cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Sona precisa de um Rework.

Olá invocadores, vim aqui no fórum para tentar ganhar apoio na ideia de Rework na Sona. Vou listar os principais motivos que justificam um rework nela:

- A lore da Sona é inconsistente. Ao longo dos últimos patchs, a lore da sona na loja vem sendo alterada e não se sabe ao certo qual é a verdadeira história da Sona. Desde o julgamento da Sona, em 2010, não se sabe se a arma da Sona é um Darkin. Nem ao mesmo sabemos se a própria Sona é uma Darkin. Na história antiga e original da Sona, o Etwahl sempre voltava para ela quando seus pais o tentavam vender para colecionadores de Demacia. Além disso, o Etwahl matou Lestara Buvelle, mãe adotiva da Sona. Muitos julgamentos foram descartados da lore de vários campeões pela Riot, mas não achei registro em que a Riot desmentia o julgamento da Sona. Caso seja verdadeiro, tudo indica que a Sona é uma Darkin, ou que ela dominou sua arma Darkin. Essa história continua um mistério e até hoje a Riot não tomou posicionamento sobre isso.

- A mecânica da Sona está fora de controle. Também ao longo dos últimos patchs a Sona vem sofrendo bastantes nerfs em suas skills, e atualmente ela está consumindo muita mana e desequilibrada. Como a própria Riot disse, quando a mecânica de um campeão não está mais sendo compatível com o jogo atual, então ele deveria sofrer um rework. Isso, aparentemente, está acontecendo com a Sona. Atualmente, está ficando cada vez mais impossível e complicado jogar com a Sona. Independente da Win Rate estar estável por agora, ela está consumindo mana demais e difícil.

- Campeã/mecânica antiga e defasada. A sona é uma campeã muito antiga, e sua mecânica permaneceu a mesma (ou bem parecida) ao longo dos últimos anos. Mecânicas antigas precisam ser atualizadas para novas mecânicas, vocês mesmos disseram.  A sona vem levando buffs e nerfs e, aparentemente, nunca está balanceada. É uma campeã muito instável e o próprio kit dela tem algumas partes nonsense.

:Habilidades400: - Canção da Celeridade (E) > Essa skill só escala com AP, sendo que sona é um suporte primariamente de utilidade.  Uma sona de utilidade consegue, no máximo, 15-18% de buff de movespeed nessa skill. No early game então, essa skill fica inútil, só serve para ativar a passiva dela.

:Habilidades401: - Hino do Valor (Q)  > Outra skill que só escala com AP. 

Fazendo uma sona com build de utilidade, essas skills não dão tanto dano como um AP. Isso faz com que uma Sona AP seja tão boa quanto uma Sona Utility, o que dá a ilusão de que ela está balanceada, mas não é verdade. Isso faz com que 2 skills da sona fiquem defasadas e sem escalamento, o que atrapalha consideravelmente o late game dela. 

"Mas se você upar o Q você vai dar bastante dano!" não é um dano absurdo nem muito forte, sinceramente. Você só vai focar o Q caso faça uma sona agressiva/focada em AP. Aí sim você vai conseguir dar um burst. Agora, se você focar utility, o Q dela não escala muito, fora a MR que pode defasar ainda mais essa skill.

"Mas o E da Sona é um bom buff" na verdade, nem tanto, sinceramente. Às vezes ele pode ser útil, mas não é algo que você vai usar frequentemente. Não faz muita diferença. Mas, com uma Sona AP, você consegue escalar para quase 40% de buff na movespeed. Aí sim, faz muita diferença. Alguém com 400 de movespeed, por exemplo,  vai para 560 de movespeed com a aura da Canção da Celeridade (:Habilidades400:).

Sim, o kit da sona possui problemas. Aliás, a Sona possui muitos problemas. Problemas na lore, no kit, e tudo isso pode acarretar em problemas no próprio visual dela. 

Enfim, é isso. Espero que isso chegue em algum lugar. E não sou só eu, praticamente todos os jogadores de Sona estão reclamando de sua mecânica e jogabilidade nos últimos patchs.

De qualquer forma, obrigado por me ouvirem.

84 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Eu hein... esse pessoal querendo só que o campeão fique forte grr.. Eu quero é que fique legal de jogar, porque hoje em dia é pedir pra passar raiva. Uns ADCs que acham que Sona dá mana, e outros que acham que ela é uma poção ambulante (ela nem cura mais). Desisto dessa Sona atual.

