cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Primeiro o Galio, agora o Swain — Insatisfação

 

Primeiramente, gostaria de deixar claro que esta é com certeza uma crítica, mas isso não quer dizer que toda a empresa Riot Games ou o próprio jogo League of Legends se torna ruim ou coisa do tipo simplesmente por conta de alguns detalhes que citarei, portanto, não venham comentar que eu faço parte da parcela que "só reclama", pois não é verdade. Minhas críticas são feitas com base na minha grande admiração pelo jogo, especialmente pelo universo em si, e todas elas visam tarzer reflexões que possam melhorar o jogo, e não simplesmente difamá-lo...

 

Dito isso, tentarei ser o mais breve possível nesta pequena análise crítica.

 

Jogo LoL há mais de 5 anos e nada me fascina mais a continuar jogando-o do que o universo por trás do jogo, pois, sinceramente, jogar o jogo de fato é muitas vezes frustrate e estressante para um simples jogador casual. E, deste o princípio de tudo até agora, eu presenciei vários "reworks" e vários lançamentos de campeões novos.

 

A esmagadora maioria dos campeões são muito bons: eles têm uma boa história, tem um bom design mecânico e são agradáveis aos olhos — incluindo o Urgot novo. Todos os conceitos são bem diferentes em sua maioria e suas individualidades tornam o jogo muito recompensador para os amantes de criação ficcional.

 

No entanto, às vezes, certas atitudes tomadas pela Riot Games são frustrantes para quem joga com certos campeões e o motivo geralmente é um "retrabalhamento" em seu kit por conta de questões mecânicas — mesmo que o jogo não gire em torno apenas disso, e mesmo que a Riot já tenha dito "se preocupar" com os amantes do universo". Alguns exemplos de frustrações que tivemos foram:

 

• Nidalee e sua mudança de mid laner para jungler;

• Graves e sua mudança de ad carry a distância para jungler — além da retirada do cigarro, que voltou depois, dando esperança para a humanidade, amém;

• Karma e sua quase-inviabilidade na mid lane por conta de seu kit de support;

• Quinn, que foi criada para ser um ad carry do bot, mas acabou se tornando um mid/top laner ótimo, o que não foi ruim, mas logo depois tivemos uma tentativa de fazê-la se tornar uma ad de novo, que frsutrou as chances dela como mid laner e definitivamente como ad carry do bot;

• Remake das classes, principalmente os magos como a LeBlanc, que se tornou confusa, e o Ziggs, que quebrou o meta por um tempo, mas foi ajeitado depois;

 

Enfim, entre outras "pequenas frustrações". Bem, o que acontece na verdade é que essas frustrações são aquelas que são quase inevitáveis: elas precisam acontecer por algum motivo e não tem como agradar a todos. E depois, a gente acaba se acostumando. Então, podemos concluir que estas mudanças são "aceitáveis" e uma hora ou outra se tornam sólidas ou se ajeitam em outras mudanças menores. São mudanças que tendem a ser saudáveis uma hora.

 

E, além da mecânica de jogo, podemos citar as várias mudanças na história — como a de Taric, que deu sentido a sua existência — e ao mesmo tempo aparabenizar a Riot, pois, aparentemente, nenhuma alteração nas histórias foi ruim, com exceção dos problemas que citarie a seguir.

 

Nem tudos são flores, e, a Riot, na minha opinião, cometeu dois grandes deslizes e erros colossais até hoje. Erros que fogem do âmbito de "pequenas mudanças", de "mudanças saudáveis" ou o que quer que seja. Estou falando de Galio e Swain.

