cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Mestre Karin
Tropa
Tropa

Se farmar é melhor que kill, posso colar na torre e ficar full farm?

Parece que é isto, parece.

13 RESPOSTAS
Cleckz
Arauto
Arauto

Bom, eu acho que sempre que tiver algum controle de wave, fazer um roaming na lane proxima, pra ajudar ele a derrubar a torre mais rapido e entao poder em seguida te ajudar na sua torre, mas sei la, eu so sou um cara lvl 23, talvez eu esteja falando merda

No more Headtrip
Aronguejo
Aronguejo

quando nao se entende alguma coisa, sai isso aí q vc escreveu
renan furia
Arauto
Arauto

1 Tu vai dx o adversario livre pra invadir a jg e dar romming, resumindo ta fudendo time!
2 Si for um jg como elyse ou ekko, si tiver uma big wave com certeza vai ser divado!
3 seu scaling e maior q o do ardversario, Nao adianta nada tu pegar um champ erly game si for pra farm de baixo da torre!
4 Tu sabe farm debaixo da torre
1kill equivale a 15 de farm entao pra min vale mais apena ter 2 kill do q o adversario ter 20cs a mais!

Dizzie
Lenda
Lenda

Em nenhum moba farm é melhor que kill.

No League of Legends uma kill vale mais que duas waves de creeps.

Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Cada estratégia do early game tem um risco e uma recompensa.
Exemplos

-Farm na própria torre/full safe
Prós:
1. Evita entregar abates early pro inimigo
2. Evita tomar ganks e ser campado com facilidade.
3. Tende a deixar o inimigo avançado e com oportunidade para seu jungler gankar

Cons:
1. Costuma perder torre mais cedo, caso deixe ela tankar os minions pra dar last hit
2. Laner inimigo tem mais espaço para invadir seu jungler e dar roaming
3. Pode resultar em perca de farm dependendo do seu champ (alguns champs não farmam bem na torre)
4. Não tem oportunidade de snowballar cedo com abates no inimigo

-Jogar agressivo/Avançado
Teoricamente o oposto da primeira. É meio que inverter os pros e contras.

Ao mesmo tempo que pode colocar mais pressão no time inimigo, você fica mais vulneravel a ganks e a ser campado na lane.
Fora que alguns champs com early-game ruim vão querer justamente jogar na torre, o que vai beneficia-los (Nasus intensifies)

Honestamente, a opção mais em conta pra mim, é freezar a wave próxima a sua torre (não debaixo dela).
Se você tiver um champ com early game poderoso, essa é uma das melhores opções.
Com ela você pode:
-Ficar mais seguro contra ganks inimigos por estar proximo ao seu lado do mapa.
-Aproveitar para zonear o champ inimigo, não deixando-o tocar no farm, ficando entre ele e a sua wave.
-E caso ele tente farmar, você pode engajar nele com facilidade e estabelecer dominancia com uma boa troca, sem se arriscar ficando muito avançado.

Cada método vai depender da sua situação no jogo, o seu champ, o champ inimigo, a presença do jungler adversario, etc...
Por que tu vai ficar farmando na tua torre com um Darius, se tu pode simplesmente arregaçar o toplaner inimigo nas trocas? Vc perde a chance de farmar bem, ganhar abater, e prejudicar a situação do inimigo, por exemplo.

O ponto não é que farmar é melhor que abates. O ponto é que farm é a forma mais segura e confiavel de se ficar forte no jogo, e só farmando tu pode ficar poderoso. Mas se tu farmar E pegar kills, tu vai alcançar seus power-spikes muito mais cedo devido a vantagem de gold, e vai prejudicar seu adversario que vai perder XP, farm e possivelmente casquinhas da torre, senão a torre toda.
O negocio é que tu não pode ficar só caçando kill, e esquecer de controlar sua wave e seu farm. Kill é algo que serve pra ACRESCENTAR à sua vantagem, mas não é algo que vai te deixar forte por si só.

SShadowW
Dragão
Dragão

O problema é que fazendo isso você não vai estar ajudando as suas outras lanes, e ainda vai liberar quem estiver contra você pra pressionar o resto do mapa contra o seu time.
Você vai estar bem farmado, mas o mapa inteiro vai ser do outro time.
Gumk
Aronguejo
Aronguejo

Fica em baixo da torre, principalmente se vc joga no mid, vai automaticamente resultar na sua derrota se o outro laner souber aproveitar. Em elos mais baixos pode até funcionar, mas já no platina em diante não vai dar certo.

