cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Primeiro o Galio, agora o Swain — Insatisfação

 

Primeiramente, gostaria de deixar claro que esta é com certeza uma crítica, mas isso não quer dizer que toda a empresa Riot Games ou o próprio jogo League of Legends se torna ruim ou coisa do tipo simplesmente por conta de alguns detalhes que citarei, portanto, não venham comentar que eu faço parte da parcela que "só reclama", pois não é verdade. Minhas críticas são feitas com base na minha grande admiração pelo jogo, especialmente pelo universo em si, e todas elas visam tarzer reflexões que possam melhorar o jogo, e não simplesmente difamá-lo...

 

Dito isso, tentarei ser o mais breve possível nesta pequena análise crítica.

 

Jogo LoL há mais de 5 anos e nada me fascina mais a continuar jogando-o do que o universo por trás do jogo, pois, sinceramente, jogar o jogo de fato é muitas vezes frustrate e estressante para um simples jogador casual. E, deste o princípio de tudo até agora, eu presenciei vários "reworks" e vários lançamentos de campeões novos.

 

A esmagadora maioria dos campeões são muito bons: eles têm uma boa história, tem um bom design mecânico e são agradáveis aos olhos — incluindo o Urgot novo. Todos os conceitos são bem diferentes em sua maioria e suas individualidades tornam o jogo muito recompensador para os amantes de criação ficcional.

 

No entanto, às vezes, certas atitudes tomadas pela Riot Games são frustrantes para quem joga com certos campeões e o motivo geralmente é um "retrabalhamento" em seu kit por conta de questões mecânicas — mesmo que o jogo não gire em torno apenas disso, e mesmo que a Riot já tenha dito "se preocupar" com os amantes do universo". Alguns exemplos de frustrações que tivemos foram:

 

• Nidalee e sua mudança de mid laner para jungler;

• Graves e sua mudança de ad carry a distância para jungler — além da retirada do cigarro, que voltou depois, dando esperança para a humanidade, amém;

• Karma e sua quase-inviabilidade na mid lane por conta de seu kit de support;

• Quinn, que foi criada para ser um ad carry do bot, mas acabou se tornando um mid/top laner ótimo, o que não foi ruim, mas logo depois tivemos uma tentativa de fazê-la se tornar uma ad de novo, que frsutrou as chances dela como mid laner e definitivamente como ad carry do bot;

• Remake das classes, principalmente os magos como a LeBlanc, que se tornou confusa, e o Ziggs, que quebrou o meta por um tempo, mas foi ajeitado depois;

 

Enfim, entre outras "pequenas frustrações". Bem, o que acontece na verdade é que essas frustrações são aquelas que são quase inevitáveis: elas precisam acontecer por algum motivo e não tem como agradar a todos. E depois, a gente acaba se acostumando. Então, podemos concluir que estas mudanças são "aceitáveis" e uma hora ou outra se tornam sólidas ou se ajeitam em outras mudanças menores. São mudanças que tendem a ser saudáveis uma hora.

 

E, além da mecânica de jogo, podemos citar as várias mudanças na história — como a de Taric, que deu sentido a sua existência — e ao mesmo tempo aparabenizar a Riot, pois, aparentemente, nenhuma alteração nas histórias foi ruim, com exceção dos problemas que citarie a seguir.

 

Nem tudos são flores, e, a Riot, na minha opinião, cometeu dois grandes deslizes e erros colossais até hoje. Erros que fogem do âmbito de "pequenas mudanças", de "mudanças saudáveis" ou o que quer que seja. Estou falando de Galio e Swain.