 

Há muito tempo que leio e escuto que a Riot se preocupa com os jogadores  pensam muito neles quando vão mudá-los em reworks completos. Ultimamente ficamos sabendo que um main Irelia está testando a nova Irelia e está aprovando. Muitos foram os reworks bem sucedidos, aqueles que trasnforam um campeão vazio e ruim em um acordo completo de seu DNA (design, narrativa e arte). Por exemplo:

 

• A Poppy ficou extremamente linda: quem olha para aquela obra-prima jamais diria que ela já pareceu um boneco similar aos amigos do Fofão, azul e bizarra. Agora a Poppy tem um próposito, tem uma arte incrível e uma gameplay que faz sentido;

• Shen foi um rework "simples", que pareceu trazer um campeão tão popular — ele é um ninja, cara! —de volta a vida e de forma mais polida e extremamente agradável;

• Evelynn, que tinha uma proposta interessante mas um desempenho totalmente nada a ver, se tornou uma demônia da Luxúria, sua história é empolgante e diferente, seu visual é tudo aquilo que ele deveria trazer ao se pensar em uma assassina sensual, enfim, sua essência foi totalmente colocada à tona em seu rework, retirando apenas o que havia de inconsistente. 

 

Enfim, poderia citar vários outros reworks que ficaram incríveis, mas esta é uma publicação de crítica. 

 

Gostaria de que todos tivessem em mente quem era Galio e Swain antes do rework. Quero que pensem no que eles representavam para quem estava jogando e como eles pareciam ser em sua essência. Agora, imagine que tudo isso foi tirado e colocaram um novo personagem com o mesmo nome no jogo, como você imaginaria ele? Pois é, é complicado dizer, mas foi isso que aconteceu.

 

Quando eu jogava com Galio, eu jogava com um guardião filosófico, um cara que combate o mal e está sempre de prontidão para tal e não se gaba por isso. É aquela gárgula que você podia confiar em um combate, que você sabia que ela poderia te ajudar mesmo que ele não disesse nada. Eu conseguia imaginar uma figura temível, sem muitos amigos, mas que os aliados sabem o que ele é capaz de fazer por Demacia, respeitando ele. Quando saiu o anunciamento do rework dele, tudo que eu imaginava para ele era um simples polimento visual, e nao foi isso que aconteceu, mas eu continuei e procurei pela aparência dele. Gárgula? Não, aquilo não é mais uma gárgula, é um espécime alado de estátua. Por que tão branco? Pensei. Aí procurei pela história. Ele foi construído com um material que repele magia. Minha frustração tinha passado um pouco: ainda tem jeito. E então, veio o pior de tudo: sua personalidade e suas falas. Cada vez que o novo Galio falava, uma parte da minha mente se enojava: aonde está o Galio? Quem é esse campeão e o que fizeram com aquela gárgula irada e quietona que combate o mal? Bem, eu não consigo passar o quão frustrante foi escrevendo, é mais uma coisa de sentir. Esse definitvamente é um outro personagem que colocaram o nome de Galio. 

 

 

E, por fim, Swain. A Riot disse que não queria mudar a essência do campeão a ponto de fazer com que os jogadores de Swain estranhassem o campeão. Eles queriam que o jogador o escolhesse e dissesse: ainda é o Swain. Mas, não foi isso que aconteceu. Primeiramente, tiraram o posto de "mestre estrategista" para "grande general", e até aí tudo bem, da para entender e se acostumar com isso. Mas aí vieram a sua aparência e suas habilidades. Cara, aonde está a influência da Beatrice? Ele não é mais manco e sim perdeu a mão? Sério? Tantos personagens que tem o foco na estúpida mão e o Swain precisava ser mais um deles? Genérico? Aonde está o vastaya? Já mudaram de opinião? Aonde está o cabelo negro do Swain e principalmente o seu estiloso penteado com três "linhas" na cabeça? Por que vocês trouxeram o Lucius Malfoy e disseram que é o Swain? Sem falar na voz, que não combina NADA com este campeão velho que ele se tornou. As habilidades dele são um amontoado de outras ideias e que não lembram em nada com o antigo Swain a não ser pela ultimate. Cara, como eu disse, não consigo expressar minha frsutração escrevendo, talvez eu faça um vídeo falando — mentira, não vou, não seu fazer isso. 

