cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Arauto
Arauto

Resistência Emocional, imunidade a frustração.Mecânica psicológica. Detalhado

—No posto passado, Mindset, a Mecânica psicológica, explicava qual a forma de se abordar o league. nesse post eu vou ensinar os exercícios para diminuir a frustração perante as adversidades do jogo. Como não sou formado em psicologia, vou linkar artigos para me embasar. 

O que é resistência emocional, é uma zona de conforto maior e mais tolerante. Hoje em dia muitas pessoas entram em depressão, ansiedade e vários problemas emocionais por causa de uma zona de conforto muito frágil, qualquer frustração a pessoa se stressa e muito stress deixa as pessoas doentes.

O principal hormônio controlador do estresse é o cortisol. Quando esse hormônio aumenta muito, ocorre a diminuição de duas substâncias: a serotonina e a dopamina. A redução dessas substâncias está fortemente associada à origem da depressão. link para a referência

Então, precisamos trabalhar essa zona de conforto fraca que desenvolveu nessa vida de modernidades, tudo é fácil, para muita gente, quando encontra um desafio um pouco maior a pessoa entra em parafuso. Pessoalmente eu tinha uma zona de conforto infema, isso fazia eu me estressar muito, eu tive depressão, ansiedade, síndrome do pânico. O meu nível era tão alto que eu tinha crises de pânico procurando jogo no lol, mas com tratamento eu estou bem melhor!

O League of Legends entrega para você um ambiente frustrante ao extremo, isso não é ruim, porque é um ambiente controlado, você não consegue mais, só parar, não é igual à realidade. Porque isso é legal: bom, o cérebro humano não diferencia realdade de fantasia, feche os olhos e imagine um crocodilo entrando na sua casa agora, você vai sentir algo esquisito, ele não está lá, mas mesmo assim deu medo, ou pior, imagine uma situação ou algo que você tem fobia, ou medo, eu tenho fobia de insetos, impossível imaginar e não ter repulsa.

A mente humana é incrível nesse aspecto, podemos treinar coisas na nossa cabeça, sabe quando você chega na md5 na última e está 2/2 e seu time é full batatão e você perde tão feio, que nem teve como clicar, essa frustração de reprovação é como ser reprovado em uma prova que você estudou muito, concurso público, enem, fuvest ( emoção não pensa dã, pra ela é tudo igual)... No momento que você usa o league para evoluir, você começa a ficar resistente a frustrações reais. O Lol é um jogo complexo, frustrante, que recompensa emocionalmente menos vezes do que te instiga a raiva, mas quando recompensa é uma tonelada de hormônios de felicidade (por isso vicia kkk).

Exercícios para não ficar pistolinha no lol  "agora fiquei pistolinha" Alistar. (Alistar deveria falar isso)

Você pode imaginar situações frustrantes no lol, antes de joga-las, imagine você reagindo de boa, perceba como você se sente quando muda o mindset.

—Meu master yi tá 0/10 em 5 minutos, não me importa,  (você se imagina pensando), soloqueue é mais sobre evoluir o individual, pode feedar cara, problema é seu, eu quero evoluir meu main e manjar tudo que ele faz, e sozinho eu subo, esse jogo eu perco, mas não fico preso. Não controlo as outras pessoas e suas decisões.

— Perdi a md5 para o próximo elo, sabe, acho mais legal ficar imune a frustração do que subir de elo, agrega mais a minha vida, daqui uns anos problemas vão ser menores perante meu emocional e tudo graças a essas coisas que acontecem e eu aceito como aprendizado.

Imaginar é mais que uma ferramenta de se divertir ou fantasia, é seu ambiente de teste controlado, você pode imaginar suas ações com a imaginação é uma ferramenta válida para a sua sobrevivência, pense, lá nas cavernas, o homem indo caçar um elefante, se acha que ele ia diretão, com certeza ele imaginava a ação, planejava e depois ia. Imaginação é uma ferramenta use-a, mesmo para diversão, como você viu, stress faz mal, e se divertir é o que tira stress.

Se considerarmos a evolução da história de nossa espécie, veremos que ela é pautada pela invenção, ou seja, pela criação de objetos, sistemas, linguagens, tecnologia, teorias, ciência, artes, códigos. Toda produção cultural é resultante de um processo cumulativo de invenções, pequenas e grandes, que dão base para as invenções futuras. A imaginação, como faculdade produtiva, capacidade de inventar, revela-se, então, como um dos eixos da vida cotidiana: a solução de problemas colocados pela sobrevivência, a criação de alternativas para fazer face aos desafios da vida em sociedade, a organização na atividade laboral, a vida em família demandam da pessoa, continuamente, o uso da imaginação. Link para a referência

A imaginação faz você aprender a mecânica também, imagine jogando contra aquela match up difícil, você tentando inventar a resposta ou a ação para o inimigo.

