cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Lenda
Lenda

Pq nerfar a Soraka e Sona?

Vi muitas pessoas reclamando sem motivos pq vão nerfar a Soraka e Sona top, com a argumentação de que a Riot "Não deixa vc jogar do seu jeito". Amigos, eu recomendo sinceramente antes de vc considerar dar sua opinião como verdade absoluta, pesquisar o pq da Riot estar fazendo isso. E o motivo é simples, a Riot balanceia a Soloq de acordo com dados estatísticos. E vamos dar um exemplo do servidor Coreano:

Vc sinceramente acha saudável pro jogo um campeão com 54% de win rate com mais de 7% de pick rate? No caso da Sona 58% de win rate mesmo com um pick rate baixo de 2%, isso é absurdamente alto.

Pq ninguém quer jogar mais de Neeko top? Ela é viável, ela ta balanceada, ta Ok, não ta OP. Pq ngm quer jogar do seu jeito com ela? Simplesmente pq não dá pra abusar mais dela, ela não é OP, acontece q as pessoas só querem jogar do seu jeito, quando é coveniente pra elas, quando o champ por si só carregam as partidas.

36 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

É uma pena que pra comunidade uma "ideia" só é boa enquanto é desbalanceada :T

Bem raramente eu ainda jogo de Neeko adc, mas acabo evitando por causa do rage que rola na propria seleção.

Eu achei justo os nerfs, a riot esta certa em manter os champs equilibrados.

Não é certo um sup de Peel se benificiar em rota solo, ainda mais ter um win rate tão auto jogando assim.

Highlighted

Que vossas palavras entrem na cabeça dos leigos do fórum.

Eu já disse o mesmo diversas vezes.
Todo mundo adora "jogar do seu jeito", contanto que esse jeito seja OP.
Tem gente que acha que só por quê é diferente, o balanceamento não pode ser aplicado.

"Ah, que que tem se o suporte ta god tier na toplaner? Deixa eu jogar do meu jeito"
Então pq você só joga do "seu jeito" se algum pro-player faz?
Jogar com um Taric Jungle que você nem sabe o que vai dar, você não joga, mas com o supp top que ta God Tier no top ai joga né?

Cara, eu to canasdo demais de ver tanta ignorância nessa comunidade, e esse mesmo pessoal ainda se sente em algum direito de reclamar sobre isso.
Highlighted

Pro pessoal  que fala tanto da RIot n deixar meta alternativo, eu vou deixar esse texto do Scuffy que ele fez no ultimo QGT:

Basicamente, alguem questionou se eles tomariam alguma medida sobre Swain Supp, pois ele achava que o fato dele estar predominante como supp não deixava o champ com espaço para buffs como solo-laner, pois de acordo com o jogador, ele é fraco lá e não é compensado por isso por ser um bom supp.

O rioter simplesmente disse que:

"Apesar dele ser menos popular como Mid-laner, ele é mais forte como Mid do que Supp. Se mais jogadores quiserem jogar com Swain como suporte, não temos o por quê de impedir eles."

Então me diz, daonde que tão forçando o personagem pra fora das outras Roles?

A diferença é que, ao contrario  da nossa sorakinha top god-tier, o Swain está BALANCEADO na bot-lane, e por isso tem a permissão de ficar por lá além de ser midlaner., mesmo sendo mais popular numa lane onde não era o foco inicial dele.

Se todos os metas alternativos fossem balanceados assim, não teria problema. Mas não é o caso, não é mesmo? O alternativo só é divertido quando é OP e te faz ganhar facil.

Então, antes dos "pseudos-inovadores" virem reclamar que a Riot mata seus metas "criativos", procurem se informar antes.

Foi mal, mas eu fico meio "P da vida" com esse tipo de gente ignorante que se sente no direito de reclamar de nerf, enquanto abusa do meta.

Highlighted
Barão
Barão

Lembro de algum tempo atrás de ver que eles desconsiderarem uma taxa de vitória alta se for aliado a uma taxa baixa de escolhas, E no caso a taxa de escolhas desses campeões no topo é baixa ainda. Teria de ter uma taxa maior pelo menos para a Sona para justificar o nerf, mas sei lá não lembro de quanto tempo atrás eles desconsideravam isso.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted

Fora que tá relativamente forte considerando o potencial de poke e a bola de neve que se pode fazer, só espero que Soraka e Sona sup não entrem pelo cano.

Highlighted

@1LICH1  escreveu:
Lembro de algum tempo atrás de ver que eles desconsiderarem uma taxa de vitória alta se for aliado a uma taxa baixa de escolhas, E no caso a taxa de escolhas desses campeões no topo é baixa ainda. Teria de ter uma taxa maior pelo menos para a Sona para justificar o nerf, mas sei lá não lembro de quanto tempo atrás eles desconsideravam isso.

2% é baixo mas é um número significativo, por menos eles nerfaram o Aurelion Sol q tinha 55% de win rate e cerca de 0.70% de pick rate. Mas de fato eles tbm levam o pick rate em consideração. 

