cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Em todos os tópicos que debatem o "novo meta" vejo a galera que se posiciona contrariamente às mudanças repetindo velhos mantras como verdades absolutas e irrefutáveis, quando na verdade elas não passam de paradigmas. E paradigmas podem e devem ser quebrados em prol de algo melhor.

 

A única role que sempre teve posição garantida desde a concepção do metagame como o conhecemos hoje, é o atirador. De tempos em tempos vemos times sem tanks, sem magos, sem assassinos, sem suportes (porque suportes de dano não são realmente suportes)... atiradores são os únicos que nunca saíram do metagame. Em paralelo a isso, até o patch 8.10, os atiradores tinham um dano opressor em todos os adversários (squishys ou tanks). O atirador muitas vezes explodia um squishy melhor que um assassino. Dava 2 críticos de longe e deitava o cara. Não precisava nem se expor muito.

 

Até o patch 8.10 exatamente 100% dos times tinham atiradores em suas composições, o que não ocorria com todas as outras classes. Joguei várias partidas do patch 8.10 (e do patch 8.9, e do 8.8, e do 8.7...) sem tank no time, sem assassino, sem mago, sem lutador e sem suporte. Então... não é exatamente verdade esse papo de que "tank não pode dar dano", "fighter não pode explodir". Eu acho honesto dizer que "cada um no time é (ou deveria ser) melhor em algo". Atiradores causam (ou deveriam causar) dano constante melhor do que tanks. Essa é uma afirmação coerente. Mas é bem diferente de "Tanks não devem causar dano".

 

E por que os times podem optar por jogar sem tanks, assassinos, magos, fighters, suportes mas não podem deixar de jogar sem atiradores? Percebe que não faz muito sentido? Os times sem tanks habitualmente têm TFs piores porque não têm frontline e CC em área. Mas dá pra jogar assim de várias formas. Dá pra ter uma comp de disengage/siege, ou pick-off, ou split push, e aí o tank deixa de ser tão necessário assim. Da mesma forma, um time deveria ter a opção de jogar sem atirador. O time perde velocidade pra levar objetivos e terá mais dificuldade de derrubar tanks adversários. É o ônus de jogar sem atirador. Mas o time provavelmente ganha em outras coisas.

 

Dito isto, eu digo que sou favorável ao teor das mudanças. Acho totalmente válidos os motivos e as metas da Riot ao implementar as mudanças ocorridas no patch 8.11 e que teoricamente virão no patch 8.12. Acho válido diminuir a centralização do jogo no atirador, tornar viáveis outras bot lanes que não sejam atirador + suporte, diminuir o dano dos atiradores em alvos squishys, aumentar as possibilidades de builds para os atiradores, etc. Porém, acho que eles exageraram nos nerfs. Ao invés de apenas viabilizar o uso de bonecos de outras roles no bot, eles aniquilaram a maioria esmagadora dos atiradores (especialmente os hypercarries). Pra mim, os nerfs tinham objetivos corretos e válidos, porém foram excessivos.

 

*Palavras do player [Recauchutando] que achei interessantes ressaltar.

15 RESPOSTAS
Highlighted

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

A questão do metagame vai muito além do que tu descreve nesse texto. As mudanças que a Riot fez mudaram muito mais do que uma hole. Nunca antes na história de uma atualização eles mataram uma classe, foi a primeira vez. Hoje uma cait full build não da dano e esse é o menor dos problemas.
O jogo virou uma bagunça e se perdeu a competitividade. Nas partidas competitivas ao redor do mundo não tem mais posição certa! É jogador da JG no top, suporte jogando de ad e por ai vai. Expectadores estão confusos, jogadores estão confusos e o trem saiu dos trilhos. Deixou de ser um jogo extremamente competitivo para ser um 4fun da vida.
Minha friend list fica vazia praticamente o dia todos pois meus amigos pessoais e colegas de jogo desistiram do lol e foram tentar algo mais tryhard.
Não sei se é o objetivo da Riot deixar o jogo mais divertido e 4fun, mas eles tem conseguido. O público de raça e competitivo está indo embora
Highlighted

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Nunca ? tem certeza ? e os assasinos que ficaram de meio a 1 ano fracos por causa dos tanks e suports de peel ?

(tu peava um zed o cara pegava um sei la xerath passava lane phase toda longe só puxando wave vc ficava precionado não conseguia sair da lane para dar roaming e quando saia tinha uma fodendo lulu para te impedir de qualquer coisa)

 

vc esta muito errado, muito mesmo.

 

não faz nem dois meses que mudou os adcs e ta essa choradeira toda !

agora quando tank era fraco e ficava 6 meses sem parecer ninguem falava nada mesma coisa dos suports de peel porque era melhor suports magos e assim por diante .