Highlighted
Tropa
Tropa

concordo plenamente ❤️

@Halleymoon escreveu:

Olá invocadores, vim aqui no fórum para tentar ganhar apoio na ideia de Rework na Sona. Vou listar os principais motivos que justificam um rework nela:

- A lore da Sona é inconsistente. Ao longo dos últimos patchs, a lore da sona na loja vem sendo alterada e não se sabe ao certo qual é a verdadeira história da Sona. Desde o julgamento da Sona, em 2010, não se sabe se a arma da Sona é um Darkin. Nem ao mesmo sabemos se a própria Sona é uma Darkin. Na história antiga e original da Sona, o Etwahl sempre voltava para ela quando seus pais o tentavam vender para colecionadores de Demacia. Além disso, o Etwahl matou Lestara Buvelle, mãe adotiva da Sona. Muitos julgamentos foram descartados da lore de vários campeões pela Riot, mas não achei registro em que a Riot desmentia o julgamento da Sona. Caso seja verdadeiro, tudo indica que a Sona é uma Darkin, ou que ela dominou sua arma Darkin. Essa história continua um mistério e até hoje a Riot não tomou posicionamento sobre isso.

- A mecânica da Sona está fora de controle. Também ao longo dos últimos patchs a Sona vem sofrendo bastantes nerfs em suas skills, e atualmente ela está consumindo muita mana e desequilibrada. Como a própria Riot disse, quando a mecânica de um campeão não está mais sendo compatível com o jogo atual, então ele deveria sofrer um rework. Isso, aparentemente, está acontecendo com a Sona. Atualmente, está ficando cada vez mais impossível e complicado jogar com a Sona. Independente da Win Rate estar estável por agora, ela está consumindo mana demais e difícil.

- Campeã antiga. A sona é uma campeã muito antiga, e sua mecânica permaneceu a mesma (ou bem parecida) ao longo dos últimos anos. Mecânicas antigas precisam ser atualizadas para novas mecânicas, vocês mesmos disseram.

Enfim, é isso. Espero que isso chegue em algum lugar. E não sou só eu, praticamente todos os jogadores de Sona estão reclamando de sua mecânica e jogabilidade nos últimos patchs.
De qualquer forma, obrigado por me ouvirem.

Highlighted

No patch 8.2 a Riot esta considerando(creio eu que deva acontecer) buffar a sona,entao nos resta esperar e ver no que da

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ela ja teve  mas foi um mini rework ^^

Highlighted
Tropa
Tropa

Um outro detalhe na lore dela é que agora a Riot desistiu da ideia de invocadores (tanto que excluiu quase completamente a existência deles), então com quem ela conversa? quem pode ouvir ela agora? Coitada.... 

:Champion5:

Highlighted

O que eu acho que ferra com a Sona é que ela tá com muita pouca identidade própria, tá parecendo mais um suporte genérico.

o Q dava dano, era uma pokeadora ( Porque pelo efeito da Aura ninguém usa, praticamente. É apenas 1 hit, o E da nami mandou um abraços, acho que dá mais dano e ainda dá slow )

W - a cura não é muito grande e apesar de ter uma área só cura 1 pessoa, tem que colar no aliado para dar um escudinho rápido ._.

E - Ok, correr é ótimo. Não to lembrando nenhum outro suporte que dá velocidade de forma eficaz assim.

R - Uma ultimate que desabilita por 1,5 segs, e só. Sério, que duração ridicula, apesar da área e alcance serem bem legais. o Q da Nami fica o mesmo tempo, o E do taric fica 0,25seg a menos ( e quase o mesmo dano, sério ). Presta pela passiva.

A passiva da Sona, alguém usa além da passiva com o Q?

Acho que eu gostava mais quando tinha mais auras e itens com auras ( Arauto de Zeke e Solari ), pelo menos dava um Boost pro time quando ficava perto, agora eu não sei o que Sona faz de diferencial em um jogo -_-
Highlighted

A Riot tirou as auras por conta dos junglers fedidos da epoca que tbm usavam. Ai é só queda.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

A mecânica dela é a mais simples do jogo, fora que ela é meio inútil pra proteger o ADC sem a ult, tipo, a Nami tem a bolha e a ult, a Soraka tem o silence, Janna tem o tornado, Lux e Morgana tem o Q delas, e a Sona tem a ult e só, as auras das skills são interessantes mas não servem de muita coisa quanto um Kha´zix pula no ADC ou um Blitz acerta o puchão. Até acho a campeã legal (acabei de habilitar uma skin dela) e se fosse jogar de suporte talvez escolhesse ela (embora eu tenha Morgana e Soraka) mas quando eu to de ADC e meu suporte é uma Sona eu não me sinto muito bem, acho que o kit dela é meio antigo demais pro lol, poderia mudar um pouco, talvez manter a ult e o W e mudar as outras skills, trazer um stun no Q ou um slow no E, algo que não fosse só apertar a tecla, que tivesse como mirar.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Ela não precisa de rw, ela precisa de balanceamento e só.