Highlighted

@1LICH1  escreveu:
Fora que tá relativamente forte considerando o potencial de poke e a bola de neve que se pode fazer, só espero que Soraka e Sona sup não entrem pelo cano.

No caso da Soraka eu tinha visto q vão buffar a cura dela no W, pra compensar vão tirar força do Q, acho justo, ela sempre foi um champ muito focado na cura, utilidade pro time, mas atualmente ela tinha uma lane muito forte.

Highlighted

Acho que pra entender isso só jogando contra, o bicho tava bruto de mais, não tinha como...
Highlighted

Saudável pra Riot é um campeão que tem um escudo gigante, dano verdadeiro alto, dano pra car*lho, que não gasta mana.
Mas não, vamos nerfar a Soraka ^^
Highlighted

@Mëlisandre  escreveu:
Saudável pra Riot é um campeão que tem um escudo gigante, dano verdadeiro alto, dano pra car*lho, que não gasta mana.

Mas se esses campeões com dano verdadeiro etc são tão fortes assim, pq eles tem estatísticas mais baixas doq de uma Sorakinha ou Soninha top '-'? Eu tbm odeio dano verdadeiro no jogo, mas neh, a Soraka ta merecendo nerf.

Highlighted

@Draicker  escreveu:

@Mëlisandre  escreveu:

Mas se esses campeões com dano verdadeiro etc são tão fortes assim, pq eles tem estatísticas mais baixas doq de uma Sorakinha ou Soninha top '-'? Eu tbm odeio dano verdadeiro no jogo, mas neh, a Soraka ta merecendo nerf.

Não estão baixas, estão menores que a da Soraka.

Se nerfarem a autocura dela (o que vai acontecer) não vai só tirar ela completamente do top, mas vai piorar muito a lane phase dela no bot. Ela vai curar o ADC (ou o jungler) e perder muita vida pra não recuperar nada ao acertar o Q. Ela PRECISA dessa autocura, caso contrário teria de ficar voltando base toda hora (o que obviamente é terrível pro ADC) durante a lane phase. 

Minha terceira main é a Soraka, eu amo jogar com ela (como suporte) e eu sei como ela depende dessa autocura que vai ser nerfadíssima.

Hur dur mas ela tá muito forte hur dur estatísticas altíssimas hur dur yo zaunitas

Sim, de fato. Mas vocês ao menos pararam pra analisar que isso é um jogo? Mano, se o cara se diverte jogando de Soraka Top, pra que acabar com ela? Nerfar um pouco pra abaixar um pouco a taxa de vitória dela é OK, mas acabar com ela? A Riot cria as coisas e não se dão conta do que fizeram, só ver a Akali. Era óbvio que o kit dela ia dar problema, mas eles lançaram mesmo assim, criando esperança e diversão nos jogadores pra depois acabarem com ela.

Essa é a decadência desse jogo: a falta de noção de que isso é um jogo.

Highlighted

@Mëlisandre  escreveu:

@Draicker  escreveu:

@Mëlisandre  escreveu:

Se nerfarem a autocura dela (o que vai acontecer) não vai só tirar ela completamente do top, mas vai piorar muito a lane phase dela no bot. Ela vai curar o ADC (ou o jungler) e perder muita vida pra não recuperar nada ao acertar o Q. Ela PRECISA dessa autocura, caso contrário teria de ficar voltando base toda hora (o que obviamente é terrível pro ADC) durante a lane phase. 

Minha terceira main é a Soraka, eu amo jogar com ela (como suporte) e eu sei como ela depende dessa autocura que vai ser nerfadíssima.

Hur dur mas ela tá muito forte hur dur estatísticas altíssimas hur dur yo zaunitas

Sim, de fato. Mas vocês ao menos pararam pra analisar que isso é um jogo? Mano, se o cara se diverte jogando de Soraka Top, pra que acabar com ela? Nerfar um pouco pra abaixar um pouco a taxa de vitória dela é OK, mas acabar com ela? A Riot cria as coisas e não se dão conta do que fizeram, só ver a Akali. Era óbvio que o kit dela ia dar problema, mas eles lançaram mesmo assim, criando esperança e diversão nos jogadores pra depois acabarem com ela.

Respeito sua opinião e com certeza vai acabar afetando a soraka sup de tabela, mas eu n consigo concordar com q uma campeã q deveria ser suporte seja tão opressora assim no top, é insuportável de jogar contra. Eu sei q é apenas um jogo, mas eu ach oq estatísticas servem para mostrar q algo n esta certo, só de vc escolher um champ vc já sai na vantagem entende? Isso q eu n consigo concordar.

Highlighted

@Draicker  escreveu:

@Mëlisandre  escreveu:

@Draicker  escreveu:

@Mëlisandre  escreveu:

Respeito sua opinião e com certeza vai acabar afetando a soraka sup de tabela, mas eu n consigo concordar com q uma campeã q deveria ser suporte seja tão opressora assim no top, é insuportável de jogar contra. Eu sei q é apenas um jogo, mas eu ach oq estatísticas servem para mostrar q algo n esta certo, só de vc escolher um champ vc já sai na vantagem entende? Isso q eu n consigo concordar.