Outro exercício é jogar jogos que tem fama de serem estressantes, jogos de plataforma de video games antigos, pega aquele console antigo com uns jogos bem estressantes e vê o quanto seu emocional atura, Mario, Megaman, Castlevania, e alguns desconhecidos como o jogo do Felix para nes. Não importa, foca em passar, não importa a morte e o tempo que leve, se você quase passou e ficou pistola não é o jogo que tem problema é você, sua resistência emocional é baixa. ( dica ação e resposta funciona lá também).

Refletindo sobre frustração 

Sabe qual o nome da qualidade de quem não se frustra facilmente com a vida? Maturidade. Pessoas públicas, relacionadas ao lol ou não, que são conhecidas por ficarem pistolinhas são imaturas, culpar os outros pelos seus problemas é infantilidade e baixa resistência emocional, porque viveram uma vida fácil, uma zona de conforto alta demais. Aquele player que fica xingando muito a primeira coisa que fazemos e associar com criança, porque é mesmo.

O profissional deve ter essa frustração superada, não existe profissionalismo com emoções. Essa informação é valida pelo seguinte fato: existe razão e emoção () a única que tem conhecimento é a razão, a emoção é a "cor" das coisas, você fez um trabalho legal, enquanto trabalha, sem emoção, depois que acaba, seu corpo te recompensa pelo trabalho bem feito, agora você começa  a trabalhar e deixa a emoção tomar conta, não sei se o trabalho vai sair... e a saida não é fazer valer a pena, é fazer direito. ( comi palhacitos)

Buscar a imunidade a frustração é um passo enorme na vida que geralmente não é ensinado em lugar nenhum, bom eu ensinei. O Contrário de frustração é felicidade, conquista, vitória, sabe porque? a pessoa não desistiu e não se redeu as emoções e acabou vencendo. ...assista isso > ZZZ 

Post antidoto para tóxico de soloqueue. 

Meus outros post, caso você queira ver.

Entendendo o que você está fazendo, destrinchando a mecânica (intrudução)

Mecânica de suporte como é e como montar um!.

Como foi criado o gênero Moba, do RTS ao LOL

Mecânica da TF, como é organizado.

Como entender a mecânica dos Champions!

Entendendo as Runas, Mecânica Detalhada!

Mecânica da Jungle Detalhada!

Como evoluir a mecânica, Detalhado!

Gestão de Gold

Básico de Macrogame

Como transformar teoria em prática

Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot
20 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Que texto, meu amigo. To aplaudindo de pé aqui. 👏
Quando tiver mais tempo vou olhar os outros e sair distribuindo link pelo whatsapp, haha

Highlighted
Barão
Barão

Eu acho que se todo mundo tivesse passado pela fase disso aqui, @Brooky :

"Mario, Megaman, Castlevania, e alguns desconhecidos como o jogo do Felix para nes."

Saberiam lidar melhor com frustração. Não existia save, era MATAR ou COMEÇAR TUDO DE NOVO nessa época. Acho que quem passou por isso, ou jogou isso por um bom tempo em alguma parte da vida tem uma imunidade maior à frustração in-game. GG!

Highlighted

@Cabritinho75  vlw mano =D 

precisar de algo tmj

Highlighted

@Drakhen Battletoads kkk

LoL é um jogo que supera essas fustrações kkk 

Também é a criação, a forma que nossa sociedade ensina as novas gerações. Acho que lidar com fustração é o que diferencia as sociedades mais desenvolvidas para as subdesenvolvidas, o esquema do jeitinho brasileiro também engloba zona de conforto fraca.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

@Drakhen realmente acho que somos mais resilientes, tbm porq quem jogou esses jogos hoje já é mais velho e, provavelmente, mais maduro, haha
Nunca vou esquecer dos momentos de puro ódio que passei jogando Super Metroid pra SNES 😅

Mas concordo com o @Brooky , o lol supera essas frustrações, principalmente porq é um jogo colaborativo.... Não da pra ganhar só aprendendo padrões o com reflexos ligeiros, infelizmente.

Highlighted

ótimo tópico, parabéns!

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Cara, parabéns, que post!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Highlighted

@Hi Im Pa @5th Kazekage  Se compartilhar fica melhor kkkkkkk vlw gente.

Highlighted
Lenda
Lenda

Bom tópico, pra min a parte mais importante do lol hj em dia, é a parte psicológica, emocional, é ter uma mentalidade forte e conseguir lidar com as frustrações de quando as coisas não dão certo.
Highlighted

@Draicker  o bonitão, eu to preocupado com vc.  Você parece bem desanimado, até demais sabe... tudo bem mano? quer conversar... ^.^ se parece deprimido, talvez falar ajude, me add.

