Highlighted
Arauto
Arauto

O que acharam da Qiyana?

Bom dia pessoal, tudo bem?

To ligado que saiu o TFT e todo mundo IGNOROU a Qiyana, mas eu pickei e tô jogando muito com ela! O fato do pessoal ter esquecido é até bom pra mim, porque aí eles não banem nem pickam (last pick eu consigo pegar) hahahahha.

Eu to jogando com ela na jungle e tô achando INCRÍVEL! Eu achei que ela ia sofrer muito mais no early pra fazer a selva mas não é o caso. Ela é lenta pra fazer mas acho que fica na mesma situação de um shaco. Eu preferi começar com o W na selva porque ele me garante mais atk speed e dano perto das paredes ou moita, sem contar que eu posso alternar entre moita e parede pra procar a passiva no buff (eu sempre começo no buff do lado da bot lane pra um leash forte). Quando comecei com o Q sofri muito porque ele é uma skill de 6 segundos que não dá muito dano quando não aprimorado pelo W. Por isso achei que o W é muito bom pra começar.

Outra coisa que achei massa demais é que o gank lvl 2 dela é muito fácil de fazer, principalmente no mid. Você upa o Q no lvl 2 e pega o elemento do rio. O range do enraizamento é bem alto e você consegue pescar inimigos de longe. Depois pode alternar para a pedra (usando o dash pra chegar mais perto) e quem sabe cobrar um flash ou pegar kill com o execute da pedra.

Agora, ela sofre um pouco com dano até fechar os itens. Não contra os monstros, que voce consegue ganhar tempo pra esperar os CD com o Q+Mato, mas contra os outros champions. Se for um champion de dano você não vai conseguir trocar muito bem (como um lee sin), a não ser que esteja no rio, podendo pegar todos os 3 elementos pra lutar. Mas depois do item da selva e PRINCIPALMENTE da drakktar, meu amigo voce fica MUITO bem. O spike dela é com ctz no segundo item drakktar. 

Os ganks dela são bem fortes! Principalmente por causa do combo E+Q com água. Se voce der o E no inimigo e instantaneamente apertar o Q, é impossível errar. Não sei se é bug ou sla, mas é impossível errar. É um Q com enraizar teleguiado. Nisso voce já consegue trocar pra outro elemento pra procar a passiva de novo e finalizar o alvo. Bem forte! Com a drakktar é kill garantida contra personagens com pouca vida. (o execute da parede pode surpreender vocês)

Por fim, o ultimate. Maluco que ultimate bom! Eu diria que o ult dela é gamechanger assim como aquele ultimate bem encaixado da orianna. É muito forte em Team fights em locais fechados (como na selva) e garante uma área de stun grande se pegar na parede. Já usei o ult como ferramenta pra iniciar ganks de longe muitas vezes. Se ficar perto da parede e bobear toma! Dá pra garantir kills a longa distancia tambem caso o inimigo esteja low e perto da parede. Pra contestar objetivo é insano. Já roubei barons usando o ult no pit. É muito difícil não acertar quem tá dentro do pit pra poder entrar e roubar. Muito forte! Ainda mais se você usar o Q com parede + smite. O Q com parede dá mais dano com alvo com menos vida, então você consegue smitar e usar o Q pra garantir. No rio é onde o ult dela tem o potencial máximo!

Enfim, meu veredito sobre a campeã é que é um champion muito legal de jogar por conta de toda mobilidade e criatividade que a campeã tem com ganks (isso intensifica a diversão e o fator replay), é um champion assassino que tem utilidade pro time com o ult (pode ser usado pra engage e disengage), não sendo um champion de plays solo (como um zed) mas tem muitas ferramentas pra fazer plays solo e matar um adc. Quem falar que ela não tem dano é porque provavemente não conseguiu usar o Q+Parede direito. Isso aí deleta os campeões fácil depois da drakktar. É uma campeã que sofre contra alguns outros junglers no começo, isso depende do jungler inimigo e do seu time, se eles ajudarem ótimo! O gank dela é muito seguro e forte mesmo no early, podendo fazer gank lvl 2. 

É uma campeã incrível e eu já to pegando como main! Eu fico um pouco triste que a riot simplemente taxa ela como mid (eu espero um jugler desde o kayn em 2017), o que me dá um pouco de medo, já que eles provavelmente vão nerfar e buffar ela pensando no mid, não na jungle, podendo cair no caso da camille que foi tão nerfada em status específicos (como atk speed) pensando no  top que se tornou inviavel na jg. Espero que não seja o caso. A campeã tem um kit incrível para a selva e eu espero que continue pondendo ser muito bem jogável como caçadora!

