cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito #7 - Mais um Ryze no Rework

Fala galera, o Nerfa Isso Rito de hoje vai falar sobre o recordista de atualizações do jogo que conseguiu emplacar nada menos do que 6 reworks no jogo. Vou deixar claro que neste post irei falar apenas sobre a última atualização do Ryze que tem sido a mais consistente no geral, se formos falar de todos os reworks dele sai melhor fazermos um especial só pra isso, talvez um "Linha do Tempo do Ryze"? Se vocês curtierem a ideia a gente pode ver de fazer isso no futuro. Este último Ryze, que eu já vou apelidar de Ryze 6.0, protagonizou todos os Mundiais desde o seu lançamento e tem sido presença garantida no competitivo sempre que possível, e estrelou jogadas maravilhosas ostentando todos os seus vastos recursos como midlaner capaz de transformar partidas e confrontos desfavoráveis ao seu favor apenas através da sua habilidade.

As primeiras mudanças no Ryze 5.0 veio quase 1 mês depois do seu lançamento com o intuito de viabilizar mais a sua ultimate nos níveis iniciais, e nas atualizações seguintes mais outros pequenos buffs vieram pra incentivar mais os jogadores a continuarem investindo nesse novo Ryze, afinal eram muitos novos combos para se aprender com um campeão que tinha cara de ser o mago que tinha tudo que a midlane precisava. Mas foi quando os jogadores profissionais começaram a subitamente spammar Ryze nos jogos do competitivo que o mundo percebeu que novamente ele estava muito forte nas mãos mais habilidosas, e aí vieram alguns pequenos nerfs pra remover um pouco de poder geral dele, mas quando isso não foi o suficiente pra tirar Ryze do estado de pick ou ban ficou claro pra todos que Ryze estava fora da curva.

Então vieram os primeiros nerfs pesados no Ryze 5.0, o primeiro diminuindo muito a duração do enraízamento da Prisão Rúnica vizando aumentar o counterplay contra jogadas de proceguimento de controle de grupo iniciadas por Prisão Rúnica, e outro diminuindo a janela de oportunidade que ele tinha pra usar combos através de Fluxo de Feitiço fazendo com que ficasse mais simples de encontrar as brechas para punir Ryze nos níveis iniciais. Felizmente essas mudanças conseguiram reduzir a consistência de Ryze nas partidas profissionais e consequentemente removendo ele do estado de pick ou ban, mas infelizmente também reduziu sua consistência nas partidas ranqueadas fazendo com que mais uma vez ele voltasse para o estado de "balanceado no competitivo e muito abaixo da média nas ranqueadas".

Para alguns essa era a versão mais balanceada mas para quase todos os últimos nerfs foram a prova de que novamente o Ryze precisaria de um rework, onde o principal argumento mais uma vez era que estava impossível de balancea-lo no cmpetitivo e nas ranqueadas. O maior dos vilões nessa história é a própria identidade do Ryze, ou melhor, as identidades do Ryze, "mago dps com dano explosivo que é mais resistente e seguro e escala bem pro final do jogo mas que ainda consegue ser influente antes porque escala com mana" são muitas identidades e todas difíceis de serem mantidas no mesmo personagem sem deixá-lo "sobrecarregado". Mais especificamente o escalonamento com mana e o "mago resistente com mobilidade" porque estes em específico vão contra os próprios pardigmas de um Campeão de fim de jogo e de um mago, coisas que deveriam ser feitas em personagens onde essas são as principais identidades e não uma de muitas.

Algumas medidas para diminuir a descrepância entre desempenho em jogo profissional e casual foram feitas como por exemplo aplicar os resets durante a conjuração das habilidades e não após o acerto, vários consertos de bugs e outras mudanças de "qualidade de vida". Após muitas tentativas, em uma atualização pré-mundial a Riot simplesmente decidiu dar bastante amor pra ele (seria pra ver novamente jogadas lendárias com o "protagonista do jogo"?) aumentando massivamente o escalonamento de PdH em uma de suas habilidades, e novamente Ryze voltou a bombar no competitivo. E assim ficou até que durante a atualização dos itens de PdH desse ano onde alguns dos seus itens essenciais receberam bons buffs e agora realmente estava muito fora da curva.