 

Há muito tempo que leio e escuto que a Riot se preocupa com os jogadores  pensam muito neles quando vão mudá-los em reworks completos. Ultimamente ficamos sabendo que um main Irelia está testando a nova Irelia e está aprovando. Muitos foram os reworks bem sucedidos, aqueles que trasnforam um campeão vazio e ruim em um acordo completo de seu DNA (design, narrativa e arte). Por exemplo:

 

• A Poppy ficou extremamente linda: quem olha para aquela obra-prima jamais diria que ela já pareceu um boneco similar aos amigos do Fofão, azul e bizarra. Agora a Poppy tem um próposito, tem uma arte incrível e uma gameplay que faz sentido;

• Shen foi um rework "simples", que pareceu trazer um campeão tão popular — ele é um ninja, cara! —de volta a vida e de forma mais polida e extremamente agradável;

• Evelynn, que tinha uma proposta interessante mas um desempenho totalmente nada a ver, se tornou uma demônia da Luxúria, sua história é empolgante e diferente, seu visual é tudo aquilo que ele deveria trazer ao se pensar em uma assassina sensual, enfim, sua essência foi totalmente colocada à tona em seu rework, retirando apenas o que havia de inconsistente. 

 

Enfim, poderia citar vários outros reworks que ficaram incríveis, mas esta é uma publicação de crítica. 

 

Gostaria de que todos tivessem em mente quem era Galio e Swain antes do rework. Quero que pensem no que eles representavam para quem estava jogando e como eles pareciam ser em sua essência. Agora, imagine que tudo isso foi tirado e colocaram um novo personagem com o mesmo nome no jogo, como você imaginaria ele? Pois é, é complicado dizer, mas foi isso que aconteceu.

 

Quando eu jogava com Galio, eu jogava com um guardião filosófico, um cara que combate o mal e está sempre de prontidão para tal e não se gaba por isso. É aquela gárgula que você podia confiar em um combate, que você sabia que ela poderia te ajudar mesmo que ele não disesse nada. Eu conseguia imaginar uma figura temível, sem muitos amigos, mas que os aliados sabem o que ele é capaz de fazer por Demacia, respeitando ele. Quando saiu o anunciamento do rework dele, tudo que eu imaginava para ele era um simples polimento visual, e nao foi isso que aconteceu, mas eu continuei e procurei pela aparência dele. Gárgula? Não, aquilo não é mais uma gárgula, é um espécime alado de estátua. Por que tão branco? Pensei. Aí procurei pela história. Ele foi construído com um material que repele magia. Minha frustração tinha passado um pouco: ainda tem jeito. E então, veio o pior de tudo: sua personalidade e suas falas. Cada vez que o novo Galio falava, uma parte da minha mente se enojava: aonde está o Galio? Quem é esse campeão e o que fizeram com aquela gárgula irada e quietona que combate o mal? Bem, eu não consigo passar o quão frustrante foi escrevendo, é mais uma coisa de sentir. Esse definitvamente é um outro personagem que colocaram o nome de Galio. 

 

 

E, por fim, Swain. A Riot disse que não queria mudar a essência do campeão a ponto de fazer com que os jogadores de Swain estranhassem o campeão. Eles queriam que o jogador o escolhesse e dissesse: ainda é o Swain. Mas, não foi isso que aconteceu. Primeiramente, tiraram o posto de "mestre estrategista" para "grande general", e até aí tudo bem, da para entender e se acostumar com isso. Mas aí vieram a sua aparência e suas habilidades. Cara, aonde está a influência da Beatrice? Ele não é mais manco e sim perdeu a mão? Sério? Tantos personagens que tem o foco na estúpida mão e o Swain precisava ser mais um deles? Genérico? Aonde está o vastaya? Já mudaram de opinião? Aonde está o cabelo negro do Swain e principalmente o seu estiloso penteado com três "linhas" na cabeça? Por que vocês trouxeram o Lucius Malfoy e disseram que é o Swain? Sem falar na voz, que não combina NADA com este campeão velho que ele se tornou. As habilidades dele são um amontoado de outras ideias e que não lembram em nada com o antigo Swain a não ser pela ultimate. Cara, como eu disse, não consigo expressar minha frsutração escrevendo, talvez eu faça um vídeo falando — mentira, não vou, não seu fazer isso. 

