cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Por que a Soraka não pode entrar em outro meta que não seja de suporte?

Por que a Soraka não pode ser adc ou sup, assim como a Senna? Por que a Riot insiste tanto em mantê-la isolada como suporte e não aceita em hipótese alguma que a Soraka funcione no topo ou em qualquer outra função?

Vou tentar explorar estas duas questões o mais profundamente possível.

Primeiramente, quero deixar claro que eu jogo de Soraka desde os tempos em que não tinha paciência para jogar ranqueadas e tinha horror total ao meta jogo. Quando a Riot decidiu assumir o meta, eu não tive escolha senão aderir... Isso já faz alguns anos. De lá para cá, já publiquei muitas coisas sobre ela, inclusive nos fóruns antigos, mas três publicações eu quero deixar aqui, para quem quiser ver.

Minha proposta de Rework, que eu mesmo já acho defasada: 

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Criações-de-Fãs/REWORK-DA-SORAKA/m-p/600745

Minha explicação de porque eu achava que a Riot estava começando a entender a Soraka, até esse último nerf, que tirou ela do bot e não da top lane (o buff fez ela ressuscitar, ainda que mais fraca):
https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mecânicas-de-Jogo/Riot-finalmente-está-começando-a-entender-...

Meu post falando da necessidade de um adc para Targon, única região que não tem um:
https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Arte-Música-História/Um-ADC-para-Targon/m-p/491091

Vamos à primeira pergunta: "Por que a Soraka não pode ser adc ou sup, assim como a Senna?"

A justificativa da Riot nunca houve, porque eles nunca foram questionados diretamente sobre isso, até onde eu sei. Mas a Riot sempre condenou a Soraka por curar. No primeiro grande rework dela, chegaram a mencionar que, se não desse certo, ela seria removida definitivamente do jogo ou transformada em outra coisa. Felizmente, ela permaneceu, não sem antes ter sua aparência transformada em algo fofinho, inocente e sedutor, talvez no intuito de atrair outro público. Naquele tempo, a Soraka não perdia vida ao curar e curava mana dos aliados (certa pessoa importante na Riot, chegou ao cúmulo de criar um item anti-Soraka anti-cura com o próprio nick).

Mas onde entra a Senna nessa história? Bom, a Senna é... A namorada do Lucian, por mais que se tente dar protagonismo a ela... O estigma ficou, infelizmente. Senna se livrou parcialmente da maldição da lanterna e a história dela se encaixa em algo híbrido, entre o instinto de matar e o de proteger. Dêem uma olhada no que eu disse sobre a Soraka no segundo link acima: a Soraka original tem muito disso, mas foi transformada em algo doce e infantilizado.

Há muitas semelhanças entre as duas e a desculpa de que a Soraka cura e, por isso, não pode ser adc cai por terra com a cura da Senna. Não há mais grandes justificativas para ela não poder entrar no meta de adc.

Agora, a parte que mais me incomoda: "Por que a Riot insiste tanto em mantê-la isolada como suporte e não aceita em hipótese alguma que a Soraka funcione no topo ou em qualquer outra função?"

Isso não tem uma resposta, como no outro caso, mas tudo me leva a crer que haja alguma ideia de ódio por trás disso. Alguém não suporta vê-la protagonizando algo. Toda vez em que a Soraka se sobressai, ela é nerfada para sumir do jogo. A taxa de vitórias em elos mais altos (Diamante ou mais) chegou a cair 10% nos tempos do último nerf. Pode parecer pouco, mas é quase a diferença entre o campeão com maior e o com menor taxa de vitórias...

Soraka amedronta a Riot, porque o poder de sustentação da lane dela é imenso e porque ela só não é mais forte porque poucas pessoas sabem usar ela de fato. Ela só parece fácil de usar, mas é muito difícil de carregar uma partida com ela. Não vejo nenhuma razão para mantê-la presa em uma única função a não ser puní-la por ser counter da grande maioria dos campeões do top, mesmo depois de todas as mudanças que já sofreu.

A verdade é que eu continuo detestando o meta jogo, ele estraga a diversão completamente.

:Iten3165:

15 RESPOSTAS
Highlighted

"Há muitas semelhanças entre as duas e a desculpa de que a Soraka cura e, por isso, não pode ser adc cai por terra com a cura da Senna. Não há mais grandes justificativas para ela não poder entrar no meta de adc."

Soraka não pode ser ADC ou Supp igual a Senna, pois ela não tem um Kit que permita ser um Supp e um Atirador tão eficiente quanto Senna ué. Tu quer comparar um Champ que abusa de escalas de AD fortes, com alta range e utilidade, e que acumula status de AD e Critico passivamente.... com um bóde que taca banana e tem um kit quase inteiro voltado SOMENTE como suporte?

