Decidi criar um tópico com os dados estatísticos do https://br.op.gg/champion/statistics que é um dos sites q eu considero mais informativos e bem feitos de LOL, mesmo levando apenas em consideração a SOLOQ Coreana, ele nos dá uma boa noção de quais campeões estão fortes, de quais runas e itens os jogadores mais utilizam, ordem de habilidade, entre outros. Lembrando q os dados são apenas de partidas ranqueadas solo/duo dos elos Platina em diante.
TOP:
Quando alguém se perguntar pq a Riot irá nerfar Sona e Soraka no top pq não deixam nós jogarmos do nosso jeito, bem esse é um exemplo bem concreto do pq os números são simplesmente absurdos, outra coisa interessante a se constatar, Ornn é o único campeão tank entre os 10 melhores da soloq, a Riot buffou tanto no decorrer dos patchs q agora ele ta muito forte mas a classe de tank no geral continua fraca, Vlad é o único campeão mago da lista e Sett, Darius, Mordekaiser, Fiora, Renekton e Kled que utilizam a runa OP do Conquistador são parte do meta principal do top, ou seja de 10 campeões, 6 utilizam a mesma runa, coincidência? Acho q não.
JG:
Analisando a JG, vemos q os dois melhores campeões são Elise e Lee Sin, jgs de early game forte q gankam muito e conseguem snowballar o jogo. Uma coisa interessante novamente, apenas o Zac é um tank viável na JG, Karthus é o único campeão mago da lista apenas por seu clear wave ser absurdo, Nidale tbm é AP mas não é necessariamente um mago. Dos 10 campeões, até 7 podem utilizar a runa do conquistador, novamente provando o quão OP é essa runa pro jogo atualmente.
MID:
Coisas interessantes a se observar, Taric só tem esse alto win rate por conta da estratégia de afunilamento. Fizz, Talon, Qiyana são assassinos q estão muito fortes na soloq, Diana pode se encaixar como bruiser, mas tem um burst alto q lembra a classe de assassinos. Vlad um pick forte e flex tanto top quanto mid, Ekko aparece tb tanto na jg quanto no mid, Kassadin mesmo após os nerfs continua decente, uma espécie de anti-mago AP que escala absurdamente com o nível da sua ultimate no jogo.
ADC:
Ao analisarmos os atiradores, percebemos q o nerf q a MF sofreu foi irrelevante e ela continua como melhor AD do jogo, Aphelios mesmo com todos os nerfs ainda é muito forte, Ezreal está de volta com força no meta dps de vários pequenos buffs, Senna ADC ainda é bem viável, Cassiopéia e Yasuo são picks diferentes dos AD convencionai mas que funcionam nas mãos de pessoas q manjam bem.
SUP:
Quanto aos suportes, após os nerfs q sofreu a Leona continua muito forte, o Blitz desde q ganhou aquele aumento grande no range do Q não sai mais do top 5, Thresh sempre está no meta por ser versátil e é bastante popular, Senna suporte continua bem forte, Nautilus caiu um pouco com os nerfs mas continua decente, Soninha e Sorakinha são boas como suporte, o meu medo é apenas q os nerfs q elas irão sofrer por causa do TOP, afetem elas bastante como suportes, espero q a Riot saiba equilibrar buffando outras partes do Kit mais voltados para utilidade. Bardo é um hidden OP do patch, mas poucas pessoas sabem jogar com ele.
Agora chegamos a parte final do tópico, que busca analisar de forma bruta a Taxa de Vitórias, Taxa de Escolhas e Taxa de banimentos da Soloq Coreano, apenas para matar a curiosidade de vocês.
WIN RATE:
Lembrando que ao analisar o win rate (taxa de vitórias) de forma bruta, algumas coisas podem não retratar a realidade, como no caso do Skarner e Aurelion que apesar do alto win rate tem uma taxa de escolhas muito baixa, mostrando q apenas os mains q dominam jogam com eles e acabam vencendo mais doq o normal.
PICK RATE:
Os campeões mais populares da soloq coreana, quando um campeão tem muita popularidade e ainda assim tem um win rate alto, como no caso da Miss Fortune, Blitz, pode significar q eles estão um pouco acima da curva. Lee Sin apesar de ser o campeão mais popular, tem um win rate médio de 48,5%, mostrando q ele é apenas bom nas mãos de quem manja realmente com ele, e é assim q campeões populares e difíceis de jogar deveriam ser.
BAN RATE:
Os campeões mais banidos da soloq coreana, Sett e Aphelios campeões novos com KITs lançados muito fortes. Elise e Lee Sin, JGs focados em gankar no early game, e cerca de 4 ou 5 suportes (Soraka é mais por causa do top), mostrando o poder da rota, a Morg é mais por causa do escudo negro counterar campeões com muito CC no meta, tipo Leona, Nautilus, Blitz.
Com isso eu me despeço e agradeço a quem teve paciência de ler ou curtiu o tópico, fique a vontade para discutir dados da soloq coreana comigo se desejar.