cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Nerfa Isso Rito - Retrospectiva 2018 (Runas, Itens e Meta)

Fala galera, estamos começando mais um Nerfa Isso Rito, um quadro pra gente discutir assuntos pontuais sobre mecânica e jogabilidade aqui no fórum, e lembrando que aqui nós NÃO VAMOS DISCUTIR APENAS NERFS, qualquer assunto relacionado a mecânica dentro do jogo que estiver em alta no momento será abordado aqui. 

E continuando o post da semana passada, estou trazendo aqui a segunda parte da Retrospectiva da nossa Temporada 8, dessa vez focada em o que tivemos de mudanças nos itens, runas e outras partes mais sistemáticas do nosso meta, mas também em um formato um pouquinho diferente, meio lista pra se adaptar melhor as pequenas e várias mudanças que tivemos nos mais diferentes aspectos... Se vocês curtirem bastante esse post ou esse formato, deixem nos comentários que vai me ajudar bastante a preparar mais conteúdos similares no futuro.

ITENS

Itemização AP - Logo no começo do ano tivemos uma atualização na itemização AP para trazer mais diversidade na itemização dos Magos, em especial nos itens de mana que eram resumidos apenas ao antigo Morello.

Mana - Pouco tempo depois das mudanças nos itens de AP tivemos mais uma atualização em como funcionava a mana dos magos e nos itens de sustento de mana para que o meta ficasse menos focado em limpeza de rotas..

Itens de visão - Logo no começo do ano tivemos uma atualização em que a icônica Pedra da Visão foi removido e em compensação os itens de suporte tiveram suas missões atualizadas para dar a ativa da Pedra da Visão.

Flâmula de Comando- Após uma atualização par deixar a Flâmula tendo um peso estratégico maior, o meta acabou tendo um impacto tão grande que todas as rotas basicamente estavam fazendo o item e jogando ao redor de buffar uma tropa canhão, o que eventualmente acabou ocasionando na remoção do item.

ADCs - Depois de muitas reclamações sobre a botlane estar dominando o jogo, várias alterações nos itens de crítico e até mesmo nos status base dos atiradores foram feitas para deixá-los mais focados como ameaças de final de jogo, no fim as mudanças acabaram sendo fortes demais e eventualmente alguns buffs foram aplicados nos atiradores.

Ídolo perdido, curas e escudos - Seguindo a linha de ajustar um pouco do poder que a botlane tinha, os suportes focados em curas e escudos que eram os principais responsáveis por deixar os ADCs implacáveis, tiveram alguns ajustes em suas habilidades de escudo e alguns nerfs nos itens originados pelo Ídolo Proibido.

Ecos Rúnicos- A Riot queria que a selva estivesse um pouco mais aberta para Campeões AP, e por isso algumas alterações na receita e nos status do Ecos Rúnicos foram feitas para deixar o item mais receptivo para magos, o que foi um dos fatores decisivos para deixar escolhas como Taliyah e Karthus mais viáveis na selva.

Faca do Invasor - A Faca do Invasor era disparado o item da selva mais forte, porém isso era quase que imperceptível para a maioria dos jogadores normais enquanto era abusado nos elos mais altos e competitivo, portanto o item acabou sendo removido também.

Draktharr - O icônico item dos assassinos AD acabou sofrendo algumas interações para ser um item um pouco menos focado na explosão de dano e um pouco mais focado na limpeza de visão, o que acabou criando a necessidade de alguns buffs compensatórios em alguns Campeões.

Shurelya - O novo item de suporte que veio para substituir o antigo Talismã da Ascensão acabou virando uma alternativamuito forte para Campeões AP que precisavam de melhores ferramentas de engage como Vladimir e Singed, o que depois acabou resultando em uma alteração nos status para favorecerem mais os suportes.

Guinsoo - Um dos itens que mais definiu o meta esse ano, Guinsoo não só recebeu uns bons nerfs como mudanças extremamente fortes ao longo do ano, inclusive foi o principal responsável pela ascenção do antigo Aatrox no meta após longos anos apagado e do status de hiper-carregador de Kai'Sa.

