cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Fala galera! Sim, dei uma ressuscitada no Nerfa Isso Rito como comemoração de final de ano e pra ver o quanto vocês ainda curtem e querem ver conteúdo discutindo mecânica e jogabilidade aqui no fórum. Ou seja, feedbacks e críticas serão muito bem vindos aqui pra eu entender melhor o quanto e como vocês querem tópicos discutindo sobre mecânicas aqui, e se recepção aqui for boa eu posso ver de trazer mais. E dessa vez vou falar sobre os Campeões novos que tivemos esse ano, a maioria deles ficou forte no meta e deu o que falar mas todos trouxeram alguma atração nova e única pro jogo. Vamos dar uma relembrada e ver qual foi o impacto de cada um no meta e como foi a recepção dos jogadores com eles, bora lá:

 

 

Sylas foi criado com o objetivo de ser um legítimo lutador AP com a identidade de roubar ultimates representando a sua fantasia da história como a de um líder miliciano revolucionário que luta contra as políticas restritivas de magia em Demacia roubando toda a magia acumulada nas construções do reino e de outros magos disfarçados ou que andam com ele. Como já era de se esperar logo no começo Sylas já chegou sendo problemático, em parte por conta do roubo de ultimates mas muito mais por conta do quanto o kit dele era completo e funcional mesmo sem precisar de ultimate e com poucos itens AP apropriados para um Lutador. Isso garantiu pra ele uma fase de rotas super forte com muita pressão e um desempenho de jogar nas rotas laterais tão bom quanto, e mesmo a presença de lutas em equipe que deveria ser um ponto fraco acabou não sendo um problema por conta do roubo de ultimates que contra determinadas composições é uma vitória garantida por conta do escalonamento em AP que ele ganha. 

 

  

Yuumi foi lançado de ser um suporte encantador que literalmente fica grudado nos seus carregadores e pode ficar a maior parte do tempo invulnerável pulando de aliado em aliado concedendo curas e escudos, representando a sua fantasia de ser um pet mágico com poderes de proteção que anda com um livro mágico encantado procurando por sua mestra em Runeterra. Um pouco diferente do Sylas que já chegou dando o nome em Summoner's Rift, Yuumi foi lançada com um dos menores winrate já vistos no jogo e precisou de uns bons buffs pra começar a engatar, muito disso por conta de que os limites e mecânicas dela eram bem diferentes e tanto os jogadores de suporte quanto os de ADC precisavam aprender a lidar com esse padrão diferente. Mas também quando ela engatou... Sua taxa de escolha era uma das maiores entre os suportes tanto no competitivo quanto nas ranqueadas e mesmo depois de muitos nerfs super fortes, ela reapereceu quebrando o meta fazendo uma combinação na botlane junto com Garen itemizando vários itens de AP e funcionando mais como um carregador AP permanentemente invulnerável do que como um suporte.

 

 

Chegamos no meio do ano e tivemos Qiyana, que foi lançada com a intençã de representar uma jovem princesa com grandes ambições e um ego gigantesco por ser uma das maiores especialistas em magia elemental de Ixtal, e isso se traduz como uma Assassina AD que depende do seu posicionamento e do de seus inimigos para realizar diferentes tipos de jogadas dependendo do elemento que ela pegar. Assim que chegou Qiyana não atraiu tanta atenção assim pois tínhamos muita coisa no jogo naquele período, mas no competitivo ela já estava marcando presença e isso continuou até o final desse ano até que aos poucos os jogadores foram começando a usar mais a Campeã muito por influência de outros jogadores mais famosos. Apesar de não ter tantas ferramentas pra entrar nas lutas em equipe tão facilmente, Qiyana se destaca em relação aos outros assassinos por ter uma ultimate muito forte para lutas em equipes (especialmente na selva e no rio) adicionalmente uma utilidade capaz de virar as lutas a seu favor quando bem usada. Isso em comparação a sua forte presença nas rotas e em pequenas lutas isoladas fazem com que ela seja um ótimo Campeão pra forçar os objetivos no começo do jogo, garantindo pra ela até um pouco de presença na selva. Depois de alguns poucos nerfs Qiyana parece que estabilizou e não é mais tão priorizada em ambas as cenas mas ainda se mantém uma escolha viável.

