que o slow de 99% é imoral demais, praticamente um enraizamento point and click, é chato pra caralho e podia ser skill shot. Porém está na hora de nerfar o R do Sylas, não faz sentido não ter um counterplay pra ele roubar sua ult, no Lv 16 ele pode roubar a ult do time adversário INTEIRO na tf como ja foi visto. Que tal uma skill shot (o tarado do skill shot osidfhasiodufahsuf)?! Que tenha a range que tem, mas ao menos a gente possa desviar ou impedir ele de pegar a ult, late/mid game isso é mto game change.
Highlighted

@rthugt
Escudoa de feitiço, o ripostar e a parede de vento bloqueiam a uly dele e deixam ela em cd, então tem como vc se defender com qualquer champ.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.
Highlighted
Tropa
Tropa

eu sou main sup e nunca consegui jogar direito com o zillian , até consigo jogar com campeões mais complexos. Quando vi o extrago dele no top em um video do ucla sobre um desafiante que subiu para o diamantes so jogando de zillian no top des da season 4 , e depos vendo esse extrago que o zillian faz ainda mais com as novas runas , vejo que ele e um bom campeão , eu não gostaria que nerfassem ele , porque eu quase nunca vejo um zillian , seja nas minhas partidas ou em videos do you tube , não gostaria de ver mais um campeão ser nerfado e ficar quase inutilizavel como a Karma e o Naltilus foram no passado , na real eu gostaria de mudanças em uma parte da game play dele que ele sirva melhor no mid e sup e que ele não sirva muito no top com essas runas. Apesar de que eu tenho medo da riot nerfar mais ainda os itens de suporte e a runa de cleptomancia
Highlighted
Arauto
Arauto

O Zilean eu acho um campeão muito interessante, tiveram tempos que eu jogava bastante com ele, não sei por que parei, acho que simplesmente enjoei, mas ainda gosto muito deve, talvez eu jogue com ele novamente depois.
Acho que o mais importante pro Zilean é uma mudança no visual por quê ele é triste. Gosto muito de um campeão mais velho assim como ele, e sinto falta. A única coisa que não gosto no Zilean é sua passiva, eu acho inutil, ela só adianta uma xp que o aliado já ia conseguir pegando mais um ou dois minions. Isso pode ter muito valor no competitivo, mas não vejo muita utilidade na SOLO Q, sem comunicação com o seu parceiro na BOT LANE não é tão facil coordenar um zoneamento quando pegar lvl2, além disso ela é inutil na rota solo. Fora isso, eu acho o campeão até que bem balanceado, não entendi o problema.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Esse boneco precisa de um rework visual :v
Highlighted
Tropa
Tropa

Nossa um post bem elaborado e cheio de informações para falarmos de mecanica de jogo!! QUE ÓTIMO!!
Que tal falarmos dos 5 buffs sequenciais que voces deram no darius e que agora está impossivel jogar contra o mesmo? opa opa, mas pera ai meu lindo e bonito invocador!! a win/r dele esta em 49%, você deve estar se confundindo com outro boneco?
Nã, to falando do darius mesmo, aquele campeao que tem mais kill pressure que talon nivel 2, aquele mesmo campeao que começa de doran shield e te da 100/0 com 1 puxão. Mas o tema do momento é o zillean nao é mesmo? entao assim podemos deixar de lado o fato de um nasus tirar 400 de dano num Q aos 10 minutos de jogo buildando ninja tabi e frozen heart (que são items que aumentam muito o dano de um personagem,fazendo com que ele se torne um ótimo carry)
Namoral kra, a riota games ja virou meme pra mim, em momento algum tem intenção de discutir nada com os jogadores, streamers com mais de 20k views discutem questões de balanceamento todo o santo dia, streamers de rank alto mestre/grao mestre e challenger.... enquanto membros da equipe de balanceamento nem jogam o jogo e dizem que zillean esta precisando de atenção... o jogo inteiro de vocês precisa de atenção, usam o meta como cortina para esconder a falta de balanceamento do jogo, demoraram mais de 1 ano para nerfar o urgot que finalmente vai vir no 9.4, um **bleep**ing ano jogando contra um boneco que builda 3 items de armor/ magic resis e que da one shot, agora vai demorar quanto pra balancear nasus e darius? mais 2/3 anos jogando contra bonecos ridiculos que buildam full armor/items defensivos e que nao deixam nenhum espaço para counter play, apenas frustração de jogar um jogo desbalanceado.

Highlighted
Tropa
Tropa

Ta forte mesmo, nerfa