cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Primeiro o Galio, agora o Swain — Insatisfação

Primeiramente, gostaria de deixar claro que esta é com certeza uma crítica, mas isso não quer dizer que toda a empresa Riot Games ou o próprio jogo League of Legends se torna ruim ou coisa do tipo simplesmente por conta de alguns detalhes que citarei, portanto, não venham comentar que eu faço parte da parcela que "só reclama", pois não é verdade. Minhas críticas são feitas com base na minha grande admiração pelo jogo, especialmente pelo universo em si, e todas elas visam tarzer reflexões que possam melhorar o jogo, e não simplesmente difamá-lo...

Dito isso, tentarei ser o mais breve possível nesta pequena análise crítica.

Jogo LoL há mais de 5 anos e nada me fascina mais a continuar jogando-o do que o universo por trás do jogo, pois, sinceramente, jogar o jogo de fato é muitas vezes frustrate e estressante para um simples jogador casual. E, deste o princípio de tudo até agora, eu presenciei vários "reworks" e vários lançamentos de campeões novos.

A esmagadora maioria dos campeões são muito bons: eles têm uma boa história, tem um bom design mecânico e são agradáveis aos olhos — incluindo o Urgot novo. Todos os conceitos são bem diferentes em sua maioria e suas individualidades tornam o jogo muito recompensador para os amantes de criação ficcional.

No entanto, às vezes, certas atitudes tomadas pela Riot Games são frustrantes para quem joga com certos campeões e o motivo geralmente é um "retrabalhamento" em seu kit por conta de questões mecânicas — mesmo que o jogo não gire em torno apenas disso, e mesmo que a Riot já tenha dito "se preocupar" com os amantes do universo". Alguns exemplos de frustrações que tivemos foram:

• Nidalee e sua mudança de mid laner para jungler;

• Graves e sua mudança de ad carry a distância para jungler — além da retirada do cigarro, que voltou depois, dando esperança para a humanidade, amém;

• Karma e sua quase-inviabilidade na mid lane por conta de seu kit de support;

• Quinn, que foi criada para ser um ad carry do bot, mas acabou se tornando um mid/top laner ótimo, o que não foi ruim, mas logo depois tivemos uma tentativa de fazê-la se tornar uma ad de novo, que frsutrou as chances dela como mid laner e definitivamente como ad carry do bot;

• Remake das classes, principalmente os magos como a LeBlanc, que se tornou confusa, e o Ziggs, que quebrou o meta por um tempo, mas foi ajeitado depois;

Enfim, entre outras "pequenas frustrações". Bem, o que acontece na verdade é que essas frustrações são aquelas que são quase inevitáveis: elas precisam acontecer por algum motivo e não tem como agradar a todos. E depois, a gente acaba se acostumando. Então, podemos concluir que estas mudanças são "aceitáveis" e uma hora ou outra se tornam sólidas ou se ajeitam em outras mudanças menores. São mudanças que tendem a ser saudáveis uma hora.

E, além da mecânica de jogo, podemos citar as várias mudanças na história — como a de Taric, que deu sentido a sua existência — e ao mesmo tempo aparabenizar a Riot, pois, aparentemente, nenhuma alteração nas histórias foi ruim, com exceção dos problemas que citarie a seguir.

Nem tudos são flores, e, a Riot, na minha opinião, cometeu dois grandes deslizes e erros colossais até hoje. Erros que fogem do âmbito de "pequenas mudanças", de "mudanças saudáveis" ou o que quer que seja. Estou falando de Galio e Swain.

Há muito tempo que leio e escuto que a Riot se preocupa com os jogadores  pensam muito neles quando vão mudá-los em reworks completos. Ultimamente ficamos sabendo que um main Irelia está testando a nova Irelia e está aprovando. Muitos foram os reworks bem sucedidos, aqueles que trasnforam um campeão vazio e ruim em um acordo completo de seu DNA (design, narrativa e arte). Por exemplo:

• A Poppy ficou extremamente linda: quem olha para aquela obra-prima jamais diria que ela já pareceu um boneco similar aos amigos do Fofão, azul e bizarra. Agora a Poppy tem um próposito, tem uma arte incrível e uma gameplay que faz sentido;

• Shen foi um rework "simples", que pareceu trazer um campeão tão popular — ele é um ninja, cara! —de volta a vida e de forma mais polida e extremamente agradável;

• Evelynn, que tinha uma proposta interessante mas um desempenho totalmente nada a ver, se tornou uma demônia da Luxúria, sua história é empolgante e diferente, seu visual é tudo aquilo que ele deveria trazer ao se pensar em uma assassina sensual, enfim, sua essência foi totalmente colocada à tona em seu rework, retirando apenas o que havia de inconsistente. 

