cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Sona precisa de um Rework.

Olá invocadores, vim aqui no fórum para tentar ganhar apoio na ideia de Rework na Sona. Vou listar os principais motivos que justificam um rework nela:

- A lore da Sona é inconsistente. Ao longo dos últimos patchs, a lore da sona na loja vem sendo alterada e não se sabe ao certo qual é a verdadeira história da Sona. Desde o julgamento da Sona, em 2010, não se sabe se a arma da Sona é um Darkin. Nem ao mesmo sabemos se a própria Sona é uma Darkin. Na história antiga e original da Sona, o Etwahl sempre voltava para ela quando seus pais o tentavam vender para colecionadores de Demacia. Além disso, o Etwahl matou Lestara Buvelle, mãe adotiva da Sona. Muitos julgamentos foram descartados da lore de vários campeões pela Riot, mas não achei registro em que a Riot desmentia o julgamento da Sona. Caso seja verdadeiro, tudo indica que a Sona é uma Darkin, ou que ela dominou sua arma Darkin. Essa história continua um mistério e até hoje a Riot não tomou posicionamento sobre isso.

- A mecânica da Sona está fora de controle. Também ao longo dos últimos patchs a Sona vem sofrendo bastantes nerfs em suas skills, e atualmente ela está consumindo muita mana e desequilibrada. Como a própria Riot disse, quando a mecânica de um campeão não está mais sendo compatível com o jogo atual, então ele deveria sofrer um rework. Isso, aparentemente, está acontecendo com a Sona. Atualmente, está ficando cada vez mais impossível e complicado jogar com a Sona. Independente da Win Rate estar estável por agora, ela está consumindo mana demais e difícil.

- Campeã/mecânica antiga e defasada. A sona é uma campeã muito antiga, e sua mecânica permaneceu a mesma (ou bem parecida) ao longo dos últimos anos. Mecânicas antigas precisam ser atualizadas para novas mecânicas, vocês mesmos disseram.  A sona vem levando buffs e nerfs e, aparentemente, nunca está balanceada. É uma campeã muito instável e o próprio kit dela tem algumas partes nonsense.

:Habilidades400: - Canção da Celeridade (E) > Essa skill só escala com AP, sendo que sona é um suporte primariamente de utilidade.  Uma sona de utilidade consegue, no máximo, 15-18% de buff de movespeed nessa skill. No early game então, essa skill fica inútil, só serve para ativar a passiva dela.

:Habilidades401: - Hino do Valor (Q)  > Outra skill que só escala com AP. 

Fazendo uma sona com build de utilidade, essas skills não dão tanto dano como um AP. Isso faz com que uma Sona AP seja tão boa quanto uma Sona Utility, o que dá a ilusão de que ela está balanceada, mas não é verdade. Isso faz com que 2 skills da sona fiquem defasadas e sem escalamento, o que atrapalha consideravelmente o late game dela. 

"Mas se você upar o Q você vai dar bastante dano!" não é um dano absurdo nem muito forte, sinceramente. Você só vai focar o Q caso faça uma sona agressiva/focada em AP. Aí sim você vai conseguir dar um burst. Agora, se você focar utility, o Q dela não escala muito, fora a MR que pode defasar ainda mais essa skill.

"Mas o E da Sona é um bom buff" na verdade, nem tanto, sinceramente. Às vezes ele pode ser útil, mas não é algo que você vai usar frequentemente. Não faz muita diferença. Mas, com uma Sona AP, você consegue escalar para quase 40% de buff na movespeed. Aí sim, faz muita diferença. Alguém com 400 de movespeed, por exemplo,  vai para 560 de movespeed com a aura da Canção da Celeridade (:Habilidades400:).

Sim, o kit da sona possui problemas. Aliás, a Sona possui muitos problemas. Problemas na lore, no kit, e tudo isso pode acarretar em problemas no próprio visual dela. 

Enfim, é isso. Espero que isso chegue em algum lugar. E não sou só eu, praticamente todos os jogadores de Sona estão reclamando de sua mecânica e jogabilidade nos últimos patchs.

De qualquer forma, obrigado por me ouvirem.

84 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Sona precisa de um Rework.

Pois é cara, adoro a Sona, mas simplesmente não vejo mais vantagem em usar ela... Depois que estragaram com a passiva dela, nossa... Daqui a pouco vão bufar o dano dela e fazer a Sona virar uma Mid Laner .-.
Highlighted
Arauto
Arauto

Olha @Sona Mineira, até que enfim um post que faz de novo essa reclamação, mas com argumentos consistentes.

E concordo nos termos:

1. Talvez ela seja uma Darkin que dominou o item? Seria interessante, até porque combaria com o "time Darkin" ela de suporte, sendo que faltaria nesse momento o Suporte e Meio. O que acho que ficaria fora de completar a história é que se ela já dominou o Darkin, os 5 não conseguirão se juntar novamente. Mas vai saber...
  2. A mecânica é bem velha mesmo, sendo somente Auras e uma skill shot. No máximo o Q que também é bem chatinho, pois se tiver distância é tiro certo. Seria interessante outras ferramentas para ela, como o kit da Nami ou Janna.
  3. Por ser antiga, volta no item 2. Talvez um rework de visual e habilidades a coloque na história novamente, como foi o Galio, Evellyn e Yorick.

Tomara que ela entre em algum update futuro...

Highlighted
Dragão
Dragão

Concordo com a parte da lore e do visual, realmente precisa

agora a parte do kit não sei tanto, achei que com as novas runas elas ficou um tanto forte (tanto que recebeu alguns nerfs). Antes sempre preferia Janna ou Nami a ela, mas agora acho que o kit dela faz um uso muito bom com as novas runas, seja poke ou utilidade.