 

 

Concluindo, com certeza não ficou tão claro quanto está na minha mente, mas eu espero que possam entender exatamente em que lugar estou direionando minha crítica: a Riot lançou dois novos campeões com Galio e Swain, e apenas mantiveram 20% do que eles eram. São campeões novos.

 

A esperança: eu sei que um único comentário de um jogador não fará a Riot mudar sua decisão e tampouco fazer um novo rework só por causa dos jogadores que curtem o universo, afinal, Riot Games ganha dinheiro com compras internas e com campeonatos competitivos em sua maioria. No entanto, eu espero que no futuro dois campeões sejam lançados com a essência de Swain e Galio antigos, pois a personalidade deles, seus estilos não podem se perder, pois eram muito bacanas.

 

Por fim, bem-vindos Estátua Abobalhada e Lucius Malfoy, e adeus Galio e Swain.

162 RESPOSTAS
Highlighted

Post Ridiculo esse, Galio realmente mudaram mto mas em algumas falas e principalmente na lore o antigo Galio ainda ta ali, a melancolia, a filosofia sobre estar ou não vivo é uma pena que o foco foi dar socos em coisas.


Agr o Swain pelo amor de Deus, chamar o Swain atual de estrategista é ser muito idiota, nada no kit atual diz estrategista, agr no novo kit tanto o W quanto o E promovem um pensamento maior do jogador e sem falar no Hp recebido na ult que causa muitos momentos de surpresa como a ult do Nasus e Renekton.

 

O visual é questão de gosto, eu tbm preferia muito mais um tom mais sombrio mas ainda se perbece o tom manipulador e cara, se vc acha que o novo Swain não é estrategista nem manco vai agr no Universe e le a nova lore dele completa que é simplesmente incrível, ele é manco e a Beatrice continua la só que ela só não anda mais no ombro dele o tempo todo.

 

Enfim péssimo post, vc se esqueceu da antiga Poppy que mudou totalmente se tornando insegura e fraca emocionalmente totalmente diferente da antiga quando citou que ela ficou perfeita e é claro do novo Varus que dispensa comentários.

Highlighted

Sinto o mesmo tanto com galio quanto com a LeBlanc, que para mim está estragada para sempre depois do rework rs. Claro que tem reworks que ficam decentes, como o do Warwick na minha opinião, mas a vasta maioria acaba sendo uma triste despedida para jogadores veteranos.

Highlighted


@KapixSama Omega escreveu:

Post Ridiculo esse, Galio realmente mudaram mto mas em algumas falas e principalmente na lore o antigo Galio ainda ta ali, a melancolia, a filosofia sobre estar ou não vivo é uma pena que o foco foi dar socos em coisas.


Agr o Swain pelo amor de Deus, chamar o Swain atual de estrategista é ser muito idiota, nada no kit atual diz estrategista, agr no novo kit tanto o W quanto o E promovem um pensamento maior do jogador e sem falar no Hp recebido na ult que causa muitos momentos de surpresa como a ult do Nasus e Renekton.

 

O visual é questão de gosto, eu tbm preferia muito mais um tom mais sombrio mas ainda se perbece o tom manipulador e cara, se vc acha que o novo Swain não é estrategista nem manco vai agr no Universe e le a nova lore dele completa que é simplesmente incrível, ele é manco e a Beatrice continua la só que ela só não anda mais no ombro dele o tempo todo.

 

Enfim péssimo post, vc se esqueceu da antiga Poppy que mudou totalmente se tornando insegura e fraca emocionalmente totalmente diferente da antiga quando citou que ela ficou perfeita e é claro do novo Varus que dispensa comentários.


Obrigado pelo seu comentário e pela sua educação, garanto que não foi absolutamente NADA "ridículo" — diferente do meu "péssimo post". 