Porque?
Em primeiro lugar, o seu adversário pode fazer o que ele quiser no mapa, pode ir gankar as outras lanes, pode ir matar o seu Jg, pode ir wardar ou fazer o Dragão/Aralto.
Segundo, caso deixe formar uma wave inimiga grande (que é bem provável que irá acontecer), o Jg inimigo irá te dar dive e levar a sua torre.
Terceiro, irá perder a maioria dos minions para torre.
Quarto, vai tomar rage do seu time independente do Elo por não acompanhar nenhuma jogada.

Draicker
Lenda
Lenda

Farmar é importante, mas só farmar na torre dá muita pressão pro laner inimigo fazer oq quiser no mapa, então acaba não compensando.
Dittors
Aronguejo
Aronguejo

Primeiro, peço que reflita a respeito de uma coisa simples: Mortos não farmam. Matar te dá uma vantagem imensa sobre o adversário.

Segundo, de posse da reflexão óbvia ali de cima, algumas coisas importantes, além das tantas que já estão nas outras respostas (que eu li muito por cima):

* Suportes de poke (que ficam batendo no inimigo pra negar o farm dele) não podem ficar recuados, porque, em geral, eles precisam utilizar o espaço da lane para os ataques.
* Solo laner abraçado na torre farma menos, invariavelmente, a não ser que o adversário seja ruim.
* Se a wave fica grudada na torre, não tem como sair da lane e acompanhar o adversário, caso ele saia para gankar. Isso dá muito tempo para que ele chegue no destino antes.

Eu jogo principalmente de Soraka e Miss Fortune, no bot, as duas ficam completamente inúteis se recuarem demais. Minhas experiências:

Soraka, especialmente: é muito frustrante jogar com um adc recuado, porque o outro time esquece o farm para me focar e o meu adc fica tentando farmar, em vão, até eu morrer ou ser obrigado a deixá-lo sozinho na lane. E ele costuma ficar com uma desvantagem de farm absurda justamente por jogar recuado e tentar só farmar. Eu não canso de repetir: Soraka recuada é Soraka morta.

Já a MF, se eu for pressionado contra a minha própria torre, eu até consigo tirar alguma vantagem, mas sem poder ajudar o suporte, que precisa se virar para sobreviver aos ataques, que não são poucos. E meu farm fica prejudicado com isso.

Resumindo, recuar não é uma opção. O certo é bater e farmar. Foca em negar o farm inimigo (tem vídeos e tutoriais sobre isso). Observa as tuas tropas e as dele, uma boa estratégia é dar só o last hit. Enquanto espera o momento de bater na tropa, movimentar e atacar para impedir o inimigo de farmar pode ser a chave de uma vantagem enorme. Farmar exige prática, confiança e concentração. Se tivesse receita fácil, não seria tão importante no jogo.

@Dittors Não se joga com boneco de peel da mesma forma que se joga com boneco de engage.
Se você pega Soraka, Sonna e essas coisas você está automaticamente givando pressão de lane. Não adianta forçar troca quando você tem uma Lulu do seu lado. Sua única função é ficar curando e dando escudinho, que normalmente só requer 1 dedo no teclado.

xie xie, exatamente isso, só que tudo ao contrário. Tu é o tipo de jogador que eu adoro enfrentar jogando de Soraka, os que acham que sabem tudo sobre a mecânica dela (ironia).

O engraçado é que tu descreveu tudo o que não se pode fazer com ela com uma precisão e objetividade que eu não conseguiria ter... adsasdsasd

#paz

obvio que kill é melhor que farm... ta certo que 1 kill equivale em ouro a 15 minions, mas ja pensou que qd tu mata o cara tu tira ele do jogo por alguns segundos, isso te da chance de farmar e ele nao, entao alem do ouro da kill tem o ouro dos farm, exercendo mais pressão contra ele e deixando o time dele no 4x5... isso abre possibilidades de vc "passear" pelo mapa e wardar a jg inimiga e ajudar seu time numa possivel luta 2x1 ou 3x2 abrindo espaço pra fazer objetivos

Essa linha de raciocínio vai te custar altos games kkkk