cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

O que é um suporte? E o que ele não deve ter?

Feliz Natal a todos e esse é mais um post de reclamação de um main suporte sobre os suportes.

Vou me abster de contar a história da role suporte. É mais fácil falar o que ele foi, qual seu estado atual e porque ele está errado.

2009 - Annie, Morgana, Soraka, Alistar, Zilean, Taric, Janna, Blitzcrank

2010 -  Galio (RIP), Sona, Lux

2011 - Karma, Leona

2012 - Natilus, Lulu, Zyra, Nami

2013 - Thresh

2014 - Braum

2015 - Bardo, Tahm Kench

2017 - Rakan

2018 - Pyke

2019 - Yuumi, Senna

Lembrando que nas primeiras seasons, a noção de um "suporte", adcarry e tudo mais não eram consolidadas, mas eu coloquei só pela capacidade de analisar.

Se nós analisarmos todos os campeões até 2017, nenhum desses suportes possuiam kits hipercarregados. Claro, haviam campeões mais fortes, haviam mais fracos, mas nunca antes na história desse jogo a lane dependia tanto que um kit carregado quanto agora.

Qual era a função do suporte?

A função do suporte era garantir peel, sustain, negar farm ao adc inimigo e visão. O mais primordial é a visão (minha opinião), já que ela garante o direcionamento para determinados objetivos.

Um suporte ter força no early game é algo primordial, afinal ele precisa negar farm. Até aí não há conflitos. O problema é quando ele possui um kit carregado e com escalonamento de dano. Minha crítica está primordialmente nos 3 últimos suportes, já que eles são os melhores exemplos de kits hipercarregados. 

Todos esses campeões até 2018 possuiam 1 das seguintes ESPECIALIDADES

CC, Sustain, Dano. Alguns poderiam ter um pouco de outras áreas, mas seu foco era em apenas 2 áreas.

Sona, por exemplo, que por sinal precisa de buffs, tinha muita concentração em sustain. Sendo seu cc apenas sua ult e seu E com passiva ativada em menor escala. Tinha dano? Tinha, mas era algo tão opressivo assim? 

Taric tem muito sustain e um cc apenas, mas seu dano não é tão grande mesmo com a passiva do bravado. 

Leona, apesar de eu considerar OP, seu kit concentra mais em CC (apesar de eu achar que ela precisa ter a armadura/mr levemente nerfado).

A zoeira na rota começou com o Rakan, apesar de ele não ser op, a interação com o W da Xayah alterava muito seu grau de força, fazendo do all-in nível 1 uma setença de morte pro adc inimigo.

Porém o último campeão foi o pináculo da zoeira com a lane dos suportes e aqui eu colocarei os porquês de forma simples.

Senna

Primeiramente: Dano altamente agressivo (não é a toa que ela é uma adc) e nesse ponto, ok, early game suporte tem que negar ouro. Mas o problema é que ela não para aí. A passiva escalona dano e range máximo.

Ela tem um cc forte em área

Ela tem camuflagem

Tem ult que causa dano e escudo.

Ainda por cima ela builda :Iten3147: que fornece uma forma extra de negar visão.

Tá bom, ela não tem dash, então ela não escapa de habilidade de cc com facilidade, certo? Nem sequer dá pra chegar perto sem tomar um crítico na cara seguido de um Q que te arranca metade da vida.

Eu não sou a favor de deletar personagens do jogo. Mas realmente deveriam repensar o sustain dela ou o dano. Um dos dois PRECISA ir embora. Ela nunca vai ser um campeão balanceado enquanto ela não tiver um desfalque real. Não ter dash não implica em ter fraqueza, Aphelios que o diga.

2 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: O que é um suporte? E o que ele não deve ter?

concordo que a riot perdeu um pouco a noção do que é ser um suporte ( dar suporte para a equipe), mas acontece que ultimamente quem define a bot lane no early é o suporte e em grande maioria dos jogos, se a bot lane perde é por causa do suporte tanto do seu time quando o inimigo, e por isso os sups aps vieram a tona, eles conseguem ganhar a lane 1v2 fácil, deixa o seu adc livre pra farmar, acho que por isso a riot decidiu criar esses sups agressivos e com dano, mas falando da senna, a camuflagem dela é bem ruim, ela não se camufla, todos podem ver que ela esta la, alem da demora pra castar e ser facil de revelar ela, já o Q dela que da muito dano e cura, tem um cd ALTO PRA .... e se for nerfado ela provavelmente vai sumir.. a ult dela eu acho mt fraca, pouco dano e um tempinho de cast ainda, pro cd absurdo que tem, e o cc em area... não é algo muito diferente do que temos no lol, e ainda não cai insta dps de acertar.
A yummi eu gostei muito de tirarem o dano e colocarem os recursos no E, pra ela realmente ser util pro ad ou time, e o pyke tem um kit full quebrado mas ta nerfado ate o talo apesar de ainda funcionar.
Highlighted

Re: O que é um suporte? E o que ele não deve ter?

Concordo com boa parte.

A nova Yuumi, apesar de eu não jogar com ela, me pareceu bem mais justa. O Q dela era basicamente um W do nasus. Era um Slow infinito. Concentrar o kit em sustain É algo que eu considero bastante sensato.

Mas eu não acho que precisa nerfar os dois aspectos do Q dela, mas ou ela dá dano ou ela cura para um baralho. Os dois não dá. Nenhum campeão nesse jogo tem o nível de dano e cura que esse personagem possui. Como eu falei, não quero que deletem ela, mas um suporte com o late game do nível dela não dá.
Em segundo ponto, eu deixaria a passiva dela um pouco mais lenta. O crescimento dela em quesito de range e dano é alto (e olha que ele já foi "dificultado" em patches anteeiores)