 

 

Concluindo, com certeza não ficou tão claro quanto está na minha mente, mas eu espero que possam entender exatamente em que lugar estou direionando minha crítica: a Riot lançou dois novos campeões com Galio e Swain, e apenas mantiveram 20% do que eles eram. São campeões novos.

 

A esperança: eu sei que um único comentário de um jogador não fará a Riot mudar sua decisão e tampouco fazer um novo rework só por causa dos jogadores que curtem o universo, afinal, Riot Games ganha dinheiro com compras internas e com campeonatos competitivos em sua maioria. No entanto, eu espero que no futuro dois campeões sejam lançados com a essência de Swain e Galio antigos, pois a personalidade deles, seus estilos não podem se perder, pois eram muito bacanas.

 

Por fim, bem-vindos Estátua Abobalhada e Lucius Malfoy, e adeus Galio e Swain.

162 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Você tem razão, este não é mais o Swain, mas não vejo essa mudança de modo negativo, no contexto da lore este é o Swain verdadeiro e o antigo não fazia jus ao título, talvez, porque ao criá-lo os desenvolvedores ainda não tivessem compreendido a dimensão do personagem num amplo contexto ou não eram capazes de concebê-lo. Joguei com Swain desde a S6, vou sentir saudades dele e da Bia, de me jogar no meio das tf, enfim, era um campeão versátil e carismático, mas justamente por ter esse carinho pelo campeão, de ler e pesquisar tudo  o que podia sobre ele, sabia que aquele ainda não era "O Swain" que sempre quiseram (e eu também queria) para o jogo. Quanto aos main, compreendo que se sintam desapontados, anos de dedicação à um personagem e o estudo de suas mecânicas, então, repentinamente ele lhes é tirado.  

Falo por mim, como uma pessoa que gosta de League of Legends em si e dos personagens e não os vê como meras ferramentas para farmar pdl (lembrando que é claro que gosto de ganhar partidas) e por isso eu gostei dele, ele infunde respeito, é alguém que eu gostaria de chamar meu líder.

Highlighted

Oi oi, a Beatrice não sumiu u.u além de estar na arte padrão e na skin pirata dele, ela aparece no recall, na Ult e é o primeiro corvo que o segue por Summoner Rift (em especial na loja da para vê os seis olhos) é legal que conforme Swain acumula a passiva do R o número de corvos que o segue aumentam e a Beatrice está entre eles
Highlighted

A Riot disse a tempo que apagaria os campos da justiça das lores pois todo mundo tem um problema no passado e vai pro league of legends :v me poupe, se todos os 130 campeões tivesse uma lore assim ia ser horrível e por esse motivo eles expandiram o universo para literalmente um universo
Highlighted

galio muito pickado ....... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

galio tá pior win rate do top e uma das piores do mid, está completamente ínutil, é mais um rework que deu errado no Kit em termos de balanceamento. ( se buffa algo ele vira meta ou da one-shoot, se nerfa ele vira um côco do teemo.)

 

Acerca do Swain, quero ver ser AP-Bruisier com uma Ultimate de 120Seg, que no máximo Full CDR ( runas e talentos) ele fica com 60s ... ele precisa ULT para trocar, sem isso ele perde as trocas.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Discordo, pena o forum não ter mais o botão de deslike.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Você está se esquecendo que estamos tratando de um jogo, um jogo, não uma série ou um filme de tv...
O jogo consiste em mecânicas de jogo, o galio antigo e o swain antigo, tinham kits muito atrasado em relação ao que o jogo estava se tornando... Tanto é que se você pegar as estatisticas desses campeões antes do rework, a taxa de picks dele era baixíssima (o swain ainda não sabemos como irá ficar). E mano o Galio ficou incrível cara, foi um dos champs mais pickados no mundial do ano passado, seu kit extremamente completo com dano e cc colocaram ele no top pra ser um tank front line, assim como ele deveria ser ( estamos falando de uma gárgula gigante). O swain o que ja percebemos pelo seu kit é que ele também vai desempenhar essa função de front line com dano e cc. Poxa eu sei que tem gente que se prende muito a parte das lores dos champs, mas como eu ja disse ali em cima, estamos tratando de um jogo que possui um cenário competitivo e que não tem como colocar a história em primeiro lugar, e sim as mecânicas de jogo. Eu sei que pode ser frustante mas é a realidade.
Highlighted