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

É foda comentar sobre isso, eles excluiram a classe cara, percebe o tamanho disso? Para a riot até chamar um """coach""" pra escutar a comunidade, a coisa não ta certa. Se conseguirmos voltar a jogar "EQUILIBRADAMENTE" com uma jinx, uma xayah, cait, enfim, toda a comunidade para de """chorar""".

Highlighted
Arauto
Arauto

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

@TCD4 Óbvio que o adc tem uma lane fixa, justamente por depender do suporte... Sim, todos os times tem que ter um adc justamente por ser um grande fonte de dano, contra partida ele não tem defesa, não tem muita vida e a regeneração de vida é baixa (antes do nerf no regen no lvl 18 um adc chegava a apenar 2.5-2.8 de regeneração de vida), então sim É mais que JUSTO adc dar um alto dano, já que tem que ter um custo beneficio em relação as desvantagens que a classe tem.

E meu amigo, se você diz que adc é pra ser um dps, então tank não PODE dar dano, ou dar um dano minimo, já que a função do adc (de acordo com você) é ser um dps, então o tank é pra ser exclusivamente vida e defesa sem nem um atributo de dano.

Em relação a não tem tanks, assassinos... Não tem nada a ver, justo que você abitualmente vê muitissimos tanks e geralmente existe um rodizio de assassinos e magos no mid, então né menos.

Cara o problema é que adc NÃO funciona sem o CRITICO, vocês (4Heads) pediram pra nerfar tanto os adc´s, sem visualizar o quão importante é essa classe para o jogo acabou que a riot tacou o fo...-se e literalmente excluiu os adc´s do game, agora graças a vocês que pediram tanto o fim dos ad´s temos que aturar esse meta de Lulu jg de Tp e Kayle e Nunu de smite bot e outras comps idiotas.

Palmas para a comunidade.

Highlighted
Arauto
Arauto

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

@TCD4
Tópico perfeito, muito bem escrito e eu concordo plenamente com o que você escreveu.
Ainda gostaria de adicionar que vejo muita gente reclamar que os ADCs estão mortos sendo que apenas uma parte está inviável. ADCs como Lucian, Kai'sa e Ezreal estão bem fortes e ADCs como MF, Jhin, Draven e Varus estão perfeitamente viáveis.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Para mim isso tudo não passa de um grande mal intendido.
O pessoal esta simplesmente reclamando que adc esta fraco quando na real os adcs não estão Fracos, A Itemização Critica esta fraca Em Sua Totalidade.
Os Atiradores Estão do mesmo jeito (para não dizer igual os adcs tiveram aquele nerf totalmente sem nexo no armor base por que ja era super difícil matar um ad carry certo?)
Os adc on hit estão no mesmo lugar mais lutando contra oponentes diferentes, o que pode gerar mais ou menos dificuldade mais nada que seja resultado dessa att.
Daria para Resumir o Problema dessa Att em 1 item e de maneira bem simples=!!!!!!O famoso Gume do Infinito!!!
Querendo ou não o sistema de Critíco antigo se resumia A um dano Absurdo com Chances de Critico Baixas Até o Eventual 100% de Critico Que era um hit alto garantido.
O nosso Sistema de Critico Atual com o Gume Concedendo 15% de dano critico como true dmg é basicamente NADA.
O Gume Atual Dobra A sua chance de critico atual Fazendo com que seja mais facil dar mais dano, o problema esta na consistência desse dano.
Acredito que o problema real que as pessoas realmente não enxergaram é a itemização de critico em si e não a rotatividade de Campeões na bot lane, o novo sistema de Critico só serviu para extinguir o mesmo e torna-lo inviavel tanto que a Riot esta Jogando buffs aleatórios em campeões antigos que dependiam unica e exclusivamente desse sistema como jinx tristana os Kindred(Cujos scalings foram mudados para Chance de Critico a muitas luas atráz) E afora outros champs como trynda e cait que basicamente foram enterrados (cait nem tanto ja que range é sempre um fator bem forte mais o trynda sim meu deus)
Para mim um Jeito facil e que agrade a todos Seria Basicamente mudar esse gume do infinito para dano mais Consistente.
Uma forma que acredito ser saudavel Seria um aumento no dano critico com 30%(ao invés dos 50 do gume antigo) uma redução no preço e a retirada dessa passiva aleatória de dano verdadeiro que realmente não faz nada, como uma espécie de gume generico,acredito que por mais simples que pareça isso deva resolver a maioria dos problemas com itemização de Critico.
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Inviabilizaram todos os atiradores de crítico, além de nerfar a todos os atiradores em geral nos seus status base e nos itens, depois de nerfs diretos no kit de todos eles desde o começo da season dos quais a maioria, defendi.
O jogo é decidido em 15 minutos, não existe a possibilidade de jogar com hypercarry de crítico.
Isso não é diversidade, não quando você inviabiliza a maioria da classe a ponto de compensar pegar qualquer "bizarrice" no lugar.
Eu nunca achei ruim a ideia de outras classes jogar bot lane, mas nesse caso foi a troco de ferrar a pool de muita gente pois não foi uma mudança gradativa, o que seria mais saudável.
Esse vai ser provavelmente meu último post sobre esse assunto, muita gente desse fórum só gostou desse patch porque odeia atirador, e isso vem desde o final da season 7, onde a classe ficou mais em evidencia por conta de um item que pertencia aos suportes.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Pois é, amigo! Mas confesso de que EU não estou 100% com essa att, para mim, falta um pequeno balanceamento para não deixar os adc's inviáveis como dizem que estão. Pra ser sincero, odiei o novo gume e acho que ele é o grande problema, como o @darkssss disse. Porém, acho que a comunidade(os main atiradores em questão) estão reclamando MUITO pra isso, além do mais, tem mais att por ai e a Riot deve balancear em breve.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Excelente resposta amigo, bem pensado! @darkssss

