cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
dlThunder
Tropa
Tropa

Problemas com build de Senna suporte

Bem...vou pedir ajuda pra galera que joga de senna SUPORTE, porque estou tendo alguns problemas.

O primeiro deles é que aparentemente tanto a senna suporte quanto a senna adc usam o item foice de comeco de partida. Os sites de builds (blitz, op.gg, probuilds, etc) acabam recomendando builds de ADC misturado com builds de suporte. Isso ja dificulta um pouco em saber o que buildar.

Alguns sups fazem Eclipse ou Draktar para item mitico. Sao otimos item para senna ADC, mas nao vejo sentido para supporte, ja que nao faz basicamente nada pro meu time alem de dar dano (parte da passiva do draktar é para ranged e o eclipse da um escudo para mim, sendo que eu nem sou focado nas tfs).

Uma outra solucao seria comprar algum outro item, como o Ruptor Divino (que me da vida, cura e um daninho a mais). Ainda nao eh o ideal, mas ja eh melhor, ja que oferece sustain e dano (alem de que TODA a passiva eh utilizada). Mas, sei la porque ninguem usa isso.

O segundo problema eh que de qualquer forma os itens sao caros pra caramba, eu basicamente fecho meu primeiro item quando os outros com fechando o terceiro. Isso ocorre porque ela nao usa item de suporte, que sao propositalmente mais baratos. Dai faz sentido o que muitos players do challanger fazem, que é simplesmente ignorar o item mitico. 

Nao fazer mitico parece ser a melhor solucao, mas é obviamente ineficiente, ja que o jogo foi feito em cima dos itens miticos.

Alguem encontrou uma outra solucao?

12 RESPOSTAS

A questão da Senna é que a Rito está empurrando ela pra ADC de vez, sem o graal você não pode mais focar em curar seu adc e os itens de suporte forçam escalonamento com pdh, o que é um problema quando as suas skills escalam melhor com AD. A nova Senna suporte é um champ assassino, com mindset assassino e que está na lane com o único objetivo de forçar o adc adversário a dar b e ficar em desvantagem, é essa a ideia que, por sinal, é idêntica a atuação da Senna adc. E eis os pitacos do velho do bronze, se servirem de alguma coisa.
# Itens Iniciais: Gota, abatedora e lâmina de doran.
Eu não me dei bem com a gota porque já sou ruim de farm e o bagulho me nega dano em minion e isso incentiva ainda mais que meus oponentes façam tudo pra me zonear.
Com a abatedora eu só consigo ter resultado quando meu suporte consegue intimidar, daí eu consigo freezar e farmar. Gosto de combinar agilidade nos pés com a abatedora pra garantir que não precisarei usar o Q pra me curar.
Lâmina de doran é o melhor item, o vampirismo universal é muito mais flexível e encaixa em qualquer runa, tenho o AD extra necessário pra garantir meu farm +/- aceitável (sou bronze por um motivo, né) e posso acompanhar meu suporte em seus engages.
Sobre a foice espectral, funciona apenas como suporte e o jogo deve estar te recomendando pensando que você é suporte. Tentar fazer um fasting é problemático porque você perde muito gold e não há garantia que seu suporte vai farmar o gold que você abriu mão. No fim pode tudo ser desperdiçado e a mana regen da foice não compensa essa desvantagem.
# Runas: Agilidade nos pés e Ímpeto gradual.
Muita gente argumenta comigo que o gelinho ainda tem utilidade por permitir que a Senna ative a passiva de roubar velocidade com mais facilidade, contudo, os itens de gelinho estão uma porcaria e eu repito, PORCARIA, e não escalam com ad. Você optar por essa página de runas por uma vantagem que é desprezível a partir do nível 7 é muita sacanagem, mas bora aos pontos do velho afundado.
Ímpeto gradual. Tem sido minha runa favorita, eu uso Ímpeto, faixa, foco absoluto e chamuscar. É, eu acho que não errei em nada da página principal e vamos aos motivos. O motivo do ímpeto é que eu frequentemente acerto um Q no inimigo ao mirar no minion e logo consigo emendar o AA da sena e o próximo Q, que me dá a velocidade pra me aproximar e usar o W, impedindo que o inimigo fuja em algo em torno de 60% dos casos, nos outros 20 meu suporte não acreditou em mim e eu tive que deixar fugir e nos outros 20 eu levei gancho e morri (sinceridade full). O motivo da faixa é fazer de tudo pra recuperar mana, mas acredito que nimbus seja melhor pros jogadores mais habilidosos. O motivo do foco é abusar da minha cura pra ter um poke insano no início do jogo. E, finalmente, o motivo do chamuscar é mitigar o impacto de conquistador/agilidade no early game.
Agilidade nos pés. Quando o meu suporte é algo do tipo "Lux" ou outro personagem que claramente vai competir pelas kills e não vai fazer muita coisa pra me manter vivo eu prefiro a agilidade com presença de espírito, espontaneidade e golpe de misericórdia. Minha ideia é poder finalizar e capitalizar recurso antes que meu suporte dê KS e saia do controle, se achando Chuck Norris e trocando kill até o time inimigo vencer. Essa runa tem pouca efetividade na minha mão porque meu suporte não compartilha do mesmo alcance e normalmente não sabe que posso atacar o inimigo, também, eu frequentemente cancelo meu próprio AA ao mudar de alvo muito rápido e não é surpresa que eu perca bastante com essa página, porém, quando consigo não ser focado e farmar eu ganho uma cura poderosa que me permite virar um jogo se bem posicionado, na minha opinião é uma runa milagrosa se você souber administrar seus recursos (coisa q não faço bem). Os motivos são bem claros, a Agilidade me permite curar sem gastar mana, a presença de espírito é uma runa obrigatória pra Senna para se livrar do encosto da gota, a espontaneidade não faz tanto impacto e pode ser trocada por tenacidade se tiver muito cc e o golpe de misericórdia também pode ser substituído por dilacerar se você não se importar de virar o suporte do seu suporte.
Sobre as runas secundárias, se estou de Ímpeto eu uso presença de espírito + esponatenidade/tenacidade, minha ideia é manter faixa e presença juntos pra REALMENTE não fazer falta abandonar a Muramana. E quando estou de agilidade eu uso faixa de fluxo+foco absoluto.