Exatamente isso mano exatamente. Pra min também o rework do galio ficou simplesmente sensacional em todos os sentidos. O kit dele é um dos mais completos do jogo sem exagero. Tanto é que tivemos um Faker jogando com ele em plena final do mundial. E o swain o kit dele é muito atrasado. Só puxar as estatiscas que você comprova tudo isso. O pessoal esquece que o jogo consiste em mecânicas de jogo e não na história. Não é um jogo que você escolhe um personagem e vai pro modo historia pra "zerar" o game. É um jogo PVP e ganha quem tiver mais mecanicas com o personagem, não quem manja mais da historia dele
Highlighted

Faz 40% de CDR e usa Chapéu mitico o Cd vai pra 30 s

Highlighted

30s .... a ultimate antiga tinha 20s .... a desgraça do campeão precisa da ULT para Trocar , como ele vai trocar no early com uma merda de 120seg ... quando ele ainda nao tem CDR. esses fã-boys que não jogavam com o campeão e acha que qualquer **cogumelo do teemo** que riot coloca guela abaixo eles aceitam. Galio está um **cogumelo do teemo**, em termos de win rate se você pesquisar.
Highlighted

 


@Revert Swain Plz escreveu:
30s .... a ultimate antiga tinha 20s .... a desgraça do campeão precisa da ULT para Trocar , como ele vai trocar no early com uma merda de 120seg ... quando ele ainda nao tem CDR. esses fã-boys que não jogavam com o campeão e acha que qualquer **cogumelo do teemo** que riot coloca guela abaixo eles aceitam. Galio está um **cogumelo do teemo**, em termos de win rate se você pesquisar.


Fã boy kkkk. Eu tenho m5 com ele. Não jogava mais porque o kit dele é muito ruim. Qual campeão que eraly game tem uma ult com menos tempo que 100s de CD? Só se for a karma. A ult antiga do swain era pra te dar sustain, tanto é que a passiva dele era voltada totalmente pra ult dele,essa agora é pra dar dano, saiba diferenciar. A ult antiga você usava pra ter sustain na troca e se enfiar no meio da tf pra procar os corvos em cada champ inimigo. Essa agora é quase a mesma coisa, e outra ela acumula cargar pra você poder dar mais dano e se curar também (passiva). Agora sim é uma Ult que você usa ela acaba, tem cd, você usa denovo e assim por diante. Antes enquanto você tinha mana você tava usando ela, você podia desligar e depois ligar denovo, bastava ter mana. Saiba diferenciar os kits mano. O galio cara se tratando de soloQ pode ser oq for, mas olha pro competitivo olha oq ele se tornou em 2017, tanto é que a riot foi obrigada a nerfar ele durante o mundial por ver o que ele estava fazendo, a mudança não afetou o mundial mas afetou a soloQ. E o que tem de mono galio cansado M7 por insistência.. É um absurdo, mas você não pode generalizar essas estatisticas como um todo. O Galio é ótimo perfeito kit mais que completo, tanto é que o Faker na final do mundial utilizou ele

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

cara eu imagino o quão frustante deve ser mesmo se apaixonar por um personagem e por sua historia,  depois ver ele ser totalemnte descartado...

nunca joguei com o taric antes do rework dele, mas é meu personagem preferido, com uma historia linda, motivos para lutar, principios e dedicação para aquilo que faz. Eu ficaria muito triste (mesmo) se algum dia isso mudasse, e o taric deixasse de ser o Taric que eu conheci. 

bem como vc disse não podemos fazer nada para inverter essa situação, e tem ate gente que gostou das mudanças..

vamos aceitar, e torcer para que não mudem nosso chmaps preferidos ._.