Isso não cabe a Riot decidir cara... são os players que tem que achar que é bom e pickar. Se não pickam, é simplesmente por quê não vale a pena ue. Players tem a maior parte da influencia no Meta, e a Riot simplemsente garante que esses metas criados sejam saudaveis e equilibrados.

Quer pegar Soraka ADC? Pegue oras, NADA de proíbe de fazer isso. Mas é um tanto OBVIO que Senna vai executar esse papel 1000x melhor que a Soraka só por causa do Kit dela. Tu ta querendo fazer uma comparação absurda entre 2 personagens MUITO diferentes. É igual eu dizer "Poxa, por que Swain pode ir Mid e Suporte, mas o Kassadin não?"

Não desmerecendo Soraka, ela é um ótimo suporte, mas ser um ótimo suporte não é ser um ótimo atirador. Tenha bom senso de olhar o Kit dela e perceber isso. Pessoas fazem um personagem em uma role alternativa, quase que 100% das vezes pelo ÚNICO motivo de ser simplesmente OverPower e abusável.

E o seguinte, não é questão do champ NÃO PODER sair da role de suporte. Ela pode, mas desde que seja de forma saudável pro jogo. Mas ai, qual é a graça né?

Acha que o pessoal usava Soraka top pq era divertido, ou por que beirava aos ridiculos 57% de win-rate no High elo?

Riot foi obrigada a nerfar essa coisa, e com toda a razão do mundo, pois oferecia um estilo de jogo absurdamente tóxico e sem interação do adversário, anulando quase que completamente na lane 90% dos toplaners existentes com facilidade, sem nem precisar saber jogar tão bem com o champ. Ser um meta diferente não é desculpa pra deixar que uma estratégia anti-jogo fique a solta por aí.

Já disse essa frase varias vezes, e vou repetir só por ser um fato:
"Os jogadores só gostam do alternativo e diferente, quando é OP e abusavel. Quando o "diferente" para de te dar um jogo quase que garantido, ai pelo visto não tem mais graça ser alternativo."

Eu descrevi esse tipo de situação em um post que ficou bem popular um tempo atrás, então vou deixar o link para que dê uma olhada:
Você Pode sim Jogar do Seu jeito!

Eu sinceramente, discordo totalmente com seu ponto de que Riot não permite metas alternativos. Eles permitem, desde que seja justo e saudável para o jogo, e seus argumentos contra isso não foram bons.

Highlighted
Dragão
Dragão

Cada besteira que eu leio por aqui... a Soraka não pode entrar no meta de jeito nenhum, nem como suporte.
Sempre que ela aparecer um pouquinho que seja, vem um nerf como consequência, e o motivo disso é ela ser um personagem que não agrada a Riot, seja no jogo competitivo ou na Ranqueada, ela nunca chega ao Tier 1, e se chegar toma um nerf pesado... aceite, existem personagens tratados dessa forma.

A única forma de mudar tal situação é se tornando popular para a comunidade, que seria como fazer a Riot engolir a personagem, mesmo não gostando.

Preste atenção nos personagens, e veja quais tomam nerf assim que dispontam, para facilitar eu vou citar um: Singed.
Highlighted
Lenda
Lenda

Poder ela até pode, contanto q ela não seja tão dominante a ponto de ter um win rate absurdo muito superior aos outros top laners, fora q o Kit dela sempre foi feito para utilidade, para suporte, se a soraka ta forte em outra lane é pq tem algo errado.
Highlighted

@Draicker  Então, ela também não pode ser um bom suporte também, se não me falha a memória, ano passado ela teve um momento onde a playerbase main(que era pequena na época, e ainda é), criou uma build baseada em agressividade early game, e proteção late game, e mesmo não passando muito dos 52-3% de win ratio, e com poucos players usando, ela recebeu um nerf pesado nesse estilo de jogo.

Também pode ter como exemlo quando foi refeito o kit de habilidades  dela, lá na season 3 ou 4, ela estava se dando bem como um suporte voltado para cura, e mesmo não tendo uma alta taxa de vitória, foi dado um nerf pesado mesmo assim, sustentado pela premissa de ser "chato de jogar contra", e naquela época já existia counter da personagem.

A questão toda é que a Soraka tem um estilo de jogo com baixo risco quando masterizado, mesmo sendo pouco eficiente a Riot não gosta desse tipo de personagem, logo ela não deixa certos personagens ter um momento bom no jogo.

Highlighted

Quem nunca leu tanta besteira aqui fui eu.
Soraka é um ótimo suporte, digo isso porque sou mono sup e jogo bastante de soraka.
O ÚNICO motivo da soraka não estar no meta de sup é porque o meta está voltando aos campeões de burst (assassinos e etc) e seus counters (os tanks).
Isso faz com que os campeões utility (tipo soraka, sona, etc) sem disengage fiquem fora do meta já que ninguém gosta de levar 1-shot.