Mas e aí, o que acharam da análise? O que acharam da campeã? 

(edit: faltou falar que ela é um jungler muito móvel por conta do W. O W faz com que ela pule muitas paredes e ainda dê upgrade no Q. Isso faz com que ela possa impor um ritmo de ganks e jogo muito melhor. Vale lembrar também que o Q+moita faz com que seja muito seguro dar face check em brush, já que você pode usar a invisibilidade pra ganhar tempo e se reposicionar)

34 RESPOSTAS
Highlighted

Re: O que acharam da Qiyana?

É basicamente um TCC de como jogar de quiyana
Gostei dos apontamentos e dicas pra qm tá começando a jogar com ela agr
Highlighted
Arauto
Arauto

claro ela e super fraca nem da vontade de jogar com ela KKK
Highlighted
Arauto
Arauto

@Luxänyh  Olha... Eu não achei não hahahha minha coleção de S diz o contrário hahahahah Não querendo me gabar nem nada, mas se você tiver um pouco de noção e souber contornar o early dela evitando trocas desnecessárias e focando em ganks, voce spika rapidinho e acaba com o jogo. (se voce falou como ironia ignora minha resposta hahahha)

Highlighted

Eu não sei muito bem o que eu sinto em relação a ela. Eu joguei no PBE antes de lançar e achei um personagem por incrível que pareça balanceado. Mas no live em uma ranqueada tomei um pau na lane pra ela, tirava quase 50% da minha vida num combo simples de pedra. No geral é um campeão que recompensa quem consegue usar 100% do kit dela eficientemente.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Highlighted
Arauto
Arauto

@Sir Jonas Ent a Qiyana e bem fraca nas Rankeds e apanha mt no Early ( e no Late tmb ) E no Normal Game so vem cara main pra descer a porrada nela ou seja KK ela n presta pra jogar pq vai ter Main doente q sabe jogar com o Champ dele e vai dar um pau no cara q n sabe jogar , E tmb a bosta do TFT ta ai e o povo gosto ( meia metade ne ) Dai ngm se interesso mt na Qiyana dps

Highlighted
Arauto
Arauto

Bem bosta ,mais um champ genérico , com falas super artificiais e forçadas .
sem falar na gameplay chata e ainda é um campeão fraco .

mais um flop da dona rito , daqui uns meses esse champ será um Kled da vida . 

nick>payphone
Highlighted
Arauto
Arauto

@payphone2 Sim cara bem chato esses champs e tipo na lore eu odiei KK tipo ela e mimada e se acha bEIN e ainda leva um pau no Mid ou na Jg , fOrÇadO dEmAis
Highlighted
Dragão
Dragão

Pq a comunidade tem mania de achar todo campeão um pouco mais complexo fraco? Quero só ver a hora que aparecer os mains Qiyana pra mudar o pensamento desse povo, uma Qiyana ruim é inútil, mas e uma bem jogada?
Highlighted
Arauto
Arauto

@Torturo com Amor Ainda n achei ngm main qiyana 😛 e nem vo achar do jeito q odiaram o Champ , E ela n e complexa e sim doente 

Highlighted
Arauto
Arauto

@Luxänyher... eu sou main qiyana hahahhaha e acabei de escrever um textão mostrando isso pra você hahahahah Tenho muitos argumentos ali que comprovam que ela é um bom champion. O problema é que o pessoal não sabe jogar, por isso ela é o champion com o pior win ratio do jogo. Não sei se você leu meu texto pra pode entender a complexidade do compeão e o quão criativa ela pode ser hahahah Dá uma lida aí, vai valer a pena!

Highlighted
Arauto
Arauto

O boneco não é difícil, para de forçar isso... claro que leva lá seu tempo pra ser masterizado como qualquer champ , mas a mecanica do boneco é simples , só possui ''informação'' demais nas habilidades .
Um exemplo de campeão realmente complexo é Azir , Aurelion , GP...
E o boneco é fraco sim , muitas partidas que ela destrói é mais pelo fator surpresa, a galera não sabe bem o que ela faz ainda .

De fato a galera nao dominou e impacta na winrate dela porém mordekaiser teve uma mecanica completamente reformulada e  mesmo em seu lançamento tinha uma taxa de vitoria  bem proxima de 50% 

Qiyana tem 38%

nick>payphone
Highlighted
Arauto
Arauto

@payphone2 Mecânica de azir também e simples. Gp é simples. Aurélion é simples. Tudo que ce falou que é compelxo é simples. Todo boneco tem combos padrão e simples, todos! São fáceis de entender mas difíceis de masterizar, porque são muitas coisas que você precisa absorver além do seu campeão. Azir toma pressão no early assim como gp, por isso é dificil, porque poucas pessoas sabem jogar com pressão. O mesmo vale pra qiyana. Mordekaiser pós rework é um champion totalmente quebrado com mecânicas simples e sem counterplay. O ult dele era simplesmente ridículo (ngm sabia jogar contra nem que itens comprar) e as fraquezas eram muito poucas. nem dá pra querer comparar isso com a qiyana porque ele foi um ponto totalmente fora da curva (acho que pegou o mair win ratio da historia ou o segundo maior). TODO champion novo que a riot lança sofre com win ratio no começo. Sylas era assim e olha só, foi TOTALMENTE nerfado porque era quebrado demais. O mesmo vale pra yummi, que mesmo no lançamento era pick ou ban no competitivo.

Eu fiz esse post para expor opinião com argumentos. Eu fiz um texto ENORME argumentando sobre o quão boa a campeã é. Eu peço para que se você for falar que ela é fraca, você use argumentos mais plausíveis além de "ela é fraca" ou "é um campeão fácil de jogar". Se você fizer isso a gente pode ter uma discussão de verdade, porque é muito frustrante se esforçar com argumentos pra expor uma opinião e receber uma réplica sem nada coerente. Se acha que é simples, por favor explique porque acha isso.

Lembrando que essa discussão é amigável e eu não pretendo ser grosso ou atacar ninguém em nenhum momento. Estou aqui somente para expor a minha opinião e ouvir opiniões contrárias BEM CONSTRUÍDAS. Assim a gente pode evoluir na nossa discussão.
Highlighted
Arauto
Arauto

@payphone2convido você a dar uma olhada no meu histórico e ver como ela bem jogada pode ser impactante. Veja meus jogos de Qiyana e tire suas conclusões. De longe não é um personagem ruim, se não eu estaria com KDA ruim em todas as partidas. E olha que eu ainda estou em processo de aprendizado.

https://matchhistory.br.leagueoflegends.com/pt/#match-history/BR1/729915

Trazendo dados diretos, foram 13 jogos. 8 vitórias. 5 derrotas. 61% de win ratio. 8 jogos positivo. 5 notas S- ou mais. Isso é um campeão, pra mim, muito longe de ser fraco hahahah

Highlighted
Arauto
Arauto

@Luxänyh Realmente concordo com voce, a lore dela é um pouco mal escrita, mas eu acho que para por aí. Eu acho que a lore em si não é ruim, só foi mau executada. Um dos meus personagens favoritos de filmes de animação é o Scar do rei leão. O cara é um vilão complexo e muito interessante. Ele é o irmão mais novo e nunca vai conseguir o posto de rei, por isso ele sempre fica na sombra do seu irmão mais velho, que é sempre adorado e aclamado, mas ele nunca é lembrado. O Scar não quer servir o mufasa, ele não gosta do mufasa, mas é obrigado a servi-lo. Com o tempo ele criou um rancor e ódio por todos. Ele esconde todos esses sentimentos, de ódio e frustração de ser o mais novo, usando uma máscara​ de um sujeito arrogante e confiante, parecendo mais poderoso do que realmente é. Assim ele não mede esforços para alcançar o poder, matando até mesmo o próprio irmão, manipulando e traumatizando o sobrinho. Scar quer poder. A qiyana pra mim é como Scar, só que de uma forma adolescente. Ela é a última de muitas irmãs, que tem que ficar na sombra de todas elas. É a última a "menos importante". Isso acontece em diversas outras histórias envolvendo monarquia e sucessão de irmãos. Ela quer o poder que julga merecer, já que é tão habilidosa. Ela esconde a frustração de ser a menos importante usando arrogância e confiança, por isso ela é assim chata. Ela precisa afirmar pra todos (e pra ela mesma) que ela é foda. E ela vai alcançar o trono, nem que isso custe a vida de suas irmãs. Injusto dizer que um personagem assim não tem motivação pra ser má.