# Builds: Força do Vendaval, ArcoEscudo e Mata Kraken.
Força do Vendaval é útil com qualquer runa, você pode usar o dash como escape ou como ferramenta pra assegurar aquela kill e, um segredo, ela é perfeita pra matar o Shaco psicopata que está na suas costas com pouca vida, você só precisa dashar pra recuar que ele toma dano e morre sem nem você perceber que estava por perto.
ArcoEscudo é útil pra stackar roubo de vida com a agilidade e com a sedenta. É algo completamente inútil se, no seu elo, as pessoas fazem corta cura cedo. Mas ainda deve servir pra te manter vivo contra assassinos... Não muito.
Mata Kraken é provavelmente útil contra tanks mas eu não tenho certeza, tank tem sido muito 8 ou 80 nos meus jogos, isto é, ou o tank está feedando ou o tank está feedado e, portanto, nunca tive o prazer de testar o impacto desse item.
Ruptor Divino, a sua sugestão é bem mais ou menos por não ter aquele item de 1300 de gold que facilita o farm e por ser muito caro e te impedir de adaptar-se com aquele corta cura e QSS que seu time precisa.
De itens lendários: Faço aquele crossbow muito doido que é baseado no carrasco somente para aproveitar que já gastei 800 de gold no item e que consigo crítico do mesmo jeito. Depois faço a coletora ou a sedenta e PUFF, o jogo acabou. É bem difícil o jogo durar, mas se acontece eu gosto de fazer o canhão fumegante em vez da coletora e faço sedenta em seguida ou faço uma muramana de segundo item seguido de coletora se eu ver que o jogo vai ficar amarrado mas, novamente, é bem difícil o jogo durar tanto.
# Estratégia: Sempre estou de prontidão pra impedir o jg inimigo de levar meu aronga e a dominar a visão do pit do drag. É que eu não sou bom no jogo então meu foco é permitir que alguém bom usufrua dos meus ganhos na botside através dos drags.
Kayne02
Arauto
Arauto

Senna Suporte.

Itens de ADC custam 3400, então eu não faria nenhum deles.
Draktharr não causa mais Lentidão, então negativo. Se eu puder (estar muito Feedado ou for Senna ADC talvez), é possível fazer Eclipse. Ainda assim, é 3200.
Outra opção são os itens de Suporte. Você tem três opções. Você tem a opção da Senna Tank, com Solari; tem a opção do Mandato Imperial (as habilidades escalam com AP e depois você faz AD); e você tem a opção da Pedra Lunar (eu prefiro Mandato, mas é possível testar).

Depois do Mítico.
Não faz sentido Gume do Infinito, Sedenta, Navori, etc. São muito caros para um Suporte.
Mas você pode fazer uma Manamune; pode fazer Chuva de Canivete (2700 agora); Glaive Sombria; Limiar da Noite; etc. Se precisar de Corta-Cura, agora o de Crítico é apenas 2500, por exemplo.

Não tá tão difícil Buildar de Senna. É só se adaptar aos novos itens.

Mas isso é você pensando em Senna como um sup de peel, você agindo como um assassino consegue fácil uma força do vendaval, eu acho... Não tenho jogado muito com a boneca suporte.

Porque assim, você gastar ouro pra ter itens que não ajudam muito bem suas habilidades e tem uma utilidade bem situacional e passiva mítica não tão essencial é meio bad.

Eu também acho que, para a Senna suporte, o Mandato Imperial é o melhor item.

Suporte precisa de item mítico rápido: a diferença entre um supp com item mítico fechado e outro sem é gigantesca: supp com item mítico tem muito mais impacto nas primeiras disputas de objetivos, muito necessários para pegar a vantagem inicial num metagame rápido como o que estamos jogando agora.

E entre os itens míticos de suporte, o Mandato Imperial é o mais útil na maioria das situações (Solari só é bom se tem algum assassino no time inimigo querendo dar dive na backline). E sim, Mandato comba com a runa de gelinho: Senna nunca fez item que causasse lentidão, ela só pega essa runa pra dar ataque básico.

