Tive uma conversa uns tempos atrás, onde paramos pra pensar e a Riot simplesmente parou de fazer personagem tanques, desde 2013 só lançaram Ornn e Zac, enquanto lutadores, magos, suportes e atiradores tiveram 5 ou mais campeões de cada classe. (assassino é um caso a parte, por ser algo mais "especifico").
Os tanques geralmente são viáveis no top ou selva, onde dividem espaço com outras classes, na maioria lutadores. Será que esse "esquecimento" dos tanques se deve ao fato de ser mais interessante tanto jogar quanto assistir personagens lutadores ou que tem maior potencial individual?
sobre tanques só tivemos reworks de personagens que já eram tanques antes, com exceção do Sion que era AP.
lançamentos desde 2013:
tanques(2): Ornn e zac
suporte(6): pyke, ivern, bardo, braum, TK, Rakan
assassinos(1): ekko,
lutador(7): Yasuo, Gnar, Rek'Sai, Illaoi, Kled, Kayn, Camille
magos(7): Neeko, Aurelion Sol, Taliyah, Azir, Vel Koz, Lissandra, Zoe
Atiradores(7): Kai'Sa, Xayah, Jhin, Kindred, Kalista, Lucian Jinx
(eu usei as classes do client como base, sei que TK e Braum podem ser considerados tanques, e mesmo se colocarmos eles como ainda são apenas 4 tanques em 5 anos de jogo)
Eu usei as classes do client da Riot, mas mesmo se colocarmos esses 2 como tanques, as outras classes continuam com mais lançamentos
Olhando os comentários daqui e de outros locais, tem também a questão de que a sobreposição nas definições de funções faz muita gente confundir alguns tanques com lutadores e vice versa (sabiam por exemplo, que o Dr.Mundo não é tanque, mas sim um Lutador tipo Colosso? Pois é...).
Culpo o resto do antigo design de jogo onde tanques eram bolas de carne que spamavam habilidades com baixo crowd-control, como o "Cutelo Infectado" do Dr.Mundo, com slow e dano em % de vida. Basicamente pegaram todos os campeões com design similar e criaram uma definição para ela, só que, na minha opinião, do jeito errado. Para mim os tanques deveriam ser 3: Protetores (Focados em dificultar dano inimigo aos seus companheiros frágeis - ex: Tahm Kench, Braum), Vanguarda (que iniciam lutas) e Colossos (moedores de carne focados em recuperar vida e gerar "areas de ameaça de abate").
O porque disso tem os seguintes motivos:
Pra mim é isso, melhoria a saúde do jogo e daria na minha opinião muito mais ferramentas para balanceamento (além de ser mais intuitivo para novos jogadores, evitando várias confusões).
Como se R6 fosse o jogo dos sonhos.