As medidas drástocas começaram com um nerf na interação da sua ultimate com Cronômetro e Zhonya fazendo com que Ryze deixasse de ter um escape tão confiável já que parte do seu problema no balanceamento está justamente na segurança com a qual Ryze consegue se manter na rota até atingir seu pico de poder. Depois vieram 2 nerfs super fortes pensando no modo como ele fica disponível para criar jogadas pelo mapa, um no Tempo de Recarga da sua ultimate e outro na sua capacidade de espalhar seu dano. Mas mesmo com tudo isso o meta ainda estava muito favorável a Ryze e seu estado de pick ou ban no competitivo continuava, então mas um nerf bem recente foi aplicado na última atualização focado nas sua administração de mana, mas veio junto com anúncio de futuras mudanças pesadas que serão aplicadas em breve no PBE podendo ocasionar em um possível sexto rework para o Ryze.

E assim eu encerro o Nerfa Isso Rito de hoje, deixem nos comentários o que vocês acham do Ryze, se acham que ele está forte ou fraco, quais fantasias do Ryze deveriam ser preservadas e quais vocês acham necessárias, se vocês gostam da presença dele no competitivo, se vocês acham que esse rework pode ficar balanceado, se gostam da ideia dele receber um novo rework e quais são as suas expectativas para as atualizações futuras neles. Até mais! ^^

12 RESPOSTAS
Highlighted

Mais um belo nerfa isso rito como sempre adoro ver essas peculiaridades não jogo a muito tempo por isso fico confuso sobre a fama de cada personagem como nerf Irelia ou rework do ryze hsauhsuahsuah só uma observação tu escreveu competitivo errado da uma corrigida 😉
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

muito bom esse tipo de tópico, adoraria ver um do vladimir
Highlighted
Arauto
Arauto

Muito bom post, se estiver aceitando sugestões. Faz um sobre o rework dos assassinos e suas reversões.

Aronguejo

Se fizer um da época mais antiga dá pra falar do nerf na Black Cleaver, ou então da recuperação de HP da Riven
Highlighted
Arauto
Arauto

Eu acho um champion irritante grrrrrrrr
Highlighted
Dragão
Dragão

Lol n é lol se n estiverem dando reworks no Ryze.
*center>
Highlighted
Barão
Barão

Um dia verei o ryze balanceado mas forte na soloq e no competitivo? Não mas tamvez um dia ele seja forte na soloq e mal seja usado no competitivo, talvez se mudar a ult dele e os combos...quem sabe.

Spoiler
Bonus:

"Poderia dispor de um momento para falar sobre a morte?" 

Sou 1LICH1 e você não me viu aqui. 

Highlighted

mas, ela tem a menor do game, ai ela iria perder HP
Highlighted

Ryze tem que ser deletado do jogo isso sim, o bixo sofre rework todo ano praticamente.

Player Normal - "Se eu quiser um champ novo espero 1 mês e junto 7800 EA".
Player Veterano - "Bitch Please, eu tenho o Ryze, daqui a um tempinho ele vira um champ novo xD ".
"Noxus não sofre de covardia" Sion.
Highlighted
Arauto
Arauto

Acho o ryze um APC Top muito bom, mas vejo ele comumente na mid lane que a proposito deve ser o lugar dele ( sei la do top pra baixo são todas as lanes inferiores kakakakakakaka)

Ele realmente é um AP muito forte e com um kit bastante completo principalmente depois desse 6 Rework dele (6 mano mds oq????), isso o tornou interessante pois o poder de late game de um ryze fidado é simplesmente destrutivo e inabalavel ( se o ryze souber jogar rsrsrs).

Highlighted
Tropa
Tropa

Ryze só precisa de uma ultimate descente, depois do nerf no zhonya+ult a ultimate ficou bem inutil. 

Eu mesmo quando jogo de ryze, só upo a ultimate lvl 11 e dificilmente terá uma utilidade significante no game. 

Enfim, acredito que um remake nessa ultimate faria esse champion voltar ao game. 

Highlighted
Dragão
Dragão

quero virar main ryze, mas o rework é um dos meus medos, pq ele sempre foi mecanicamente intenso, ai tipo po dominei o champ, toma a nova versao dele e te vira ://