Sterak - Após os buffs no final da Temporada 7, o item finalmente engatou na itemização dos Lutadores favorecendo demais os usuários de Força da Trindade o que basicamente definiu o meta dos lutadores, até que esse sinergia foi quebrada em troca.

RUNAS

Livro de Feitiços Deslacrado - Depois de um bom tempo esquecido, o Livro de Feitiços deslacrado passou a ser a principal runa para todos os Campeões que não tinham opções muito sólidas de runas, muito por conta da redução de tempo de recarga nos Feitiços de Invocador. Essa versão super generalistas acabou sendo removida por conta de ir cotra a ideia inicial das runas e acabou sendo substituída por uma versão mais focada justamente no uso diversificado de feitiços de invocador.

Árvore de Inspiração - A árvore da inspiração em si passou por inúmeras mudanças ao longo do ano justamente por algumas runas sendo extremamente boas pra todo mundo, tivemos o combo de Cronômetro e Calçados Mágicos, a remoção do status de amplificação de poções, diversos nerfs na Cleptomancia, a introdução e atualização do Tônico de Distorção no Tempo... O que eu achei mais legal foi o buff no Aprimoramento Glacial que acabou criando jeitos alternativos de se jogar com alguns magos em uma forma mais utilitária.

Pós-Choque - Pós-Choque começou sendo uma das runas mais fortes da Temporada, muito por conta da porcentagem extra de resistência e dano extra que ele dava com base nos seus status, o que depois de um tempo exigiu uma alteração para valores base tanto nas resistências quanto no dano para que mais Campeões conseguissem usar um caminho alternativo com essa runa como por exemplo Lissandra e Pyke.

Crisálida - Inicialmente criada como uma alternativa para os Campeões com fase de rotas fraca terem como sobreviver ao começo de jogo, a runa acabou dando uma desacelerada no meta e com a mudança nos status concedidos pelas runas, acabou sendo removida e substituída pelo Golpe de Escudo.

Conquistador - Provavelmente a runa mais impactante do ano, Conquistador foi criada para ser a principal alternativa para os Lutadores que estavam sofrendo no começo do ano para lidar com todas as outras classes e competir com a utilidade dos Tanques. Não demorou muito para ser a runa que ditou o meta da toplane e dos lutadores, e agora com o nível de poder dos Atiradores e Tanques reduzidos, acabou se tornando uma das ferramentas mais fortes do jogo sendo muito cogitada para nerfs.

Faixa de Fluxo de Mana - A princípio sendo uma runa focada em dar aos Campeões que gastam e itemizam muita mana mais liberdade para trocar bastante regularmente, a Faixa de Fluxo de Mana acabou deixando a fase de rotas de muitos Campeões fácil demais e eventualmente acabou sendo substituída para uma versão focada no sustento de mana dos Campeões mesmo.

Sentinela Zumbi - Sentinela Zumbi assim que saiu se tornou a runa favorita dos profissionais por conta de como ela podia ampliar a distribuição de visão no jogo, em especial pela sentinela que nascia assim que outra era destruída, e com o tempo acabou sendo refeita em uma versão mais atrativa para os jogadores normais focada em Campeões que limpam bastante visão.

Runas de dano - Conforme os Atiradores e Tanques foram perdendo relevância, muitas reclamações sobre o excesso de dano foram feitas, portanto várias runas que forneciam dano de graça foram nerfadas ou refeitas para uma versão menos focada em explosão de dano, grandes exemplos foram os nerfs no Eletrocutar, Impacto Repentino, Chamuscar e as mudanças na Celeridade.

Colheita Sombria - Colheita Sombria sempre foi uma runa de nicho para os caçadores que gostavam de acumular dano ao longo do jogo, mas após os nerfs do Eletrocutar acabou se tornando a principal runa para os assassinos que queriam um dano extra, e todo esse dano pré-carregado no primeiro ataque acabava gerando interações frustrantes ao se lidar com explosão de dano, então depois de um tempo acabou sendo substituída por uma versão focada em dano extra para finalizar alvos, o que depois de um tempo acabou sendo apropriada por magos de poke que eram justamente os que mais conseguiam acumular dano extra para a runa.