Highlighted


@Baby SuiciDoll escreveu:
Para mim, o que foi mais incômodo no rework do Galio foi a mudança de dublador e de personalidade. O visual dele, assim como o kit e jogabilidade, eram ultrapassados e porcos. O design mudou drasticamente? Sim, mas até poderia aceitar, desde que mantivessem a personalidade e voz original (mesmo não sendo o mesmo dublador, podiam pegar um com a mesma entonação e timbre).

Ele me lembrava bastante o Demônio Etrigan, que apesar da sua aparência monstruosa e repulsiva, ele lutava pelo bem e tinha um quê filosófico e poeta, já que ele só conversava em rimas. O antigo Galio era bem desse jeito, era muito melhor do que essa estátua fanfarrona bodybuilder, sinceramente.

Concordo com você! Obrigado por ter lido a publicação e pelo comentário! 

Highlighted


@EngShady escreveu:

Quanto ao Swain ainda tenho que esperar a lore pra ver mas o Galio é 100 vezes melhor que o antigo em gameplay, visual e história, Galio antigo era uma estatua viva amargurada e triste defendendo de uns monstrinhos, o rework promoveu ele para um colosso anti-magia que luta contra monstros gigantes, sua origem tem muito mais sentido e o drama dele ser feito pra destruir magia mas ter que lidar com o fato de voltar a dormir depois dela acabar é muito melhor que a gárgula de luto pelo mestre
E o design é muito mais bonito e Demaciano que aquele corcunda preto e amarelo de antes


Quanto ao Swain eu só estou sentindo falta da Beatrice e um pouco mais de "corvo" na ult, mas em geral a aparência ta bem melhor, o kit ainda não testei (não sou desses que assiste o vídeo no Champion Spotlight e já analisa como se tivesse jogado e pego M7 com o champ, isso é ridiculo), mas eu vi todos os antes e depois dos reworks da Riot e até hoje ela nunca errou em design e história, pode ter feito umas cagadas em champs como o Mordekaiser por exemplo mas em geral ela acerta


Bem, como eu disse, a nova personalidade do Galio é completamente diferente da outra, e isot é o que me chateia na verdade, e não seu visual em si — que está bem mais de acordo com Demacia. 

 

Obrigado por ter lido a publicação e pelo comentário que deixou! 

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Entendo a sua frustração. Estou bastante ancioso pelo rework da Irelia pois sou main e temo que façam com ela o que fizeram com o Swain e o Galio. É rezar pra que ao menos dessa vez eles acertem.
Skeptical - Irelia Noturna
Highlighted


@QKD Sanji escreveu:
Discordo, pena o forum não ter mais o botão de deslike.

Bem, a ferramenta do dislike era usada de forma muito indevida antes, as pessoas simplesmente deixavam os votos negativos sem sequer ler o post, só porque já tinha um ou dois votos negativos, o famoso "Maria vai com as outras". 

 

Obrigado por ter lido o post — espero que tenha lido afinal você disse que não gostou — e obrigado pelo seu comentário! 

Highlighted


@XsBr escreveu:
Você está se esquecendo que estamos tratando de um jogo, um jogo, não uma série ou um filme de tv...
O jogo consiste em mecânicas de jogo, o galio antigo e o swain antigo, tinham kits muito atrasado em relação ao que o jogo estava se tornando... Tanto é que se você pegar as estatisticas desses campeões antes do rework, a taxa de picks dele era baixíssima (o swain ainda não sabemos como irá ficar). E mano o Galio ficou incrível cara, foi um dos champs mais pickados no mundial do ano passado, seu kit extremamente completo com dano e cc colocaram ele no top pra ser um tank front line, assim como ele deveria ser ( estamos falando de uma gárgula gigante). O swain o que ja percebemos pelo seu kit é que ele também vai desempenhar essa função de front line com dano e cc. Poxa eu sei que tem gente que se prende muito a parte das lores dos champs, mas como eu ja disse ali em cima, estamos tratando de um jogo que possui um cenário competitivo e que não tem como colocar a história em primeiro lugar, e sim as mecânicas de jogo. Eu sei que pode ser frustante mas é a realidade.