Vlw pelo apoio como sempre.

Highlighted

Haha q nada mano, eh pq eu to jogando outro jogo e faz uns meses q n jogo lol, é só impressão sua mesmo, esse tempo longe do lol (jogando) ta me fazendo bem, ainda leio fórum, respondo, ainda vejo video no youtube de lol, principalmente do Djoko, ainda assisto streams, to acompanhando competitivo, cblol, haha eh o famoso amo lol e odeio jogar XD
Highlighted

@Draicker  "principalmente do Djoko" 🤢 ( kkk vê poop de chaves que se ganha mais)

que bom mano. O que anda jogando?

Highlighted

Sou fã do djoko, já tive numa call com ele uma vez, cara humilde demais, profissional demais, ele só é meio estressado jogando ranked, eu curto mais assistir os videos dele doq streams, principalmente de patch notes q é o mais informativo do Brasil.
Highlighted

Ando jogando um mmorpg antigo, da época da level up games, Trickster Online, baseado em ragnarok haha, matando a nostalgia.
Highlighted
Arauto
Arauto

@Brooky Eu tenho uma dúvida numa coisa. Assim, eu tento pensar dessa forma de apenas melhorar o meu individual e não ligar para o que o restante do time está fazendo. Então eu botei bastante na minha mente que eu queria melhorar com o meu campeão favorito, o Aphelios. Só que é tão desanimador cada patch ter que aprender a lidar com uma coisa diferente do boneco, até o farm não conseguir ser o mesmo, a forma que usa as armas, tudo sabe? Mas eu ficava bem, não importa o resultado, eu estou jogando com o campeão que eu gosto e me divertindo com ele. Só que chegou num ponto que não é divertido sempre perder, estar em desvantagem. Por mais que tente, não consigo ver um crescimento da minha parte. Eu to tipo, 80k de maestria e até agora não consegui o ultimo emblema para maestria 7, e todas essas coisas me frustram bastante. 

Agora eu to jogando com um boneco que eu por anos nunca consegui jogar direito e me frustrava bastante jogando, que é o Ezreal. Nossa eu espumava de raiva por não conseguir fazer nada com ele kkkkkkkk Mas agora eu comecei a pegar mais vezes ele para jogar e estou me desempenhando bem melhor do que esperava até em derrotas. Eu vejo que consigo ser uma diferença na partida. Eu fico contente que eu tenho chances de subir de alguma forma, mas me entristece não conseguir o mesmo com um personagem que eu goste kkkkkk 

Daí não sei muito se eu continuo desenvolvendo meu individual em geral, sou se volto a focar no campeão que eu gosto, mesmo que isso não faça desenvolver o melhor de mim. Então aí está a pergunta, como lidar, ter resistência emocional, imunidade a frustração, quando a coisa que faz você amar o jogo vai sendo destruída ou você por mais que tente, não chega a lugar algum com isso? 

Highlighted

@Aphylios  oi =D 

Então, vamos tirar o lol da jogada e pensar que o lol é uma trabalho qualquer, sei lá, engenharia, o seu cérebro tende a automatizar as coisas, como andar de carro, no começo é difícil, lembrar de tanta coisa, mas depois fica automático. Então, você por jogar bastante com um campeão, é como uma engenheira veterana, você pega manias, ai vem modernidades, mudanças e faz você voltar para o estado de iniciante, tendo que reaprender tudo, colocando você no mesmo nível que um iniciante no aphelios ou na engenharia, e por causa da influência social isso é inaceitável, a mente fechada, o termo, é exatamente isso, você desenvolveu uma forma o aphelios, quando ele desaparece e você se vê obrigada a jogar com ele de uma forma nova, não como era antes.

É o ego, você inconscientemente não aceita as mudanças, você era A ENGENHEIRA agora é uma aprendiz.  Isso que chamamos de conservadorismo, você prefere culpar os outros por não evoluir, ou não poder trabalhar, criando inimigos invisíveis. Você começa a culpar a riot por "nerfar o boneco", porque seu time não ajuda, porque o top feedo... A forma correta de abordar um trabalho é racional, se não funciona algo está errado e preciso arrumar. Sem fator emocional e apego. O emocional tem que fazer parte da sua motivação em melhorar e a recompensa de ter conseguido. Agora Falhar não tem sentido ficar brava, porque faz parte de conhecer o novo e trabalhar, você só aprende algo se tentar algo novo, se é novo você não conhece, logo falha. Vencer ou conquistar é entender o caminho correto, depois de tentar todos eles. Falhar não é algo negativo, é saber que um caminho não funciona. 