Enfim, poderia citar vários outros reworks que ficaram incríveis, mas esta é uma publicação de crítica. 

Gostaria de que todos tivessem em mente quem era Galio e Swain antes do rework. Quero que pensem no que eles representavam para quem estava jogando e como eles pareciam ser em sua essência. Agora, imagine que tudo isso foi tirado e colocaram um novo personagem com o mesmo nome no jogo, como você imaginaria ele? Pois é, é complicado dizer, mas foi isso que aconteceu.

Quando eu jogava com Galio, eu jogava com um guardião filosófico, um cara que combate o mal e está sempre de prontidão para tal e não se gaba por isso. É aquela gárgula que você podia confiar em um combate, que você sabia que ela poderia te ajudar mesmo que ele não disesse nada. Eu conseguia imaginar uma figura temível, sem muitos amigos, mas que os aliados sabem o que ele é capaz de fazer por Demacia, respeitando ele. Quando saiu o anunciamento do rework dele, tudo que eu imaginava para ele era um simples polimento visual, e nao foi isso que aconteceu, mas eu continuei e procurei pela aparência dele. Gárgula? Não, aquilo não é mais uma gárgula, é um espécime alado de estátua. Por que tão branco? Pensei. Aí procurei pela história. Ele foi construído com um material que repele magia. Minha frustração tinha passado um pouco: ainda tem jeito. E então, veio o pior de tudo: sua personalidade e suas falas. Cada vez que o novo Galio falava, uma parte da minha mente se enojava: aonde está o Galio? Quem é esse campeão e o que fizeram com aquela gárgula irada e quietona que combate o mal? Bem, eu não consigo passar o quão frustrante foi escrevendo, é mais uma coisa de sentir. Esse definitvamente é um outro personagem que colocaram o nome de Galio. 

E, por fim, Swain. A Riot disse que não queria mudar a essência do campeão a ponto de fazer com que os jogadores de Swain estranhassem o campeão. Eles queriam que o jogador o escolhesse e dissesse: ainda é o Swain. Mas, não foi isso que aconteceu. Primeiramente, tiraram o posto de "mestre estrategista" para "grande general", e até aí tudo bem, da para entender e se acostumar com isso. Mas aí vieram a sua aparência e suas habilidades. Cara, aonde está a influência da Beatrice? Ele não é mais manco e sim perdeu a mão? Sério? Tantos personagens que tem o foco na estúpida mão e o Swain precisava ser mais um deles? Genérico? Aonde está o vastaya? Já mudaram de opinião? Aonde está o cabelo negro do Swain e principalmente o seu estiloso penteado com três "linhas" na cabeça? Por que vocês trouxeram o Lucius Malfoy e disseram que é o Swain? Sem falar na voz, que não combina NADA com este campeão velho que ele se tornou. As habilidades dele são um amontoado de outras ideias e que não lembram em nada com o antigo Swain a não ser pela ultimate. Cara, como eu disse, não consigo expressar minha frsutração escrevendo, talvez eu faça um vídeo falando — mentira, não vou, não seu fazer isso. 

Concluindo, com certeza não ficou tão claro quanto está na minha mente, mas eu espero que possam entender exatamente em que lugar estou direionando minha crítica: a Riot lançou dois novos campeões com Galio e Swain, e apenas mantiveram 20% do que eles eram. São campeões novos.

A esperança: eu sei que um único comentário de um jogador não fará a Riot mudar sua decisão e tampouco fazer um novo rework só por causa dos jogadores que curtem o universo, afinal, Riot Games ganha dinheiro com compras internas e com campeonatos competitivos em sua maioria. No entanto, eu espero que no futuro dois campeões sejam lançados com a essência de Swain e Galio antigos, pois a personalidade deles, seus estilos não podem se perder, pois eram muito bacanas.

Por fim, bem-vindos Estátua Abobalhada e Lucius Malfoy, e adeus Galio e Swain.

162 RESPOSTAS
Highlighted

@Cefer a bengala fica debaixo da capa dele tanto que se voce usar o Dance ele tira a bengala dele e dança, concordo sobre a Beatrice eu acho que foi mancada ela ficar junta de tantos outros corvos comuns, para mim ela é unica e a ideia no game não condiz com da lore que é um corvo especial que o Swain admira muito.
Highlighted

Com "vingança" eu quis dizer sobre a rivalidade dentre as duas nações, mas eu realmente não li a lore, obrigado.
@SiaugiBr
Highlighted

GOD, falou tudo