O kit dela foi feito pra ser simples, bem como o kit de tantos outros personagens "cotocos" que são pro jogador iniciante criar interesse no jogo e é isso. 

Só que a rito não consegue encontrar um meio termo pra ela, ou ela fica muito forte ou muito fraca e isso sim é chato, mas também acontece com outros champs como :Champion10: :Champion92: que sempre estão absurdamente fortes ou mortos em cima de tanto nerf. 

Sem contar que existem outros champs que precisam de rw visual ou no kit com mais urgência, né 

:Champion79: :Champion103: :Champion116: :Champion73: :Champion53:

Highlighted

@Chicago Spring escreveu:

Ela não precisa de rw, ela precisa de balanceamento e só.

O kit dela foi feito pra ser simples, bem como o kit de tantos outros personagens "cotocos" que são pro jogador iniciante criar interesse no jogo e é isso. 

Só que a rito não consegue encontrar um meio termo pra ela, ou ela fica muito forte ou muito fraca e isso sim é chato, mas também acontece com outros champs como :Champion10: :Champion92: que sempre estão absurdamente fortes ou mortos em cima de tanto nerf. 

Sem contar que existem outros champs que precisam de rw visual ou no kit com mais urgência, né 

:Champion79: :Champion103: :Champion116: :Champion73: :Champion53:

Tão balanceando ela a quase duas seasons, não tem como chegar ao meio termo com esse kit ultrapassado dela. 

Tem campões que tem prioridades na lista de Reworks sim, mas Riot já deixou claro que essa lista só serve pra organizar os projetos, mas no fim mas no fim se precisar eles vão dar rework em qualquer um. 

O fato é que só não deram um rework completo porque Sona é um campeão popular, e o feedback negativo é iminente. Então eles tão só jogam pra debaixo de tapete e nerfam quando começa a aparecer no Meta.  

Highlighted

Só podia ser main sona mesmo...essa campeã tem que ter pouca vida e gastar muito mana sim, ela cura tanto quanto uma soraka, atordoa, tira metade da vida com Q e P, e se estiver full ap é instakill, imagina esse câncer gastando pouca mana? minha prima é main sona, e até agora ela não viu defeito, a história e as habilidades eu concordo que deveria mudar, porque ela só tem que acertar a ult, ela é uma boneca doentia e a lore está muito antiga, agora não tente deixar a sona perfeita, eu tenho certeza que isso não vai acontecer: Sona não está fraca, olhe bem o jeito que você joga com ela. Por exemplo, minha prima upa o q, e nunca vi ela perder uma lane, se você upar o W, level 8 vc já gasta metade da sua mana, tem que deixar w de segunda skill, até pq o q é a que tem menos cooldown se não me engano.

Highlighted

@Hery Forbes escreveu:

Só podia ser main sona mesmo...essa campeã tem que ter pouca vida e gastar muito mana sim, ela cura tanto quanto uma soraka, atordoa, tira metade da vida com Q e P, e se estiver full ap é instakill, imagina esse câncer gastando pouca mana? minha prima é main sona, e até agora ela não viu defeito, a história e as habilidades eu concordo que deveria mudar, porque ela só tem que acertar a ult, ela é uma boneca doentia e a lore está muito antiga, agora não tente deixar a sona perfeita, eu tenho certeza que isso não vai acontecer: Sona não está fraca, olhe bem o jeito que você joga com ela. Por exemplo, minha prima upa o q, e nunca vi ela perder uma lane, se você upar o W, level 8 vc já gasta metade da sua mana, tem que deixar w de segunda skill, até pq o q é a que tem menos cooldown se não me engano.

"Upa o Q e nunca vi perder uma lane" "Upa a cura depois", me diz se isso não pareece mais um mago do que um suporte... Se for para spammar Q e dar dano é melhor pegar Xerath suporte - Nada contra - e.a ( pelo menos tem stun antes do level 6 e mais range ). A passiva dela ta ilusória, só se usa com o Q. "Cura igual soraka", de onde você tirou isso rapaz o-o

Highlighted

@Hery Forbes escreveu:

A sona cura quase metade do que a Soraka cura. Num late game, com a build correta, soraka chega a curar 350 de vida por segundo, quase.Sona não chega nem perto disso. O atordoamento da Sona está na Ultimate, ou seja, não dá pra usar toda hora. O "Q" da Sona em um time inimigo com MR e um support de protect como Karma ou Janna fica muito difícil de usar. Qualquer Skill que você upar da Sona vai gastar muita mana, tanto que só tá dando pra jogar com ela usando runas de Cleptomancia e Faixa de Fluxo de Mana. O W é a skill principal da sona, não sei se você sabe, porque dá cura e escudo.