Esse fator de derrota ser negativo vem da necessidade capitalista, um engenheiro que errou muito não tem marketing, então se esconde que errou, e se faz propagandas "tenho 30 anos de experiência", ou seja 30 anos de erros e acertos,  Você trabalha muito o que os outros vão pensar, por isso o sentido de errar como ruim. 

As pessoas tóxicas trabalham a manipulação exatamente nesse ponto, por ninguém querer errar, eles focam em expor seu erro, fazendo o seu emocional aparecer e você acabar errando mais, para ele ter razão. O Tóxico quer se sentir superior, porque ele não tem capacidade de vencer na lógica. Por isso a mulher recebe violência gratuita em jogos, o homem tem em mente que se uma mulher ganhar dele, ou ela ser melhor, é humilhante, logo eles desestabilizam emocionalmente com violências para a pessoa errar e ele continuar seguro no mundo de papel. 

O lol muda constantemente porque é um jogo, e jogar e trabalhar são a mesma coisa, você vem entra e aprende a trabalhar a função de ADC executando a ferramenta Aphelios, se a ferramenta muda, você tem que mudar. Se você não mudar você vai ser subistituida, como engenheira e jogadora, por isso começa a perder. 

Um erro muito comum é encarar jogo como relaxamento ou momento de lazer, não é, é um trabalho igual ao ir lá e bater o cartão, só que por ser prazeroso você faz, mas é igual o stress vem junto. kkk Se o seu aphelios não funciona, tem algo errado com você e você tem que se adaptar. Mesmo que você não queria a vida muda, a terra gira e o mundo muda, ou você aceita que você é codjuvante nele, ou tenta viver no seu mundo sendo protagonista.

A enternidade e perfeição vem para o morto, a vida é cheio de mudanças e falhas. 

Highlighted

Uma coisa que eu penso sobre isso também é que as pessoas que se dispõe a ler (como por exemplo, tópicos aqui no fórum) são as que mais estão abertas a ver opinião dos outros, tentar aprender, tentar sair da bolha de pensamentos que elas criam em suas cabeças. Eu tenho muitos amigos que jogam lol e que não tão nem aí pra conteúdos (vídeos, tópicos tipo esse) que apresentam possibilidades de diminuir o tilt, e estão presas no ciclo infinito delas: jogar, tiltar, xingar, e isso se repete, não acrescentando nada na gameplay deles, e sim ficando na mesma sempre.

ótimo tópico, aliás 

Highlighted

@Brooky 

O problema maior que frusta muitos jogadores não é questão de perder e sim a impunidade e como a Riot passa mão na cabeça de pessoas que trolam, ficam afk e fazem feeding no jogo.

Você ser obrigado a ficar 30 a 40 minutos com estes caras no jogo é muito desanimador, a Riot sabe disso e não faz nada.

Eu não sei porque vocês insistem em dizer que o problema é do jogador, vocês são insanos.

O dia que a Riot resolver estes problemas e mais o cliente automaticamente isso vai melhorar, mas enquanto isso é enxugar gelo.

Jogadores desafiantes ja falaram isso, o Djoko que é diamante ja falou isso e voces insistem em defender uma empresa **cogumelo do Teemo**. Sim a Riot é uma das empresas mais vagabundas que eu ja vi em toda minha vida.

Highlighted

@Blitao Malphite oi, adoro blitz e malphite kkk 

Então, o que é não fazer nda?

quero pensar sobre como se resolve o problema de um troll no ponto de vista da empresa.

Você falando parece fácil, só ir lá e tirar. Mas como a Riot vai fazer isso em milhões de partidas no mundo tudo?

Bom com um software que precisa ser programado, quanto mais preciso for o software mais pesado ele fica, mais ele necessita de processos para funcionar, logo deixando o jogo mais pesado. Logo, vemos que não é tão simples tirar os trolls e afks. Não é simplesmente ir lá e tirar. 

O meu texto, aborda exatamente isso, o quão imaturo é essas respostas insensatas e ilógicas, a sua questão de tirar trolls e afks é totalmente emocional, porque você se frustrou e em vez de controlar suas emoções e tentar refletir de uma forma adulta e sensata, você pega argumentos vagos para expor a sua frustração.

Olha, eu tenho raiva de algumas empresas, eu antes do League jogada Dota 2, e a valve me frustrava de uma forma, até hoje eu não tolero o modo que a valve age, sabe o que eu fiz? não promovo e usufruo do produto dela, eu não jogo dota 2. Porque não concordo.

Jogadores desafiantes Brasileiros, os que fazem post no twitter que o time dele não segue as ordens deles na soloqueue? o Djoko que todo jogo em vez de cuidar do próprio jogo fica bull**bleep**ando o jogo dos outros? 

Não entendo, em lan, como é o mundial, não tem troll e AFK e porque esses profissionais que você argumenta ai, só pegam xp?