Exatamente, eu abordei isso na publicação: não espero que meros jogadores casuais que gostam do universo tenham capacidade de mudar algo na mecânica de jogo — que é o foco principal da empresa. A crítica é à máscara adotada que não é usada: "queremos fazer com que o campeão não perca a sua essência, queremos fazer com que os jogadores antigos continuem jogando com ele"... Bem, não é muito assim na prática, mas, como eu disse, um jogo com amplo mercado não deve ter o foco na minoria, do contrário, falha. 

 

Obrigado pelo comentário e por ter lido o post! 

Highlighted


@Skepticism escreveu:
Entendo a sua frustração. Estou bastante ancioso pelo rework da Irelia pois sou main e temo que façam com ela o que fizeram com o Swain e o Galio. É rezar pra que ao menos dessa vez eles acertem.

Relaxa, eles vão acertar! Dentro de tantos reworks já feitos, pouquíssimos geraram insatisfação tanto quanto Galio e Swain... 


@Vouts escreveu:

Escorreu uma lágrima quando falou da nidalee mid Smiley Sad


 

Choremos 😞

Highlighted


@gimgolbel escreveu:

Acho que o que ele quer dizer principalmente com o tópico é que pra atualizar o kit, não precisa descaracterizar o personagem. Tipo, pra mudar os modelos e a mecânica, o Swain não precisava ficar louro e parecer o Lucios Malfoi.... Eu concordo que esse tipo de ação da Riot é um pe no saco.... Tipo tirar a deficiência de um personagem da perna e amputar a mão em uma nova lore é tenso pra caralho, o cabelo de tres tiras radicais pra um louro é pra acabar de vez.


Você entendeu perfeitamente o que eu quis dizer! Muito obrigado por ter lido e por ter comentado! 

Highlighted


@Morganinn escreveu:

cara eu imagino o quão frustante deve ser mesmo se apaixonar por um personagem e por sua historia,  depois ver ele ser totalemnte descartado...

nunca joguei com o taric antes do rework dele, mas é meu personagem preferido, com uma historia linda, motivos para lutar, principios e dedicação para aquilo que faz. Eu ficaria muito triste (mesmo) se algum dia isso mudasse, e o taric deixasse de ser o Taric que eu conheci. 

bem como vc disse não podemos fazer nada para inverter essa situação, e tem ate gente que gostou das mudanças..

vamos aceitar, e torcer para que não mudem nosso chmaps preferidos ._.


Pois é, haha! Espero que um dia lancem algum cmapeão com essas personalidades perdidas! Obrigado por comentar e por ler o post.

Highlighted

@KOP Trouble È impressão minha ou ta todo mundo cego ? olha o corvo de 6 olhos na splash. O bicho é citado até na falas do Swain.

 



Highlighted


@SanGrent escreveu:

@gimgolbel escreveu:

Acho que o que ele quer dizer principalmente com o tópico é que pra atualizar o kit, não precisa descaracterizar o personagem. Tipo, pra mudar os modelos e a mecânica, o Swain não precisava ficar louro e parecer o Lucios Malfoi.... Eu concordo que esse tipo de ação da Riot é um pe no saco.... Tipo tirar a deficiência de um personagem da perna e amputar a mão em uma nova lore é tenso pra caralho, o cabelo de tres tiras radicais pra um louro é pra acabar de vez.

Vc prefere um cara manco ou um pirata com um braço louquissimo que faz altas paradas e ainda assa pão de queijo?



Eu ri, mas estou triste no fim... Cara, eu acho que vai um pouco além de "preferência". Tem a ver com uma aproximação muito grande de jogador com personagem jogável, entende? Haveriam outras formas de se mudar um campeão, retirando tudo que lhe é ruim para o jogo, mas deixando o que serve e o que não faz sentido mudar.

Highlighted


@talles398 escreveu:

@KOP Trouble È impressão minha ou ta todo mundo cego ? olha o corvo de 6 olhos na splash. O bicho é citado até na falas do Swain.