Ela gasta muita mana? Sim, mas pra isso é só fazer a lágrima da deusa, fico horrores em tf com ela e nunca tive problema de mana, não acho que isso seja justificativa pra uma rwk dela, tem vários outros champs necessitando absurdamente muito mais.

Highlighted

Eu tenho 1 milhao e 530 mil pontos de maestria de Sona, joguei nessa season 7 pra caramba com ela, e confesso que tenho certeza q a riot a odeia, janna ficou forte por varios patchs, riot falava q era por causa do turibulo, nerfou o item até o talo, qnd viu q o win rate da janna nao caiu deram uma mexida nela, a sona ficou forte com a pré-temporada por causa das runas e invez de balancearem as MSM nao, nerfaram a Sona e depois nerfaram as runas dela, eu fiquei tipo zzzzzzzzz, eu queria saber pq a Sona nao pode ser um capeao decente para os rioters, sona começa a ficar forte e cortam as asas dela, SONA TA DANDO MUITO DANO COM AS NOVAS RUNAS VAMOS NERFAR AD BASE ARMOR ESCUDO E CURA, EZ TA FORTE VAMOS NERFAR APENAS SEU Q - "Riot Lispector" incoerência resumi tudo o que tiver haver com a Sona
Highlighted
Arauto
Arauto

Só tomando um rework mesmo, campeão muito abusivo e sem counter play, o "Q" que ela usa para oprimir na lane nem point and click é sendo ainda mais facil de oprimir os inimigos, por isso a riot não deixa ela entre os top suportes.
Highlighted

Parece uma boa ideia... Talvez assim isso incentive jogadores como eu (que não joga com Sona) a jogar com ela....
Highlighted
Arauto
Arauto

@Off - 3 comentários de 3 pessoas com o ícone da DJ Sona e cada um com ela em uma forma diferente, vocês combinaram isso? kkkkkkkk desculpa pelo Spam, só achei curioso
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Rapaz, eu to escrevendo uma história sobre isso, e ia ser muito da hora ela ser um Darkin... e imagina um mago darkin pro meio pra fechar o time? CHE SUIS

Semana que vem vou postar no fórum uma ideia que eu tive nesse quesito

Highlighted

É CLARO QUE PRECISA DE UM REWORK MAS PORQUE ISSO??? PORQUE A RIOT NERFOU ELA UMAS 5X SEGUIDAS ELA JA TAVA UMA BOSTA AGORA TA PIOR QUE BOSTA NAO DA DANO NENHUM NO Q...
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Bom, primeiro, lore não precisa de um rework pra ser mudada/atualizada, Varus :Champion118: é um ótimo exemplo disso. Segundo, o visual da Sona não é tão outdated como o de alguns campeões que realmente precisam de VU :champion73::habilidades19:. E por último, as habilidades da Sona realmente precisam de uma mudança, a galera acha o Q da annie sem mecânica, mas o Q da Sona ela nem o mouse precisa botar em cima dos campeões inimigos; eu particularmente adoraria que a Riot desse algum amor para a mudinha, vi aqui nos comentários reclamando também dos nerfs que ela recebeu em comparação a Janna :champion42:, é importante ressaltar que é preseason e eles sempre fazem mais mudanças e mudanças mais radicais nessa época, ela estava absurda abusando muito das runas novas, mas aí eles nerfaram ela e as runas e então ela foi jogada no canto de novo :Iten3070:.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Concordo no visual, mas a mecanica dela é boa na minha opinião. Apenas ela entra em uma inconstante na passiva dela, acho que um rework visual acompanhado de uma passiva nova para ela, pois nerfaram e depois disso ela ficou mecanicamente ingrata, acho que corrigir os status base de consumo de mana já dão uma boa cara a ela.
Highlighted
Arauto
Arauto

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ata
Highlighted

sei la man... late game ela ainda ta OP pra kct.... a win rate ta alta faz uma cota... essa cosia da mana... vc deve ter jogado muito urf pra falar isso pq uma coisa q eu acho forte nela é a mana ragen. q é só vc saber usar o seu kit direito q vc ta sempre com 50% da mana ou mais. sei lá pra mim realmente nao existe um motivo bom pra pickar sona hj.. e apesar dela n fazer nada q outros ja n façam acho q ela tem um dano bem forte pra um sup cura/utility.
Highlighted

também concordo que ela precisa de um rework, kit de habilidades bem basico e adoraria que aumentassem a vida dela pra ela perde a fama de minion
Highlighted

Re: Sona precisa de um Reworkem

ta bem fraca e necessita de uns buffs. espero dias melhores para a sona.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

de que adianta tudo isso se o novo meta da riot com as runas transformou ela em um minion?
Highlighted

nami n eh muito pokeadora... quer um poke pega um xerath.
Highlighted
Arauto
Arauto

sabe o que pior?
que eu avisei antes dela tomar o ultimo nerf pesado,
https://boards.pbe.leagueoflegends.com/en/c/client-new-features-feedback/wu3kfJ0q-discussion-and-rea...

ela e muito squish, dano está medíocre, letalidade em alta tornado ela ainda mais fraca, so funciona jogando de support, self heal está baixo, muitos contra e poucos prós.

por conta dos constantes nerfs do turibulo , e nerfs nas runas que ela se saia bem, e nerfs diretos, e mais fácil você tentar jogar com outro personagem pois a sona está num limbo que vai demorar para ela sair.

eu gosto de jogar de sona mas infelizmente esta bastante inviável , muito difícil ela ter um buff no inicio da temporada, e a Riot não assume que errou então vai demorar para ela sair do buraco que se encontra, agora só esperar a próxima pré-temporada, pois somente lá que talvez ela volte.
Highlighted

:Habilidades19: