cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

Os melhores campeões e análise da Soloq Coreana

Decidi criar um tópico com os dados estatísticos do https://br.op.gg/champion/statistics que é um dos sites q eu considero mais informativos e bem feitos de LOL, mesmo levando apenas em consideração a SOLOQ Coreana, ele nos dá uma boa noção de quais campeões estão fortes, de quais runas e itens os jogadores mais utilizam, ordem de habilidade, entre outros. Lembrando q os dados são apenas de partidas ranqueadas solo/duo dos elos Platina em diante.

https://br.op.gg/

TOP:

Quando alguém se perguntar pq a Riot irá nerfar Sona e Soraka no top pq não deixam nós jogarmos do nosso jeito, bem esse é um exemplo bem concreto do pq os números são simplesmente absurdos, outra coisa interessante a se constatar, Ornn é o único campeão tank entre os 10 melhores da soloq, a Riot buffou tanto no decorrer dos patchs q agora ele ta muito forte mas a classe de tank no geral continua fraca, Vlad é o único campeão mago da lista e Sett, Darius, Mordekaiser, Fiora, Renekton e Kled que utilizam a runa OP do Conquistador são parte do meta principal do top, ou seja de 10 campeões, 6 utilizam a mesma runa, coincidência? Acho q não.   

JG:

Analisando a JG, vemos q os dois melhores campeões são Elise e Lee Sin, jgs de early game forte q gankam muito e conseguem snowballar o jogo. Uma coisa interessante novamente, apenas o Zac é um tank viável na JG, Karthus é o único campeão mago da lista apenas por seu clear wave ser absurdo, Nidale tbm é AP mas não é necessariamente um mago. Dos 10 campeões, até 7 podem utilizar a runa do conquistador, novamente provando o quão OP é essa runa pro jogo atualmente. 

MID:

Coisas interessantes a se observar, Taric só tem esse alto win rate por conta da estratégia de afunilamento. Fizz, Talon, Qiyana são assassinos q estão muito fortes na soloq, Diana pode se encaixar como bruiser, mas tem um burst alto q lembra a classe de assassinos. Vlad um pick forte e flex tanto top quanto mid, Ekko aparece tb tanto na jg quanto no mid, Kassadin mesmo após os nerfs continua decente, uma espécie de anti-mago AP que escala absurdamente com o nível da sua ultimate no jogo.

ADC:

Ao analisarmos os atiradores, percebemos q o nerf q a MF sofreu foi irrelevante e ela continua como melhor AD do jogo, Aphelios mesmo com todos os nerfs ainda é muito forte, Ezreal está de volta com força no meta dps de vários pequenos buffs, Senna ADC ainda é bem viável, Cassiopéia e Yasuo são picks diferentes dos AD convencionai mas que funcionam nas mãos de pessoas q manjam bem.

SUP:

Quanto aos suportes, após os nerfs q sofreu a Leona continua muito forte, o Blitz desde q ganhou aquele aumento grande no range do Q não sai mais do top 5, Thresh sempre está no meta por ser versátil e é bastante popular, Senna suporte continua bem forte, Nautilus caiu um pouco com os nerfs mas continua decente, Soninha e Sorakinha são boas como suporte, o meu medo é apenas q os nerfs q elas irão sofrer por causa do TOP, afetem elas bastante como suportes, espero q a Riot saiba equilibrar buffando outras partes do Kit mais voltados para utilidade. Bardo é um hidden OP do patch, mas poucas pessoas sabem jogar com ele.

Agora chegamos a parte final do tópico, que busca analisar de forma bruta a Taxa de Vitórias, Taxa de Escolhas e Taxa de banimentos da Soloq Coreano, apenas para matar a curiosidade de vocês.

WIN RATE:

Lembrando que ao analisar o win rate (taxa de vitórias) de forma bruta, algumas coisas podem não retratar a realidade, como no caso do Skarner e Aurelion que apesar do alto win rate tem uma taxa de escolhas muito baixa, mostrando q apenas os mains q dominam jogam com eles e acabam vencendo mais doq o normal.

PICK RATE:

Os campeões mais populares da soloq coreana, quando um campeão tem muita popularidade e ainda assim tem um win rate alto, como no caso da Miss Fortune, Blitz, pode significar q eles estão um pouco acima da curva. Lee Sin apesar de ser o campeão mais popular, tem um win rate médio de 48,5%, mostrando q ele é apenas bom nas mãos de quem manja realmente com ele, e é assim q campeões populares e difíceis de jogar deveriam ser.