Highlighted

Gemada de Taric, Soraka é usada como adc e tem um kit com duas habilidades de ataque e funciona melhor solo lane do que suporte, basta não upar o W. Mas não há qualquer esforço da Riot para permitir que isso aconteça, toda vez que ela cresce em algo fora, ela toma um nerf gigante, como tu mesmo disseste. E o kit da Soraka é ótimo pra um adc, para solo, mesmo que ela não escale com dano físico. A tua própria fala aí evidencia isso...

Ela já teve o maior dano físico de ataque a distância do jogo... O que a Riot fez quando começaram a se aproveitar disso? Reduziu o dano base e o dano por nível, depois de ter reduzido a velocidade de ataque. Historicamente, ela boicota todas as chances de a Soraka sair da função de suporte, não é a comunidade que escolhe.

Highlighted

@Dittors
Ok, me manda os dados de quando isso aconteceu então.
Se puder me passar o patch em que Soraka era usada como ATIRADOR, e que a Riot nerfou ela por causa disso, eu adoraria ver, pois eu não lembro de ter se quer visto isso ser meta alguma vez.

Não faz nem sentido Soraka ter o maior dano de ataque a distancia do jogo. Eles podem ter nerfado isso pelo fato da Soraka ter tomado uma posição predominante como supp agressivo, e nerfaram o poke dela com AA. Mas eu duvido muito que tenham nerfado Soraka por ser ADC.
Highlighted

Gemada de Taric Season 6, 8 e 9 foram as que ela mais foi usada como adc, que eu lembre. O nerf do dano que eu falei é anterior a isso. Daí a eu achar alguma fonte que fale sobre o assunto... Te desafio a encontrar sobre qualquer campeão nessas temporadas aí. Vou procurar nos sites, mesmo assim. Vou me dar ao trabalho...

Highlighted

O máximo que eu encontro em pesquisa rápida são essas builds completas de Soraka adc da época, mas elas não falam sobre o nerf. Talvez o Pwned fale sobre isso ou o próprio fórum antigo... https://www.mobafire.com/league-of-legends/build/soraka-adc-is-good-525373
Highlighted

Sinceramente, ter um guia de soraka adc não prova que era vivavel. Existem varios guias off-meta por ai.

Mano, honestamente cara, eu nunca vi ela sendo abusada para subir de elo como ADC, e eu jogo desde a season 4. Soraka adc sempre foi puro meme e nada além disso. O kit dela não é e nunca vai ser viavel como ADC do jeito que é.
"Ah, mas se fizer full AD ela da muito dano"

TODO o champ que tiver uma build completa de ADC vai dar dano no AA, obvio isso. Mas n significa que são bons por isso pq o kit deles n tem sinergia com esse tipo de build.

Não tem NADA a ver com o fato de Senna, que é totalmente justificavel como ADC tendo em vista o kit dela com skills agressivas, escalas de ADC, e passiva de stack de Critico e Life steal.

Tu ta fazendo uma comparação muito absurda, fora que Senna ADC foi nerfada diversas vezes por ser acima da curva também.
Highlighted

Concordo com tudo que disse, fiz minha MD10 e estou jogando pra voltar pro Prata 2  que era meu elo da season passada. Sou main Suporte e ADC mas ando jogando mais de Soraka,KaiSa,Morgana e Karma.  Eu como um main soraka achei uma afronta o que a Riot fez com ela na bot lane, eu acho que ela merecia um buff decente que ajudasse realmente ela, e não aquele buff fraco do 10.6 que deram nela.

Highlighted

ADCpcao do SUP, o que mais me assustou naquele nerf foi que ela continuou sendo usada top e morreu como sup. Eles parecem nem ligar, desde que enfraqueçam...

Highlighted

Soraka adc nunca foi meta.
A única época que ela era """"""viável""""" foi com a antiga chuva de canivete, que fazia teu próximo AA sempre dar critico e causar um dano adicional.
Isso porque o item era roubado a tal ponto.
Esse item de fato fazia qualquer campeão ranged conseguir virar adc (até janna adc era viável nesse sentido)
O "nerf" que ela tomou foi no próprio item, que foi sendo modificado até o que temos atualmente.
Highlighted

Não, mas chuva de canivete é um item super recente... Isso é da S8, o dano físico dela foi nerfado muito antes... Acho que antes do rework até.
Highlighted

@Dittors  escreveu:
Não, mas chuva de canivete é um item super recente... Isso é da S8, o dano físico dela foi nerfado muito antes... Acho que antes do rework até.

Que que você tá falando amigo? O único momento que eu vi alguém jogando de soraka adc em SR foi na season 8 exatamente por causa da antiga chuva de canivete.

Quando eu digo jogando, eu digo de uma forma que servia pra algo.

Ela não precisava de dano físico base pra causar muito dano com a chuva de canivete, o item em si causava bastante dano.

O cara buildando chuva de canivete + gume do infinito (com a passiva de converter 15% do dano critico em dano verdadeiro, que também era da season 😎 fazia até um rabisco causar muito dano.