cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #5 - Seu Lugar É No Museu

Fala galera, estou aqui com mais um Nerfa Isso Rito e dessa vez vamos falar de um personagem mega popular e muito querido que tem se provado uma das melhores escolhas no competitivo esse ano. Ezreal é com certeza um dos ADCs mais utilizados de todos os tempos, mesmo em metas onde ele está mais fraco, a sua presença é quase sempre garantida entre os mais utilizados nas filas ranqueadas, muito disso por conta da segurança com a qual ele pode atuar no jogo. No competitivo ele também já rendeu inúmeras aparições memoráveis e até skin de time já ganhou, é um dos queridinhos dos coreanos que conseguem executar suas jogadas com tanta maestria e fluidez que chega a parecer até fácil fazer aqueles lances arriscados acertando todos os Disparos Místicos.

Ezreal durante o seu lançamento tinha uma certa dificuldade em manter balanceado os seus 2 caminhos de build, AD e AP. Por conta do seu estilo de jogo mais conjurador, as builds AP sempre ganhavam mais atenção, porém elas tinham um problema de gerar muita frustração nos jogadores por conta de estarem muito ligadas a acertar disparos de precisão carregados com quantidades exageradas de AP, o que fazia com que um Ezreal que fosse bom em acertar as habilidades fosse basicamente um mago de artilharia com mais explosão de dano e segurança. A maioria das mudanças inicias no Ezreal foram justamente transferindo parte do seu poder da build AP para a build AD, com o intuito de fazer com que o Ez AP fosse apenas uma "off-build" enquanto mantinha a identidade do Ezreal como um conjurador AD mais focado em lutas prolongadas e menos em explosão de dano.

No fim o que acabou solidificando essa ideia foi o lançamento da Força da Trindade que tinha muita sinergia com o seu Disparo Místico (que foi a habilidade mais buffada no seu kit) e ainda amplificava um pouco do seu potencial híbrido. A partir daí, sempre que o meta estivesse favorável para builds alternativas, Ezreal aparecia como uma escolha forte que conseguia forçar trocas desfavoráveis para os outros atiradores graças ao seu poke e seu W, e foi aí que Ez perdeu sua primeira mecânica... Alguns podem não saber mas antigamente Fluxo Essencial já foi uma habilidade muito útil para trocas em dupla e até em pequenas lutas porque também curava os aliados e ainda reduzia a velocidade de ataque dos inimigos. Isso em conjunto com suportes de poke fazia com que fosse fácil para Ezreal negar qualquer possibilidade de trocas contra muitas outras botlanes, e por isso foram 2 mecânicas que foram removidas ao longo do tempo, e hoje em dia Fluxo Essencial está infelizmente entre uma das habilidades mais insatisfatórias do jogo.

Ao longo de sua história como atirador híbrido com mago, Ezreal sempre parecia se beneficiar muito mais das mudançcas no meta do que com os buffs diretos que ele recebia, e isso se deve ao fato de que sua identidade como conjurador que atuava como atirador possibilitasse builds alternativas ao mesmo tempo em que não dava a ele muitos benefícios em construir Chance de Acerto Crítico, basicamente quando os outros atiradores de crítico estavam fracos, Ezreal aparecia como uma opção muito viável, mas caso contrário ele era quase que irrelevante. Até que durante a Temporada 3 após algumas mudanças na Manopla dos Glacinatas os jogadores descobriaram uma das builds alternativas mais icônicas para o Ez, a famigerada "Blue Build".

A ideia da build era justamente fazer com que o Ez deixasse de ser um "atirador wannabe" e assumisse mais a sua identidade como conjurador AD, substituindo velocidade de ataque e chance de crítico por redução de tempo de recarga e mana, fazendo com que ele pudesse se focar mais em "spammar" suas habilidades e intensificasse sua identidade como atirador de poke e "kite back". Porém essa build trazia o grande problema de ter um pico de poder muito demorado, já que ele realmente só aparecia depois de fechar 3 itens, enquato isso todos os outros adcs com 2 itens já apareciam no jogo bem mais fortes que ele. Portanto essa ideia continua sendo usada apenas como uma build situacional por muito tempo enquanto que as builds comum eram mais parecidas com as de outros atiradores conjuradores como Corki onde eles faziam Força da Trindade (que na época também dava crítico) e outros itens padrões de acerto crítico.