BAN RATE:

Os campeões mais banidos da soloq coreana, Sett e Aphelios campeões novos com KITs lançados muito fortes. Elise e Lee Sin, JGs focados em gankar no early game, e cerca de 4 ou 5 suportes (Soraka é mais por causa do top), mostrando o poder da rota, a Morg é mais por causa do escudo negro counterar campeões com muito CC no meta, tipo Leona, Nautilus, Blitz.

Com isso eu me despeço e agradeço a quem teve paciência de ler ou curtiu o tópico, fique a vontade para discutir dados da soloq coreana comigo se desejar.

Tags (1)
5 RESPOSTAS
LightL96
Arauto
Arauto

Em relação aos novos lançamentos, a Riot sempre tem um mesmo padrão de lançamento e depois nerfs. Ela lança um campeão SUPER FORTE, e vai nerfando pedacinho em pedacinho mesmo sabendo que não fará diferença alguma. O campeão continua forte por mais uns 3 patches antes de sentir o impacto dos nerfs. Eu acredito que eles sabem disso e realmente tem algum tipo de cuidado EXCESSIVO com lançamentos (Sett, Senna e Aphelios). Acredito ser um método problemático, mas aparentemente assim será toda vez kk. Sobre o Ezreal, ele realmente voltou bem pra o jogo, até mais do que eu esperava, pessoal tá voltando a jogar com ele igual antigamente, não acho que ele está absurdo, mas a win rate está balanceada, acredito que é um campeão não tão problemático como estava sendo os outros ADCs buildando 100% de crítico muito rápido.
Drill Barnacle
Moderação
Moderação

Desde que fizeram as mudanças na jungle o Zac tá super forte justamente porque ele é um dos poucos junglers que conseguem manter o ritmo de farm e gank equilibrados perfeitamente por causa de todo o dano em área spammável dele e dos ganks da fog com bastante CC, e isso tudo pra um tanque que já tem bastante dano deixam ele num estado incrível, mesmo podendo tomar uns counterpicks bem fortes.
Mefisto
Aronguejo
Aronguejo

Ótimo tópico
PORÉM
Lembrem se que a cada patch muda MUITA coisa das Tier list, meta, rotação de jg... etc
CH3MIC4LSURF
Tropa
Tropa

Eu sangro demais quando banem a minha Leona 😕

Vou aproveitar pra comentar pra glr do por quê é comum champs novos sairem fortes, dando uma visão de designer aqui comentada pela propria Riot.

"Ah, é pra poder vender o champ, e depois nerfam até matar."

Não, não tem nada de conspiração de vendas aqui. A realidade é bem mais simples e ética do que isso.
Alguns membros da equipe mesmo já comentaram que preferem muito mais lançar champs um pouco mais acima da curva, do que abaixo dela. Vale lembrar que os dados que se tem no PBE não se comparam aos dados que eles ganham nos servidores abertos, que dão muito mais noção do poder do champ, e por isso é relativamente impossivel o champ sair balanceado só com dados do PBE.

Mas por quê sair mais pra forte do que pra fraco, se eles mesmos comentaram que champs fortes demais estragam muito mais a experiencia de jogo do que os fracos?
A resposta: Dados, estatisticas e gameplay.

Com algo acima da curva, é muito mais provável pessoas jogarem e testarem o personagem, gerando mais dados para eles poderem estudar.
Se algo lança fraco demais, isso gera situações onde jogadores jogam um pouco, tem experiencias ruins, e abandonam o personagem.

Resumo da historia: é muito mais facil balancear o champ que saiu forte, pois você tem dados de sobra pra saber aonde o personagem está se destacando demais pode atingir com nerfs.
Com champs muito fracos, você não sabe muito bem esses detalhes, e acaba tendo que buffar ele as cegas até ter algum resultado. Que acaba gerando situações de buffs consecultivos que podem uma hora explodirem, gerando alguem super acima da curva. (Ornn intensifies)

Então, apesar de sempre procurarem fazer com quen o champ saia equilibrado, eles sempre vão arriscar que ele saia mais pra forte do que pra fraco, pois é muito mais util para poderem balancea-los depois.