cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Lenda
Lenda

Servidor BR VS Coreano - Análise estatísticas de Campeões

Como a maioria deve saber, a Riot balanceia os campeões do jogo com base em dados estatísticos globais, mas nesse caso vamos tentar fazer uma análise entre os dados do servidor Coreano de acordo com o BR.OP.GG https://br.op.gg/champion/statistics de partidas ranqueadas do platinas+, e tb do servidor brasileiro de acordo com o U.GG https://u.gg/lol/tier-list?region=br1&role=top tbm apenas partidas rankeds do platina pra cima.

 

O Objetivo aki é mostrar as semelhanças e diferenças doq é forte e fraco em ambas as regiões, doq é mais banido e mais popular e pq alguns buffs e nerfs q as pessoas consideram injustos acabam sendo mais justo doq as pessoas pensam. 

 

Primeiro de tudo estes dados são do patch atual 10.5, porém no próximo patch já foram anunciados alguns buffs e nerfs para alguns campeões e no decorrer desse post vamos entender o pq eles se encaixam ou não.

 

 https://twitter.com/MarkYetter/status/1237456522059206656/photo/1

 

 

TOP LANE COREIA:  

 

 

 

Podemos perceber rapidamente q o meta coreano do top se baseia em sua maioria campeões lutadores como Garen, Darius, Mordekaiser, Sett dominando o topo das estatísticas, esses lutadores estão fortes no meta graças a sua enorme pressão de lane em combinação com uma runa forte do Conquistador e uma itemização muito forte.

 

Começamos a entender o pq dos nerfs programados em campeões como no Garen q acabou ficando bem acima da curva com os buffs q recebeu no último patch. O Darius tb presente nessa lista com altos números.

 

Lembre-se q Taxa de vitórias alta e taxa de escolhas altas significa q um campeão está acima da curva, mas não apenas isso é levado em consideração na hora do balanceamento, como tbm aparição no competitivo e taxa de banimento alta.

 

 

TOP LANE BRASIL:

 

 

Agora vamos para o servidor brasileiro, repare q diversos campeões q são fortes lá, continuam sendo bastante fortes aki, novamente aparecem campeões como Darius, Sett, Fiora, Garen, Mordekaiser, entre outros. Mostrando o meta é similar nas duas regiões, pq a classe de lutadores está sim acima da curva, então os nerfs em campeões como Darius e Garen são justos. Sett ainda está bem forte, aparecendo inclusive no competitivo, é outro q deveria ser mais nerfado ainda.

 

 

JUNGLE COREIA:

 

 

 

Agora chegamos a jg coreana, Zac ficou muito acima da curva pois além de buffs q foram acumulados ao longo do tempo, ele acabou se beneficiando muito da nova Brasa de Bami. Elise e Lee Sin sempre dominam o topo da jg por serem junglers de early game q gankam muito e causam snowball no jogo na acelarada fila coreana. A Riot parece considerar q a jg está mais saudável vc pode perceber q ela é mais diversificada nas classes de campeões q aparecem, o único nerf previsto é no Shaco q é apenas o 9º Colocado, então seria esse um nerf injusto? Veremos a seguir.

 

 

JUNGLE BRASIL:

 

 

 

Opa, aki começamos a ver várias similaridades, o Shaco surpreendetemente aparece como top 1, justificando talvez um nerf, a Riot ao nerfar um campeão, não leva em conta apenas um servidor, caso contrário eles n teriam o pq de nerfar o Shaco, e sim uma média geral das regiões, talvez em outras regiões o Shaco tbm domine o topo da jg e por isso os nerfs são justificados, oq parecia injusto começa a parecer mais justo.

 

Outros campeões q igualmente aparecem em ambas as regiões aki, Shaco, Ekko, Zac, Master Yi, Olaf e Lee Sin. Curiosamente os brasileiros desprezam a poderosa Elise q é muito popular na coreia. Estatísticamente talvez o Zac merecesse um nerf por seus números altos nas duas regiões, talvez o Ekko tb.

 

 

MID LANE COREIA:

 

 

Ao chegarmos na mid lane da coreia, algumas coisas começam a fazer sentido, como o Nerf programado no Afunilamento, q faz com q campeões como Taric sirvam de um suporte o mid, pra um Master YI farmar a JG e o MID e ficar muito acima, com o Taric protegendo ele, essa estratégia apesar de parecer interessante, na prática é bem tóxica ao jogo, pq gera a não interação entre as lanes, e a Riot está certa em nerfar o afunilamento.

 

Garen aparecendo em mais de uma lane mostrando q está realmente acima da curva, Campeões como Fizz e Diana estão bem fortes, mas ainda não a ponto de tomarem nerfs.

 

 

MID LANE BRASIL:

 

 

Na soloq brasileira já começamos a perceber similaridades, como no caso da Diana, Katarina, Fizz e Talon aparecerem. Os BR não abusam da estratégia de afunilamento, há uma certa preferências por campeões assassinos no nosso meta, Katarina, Zed, Talon, Fizz, Ahri, mostrando q brasileiros gostam de campeões explosivos para snowballar o jogo.

 

Talvez Fizz e Diana estejam chegando próximos da curva limite para receber um nerf.

 

 

ADC COREIA:

 

 

Na coreia, tirando a MF, o resto dos campeões parecem não ter estatísticas tão altas assim na posição de ADC, o Aphelios talvez, apesar do win rate negativo, ele é um campeão bastante difícil de jogar, e como ele é bem escolhido nem todos desempenham bem com ele, mas ele aparece bastante no competitivo e tb domina o topo da soloq na coreia, talvez isso justifique o nerf q ele irá receber no próximo patch. Ezreal é extremamente popular, outros picks inusitados como TK e Cassiopeia tbm aparecem no bot mesmo q com taxas de escolhas baixas.

