Oi gente, meu nome é Lari e eu sou a El Mago Teemo, uma pessoa que ama jogar como suporte e como toplaner e tenta aprender a jogar na selva, eu vim trazer um assunto que tem me deixado meio desanimada com o LoL: como o jogo tem se tornado extremamente complexo para quem quer aprender a jogá-lo ou simplesmente trocar de posição.
Não é como se eu não soubesse jogar na selva, eu sei o básico, eu desempenho minha função de forma básica, mas vocês já perceberam o quão complexo tá jogar na selva hoje em dia? Não só na selva, mas jogar o LoL inteiro no geral:
Você tem as barricadas pra cuidar (como laner) porque elas dão tanto dinheiro quanto uma kill, você tem a sua selva pra farmar, dragões pra cuidar, tomar conta também do arauto, porque ele é muito forte, e pode tirar seu laner de jogo por um tempo, tem que cuidar da botlane por causa da influência do dragão, tem que cuidar dos arongueijos pela visão de jogo e controle de mapa, colocar visão, alma do dragão, tem o segundo arauto ainda, barão, dragão ancião que é quase um GG instantâneo... Tipo, é tanta coisa, as vezes quando eu to de suporte eu não percebo, mas quando eu vou pra selva que eu fico pensando "como eu vou cuidar de tudo isso?".
O pior é que quando você não é muito experiente e perde um objetivo, você se culpa, você já perdeu ali, você provavelmente vai perder mais vezes no jogo antes de perder de verdade, ou ganhar de verdade. Hoje em dia no LoL você tem a derrota no nexus e em mais 15 partes do jogo diferente, eu acho que isso afasta um pouco as pessoas, sei lá, tenho medo disso virar um Team Fortress onde só gente pro no jogo joga ele já que ninguém mais consegue jogar por ser tão "difícil".
Exatamente!
Jogar na Selva @Réia está muito difícil. A Riot quando começou a trabalhar em muito enfase em enfraquecer a Selva pegou muito pesado! Olha isso:
Esse é o panorama de quase todas as minhas partidas, o MID LANE 2 ou 3 níveis a frente de todo mundo e assim como o TOP 2 ou 3 níveis, somente o BOT é a lane que iguala com a Selva.
Caçador hoje em dia é lane para quem quer ter dor de cabeça por que rage por não ter feito um bom trabalho, quando é impossível para min, ouço em toda partida.
Quem joga em lane jamais vai entender um tópico como esse aqui. Mas quem joga na Selva sabe como é complexo está 2...3 níveis atrás de todo mundo, com itens a menos e ainda tendo somente um aronguejo no jogo para complicar ainda mais a vida. Tendo como tarefa ajudar três rotas a estarem bem no jogo, fazer o dragão/arauto enquanto tenta se manter na partida.
Confesso que não me divirto mais jogando League of Legends, eu entro motivado e saiu das partidas com muita raiva. Quase sempre.
Duas coisas acontecem aqui:
Primeiro é que, historicamente, as funções que tem maior facilidade de impactar o jogo são o mid (sempre) e a jungle (às vezes). Porém, mid laners não sofrem com a falta de EXP e, por isso, sempre ficam fortes o bastante pra fazer a diferença. Já o jungler pode ficar muito para trás.
A segunda coisa é o que você falou: é tanto objetivo no mapa que, se você OU o seu time ficam pra trás, você provavelmente não consegue mais lutar pelas coisas, porque o seu adversário sempre vai chegar antes ou vai ter como tirar você da disputa.
Por isso é que se diz que normalmente o melhor jungler é quem vence o jogo.
Mas ai é que está! Nesse jogo quem está carregando é o MID.
Você nunca vai conseguir pegar um arongueijo se seu mid for uma Lux e o dos cara um Zed, inimigo é mais agressivo, seu aliado não vai te ajudar.
Da mesma forma é o Dragão ou (ás vezes) quando se vai tentar gank uma lane o mid inimigo vem atrás. Também acontece muito as perseguições dentro da Selva.
Só o que tem que fazer é engolir tudo! Aceitar que o cara pode te matar e as rage do time etc. O cara chega 3 níveis a frente, 2 ... Essa coisa de que Jungle impacta no jogo é verdade! Mas é por que o caçador anda pelas 3 lanes.
Imagine o jogo sem a selva, a fase de rotas iria durar uma eternidade.
Vendo o comentário do pessoal aqui (principalmente do ShZi) só tenho a concordar, teve até um post ontem no qual comentei, comecei no league em 2017 (fiquei 2018 e 2019 fora, o que justifica meu baixo level) e não era tão estressante e difícil jogar na jungle, escolhi como minha main role nesse ano, me divertia demais jogando de Shaco, o XP e gold eram decente, eu podia gankar muito e não ficar atrás, dragão não era tão valorizado, arauto muito menos, resultando assim em um cenário onde você podia jogar com qualquer arquétipo de jungler (gank, control e farm) e se divertir, não havia muito com o que se preocupar, só gankar e counterar o jungler inimigo.
Nessa season está complicado demais e muito estressante jogar na jungle, por alguns fatores que acredito que não seja novidade pra ninguém:
Bem, mas o grande ponto nessa questão, que é o responsável pelo estresse na jg é a COMPLEXIDADE.
"Mas xKamez, a complexidade do LoL é um problema?"
Sim e não!.
A complexidade do LoL é bom, quando você sente que está dominando as mecânicas complexas do seu champion, o micro e o macro , você sente que evoluiu naquilo, e isso te deixa feliz e com vontade de jogar mais, só que atualmente está ridículo, tanto pro jungler como pros laners.
Antes era mais fácil jogar na jungle, como já disse, era farmar, buildar e gankar, mas hoje não, você tem muito mais coisas.
"Ah, mas o league precisa se atualizar"
Concordo, mas essas mudanças são estressantes pros jogadores, o jungler fica perdido porque não sabe o que fazer, e os laners ficam tensos porque não quer perder os objetivos, isso resulta no time colocando pressão no jungler e o xingando se ele perde ou deixa de fazer um arauto ou dragão.
Além do mais, se vc é low elo ou unranked, você se estressa o dobro na jungle, além de ter que gankar muito (pq os laners não sabem ficar na lane phase só farmando), os outros players não WARDAM, não controlam a visão dos objetivos, o que acaba gerando um tilt pra cima do jg que perdeu dragão por falta de visão.
Conclusão de tudo o que eu falei: Juntando o XP e Gold nerfados na jg, com a Riot superestimando os objetivos para o competitivo e com os laners que não valorizam o jungler e quer que ele seja um escravo da sua rota resulta no mais puro estresse quando se joga na jg.
Eu mesmo, jogando com poucos champions na jg já estou desistindo da role, tá muito ruim jogar e o meta não ajuda, se não é um champion que faz power farm, suas chances de ganhar são poucas.
Só quem tá jogando jg nessa season e jogou nas passadas sabe como tá estressante e DIFÍCIL jogar.
Não entrei no mérito de comentar as outras roles pq jogo jg, mas jogando um pouco no mid percebo que está mais difícil jogar hoje em dia, perder barricada é pedir pra perder o game.
Enfim, apesar das mudanças serem focadas no competitivo, isso acaba caindo pra cima dos casuais (eu), e deixa o jogo desse pessoal bem mais estressante do que antes.
Era isso o que eu tinha pra falar, não é muito e não é novidade pra ninguém, mas deu vontade de falar.
Para aqueles que são main Jg, Boa Sorte!
Abraços.
Você tocou em um ponto importante: Dinamicidade de jogo, jogos eletrizantes são melhores e mais agradáveis de assistir, a Riot tá priorizando isso para que mais gente assista (não é atoa as missões de assistir partidas do CBLOL), mas me incomoda tbm, o jogo apesar de mais pegado, fica mais estressante.
Mas infelizmente essas mudanças caem no jungler, barricada não se compara a dragão, arauto e afins, tá tão buffado que eu percebi assistindo o Brtt que ele fica subindo pra fazer aronga, já que não tem mais como esquivar da visão dada, Jungle já não é uma role fácil, muita coisa para controlar, agora se tornou mais difícil e estressante (sempre foi, mas agora...), perdeu a diversão.
A Riot não vai mudar, e se mudar não será tão cedo.
Infelizmente, acredito que a melhor coisa a se fazer é jogar com junglers do meta, para ter um mínimo de diversão.
Abraços.
@xKamez Tem também uma mudança que passou despercebido por você, a bola de neve. Antes quando um caçador está muito atrás de todo mundo em experiência/gold a selva dobrava seus recursos para que o Caçador não fique tanto atrás.
E adivinha que a Riot fez? REMOVEU!
- Não me pergunte o Pach que não lembro, mas teve uma mudança nesse sentido.
@ShZi Cara, eu NÃO SABIA dessa, voltei pro LoL nessa quarentena e não procurei saber sobre as mudanças que a Riot tinha feito em 2018, 2019 e pré-season 2020.
Se não tivesse comentado, nunca saberia.
Mais uma prova de o quão estressante tá jogar jungle, bem, não sei o propósito da Riot atrás disso, espero que ela mude isso nessa season (mesmo eu tendo que largar o jogo depois da quarentena 😕 )
Mas valeu por me dar essa informação.
Abraços.
O que o @Mosqueteiro disse me lembrou um vídeo do baixa qualidade (pesquisa no youtube),e concordo plenamente com o que foi dito, o jogo realmente está um saco, a Riot está com um descaso grande com o jogo. na S7 eu jogava de Akali Top (antiga) era muito divertido, eu gostava demais, mas hoje...
Quer exemplos do descado da Riot?, simples olhe para o cliente, hoje saiu um post sobre o avanço na melhora do cliente, quando eu li fiquei me perguntando o que a Riot esteve fazendo esse tempo todo?, o cliente foi lançado em 2017, e apenas 4 ANOS DEPOIS a Riot encontra o problema do cliente, quando foi feito, eles criaram um sistema para executar os Plug-ins de forma sistemática, e adivinha?, não funcionava mais e tava fazendo com que o cliente ficasse lento.
Não se aplica somente a isso, levando em conta o que foi dito, a Riot sempre matou formas alternativas de jogar o LoL, ainda me lembro como Taric+Master JG foi impactante e roubado no jogo, Twitch de relicário, Sion que se matava e etc.
A Riot trata as coisas que fazem muito bem, LoR é o melhor card game Online disparado, Valorant dominou a twitch, as animações estão LINDAS, mas parece que quando se trata do LoL, só importa fazer skins e lucrar.
Sobre os anúncios, é falta de vergonha na cara da Riot colocar um slogan desse, eles matam toda forma OP de jogar o jogo.
Balanceamento é ridículo, esse meta forçado de tanks e lutadores é um saco, se não for com champions do meta, dependendo do elo, você perde na seleção de campeôes.
"Mas xKamez, você tá metendo o pau na Riot falando mal dela, e tá jogando todo dia"
Sim, eu estou jogando todo dia porque amo o jogo, o LoL me ajudou muito em 2017, se não fosse esse jogo eu talvez me perderia na depressão, e por isso reclamo, não quero ver meu jogo favorito morrer devido o descaso da Riot e ganância da tencent.
Espero que os outros projetos da Riot sejam um sucesso, eles são muito bons.
Enfim, espero poder voltar depois para o LoL um dia e ver um jogo diferente de hoje.
Abraços.