Primeiramente, calma, cara. 

 

O que a gente quer dizer é que se você jogar de Swain hoje e entender o progresso do campeão até o momento atual, a relação dele com a Beatrice é bem mais profunda do que a que está sendo proposta com o rework. Além disso, ela inclusive participava da "luta" com ele, das interações e tudo mais. Claro que o grande problema no rework não é a falta de proximidade de um vilão sanguinário com uma ave, mas é algo a se contar para quem está analisando um personagem muito querido.

 

Pode ser difícil entender e nem fazer sentido para um jogar que não se importa, e eu nem quero que você se preocupe com isso caso tenha coisa mais interessante para fazer. A questão é que, como já disse umas 500 vezes nesta publicação, a crítica está sendo feita por uma minoria fanática pelo universo, e deveria ser uma publicação de História, Arte e Música, mas algum moderador moveu minha publicação.

 

Enfim, espeor que eu tenha me feito mais claro, obrigado por ler e comentar! 

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu achei interessante a mudança no Swain. Além de muito bem vinda, o kit dele aparenta ter um controle e dano maior.
Highlighted

A proposta da Riot é ''INOVAR'' com os reworks no entanto ela anda fazendo muito mais do mesmo.

:Champion103: pós rework

 

Q=:habilidades521: :Champion8:

W= :Habilidades539: só que mais pau mole :Champion128:

E= :Habilidades529: :Champion127:

R= :Habilidades469: só que sem diminuição de armor e MR e em area.

 

Ou seja não há nada de inovador, transformaram em um champ de skill shot que é o que menos tem no jogo (ironia), perdeu toda a mecanica que possuia para algo 8 ou 80, com champ atual ainda da pra voltar ao jogo e fazer diferença nas TF com esse novo acho dificil.

Sem falar no :Champion117: tinha um haras absurdo :habilidades486::habilidades485::Habilidades485::Habilidades485: poderia apenas ter um rework visual e na ult, mas mudaram completamente, carreguei varias partidas com ele mesmo as que me saia mal porque dava para voltar ao jogo no late game agora é 8 ou 80.

Menção honrosa :Champion26: cagaram a passiva só lvl 6? cade aquele gank lvl 2 com red e :summoner14:?...

Highlighted


@Farmacia 24h escreveu:
Eu achei interessante a mudança no Swain. Além de muito bem vinda, o kit dele aparenta ter um controle e dano maior.

Como eu disse, o campeão está incrível, na minha concepção. 

 

A crítica foi feita apenas ao fato de que não é mais o antigo Swain, em personalidade e aparência, entende? É claro que este novo campeão está muito bem feito e de acordo com o padrão atual, mas, para quem joga LoL há muito tempo e se apegou aos personagens, este definitivamente é outro campeão — muito bom — mas que não é o Swain.

 

Enfim, é uma critica meramente baseada em carga emocional, não tem força para mudar nada! Obrigado por comentar e ler a publicação! 

Highlighted
Tropa
Tropa

Cara reclame mesmo, a riot pensa sim nos players, se voce visse o tanto que reclamaram no rengar, só de terem mudado a macanica dele. Era todo dia no forum, nego pedindo de volta, depois de 1 ano, ai ta o rengar com o antigo Q. Eu era main rengar, e odiei tanto o rework dele... mas tanto. Mas por amar o champ n parei de jogar, e agora ele voltou, e eu nao sei explicar a felicidade que eu to, claro q ele tem algumas coisas do novo, mas ainda sim relembraram a essencia dele, acredito que se o rework nao agradar a maioria, tem que ser reclamado sim, e **cogumelo do teemo** merda, o rework da LB acabo com todos os mains, ela deixou de ser uma assassina pra ser um mago vei, rito ta trollando

Highlighted

@Incorvo Em aparência concordo, em personalidade nem ferrando. Em personalidade ele é 100 vezes mais Swain que o antigo, ou original se preferir.