Atributos das runas - Uma das mudanças mais importantes da Pré-Temporada 9, finalmente os atributos base das árvores específicas das runas se tornaram livres para escolha, o que permitiu que os jogadores pudessem experimentar mais opções sem se preocupar os status base com os quais eles iam começar.

FEITIÇOS DE INVOCADOR E META

Incendiar/Curar - No começo do ano tivemos um pequeno nerf no Curar e um buff muito forte no Incendiar que foi um dos principais fatores que contribuiu para um meta cheio de explosão de dano e snowball.

Tropas - Algumas mudanças no valor em ouro e resistência das tropas foi feita para que o meta ficasse menos focado em limpeza de rotas, o que naturalmente prejudicou o meta de magos de controle. E logo no final do ano tivemos umas mudança na dano entre tropas e velocidade de movimento das tropas para voltar a trazer os grandes "slow push" das Temporadas 4 e 5.

Arauto e Barão - O buff Arauto do Vale sofreu algumas mudanças para que ficasse mais fácil derrotá-lo caso um time conseguisse contestar o cerco do time atacante. Além disso o Barão sofreu umas mudanças para se tornar um buff mais forte para finalizar os jogos, ao mesmo tempo que o próprio Barão ficou mais forte em lutar contra os Campeões, apesar de algum tempo depois ter a sua vida base reduzida, o resultado foi um buff extremamente forte para os times em vantagem que não estão conseguindo ganhar o jogo nos cercos.

Selva e Aronguejo - Outra mudança bastante polêmica, a experiência conseguida na selva nos níveis iniciais foi redistribuída para os aronguejos, que agora se tornaram uma espécie de mini-objetivo, para que os caçadores ficassem mais focados em duelar entre si no começo do jogo e menos focados em emboscar as rotas. O resultado foi um meta cheio de caçadores com poder de duelo forte e com bastante potencial de ganks no nível 2.

Afunilamento de Ouro - Possivelmente a maior mudança que tivemos no meta nos últimos 6 anos, pela primeira vez a estrutura do meta padrão europeu foi quebrada e tivemos uma nova estratégia forte inclusive no competitivo sendo aplicada no jogo, o afunilamento permitia que um jogador acumulasse recursos por 2 enquanto outro jogador agia como um suporte passivo. Por conta de ser uma estratégia muito frustrante de se aplicar e com pouco counterplay, a Riot acabou usando alguns artifícios para torná-la extremamente desvantajosa.

Ouro Global e Snowball - Uma das mudanças mais fortes do ano, após muitas reclamações dos jogadores sobre não ter muito poder de snowball solo no jogo, a Riot nerfou o ouro global adiquirido pelos times assim como o ouro e experiência conquistado por assistências, o que não só nerfou os suportes como também fortaleceu bastante algumas classes e Campeões dependentes de snowball para impactar o jogo.

Neutralizado - Após muitas reclamações sobre os jogos estarem terminando rápido demais e sem chances de virada por conta do snowball exagerado, a Riot decidiu dar uma ajeitada nisso aumentando bastante o valor das recompensas de neutralizado para ajudar os times que estão atrás a conseguirem ter mais alternativas para voltar para o jogo caso se concentrem em neutralizar as maiores ameaças do time inimigo.

Agora deixem nos comentários o que vocês acharam desse ano relacionado as runas, itens e meta, o que vocês gostaram, o que não gostaram, e quais são as suas expectativas para o meta e mudanças do ano que vem. E não deixem de comentar se vocês curtiram essa retrospectiva e querem que eu traga mais em breve que semana que vem eu volto com segunda parte mais focada nos itens, runas ou mudanças sistêmicas. Até mais o/   

6 RESPOSTAS
Highlighted
Dragão
Dragão

Re: Nerfa Isso Rito - Retrospectiva 2018 (Runas, Itens e Meta)

Gostei da retrospectiva! Sempre bom ver o que aconteceu no ano todo c=

Acho que isso se encaixa mais em mudanças sistêmicas mas eu não curti nem um pouco esse negócio que a pessoa acumula até 1000 de ouro, sério, uma pessoa que pegou uma vantagem absurda, pode perder isso em simples segundos, fazendo que o time inimigo volte muito rápido, então o conceito do solo carry do game, quase que vai embora, visto que não adianta nada você conseguir um snowball forte e só um erro seu minusculo ou uma emboscada ou que for, faz praticamente o inimigo voltar e ficar igual....