Highlighted
Arauto
Arauto

    Cara eu concordo com vc sobre o visual do Swain, mas mecanicamente não. Pq por mais q vc ache comum o kit dele, a riot busca atender vários requisitos desde normal game até competitivo.  O kit dele pro competitivo pra mim parece super viável, diferente do Swain antigo.

    Galio por mais q vc não tenha gostado ele foi um dos campeões que mais apareceu profissionalmente em 2017. Eu acho que a Riot acertou bastante nos últimos reworks. Eu não ligo mt pra lore pq eu não jogo com ela, o que me importa são as falas, a temática e o kit de habilidades. 

    Um penteado diferente deixaria o campeão melhor, mas é aquela história vamo fazer o que? Com o passar do tempo, vc nem vai notar mais cabelo dele no jogo, pq tem tanta coisa legal pra se notar nele... E outra o Swain aparenta ser mais velho e experiência é importante pro titulo que deram pra ele agora. Entendo um pouco sua frustração, mas pra gnt se frustrar basta ta vivo, o lol tem mais de 100 campeões que estão ali pra vc escolher.

    Meu campeão qnd comecei a jogar foi o voli, adoro ele vei, mas se um dia fizerem rework e mudarem algumas coisas que são características fundamentais, como "senhor do trovão", "lider dos ursine", etc. Desde que ele esteja viável e com um senhor gameplay, a lore só vai ser um texto pra quem for ler. Se vc tem imaginação, digita "eugosteidoswain".

 

Highlighted

Existe algo chamado, "se eu não gostar critico, se eu gostar aceito". Além do fator "mudança" (que é difícil aceitar, afinal ninguém gosta de mudanças né?).

Você muito provavelmente no mínimo gostava do Galio e do Swain, eu também fiquei meio **cogumelo do teemo** com o rework no Galio, porque agora não sei mais o que rolou entre o Sion e ele, mas idai? o Boneco ficou divertido, animado, parece aquele protagonista de Anime cheio de confiança que morreria pra te salvar!

Agora o Swain, vendo as interações dele, dá pra ver claramente que ele é MUITO inteligente, dá pra chamar ele de Heimer Ranzinza Noxiano, além de que o campeão em muitos aspectos, é o mesmo.

Os corvos ainda estão lá, com a 2º melhor passiva do LoL, só perde pra do Sion msm,
Ele ainda tem Snare, e ficou melhor do que esperar o oponente ficar sambando nas garrinhas.
A ult ainda transforma ele num "Rammus full ap que você corre ou morre".

Porr cara, até a voz de **Ult do Teemo** do Ezreal foi uma mudança PÉSSIMA! Mas a gente se acostuma, e pode até acabar gostando mais pra frente.
"Noxus não sofre de covardia" Sion.

Acho que o que ele quer dizer principalmente com o tópico é que pra atualizar o kit, não precisa descaracterizar o personagem. Tipo, pra mudar os modelos e a mecânica, o Swain não precisava ficar louro e parecer o Lucios Malfoi.... Eu concordo que esse tipo de ação da Riot é um pe no saco.... Tipo tirar a deficiência de um personagem da perna e amputar a mão em uma nova lore é tenso pra caralho, o cabelo de tres tiras radicais pra um louro é pra acabar de vez.

Highlighted
Tropa
Tropa

Escorreu uma lágrima quando falou da nidalee mid Smiley Sad

Lacta alea est.
Highlighted
Dragão
Dragão

Quanto ao Swain ainda tenho que esperar a lore pra ver mas o Galio é 100 vezes melhor que o antigo em gameplay, visual e história, Galio antigo era uma estatua viva amargurada e triste defendendo de uns monstrinhos, o rework promoveu ele para um colosso anti-magia que luta contra monstros gigantes, sua origem tem muito mais sentido e o drama dele ser feito pra destruir magia mas ter que lidar com o fato de voltar a dormir depois dela acabar é muito melhor que a gárgula de luto pelo mestre
E o design é muito mais bonito e Demaciano que aquele corcunda preto e amarelo de antes