Conforme os kits de campeões ficam antigos, a Riot precisa fazer reworks para adaptá-los aos contextos atuais. A Sona manteve um modelo de kit muito similar ao longo dos anos. A lore da Sona está super inconsistente e, como dito no tópico, há indícios fortes de que o Etwahl seja uma arma Darkin. Porém, a Riot não está dando atenção para a lore da Sona. Na verdade, ela está retirando partes da lore da Sona na loja, deixando-a cada vez mais sem sentido. 

Quero que a Sona receba visibilidade da Riot. Pelo visto, você não sabe nada sobre a classe de suportes do jogo. Se você não sabe, não comente no meu tópico.

Highlighted

Concordo, Sona esta precisando de um rework geral, Sona têm um grande problema:
Se buffa fica forte demais
Se nerfa fica fraca demais
Outro problema também é:
Cura e VdM (velocidade de movimento) são bem inútil no começo do jogo.
Não podemos esquecer de falar que Sona esta super feia e antiga o visual.
Outro problema também: parece um minion no começo do jogo, QUAL É A **cogumelo do teemo** DO SUPORTE QUE TEM 28 DE ARMADURA E MENOS DE 400 DE VIDA?
Enfim, espero ancioso pra esse rework pra Sona
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

A lore tanto faz, a rito ta nem aí para lore mesmo e só fica sambando com historinhas do jeito que bem quer.

A jogabilidade não tem razão alguma para mudar, pois funciona muito bem. Só porque é antigo não significa que é ruim ou que tem que ser alterado. Talvez um ajuste aqui ou ali (como já foi feito na sona antigamente, alterando a passiva, a área de alcance das auras e a mecânica da cura - que passou a dar escudo), mas fora isso é muito interessante a forma de jogar com a sona e não devem tirar isso nunca.

E a aparência sim. Isso com certeza precisa ser ajeitado... A coitada da sona tem muitas skins legais mas in game é bem tosca...
Highlighted
Arauto
Arauto

O visual da Sona ainda está em um bom estado, por isso discordo de um rework visual.

Concordo que a lore da Sona mereça alguma atenção, algo parecido com o que fizeram com o Varus (mas sem transforma-la em 2 pessoas e um darkin...)

Já no caso das mecânicas eu acho o gameplay da Sona bem divertido e único, ela é um bom champ para novatos aprenderem. A Sona foi um dos primeiros suportes com o qual gostei de jogar e jogo bastante com ela até hoje, se fosse para mudar gostaria que fosse algo pequeno como fizeram com a Morgana, só uma pequena mudança na passiva e no efeito de algumas skills, de preferência sem adicionar skillshots.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu também acho que a sona devia levar um rework. A mecânica dela comparado a de outros suportes é muito simples, só possuindo 1 controle de grupo (R) e um shield e cura miseráveis. Ela já era uma campeã papel e eles tiram armadura e MR não sei não viu, so uma grande mudança pode salvar ela!
Highlighted

Cita minha Nami nisso não , Daqui a Pouco a RIOT mete a Mão nela ai eu MORRO !Smiley Sad

Highlighted

Gostaria muito de ver um Rework na Sona.

Antigamente gostava de jogar com ela, hoje nem tanto. rs

Espero que a RIOT nunca encoste um dedo na minha Nami .

T_T

Highlighted

Tenho a liberdade de expressar minha opinião. Em uma pessoa com mr, até uma katarina fica inútil, soraka só cura, por isso ela cura tanto (ela só ajuda o time todo praticamente curando, escolheu katarina, ou ta de alguem de incendiar ou simplesmente fez morello, a cura da soraka é praticamente anulada), sona esta muito forte e faz muito mais que isso, minha prima joga de sona de aery, sem faixa de fluxo de mana, mas ela n desperdiça skills e se adaptou as mecânicas de consumir mana e skills da campeã, e se sabe que sona é inútil contra karma, janna ou morgana, é só não escolher, isso se chama counter, isso se chama saber escolher o suporte certo, dificilmente a riot vai mudar algo. eu acho ela boa como esta, sim, eu jogo de sona, e nem todas as skills gastam tanta mana assim, você deve se adaptar a mecânica de mana e skills da campeã, não ela se adaptar a você. Boa Tarde. 🙂