Ela é adolescente, ela é impulsiva, é inconsequente, é jovem com fogo pra fazer as coisas. Lembre-se disso.

A história dela realmente é um pouco mal contada mas a gente pode fazer essa leitura pelas entrelinhas, não somente pelo que eles colocam no texto, não só o que é óbvio. Depois que você coloca a qiyana no contexto de ser a mais nova sempre esquecida na sombra das mais velhas, você consegue entender a camada de complexidade emocional da campeã, e consegue entender que ela não é mimada ou má por ser má. Ela é uma adolescente impulsiva que quer poder pra ela, assim como scar queria.
Highlighted
Arauto
Arauto

@Sir JonasNão da pra usar seus  jogos de normal game com pessoas de elo baixo como fonte né amigo ,convenhamos que o Champion.gg é uma fonte muito mais precisa e confiável do que seus jogos de normal game com os perna de pau  , não ?
Em normal game eu faço tristana mid de ignite e TP e stompo basicamente todo game, nem por isso posso falar que ela é forte no Mid .

O Boneco é flopado meu caro colega, 38% de win rate ... 

nick>payphone
Highlighted
Arauto
Arauto

@payphone2  O meu histórico mostra dados e win ratio de uma pessoa que sabe jogar com a campeã, ao invés de pegar dados de pessoas aleatórias que provavelmente sairam pickando a campea nas rakeadas sem treinar, e que não sabem jogar, to te passando dados de alguém que sabe. Rankeada ou não, to te mostrando os resultados. Não vou sair aprendendo campeão em rankeada.

De novo, sobre flopar... Caro colega, já falei sobre isso. Os outros campeões que a riot lançou também tinham esse win ratio, então essa falácia é meio...... Né hahahah yummi tem 47% de win ratio sendo o 25 colocado no ranking, mas é o quarto champion mais pickado e é um dos picks mais contestados do competitivo. 100% pick ou ban. O mesmo vale pro sylas que tem 47% de win ratio, ficando no 39 lugar de 42 champions, mas é o 9 champion mais pickado. Acho que isso só comprova que essa coisa de flop é difícil de prever, e que provavelmente as pessoas não sabem jogar com esses campeões.

Highlighted
Arauto
Arauto

Sim po tu que tá no prata a 3 seasons tem mais experiencia do que pessoas do (HIGH)Platina+ (Inclui Challenger , Mestre,Diamante nessas estatisticas do site) .
Se tá numa tentativa frustrada de argumentar , colocando seus jogos no normal game com Bronzes e Pratas como fonte pra fortaceler sua ideia de que o  campeão tá forte, um absurdo, não ?
Corrigindo algo aqui o Mordekaiser re-lançado recentemente com uma mecanica nova ( um novo campeao ) chegou com 52% no Patch 9.12 (PATCH DE SEU LANÇAMENTO ) Qiyana tem flopados 38%, aceita , o Campeão é fraco e não da pra usar sua bolha de jogos em normal game com Pratas E Bronze como Fonte, SUPERA

E essa sua comparação estupida de competitivo com Soloqueue só prova o quanto tu não tem ideia do que está falando , são  coisas completamente diferentes . 

Competitivo é uma coisa , Soloq é outra . 

nick>payphone
Highlighted
Arauto
Arauto

Vish, eu pedi pra argumentar tu me vem com ofensa kkkkkk. Blz então. Eu sou um prata afundado então eu não sei nada do jogo e não posso falar nada sobre ele. Claro. Eu não to numa tentativa frustrada de argumentar, eu estou numa tentativa de frustrada de fazer VOCE argumentar hahaha Mas como você tem a opinião INCRIVEL de "voce que ta no prata 3 seasons nao pode falar nada" eu prefiro que a gente não troque ideia. Ignore esse post e por favor nao comente mais, já que ele foi escrito por um prata cansado que não tem noção de nada. Obrigado pela atenção! Tenha uma excelente tarde!
Highlighted
Arauto
Arauto

@Sir JonasEu não disse que tu não sabe nada do jogo , ou que não pode argumentar , disse que tu não sabe mais do que (Platinas,MESTRES,DESAFIANTES,DIAMANTES...) que estão nessa estatistica, estou errado ?
No mais olhei aqui que Qiyana JG ( a role que o campeão foi projetado para ) Tem exatos 30% de Win Rate, 38% é só no mid .. kkkkkk É FLOP irmão aceita SUUUUPERA ,

nick>payphone