Sobre itens de adc, realmente uma botlane que soubesse jogar, carregava o game fácil, mas essas mudanças foram um pouco estanhas, esse item ' Chuva de canivetes' apesar de ser um item bom, se você for fazer 100% crítico, ele se torna quase irrelevante, pois a passiva dele é fazer você dar um acerto crítico com X dano, e se você faz 100% de crítico, a passiva dele muda para 200% de dano, mas isso você já faz com 100% normal a cada hit... logo acho que ele devia ser mudado em relação a isso, ou mudar essa passiva de acerto crítico e dar algum dano bonus em magia etc igual canhão e statik
Ou aumentar ele limite para acima de 200%, igual o gume antigo que aumentava para 250%
mas ai já não sei, porque isso pode fazer a botlane voltar a ser a lane predominante....
https://twitter.com/JinxDancing
https://www.facebook.com/jinxdancing
Highlighted
Arauto
Arauto

Muito boa essa retrospectiva! Deu pra lembrar o pq de suportes com escudo não estão aparecendo mais e de como a Flâmula faz falta!!

Mano no geral, esse sistema de Lista que tu usou ficou bem mais clean e interessante visualmente! Continue assim!!!
Highlighted

Amei o tópico DRIU BÉRNICOU! ❤️
Eu não gostei muito desse novo Morello, mas pra mim a pior coisa que aconteceu nesse ano, não foi de item, como eu já disse no se último "Nerfa Isso Rito" foi o revert da LB...

Highlighted

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Minha relação com o LoL é de amor e ódio, e eu já disse isso para a empresa por meio daqueles questionários que enviam de tempos em tempos e também através de algumas postagens no fórum...

Embora seja o único MOBA que eu jogue com frequência, desde que foi lançado, me deixa triste a falta de coragem (ou criatividade) da Riot em mudar o jogo de maneira significativa. O jogo muda um pouquinho aqui, um pouquinho ali desde que foi lançado... as mudanças parecem grandes por uma questão de percepção, distorcida por conta do envolvimento com o jogo, mas se você for explicar como é o jogo para quem é de fora, praticamente não há mudanças grandes. O jogo é praticamente o mesmo desde o começo.

Isso posto, toda essa lista de mudanças parece grande, mas na minha visão é algo tão tímido, tão pequeno... eu já abri tópico com textos e mais textos falando, por exemplo, que os itens de visão ocupam espaço significativo na bolsa dos personagens e enfraquecem DEMAIS os suportes, mas a Riot parece estar ok com os suportes serem os mais fracos e pobres do time, o tempo todo, em todas as partidas. Não consigo entender como uma equipe de design acha isso razoável.

A Flâmula de Comando eu também montém um tópico extenso falando sobre como a essência do item tem um potencial muito interessante, mas a Riot fez tudo de errado com o item e, na falta de criatividade, simplesmente tirou ele do jogo...

Sobre as Runas, as Runas Reforjadas foram um sopro de melhoria no sentido de customizar o próprio personagem, mas são muito genéricas. Não conversam com o lore do jogo, carecem de opções significativas para muito personagens... eu defendo que cada personagem deveria ter a sua própria árvore de talentos customizada. É melhor para trabalhar a imersão do personagem, é mais fácil de equilibrar (singulariza as mudanças) e possibilita a criação de escolhas muito mais significativas para os jogadores.

Sobre os Feitiços, eu também já montei tópico com textão explicando que acho que deveriam ser mais fortes e significativos, dando melhores opções defensivas, ofensivas, de suporte e de mobilidade.
Highlighted

Gostei muito da retrospectiva, interessante ver oq aconteceu com os itens no decorrer do ano, espero que a riot se empenhe mais em resolver os problemas do jogo que a os poucos nos últimos anos estão aparecendo constantemente... abraços !