 

 

O aniversário de 10 anos chegou e com ele tivemos um dos personagens mais esperados do jogo, Senna, que foi lançada representando uma antiga purificadora que após passar anos presa na lanterna do Thresh, hoje abraçou a sua dualidade e usa as sombras e morte a seu favor para continuar seu trabalho purificando almas com o seu canhão gigante atrás de derrotar um mal ainda maior. No jogo isso se traduziu como uma atiradora suporte que foca em dar poucos tiros mas de uma distância muito longa e que machucam mais e que consegue usar seus disparos de sombra e luz tanto em aliados quanto em inimigos causando diferentes tipos de efeitos em cada um. Assim como o Sylas, Senna já chegou marcando presença forte nas ranqueadas tanto como suporte que foi a sua função primária mas principalmente como ADC onde a sua utilidade e sustento aliados ao dano de longa distância dela façam com que mesmo a sua fraqueza muito clara de ser um atirador frágil sem mecânicas defensivas não eja um peso tão grande em relação a todo o restante do kit. Senna já recebeu sua primeira cota de nerfs visando enfraquecer o seu desempenho como atirador mas ainda assim continua uma Campeã bem influente no meta atual. 

 

 

E pra finalizar o nosso mais Campeão mais recente que não tem nem um mês de lançamento, Aphelios veio com um conceito super diferente com uma HUD diferente e uma mecânica de troca de armas que ainda não tínhamos no jogo e deixou todo mundo intrigado sobre qual seria o destino dele. Aphelios foi lançado com a ideia de representar um assassino dos reclusos Lunari que tem um arsenal de armas mágicas encantadas por sua irmã Alune em uma outra dimensão com a magia da Lua, e no jogo isso é traduzido como um atirador de crítico normal que tem a seu dispor 5 armas únicas com efeitos diferentes nos ataques básicos e habilidades mas que só pode controlar 2 por vez e por tempo limitado, tendo que trocar de arma sempre que acabar a munição. Apesar de parecer muito complexo, Aphelios tem sido muito bem recebido pelos jogadores já que tirando a mecânica de troca de armas, o resto da sua jogabilidade é bem similar a de outras coisas que já temos no jogo. Aphelios já ganhou o seu primeiro nerf em menos de 1 mês de lançamento mas acho que ainda é cedo pra decretar o destino do Campeão, a minha aposta é que conforme os jogadores se acosutmarem a como jogar contra Aphelios, ele vai voltar a ter um desempenho regular e vai se sobressair mais dependendo do qual o meta será favorável pra ele.

 

 

E é por aqui que eu encerro esse Nerfa Isso Rito especial de fim de ano, deixem nos comentários o que vocês acharam dos Campeões desse ano, se estão curtindo as novas propostas que a Riot tem trazido, se tá curtindo o nível de balanceamento dessas novas adições e o que estão esperando para os próximos Campeões do ano que vem. Além disso podem deixar também qualquer tipo de crítica ou feedback em relação ao tópico que isso vai me ajudar bastante a trazer novos conteúdos que vocês gostem no futuro. Até mais o/

42 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Se superaram esse ano, um mais nojento que o outro, ao menos estou gostando dos rumos que a equipe de balanceamento seguiu com a Yuumi, espero que sigam o mesmo caminho com o Sylas;
Já Qiyana e Senna ambas apresentam problemas enormes com o kit, que até agora não entendo por que se recusam a nerfar essas questões básicas
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Cada lançamento novo da Riot traz uma sensação de inserir um campeão irritante de se jogar contra no jogo, acredito q isso seja proposital para incentivar as pessoas a jogarem com o campeão que tem Kits muito fortes, ai dps de um tempo eles nerfam, eu acho isso não muito saudável pro jogo.

Highlighted
Dragão
Dragão

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

@Draicker Não sei oq me impressionou mais esse ano, tentar solar um Sylas e ele curar 2k de hp no W ou stompar um Aphelios e o cara 1/7 com 45 de farm em 20 minutos ultar no dragão e tirar 3k de dano em area de 5 jogadores.

 

Acho q isso aqui mostra muita coisa.

https://streamable.com/gd9jf

*center>
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019


@Mydgar  escreveu:

@Draicker Não sei oq me impressionou mais esse ano, tentar solar um Sylas e ele curar 2k de hp no W ou stompar um Aphelios e o cara 1/7 com 45 de farm em 20 minutos ultar no dragão e tirar 3k de dano em area de 5 jogadores.

 

Acho q isso aqui mostra muita coisa.

https://streamable.com/gd9jf


Aphelios mal lançou, o kit dele precisa de muitos jogos pra ficar realmente bom, e ele já está em 3º dos melhores ADC do jogo estatísticamente falando, isso prova q ele ta fora da curva, e nesse video ai fica bem claro, nenhum outro ADC do jogo dá esse dano em área.