Você sabia que a Elise foi criada para ser mid? Mas adaptaram ela pra jungle e ela virou somente jungle, caso parecido com a Taliyah.

Tudo na vida é feito de adaptações. Mudanças são sempre necessárias.

Highlighted

@Mëlisandre

Uma coisa que falta a galera daqui entender é o seguinte:
Quando um champ está forte por causa de algo em especifico e precisa de nerf, eles não vão simplesmente nerfar algo aleatório no kit dela. Eles vão nerfa o aspecto que está tornando forte NAQUELA situação em especifico.

Soraka está forte na toplane por um motivo X, então eles vão fazer um nerf focado no que deixa ela forte como TOPLANER. Isso é para que não afete a Soraka suporte que está quietinha e de boas.
Ou seja, eles vão focar o nerf no Q dela, mas vão balancear outros aspectos do kit dela que impactam na role de suporte, para que o poder geral dela na role de suporte não seja afetado por uma mudança na top.

E outra coisa:
"as vocês ao menos pararam pra analisar que isso é um jogo? Mano, se o cara se diverte jogando de Soraka Top, pra que acabar com ela? "

Já foi comentado aqui, e comentemos de novo.
Os cara não tão pegando ela top por quê é divertido, amigo. Eles tão pegando ela por é FORTE. Se fosse por ser divertido, não tava com uma win-rate ridicula dessas e god-tier da lane. Riot só nerfa meta alternativo quando é abusivo e dominante. Pode até parecer tivertido pra ti, mas pro top-laner inimigo que tem que aturar um estilo anti-jogo desses, não é nem um pouco.

Pergunta pro high-elo Koreano se ele ta usando essa praga na top pq é divertido ou se é pq é lane de graça.

Highlighted

@Gemada de Taric  escreveu:
@Mëlisandre

Uma coisa que falta a galera daqui entender é o seguinte:
Quando um champ está forte por causa de algo em especifico e precisa de nerf, eles não vão simplesmente nerfar algo aleatório no kit dela. Eles vão nerfa o aspecto que está tornando forte.

Soraka está forte na toplane por um motivo X, então eles vão fazer um nerf focado no que deixa ela forte como TOPLANER. Isso é para que não afete a Soraka suporte que está quietinha e de boas.
Ou seja, eles vão focar o nerf no Q dela, mas vão balancear outros aspectos do kit dela que impactam na role de suporte, para que o poder geral dela na role de suporte não seja afetado por uma mudança na top.

E outra coisa:
"as vocês ao menos pararam pra analisar que isso é um jogo? Mano, se o cara se diverte jogando de Soraka Top, pra que acabar com ela? "

Já foi comentado aqui, e comentemos de novo.
Os cara não tão pegando ela top por quê é divertido, amigo. Eles tão pegando ela por é FORTE. Se fosse por ser divertido, não tava com uma win-rate ridicula dessas e god-tier da lane. Riot só nerfa meta alternativo quando é abusivo e dominante. Pode até parecer tivertido pra ti, mas pro top-laner inimigo que tem que aturar um estilo anti-jogo desses, não é nem um pouco.

Pergunta pro high-elo Koreano se ele ta usando essa praga na top pq é divertido ou se é pq é lane de graça.

Concordo contigo.

Highlighted

Eu só acho que existem outras formas de nerfs que conseguiriam enfraquecer esses utilities nas rotas solo sem afetar no role de suporte.
Um exemplo aqui seria mudar o efeito do Q da soraka e do W da sona pro seguinte: cura menos (adicionar porcentagem) se não houver um aliado próximo (adicionar distância máxima).
Isso faria com que elas ficassem fracas nas rotas solo, mas não afetaria em nada na role de suporte.
Highlighted

@Nikito Mofado

Mas os caras sabem como fazer isso. Eles são especializados nisso.

Vc viu a mudança na Sona por exemplo?
Encareceu 25 de mana em TODAS as skills, mas se ela der a aura pra um aliado, ela recupera parte da Mana gasta.
Acha que não é uma otima mudança?
Highlighted

@Gemada de Taric  escreveu:
@Nikito Mofado

Mas os caras sabem como fazer isso. Eles são especializados nisso.

Vc viu a mudança na Sona por exemplo?
Encareceu 25 de mana em TODAS as skills, mas se ela der a aura pra um aliado, ela recupera parte da Mana gasta.
Acha que não é uma otima mudança?

O da sona sim, o da soraka não.

O nerf da soraka vai afetar ela no top? vai.

Mas vai afetar ela mais ainda como suporte.

Highlighted

Duvido que afete muito.

Pois toda a redução de poder geral do Q, foi compensada com melhora na eficiência do W. Foi uma siples transferencia de Power Budget.
O poder geral dela vai manter o mesmo, só que a diferença, é que colocaram mais poder na skill que é INUTIL na top.

Se algo afetar, pode ser pelos status, mas isso pode ser corrigido depois, visto que não será tão grave quanto deixar do jeito que está.