Quanto ao Swain eu só estou sentindo falta da Beatrice e um pouco mais de "corvo" na ult, mas em geral a aparência ta bem melhor, o kit ainda não testei (não sou desses que assiste o vídeo no Champion Spotlight e já analisa como se tivesse jogado e pego M7 com o champ, isso é ridiculo), mas eu vi todos os antes e depois dos reworks da Riot e até hoje ela nunca errou em design e história, pode ter feito umas cagadas em champs como o Mordekaiser por exemplo mas em geral ela acerta

#VoltaBoards
Highlighted


@DMSionForFun escreveu:
Existe algo chamado, "se eu não gostar critico, se eu gostar aceito". Além do fator "mudança" (que é difícil aceitar, afinal ninguém gosta de mudanças né?).

Você muito provavelmente no mínimo gostava do Galio e do Swain, eu também fiquei meio **cogumelo do teemo** com o rework no Galio, porque agora não sei mais o que rolou entre o Sion e ele, mas idai? o Boneco ficou divertido, animado, parece aquele protagonista de Anime cheio de confiança que morreria pra te salvar!

Agora o Swain, vendo as interações dele, dá pra ver claramente que ele é MUITO inteligente, dá pra chamar ele de Heimer Ranzinza Noxiano, além de que o campeão em muitos aspectos, é o mesmo.

Os corvos ainda estão lá, com a 2º melhor passiva do LoL, só perde pra do Sion msm,
Ele ainda tem Snare, e ficou melhor do que esperar o oponente ficar sambando nas garrinhas.
A ult ainda transforma ele num "Rammus full ap que você corre ou morre".

Porr cara, até a voz de **Ult do Teemo** do Ezreal foi uma mudança PÉSSIMA! Mas a gente se acostuma, e pode até acabar gostando mais pra frente.

Sim, ainda mais as falas dele são mó legais. Galio foi um dos maiores flex pick nos campeonatos de 2017. Foi resposta pra altos mids e ótimo no top. O campeão que antes só flashava, ultava e soltava ventinho tosco virou um dos maiores tanks do ano passado com presença global. Apareceu em todos os continentes, em quase todas md5, md3... Ficou uns 4 ou 5 dias unstopable na soloQ dando vários ONE SHOT durante a partida. 

Highlighted


@gimgolbel escreveu:

Acho que o que ele quer dizer principalmente com o tópico é que pra atualizar o kit, não precisa descaracterizar o personagem. Tipo, pra mudar os modelos e a mecânica, o Swain não precisava ficar louro e parecer o Lucios Malfoi.... Eu concordo que esse tipo de ação da Riot é um pe no saco.... Tipo tirar a deficiência de um personagem da perna e amputar a mão em uma nova lore é tenso pra caralho, o cabelo de tres tiras radicais pra um louro é pra acabar de vez.

Vc prefere um cara manco ou um pirata com um braço louquissimo que faz altas paradas e ainda assa pão de queijo?


Highlighted

Para mim, o que foi mais incômodo no rework do Galio foi a mudança de dublador e de personalidade. O visual dele, assim como o kit e jogabilidade, eram ultrapassados e porcos. O design mudou drasticamente? Sim, mas até poderia aceitar, desde que mantivessem a personalidade e voz original (mesmo não sendo o mesmo dublador, podiam pegar um com a mesma entonação e timbre).

Ele me lembrava bastante o Demônio Etrigan, que apesar da sua aparência monstruosa e repulsiva, ele lutava pelo bem e tinha um quê filosófico e poeta, já que ele só conversava em rimas. O antigo Galio era bem desse jeito, era muito melhor do que essa estátua fanfarrona bodybuilder, sinceramente.
Highlighted

pega m7 com ele, e chega D2 com ele ... antes de querer refutar minha análise com seu conhecimento de prata .... galio apareceu no competitivo e está um **cogumelo do teemo** atualmente pelos nerf's só demonstra que é mais um rework falho em termos de balanceamento.