Highlighted
Barão
Barão

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

To esperando lançar mais um morto vivo das Ilhas, mais crias do vazio, mais shurinames.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted
Moderação
Moderação

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019


@Mydgar  escreveu:

https://streamable.com/gd9jf


Entrei em pânico, aí lembrei das outras várias jogadas que o Aphelios deu pentakill da mesma forma HSuashuashuashua

Espero muito que esse campeão não seja um daqueles que levem 3 ou 4 patches para o pessoal da rito deixar "equilibrado".

Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

tem q nerfa msm
Highlighted
Lenda
Lenda

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

campeão novo 1 por mês , mas rework que é bom, necas!
só queria pelo menos um equilíbrio de 1 para 1 para o rework e lançamentos
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Unico champ que lançou esse ano que eu não achei op foi a Qiyanna, o resto eu achei tudo quebrado ahusahusauh
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Opaa! Finalmente! Saudades desse tópico...
Yuumi chegou parecendo tão fraquinha em, depois mostrou que a verdadeira fraqueza era que tava buildando errado, nao era utility e sim full AP pra ela XD
Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

@Mydgar Parece que era um monte de espíritos malignos e o pastor Aphelios chegou exorcizando geral kkkkk
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019


@Jean JOKERS  escreveu:
Unico champ que lançou esse ano que eu não achei op foi a Qiyanna, o resto eu achei tudo quebrado ahusahusauh

Eu achei ela a pior, único assassino do jogo com chain CC forte, fora o root point n' click, nem o silence do Talon era tão nojento como essa boneca.

Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Beleza, mas não acha que faltou a Irelia e Akali que foram completamente assassinadas? Só falta serem excluídas do jogo. 😧
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Estou meio perdido, mas a Neeko não foi nesse ano também? Na minha cabeça parece que veio depois do Sylas.
Highlighted
Dragão
Dragão

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

E eu aqui esperando a Riot lançar um campeão que seja 8/80.

Sylas e Yuumi...

A Yuumi pelo menos já deram um jeito (acho que ainda podia ter mais umas mudanças, mas foram numa direção boa com ela), mas o Sylas continua horrível depois de ter sido um dos campeões mais fortes do jogo.

Qiyana e Senna continuam, e o Aphelios mal chegou e já tá desbalanceado. Disseram que ele seria um campeão "muito difícil de jogar", mas eu realmente acho que a Riot superestimou (e muito) a dificuldade do campeão. Na prática, tudo o que você precisa fazer é ter guardado na memória o que cada arma e habilidade faz. A escolha da ult a ser usada é a maior dificuldade que se tem de Aphelios depois de memorizar as habilidades, e ainda assim, do jeito que a ult da Infernum tá, não tem porque escolher outra.

Acho que o último ADC difícil de jogar (já que o Aphelios poderia ser considerado fácil de jogar e difícil de dominar) foi a Kalista, que também tem muito a se dominar nela. Mas ela atualmente...
Já tomou seu café hoje?
Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Pra min a Irelia ta ate que forte e a Akali o povo fala que ela ta sendo morta pela rito mais se so prescisa sabe joga com ela pra fica boa
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Como diria o Grande Sábio: "O Sylas só é OP por causa da cura do W." Palmas.

Eles sabem que vamos chegar...

Contudo, nunca estão preparados.

- KinDred

Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Feliz ano novo
Highlighted

Re: Nerfa Isso Rito - Campeões de 2019

Sylas foi um campeão bastante interessante quando lançou, mas em questão de jogabilidade, eu acho ele muito 8 ou 80. Ou você fica muito forte, ou não faz nada. A Yuumi foi um campeão que me deu muita dor de cabeça para aprender a jogar contra, e o último nerf que deram nela deixou ela mais fácil de ser counterada. E a Qiyana... Ah Qiyana... Simplesmente um dos campeões mais quebrados já lançados nos 7 anos em que eu jogo LoL, rivalizando com Zoe e os reworks de Akali e Irelia. A Senna me deixou bastante intrigado sobre o que a Riot poderia fazer em relação a um Atirador Suporte, e eu acho que ela veio forte demais. Na minha opinião poderia reduzir a cura do Q e aumentar seu CD. É muito frustrante jogar contra algo que fica te dando um poke sem fim, sem ter que se preocupar em farmar, porque ela é um suporte, e na menor das tentativas de se trocar dano, ela ainda pode curar a si mesma e ao aliado, numa quantia que não é pequena, diga-se de passagem. No caso do Aphelios, excluindo a mecânica de troca de armas, o que eu achei fantástico, é apenas mais um atirador de crítico, que fica muito forte com 2~3 itens.
"Unam-se à gloriosa evolução!"