Até que durante a Pré-Temporada 6  tudo mudou, a Atualização dos Atiradores aconteceu e mudou por completo a itemização de toda a classe e o modo como a botlane jogava. Agora os itens de crítico estavam mais fracos no começo e eram builds mais orientadas para ter um pico de poder bem mais forte porem mais tarde no jogo, Último Sussurro mudou de o melhor 3º item pra qualquer AD para um item específico pra quando você quer lidar com tanques muito resistentes, Espada do Rei destruído virou um item mais forte porém com o pico de poder um pouco mais tardio, e outros itens antes completamente ignorados como Colhedor de Essência e Furacão de Runan surgiram como opções muito viaveis para determinados campeões. Além disso Ezreal especificamente recebeu um excelente buff que fazia com que ele reduzisse mais o tempo de recarga de suas habilidades caso acertasse o Disparo Místico o que incentivava ainda mais suas builds focadas em redução de tempo de recarga.

A ideia a princípio era justamente incentivar Ezreal a buildar Colhedor de Essência, porém também rolou uma mudança na Manopla dos Glacinatas removendo o AP que o item dava em troca de mais redução de tempo de racarga e armadura e um custo um pouco menor. Todo esse cenário beneficiava demais a Blue Build e finalmente essa versão do Ezreal se consolidou no meta, Ezreal tinha se tornado um dos 3 principais atiradores do jogo aparecendo em quase todas as partidas junto com Lucian. Consequentemente outros pontos positivos do Ezreal ADC começaram a ficar mais evidentes como a segurança com a qual ele podia atuar nas lutas e o controle de rotas e pressão global que Barragem Incendiária podia dar. A princípio vieram apenas nerfs na Manopla dos Gacinatas, mas mesmo assim só precisou substituí-la por Força da Trindade e Ez continuou como um dos ADCs mais relevantes do jogo, e aí não teve mais como fugir... Um nerf bem forte no tempo de recarga da sua ultimate pra compensar todas as possibilidades de spam que ele ganhou, deram conta de colocá-lo de volta no lugar e infelizmente sepultar de vez as builds AP.

Ezreal continuou ok por um bom tempo mas aí a sua sina com as mudanças do metageme voltou a assombrá-lo... Começou com uma mudança no poder dos suportes fazendo com que os encantadores de cura e escudo pudessem negar muito do seu poke durante a lane e diminuíssem as vantagens que ele conseguia acumular nesse período. Mas a última pá de terra veio com as mudanças nos itens de crítico, fazendo com que os outros atiradores tivessem seu pico de poder muito mais cedo e que com uma ajudinha dos seus suportes dando escudos e curas com Turíbulo Ardente se tornassem hiper carregadores implacáveis no jogo. Agora todos os pontos positivos do Ez eram irrelevantes quando colocados lado a lado com a sinergia de atiradores de crítico e encantadores protetores, e eventualmente Ezreal amargou como um dos piores atiradores do jogo, fazendo com que até a sua taxa de escolha decaísse demais.

E nesse estado ele ficou por mais de um ano, vários buffs tentando enfatizar novamente sua identidade de poke foram dados, nesse período ele inclusive apareceu como um caçador fortíssimo e razoavelmente sólido por um bom tempo, mas nada da sua situação na botlane mudar. Até que mais uma vez Ezreal foi atingido pela graça da Pré-Temporada... As runas reforjadas trouxeram diversas ferramentas que davam para Ezreal a chance de resolver a maioria dos seus problemas como atirador, mas a maior delas era a Runa Essencial Cleptomancia que tinha uma muita sinergia com o seu Disparo Místico e conseguia forncecer pra ele não só uma fase de rotas mais forte cheia de consumíveis e sustain como também bastante ouro adicional, o que fez com que novamente Ezreal recuperasse o seu privilégio como atirador com um pico de poder mais cedo do que os que constroem crítico. Após uns bons nerfs tanto nas runas quanto no próprio Ezreal, ele parece que novamente se encontra em um bom estado onde ele finalmente executa bem a sua identidade inicial e está balanceado tanto em filas ranqueadas quanto competitivo, sendo uma escolha bem popular mas não opressiva demais.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Ezreal, se acham que ele está forte ou fraco, qual o período mais memorável dele, qual a sua build favorita, se sentem falta do Ez AP, o que vocês mudariam nele, o que acham do W e quais são as suas expectativas para futuras atualizações nele. Ah e caso tenham críticas sobre o post ou sugestões para os próximos temas é só deixarem nos comentários também, até mais! ^^

17 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

boa continua fazendo é mt legal esse tipo de tópico

Kkkkkkkk Ta Certo... Seria bom Nerfa meu amiguinho aqui tbm :Champion107:

Highlighted

:champion67::champion130: alo ?:habilidades267::habilidades543::habilidades544:

Highlighted

No momento em que você fala da pré-temporada 8 você escreveu “prá" corrigi ae 😉 e o tópico ficou MUITO bom é sempre legal da essas viagens no tempo ainda mas pra min que sou Novo no game
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Adorei o Post! Esses tópicos são mt bons!
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu espero que ele continue dessa forma. Como mais suporte, esse é um dos ADCs com quem eu mais curto jogar.