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Cara, vou ser breve e resumir o meu pensamento o máximo com você, ok?
1- adc sempre teve lane fixa, mas depender do adc? e o lucian mid? cof cof.. e ezreal jg? hmm.. e os sups de dano como xerath, brand e Cia.. então NEM SEMPRE dependeu de sup para poder se criar no jogo.. e tá aí mais uma coisa, eles sempre tem um escudinho etc, então n vejo vantagem em colocar mais vida base ou armour =]
2- quem disse que precisa de adc p ter uma grande fonte de dano? justamente isso q a riot quer consertar, fazer com q os adcs se tornem algo essencial, n podendo ser substituídos por outras coisas.. pela "fonte de dano" que vc disse..
3- regen de vida? pergunta p um adc com roubo de vida se ele precisa de regen...fora cura de nami, soraka, runas etc
4- vc colocou a classe "tank" em discussão, e ok.. concordo em partes com vc.. mas n tem nd a ver com o post, estamos falando de "atiradores" ^^ obs: se tank tivesse ZERO de dano, ele seria mt inutil.. poderia deixar ele circular livremente pelo mapa pois ele n levaria torre nem nada de objetivo, nem minion kkk
5- adc n funciona sem critico? por isso a riot mexeu nos itens e fez com que o roubo de vida se tornasse mais viável.. até pq tava chato todo jogo o adc fazer a mesma build praticamente, de critico.
6-"agora graças a vocês que pediram tanto o fim dos ad´s temos que aturar esse meta de Lulu jg de Tp e Kayle e Nunu de smite bot e outras comps idiotas." cara, é esse o problema de vocês que reclamam dessas comps.. vcs querem q o jogo seja o mesmo em todas as partidas.. qual o problema de lulu jg ou kayle e nunu? é algo novo e diferente cara.. e não a mesmice de todo jogo ter 1ad 1 ap 1tank 1atirador 1sup ... em um jogo de futbol por exemplo, todos os times entram com a mesma escalação? não.. e nem entram com os mesmos perfis de jogadores, então n faz sentido no lol ser tudo igual praticamente. vlw flw
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

@TCD4 Meu amigo, ez e lucian mid foi quando eles não estavam viáveis na lane de origem deles, que é no bot, do mesmo modo que o graves sofreu rework e se torna inviável bot, do mesmo modo que a quinn também sofreu rework e ficou inviável bot... É normal isso, não entendi muito bem esse seu argumento, sendo que a grande massa de adc´s desde que surgiu o meta eles sempre foram bot lane, algum ou outro se saia melhor em outra lane por não está viável na lane de origem, agora me diz, cadê o ez jg e o lucian mid? aé, eles estão no bot novamente 🙂 rsrs e em questão aos sups, só por que o cara é um sup sem escudo ou cura que eles não podem dar peel... Alistar, Leona... Não tem escudos e curas, mas consegue dar peel, com CC, do mesmo modo que uma Zyra tem o E, Xerath tem stun e slow,etc... e sim adc depende do sup, tanto que um adc solo não faz nada é facilmente abatido (se não estiver muitissimo na frente né).

 

Eles já eram insubistituíveis, porém agora com o meta que você tanto idolatra, só 3 adc´s (Lucian, MF e EZ) dos 17 estão viáveis, justamente por não dependerem do critico. 

 

Regen de vida faz toda a diferença cara, isso permite que tu fique mais tempo na lane e consequentemente farmar mais... Roubo de vida? kkkk, geralmente adc só fecha roubo de vida lá pelo 3°-4° item e sem falar que a runa de agilidade nos pés se tornou obsoleta, totalmente nerfada (coisa mais desnecessaria de toda essa mudança, já que os adc´s não funcionam com quase mais nada a não ser ela) e vai ser toda a partida que vai ter uma soraka e nami te dando cura? creio que não né.