Porém, se o jogo se estender muito e nenhum time tiver uma grande vantagem, pode ser que um item de dano (Vendaval, Eclipse ou Ruptor) seja melhor no late game.

Sério? Mas não escala nada com o AP. E nos meu testes de agora a Senna consegue fazer o item de adc bem rápido até, claro que nas duas houve trolladas (1 por minha parte que o chefe ligou e na outra que o adc quis testar veigar), mas no geral, se contabilizar que sou ruim, a Senna consegue ser um segundo adc tranquilasso e diante disso não compensa muito itens que escalam com AP, só se a utilidade do item for muito bem aproveitada mas só vejo isso acontecer quando em duo/flex.

Não necessariamente. O Healing do Q e a Ult (tanto o Shield quanto o dano) escalam com AP, e o dano adicional do Mandato vai Brockar nos seus primeiros AA por conta do Aprimoramento Glacial.
Depois disso, é só fazer AD normal. Não é exatamente Senna Peel.

Rydrake
Barão
Barão

Gosto dessa, @dlThunder 

Drakhen_0-1609220195389.png

Essa build aí parece ter sido feita pra lidar com um teemo/heimer, muito show. Mas eu to desapontado por não ver força do vendaval, será que só eu gostei do item?

@Amigo Estranho, eu não vou dizer que o Força do Vendaval é o melhor item pra Senna porque, só de olhar as builds de Senna que existem por aí (inclusive no OP.GG), os maiores winrates estão nas builds de Eclipse (mesmo para a Senna suporte).

Porém, eu já vi uma Senna ADC de Força do Vendaval. Ela aproveitou o range extra em relação ao meu ADC (era uma Vayne), farmou melhor, fez o item e destruiu a lane, depois acabou com as team fights. Provavelmente funcionou porque o cara já estava na vantagem, mas é fato que esse cara fez a Senna do Vendaval funcionar.

Enfim, o item é útil para a Senna, funciona da mesma forma que funciona para o Jhin, como um reposicionador extra ou como um garantidor de kills. E o passivo mítico de move speed comba com as Botas da Rapidez que ambos fazem. Então, se você gosta, não sou eu que vou dizer pra não fazer (até porque, em certas situações, eu mesmo faria).

Sebuman
Aronguejo
Aronguejo

Porém, eu entendo a reclamação do @dlThunder. Não ter um item mítico de 2500 com status de AD é um problema tanto para a Senna quanto para o Pyke na função de suporte. Os dois campeões estão com winrate de 48% na posição, e provavelmente esse é um dos motivos.

Uma solução possível para isso seria transformar o Glaive Umbral em item mítico. Assim:

---

Glaive Umbral

Receita: Punhal Serrilhado + Couraça Lunar Alada + 600 Ouro (total: 2500 Ouro)

30 de Dano de Ataque
200 de Vida
12 de Letalidade
5% de Velocidade de Movimento

Passivo - Blecaute: Se você ficar pelo menos 1 segundo sem ser visto, seu próximo ataque básico num campeão inimigo dentro de 4 segundos causará uma lentidão de 50% por 0,5 segundo (20% de lentidão em ataques à distância). Além disso, quando avistado por uma sentinela inimiga, revela armadilhas e desarma sentinelas ao seu redor por 6 segundos. Seus ataques destroem instantaneamente armadilhas reveladas e causam o dobro de dano a sentinelas.

Passivo Mítico: +5 de Dano de Ataque e +1,5% de Velocidade de Movimento extra para cada item lendário finalizado.

---

As mudanças que eu fiz foram as seguintes:

Buffs = Custo reduzido (de 2800 para 2500), +200 de Vida, +5% de Velocidade de Movimento, efeito de Lentidão associado a estar fora da visão inimiga, passivo mítico.
Nerfs = Aceleração de Habilidade removida, Dano de Ataque reduzido (de 55 para 30), redução do tempo de visão verdadeira nas armadilhas e sentinelas (de 8 para 6 segundos), ataques causam apenas dano dobrado (e não triplo) a sentinelas, item conta como um mítico.

Sebuman
Aronguejo
Aronguejo

Editei o meu comentário acima depois de ter visto este tópico antigo sobre a Glaive Sombria: [OPINIÃO] Item Glaive Sombria. Afinal, eu concordo que dano triplo a sentinelas é OP, e eu já tinha acrescentado um efeito de combate ao item.

E eu discordo que seja OP, é um item que não dá muitas estatísticas e bem podia executar sentinelas à vontade, principalmente se considerar que precisa passar um tempo perto da sentinela pra detectar. Concordo totalmente em transformar o item em item mítico a fim de dar espaço para suportes ad e seria bem equilibrado porque o suporte ou deixa de fazer qualquer outro item por ele, investindo seu gold precioso e, por ser mítico, os laners não seriam motivá-los a fazer o item, por ter míticos melhores. Seria uma forma de matar o teemo, mas é só mudar a tag do cogumelo pra algo similar a máquina do heimer (conta como sentinela).