 

O TK talvez apareça como ADC e  farme na lane junto com uma Senna para q a Senna consiga mais almas, essa tem sido uma estratégia utilizada. (Counterando o nerf de almas direcionado a senna ADC).

 

 

ADC BRASIL:

 

 

A Senna aparece com números absurdamente altos no BR na posição de ADC e vc verá mais na frente q tbm na posição de SUP ela é dominante, por isso o nerf programado para o próximo patch nela. Brasileiros parecem não gostar no geral do Aphelios, talvez por preguiça de aprender suas mecânicas únicas, MF segue muito forte talvez fosse justo um nerf, Ezreal é tido como um ADC fraco aki no BR. Campeões q aparecem em ambas as regiões: MF, Vayne, Caitlyn, Lucian e Ashe.

 

SUPORTE COREIA:

 

 

Novamente temos a Senna dominante, dessa vez na posição de suporte, Senna domina o topo de estatísticas na soloq e ainda é muito escolhida competitivo, nerfs são mais doq justos e necessários. A Soloq Coreana costuma gostar mais de suportes tanks como Blitz, Leona, Thresh, Nautilus. Morgana apesar de aparecer tem tido estatísticas bantantes negativas, talve isso justifique o buff.

 

 

SUPORTE BRASIL:

 

 

Também no Brasil a Senna domina a posição de suporte, aqui há uma preferência maior por suportes de peel como Nami, Janna, Lulu, Sona.

 

Já Blitz, Nautilus, Senna e Leona aparecem como escolhas semelhantes nos dois servidores, ah tem o Zilean e o Bardo também. O Blitz em ambas as regiões tem dados dominantes, assim como a Senna, talvez merecesse um nerf.

 

 

Quanto a taxa de banimento na Coréia:

 

 

 

Esses são os campeões mais banidos na KR, perceba q em alguns casos a taxa de banimento tbm serve como parâmetro para nerfar campeões, como nos casos de Senna e Aphelios q tbm aparecem muito no competitivo, e tb no caso do Darius para soloq, a Elise é específica da Região.

 

Os campeões mais populares da Coreia:

 

 

Esses são os campeões mais jogados na Coreia, acredito q MF, Senna, Garen e Zac sejam por conta da sua força no meta nesse momento.

 

Eu gostaria q o U.GG tivesse o mesmo sistema do OP.GG para eu trazer as estatísticas do servidor brasileiro quanto a popularidade e taxa de banimento, infelizmente eu tive q fazer manualmente:

 

Campeões mais banidos no Brasil: Yasuo, Sett, Morgana, Darius, Aphelios, Nautilus, Lee Sin, Senna, Zed, Leona, nessa ordem.

 

Similaridades em relação ao servidor coreano: Yasuo, Morgana, Darius, Aphelios, Lee Sin, Senna. (Ou seja de 10, 6 são igualmente banidos em ambas regiões)

 

Quanto aos mais escolhidos no Brasil: Lee Sin, Ezreal, Caitlyn, Thresh, Lucian, Nami, Vayne, Senna, Kai'sa, Yasuo.

 

Similaridades em relação ao servidor coreano: Ezreal, Lee Sin, Kai'sa, Thresh, Senna, Lucian. (6 campeões de 10 novamente são escolhidos em ambas as regiões).

 

É isso, espero q tenham gostado, deu um trabalhão pra reunir todas essas informações. Me corrijam se algo estiver errado, deixe sua opinião nos comentários sobre o balanceamento dos campeões.

7 RESPOSTAS
Highlighted

Pelo League of Graphs a taxa de ban no BR ta nessa ordem:
1 - Yasuo
2 - Morgana
3 - Sett
4 - Darius
5 - Aphelios

E a Popularidade:
1 - Lee Sin
2 - Ezreal
3 - Lucian
4 - Yasuo
5 - Senna
Não sei se o Site é muito Confiavel, mas eu uso ele a bastante tempo e os valores batem com os do op gg. Mas ai quem quiser ver direito vai no site
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

muito bom esses seus dados com as prints mas quem joga lol n precisa ver isso pois nos sabemos quem ta forte e quem ta fraco, no top sett garen darius estao muito forte. eu acho engraçado que em todas as lives qnd tem um darius contra a pessoa ja começa a chorar, o champ faz 1v2 no early e se ficar um pouco forte faz 1v5 e provavelmente mata uns 3 se n tiver cc. Complicado, vms ver se com os nerfs isso muda. Sem falar q os buffs p eles jogarem na jg deixou eles mt fortes no top pq eles vao pra base e dps volta farmando a jg ficando 1 as vezes ate 2 lv na frente do laner contra. O controle do arongueijo tbm fica facil p eles.
Highlighted

É bem interessante mesmo como eles mexem nos buffs e nerfs, dá pra ver que cada região tem seu estilo de jogo e se os champs são comuns em todas é pq tá roubado mesmo hehe
Acredito que levam mais em consideração ainda o high elo + competitivo

Highlighted

é pq no high elo/competitivo o pessoal joga com o champ q ta mais roubado pq jogam p ganhar ja no low elo pessoal joga mt com o champ q mais gosta mesmo estando fraco. eu msm so jogo de varus e de acordo com op.gg ele é o terceiro pior adc em winrate.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

korea sempre wins
Highlighted
Lenda
Lenda

Quase fiquei feliz quando mencionaram Anívia, mas é um buff irrisório.
O ideal seria que eles revertessem o R dela, pois cagou o champ.
Highlighted
Lenda
Lenda

Não sei por que eles estão querendo trazer magos como Brand e Zyra pra jungle, já que eles tem pouco set up de gank e pouca mobilidade também.