"Que deleite de agonia vamos inflingir?"
Highlighted

Puts man, esse foi o primeiro que eu vi, e agora acabei de me encorajar a executar o meu projeto, muito parecido com o seu, vlw por me inspirar 🙂

Highlighted
Tropa
Tropa

Primeiramente, otimo post cara. Esperando aqui ansioso pelo proximo!!

Bom... sobre o nosso amado ez, na minha opinião, acho que ele esta muito depente da manopla. Comparado com a força da trindade, ela é bem mais superior por causa do cauter que exerce sobre os campeoes atualmente fortes no meta. transformando o ezreal em um adc mais de controle. Eu gostaria de ver a trindade aparecendo como uma outra opção no mesmo nivel de força para jogadores que gostão, assim como eu, de fazer o campeão um pouco mais agressivo.

Sobre o W... ta precisando de um rework, por que ta bem inutil atualmente. kkkk 

Highlighted

Yasuo ta fraco ...

Highlighted

•-•)b
Highlighted

faz o Buffa isso e como primeiro participante bufa a janna que voces colocaram 18segundos de cd do shield dela quando era 10 segundos... eu tinha 66% de vitoria com ela e agora so tenho 44% porque ela ficou muito ruim... e agora voces vao nerfar ela denovo... tem que bufar e não nerfar... e na armadura de espinhos tambem voces nerfaram ao invez de bufar... ficou muito ruim a armadura de espinhos antigamente quem tinha armadura de espinhos ninguem podia atacar senão morria so atacando e agora os caras dão 20 ataques em você e eles nem recebe dano nenhum... ridiculo isso...
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

passei aqui pra dizer q a ult da lux tá muito errada... acabeid e perder uma partida onde uma lux deu quadra kill só ultando... ela ultou 3x... eu tava de sion full tank, 150 de mr, ele ultou 3x e me deu 2100 de dano...

PS: presença de espirito não precisa de cdr na ult gente, mana refund tá ótimo já...
Highlighted

@Xivittz Eu também curto mais a ideia do Ez mais agressivo, acho que a fantasia dele como explorador aventureiro se encaixa melhor como a de um campeão que fica no meio do perigo mas que consegue sair de forma bem escorregadia das situações mais arriscadas. Essa ideia fica meio evidente com a passiva dando velocidade de ataque (o que força ele a ficar num alcance mais curto dando ataque básico) e na Translocação Arcana que ajuda ele a sair de qualquer situação arriscada, talvez se o W dele também fosse uma habilidade de curto alcance mas que desse uma boa recompensa pra ele por se manter em um posicionamento arriscado, ou caso ele ganhasse uma habilidade meio "caçador de recompensas" em que ele tivesse que pegar itens preciosos perto dos inimigos e ganhasse uma recompensa muito boa por isso que também ajudasse ele a sair desse posicionamento arriscado.

Highlighted
Dragão
Dragão

cara, vc tem uma paciencia infinita pra escrever esses posts. Eu leio com um pingo de nostalgia cada uma das coisas q vc escreve. Continua q ta muito muito bom .
Highlighted
Tropa
Tropa

Ez = Build Azul 🙂
Highlighted

também achei
Highlighted
Arauto
Arauto

Eu acho ele balanceado - mas tem campeões mais fortes e mais fracos que ele, então depende de ponto de vista. Eu prefiro bagunçar na build mesmo, a única coisa que eu realmente faço padrão é a Manamune. Eu sempre preferi Ez AP do que AD, e usava as runas de Precisão + Regen. de Mana + Reduç. CD e ia no MID, stompando todo mundo. Mas agora com as novas runas esse poder dele diminuiu um pouco, as vezes eu faço ele fullap suporte num normal game e consigo alguma vantagem... Eu colocaria algum tipo de efeito adicional no W dele, algum tipo de amplificador de dano ou que ajudasse na limpeza de waves, talvez? Mas ele é um campeão querido, então fraco pra sempre como certos campeões ele não vai ficar. Skin SSW ta chegando, quem sabe ele não recebe buff? (Tipo a MF que ganhou 1 de dano a mais no AD per Nível pra skin ultimate dela :v)