 

Eu coloquei a classe tank, justamente por você ter feito uma alusão a ela no teu texto :D. kkkkkkkkk e até que não séria uma má ideia, mas brincadeira a parte, os tanks no lol eles tem um dano até que consideravel pra classe, já vi tank solando um adc apenas com a tabi ninja, me referi a eles darem um dano minimo (até por que não tem como dar 0 de dano nesse jogo né).

 

Se foi esse o caso a riot fracassou miseravelmente (se eles tivessem diminuido o preço da sedente pra uns 3000-3200, seriá até que viável) , a riot fez os adc´s dependerem de critico, não tem 1 item nesse jogo que faça os adc´s de critico e hypercarrys voltarem (mesmo com builds alternativas), o único jeito é eles voltarem com o gume antigo ou fazer um item novo que susbstituia o gume, fora isso não tem como os adc´s voltarem pro jogo.

 

Cara o problema tá em tudo, nem os próprios pro players estão gostando de fazer isso, estão fazendo apenas pra poder jogar... Justamente por ser algo confuso, estão tirando campeões de outras rotas pra poderem susbstituir a falta de um carry no time, o problema é esse mano, pode ser divertido pra assistir, mas pra quem tá jogando não tem diversão alguma.

Highlighted
Tropa
Tropa

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Eu realmente só consigo pensar no gume como base para esse desastre todo,não acho q seja ruim essa diversidade de campeões em outras lanes mais a destruição da itemização de critico só serviu para gerar mais problemas de balançeamento em campeões que dominavam as rotas,os adcs para mim só foram o reflexo direto disso.
Para mim o Gume deveria ser como um Rabbadon ele deveria amplificar seu dano de forma explosiva mais ele não é um item obrigatorio para a itemização ap, mais o gume é para o critico.
Uma solução simples Seria colocar uma passiva de aumento de dano critico baixa em todos os itens de critico(algo bobo como 5% a 8% por item por exemplo visto que a maioria das builds carrega no maximo 4 itens de critico) fazendo com que o dano escalasse gradualmente melhor durante o jogo mas manter a passiva do gume atual que duplica a chance de critico, assim vc tiraria uma boa parte do rng que é o sistema de critico por duplicar a chance de critico e colocar um sistema que fizesse a composição critica atingir um bom desempenho no final do jogo na qual o sistema é focado mas não totalmente relevante no mid/early game fazendo com que as composições early que geraram essa diversidade atual continuem existindo como uma forma de combater esse late game.
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Agora os sups eu realmente não consigo pensar em uma desculpa plausivel para tal nerf nos escudos e curas.
Era chato toda vez que dar engage no cara ter um shield infinito ou uma cura infinita? bom era, Mas isso é porque a maioria dos champs que fazem isso,simplesmente giram em torno disso são champs cujo kit gira totalmente em dar proteção ao aliado seja ele um assassino tank mago ou ad portanto não vejo sentido em criar tantos nerfs.
Uma Base rapida de como isso poderia ser resolvida sem muita catástrofe seria basicamente criar um novo debuff que enfraquecesse shields ou cortasse sua duração ou melhor ainda ao invés de criar utilizar do debuff feridas dolorosas ja existente para que afetar shields também e expandir os items que o aplicam dessa forma voçê criaria um novo counterplay utilizando de um elemento antigo e não tão utilizado(sério isso pareçe só funcionar em Dr.Mundo e olhe la).
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

@darkssss Cara tu acha que isso é diversidade? eliminar uma classe inteira pra entrar campeões que já se saem bem em suas rotas (Irelia, Darius, Yasuo, Master e cia), dominarem também o bot? pow, preciso urgente rever meus conceitos de diversidade. 

O mais sensato seriá a riot ela reverter o nerf do gume, deixar o preço do critico alto como está, tendo um balanço entre força x preço.

Highlighted
Tropa
Tropa

Re: SOBRE O "NOVO META" SEM ATIRADORES QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Se um atirador mata um squishy, o squishy jogou mal e o atirador se posicinou bem. Precisavam de nerf sim os atiradores, porém tanques, assassinos e lutadores também precisam, por isso os atiradores sumiram. Não é questão de buffar atiradores e sim de nerfar o resto e o snowball das partidas.

Tanks podem dar dano sim, mas eles têm que dar o menor dano junto com os suportes. O que não acontece atualmente, ninguém mais picka tanque pela sua durabilidade até porque eles não conseguem durar muito mesmo full tank.

Se fosse função dos lutadores explodir eles se chamariam assassinos. A partir do momento que eles têm dano suficiente pra burstar, não compensa ter assassino, porque lutadores têm mais formas de se proteger.

A partir do momento que as outras classes têm dano suficiente pra acabar com o jogo em 15min não compensa ter atirador. É isso que tá acontecendo.

De nada!