cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Sona precisa urgentemente ser balanceada

Nesses últimos 2 anos jogando LOL, pude analisar a Sona no jogo. Costumo compará-la com uma Vayne, fraca, frágil e subestimada no early, porém extremamente forte no late.

 

Analisando alguns dados em sites de estatísticas, pude perceber que a Sona tem o pior win% de todos os suportes até os 20 minutos de partida, isso é extremamente absurdo e desmotivador para quem joga com a campeã e para a equipe da Sona, visto que jogar com ela é uma situação de risco, onde uma campeã extremamente frágil e fraca no early precisa se sujeitar a AAs para farmar seu gold e fazer seu kit funcionar.

 

A Sona deveria ser um intermédio de Nami e Lux, porém não consegue ser nem Lux, nem Nami e muito menos Sona, visto que sua cura só não é pior que a do Rakan e que seu kit não possui um buff+debuff como 90% dos suportes de sua classe possuem, duvida? Vamos aos exemplos:

 

:Champion42: seu Q é uma skill de engage+desengage+dano+alcance, seu W  é atualmente uma skill de poke+slow+mobilidade, seu E é uma skill de excelente proteção+dano+buff (tanto em AA quanto em skills AD) além de durar um bom tempo.

 

:Champion64: seu Q é uma skill de alto dano+debuff de mobilidade+área, seu W é um buff de movimento+ataque ou um CC único+slow, seu E é um escudo especial que lhe permite transferir sua passiva para aliados, além de permitir que a Lulu conjure seu Q através desses, ou marca inimigos concedendo a Lulu e sua equipe, visão deles e permitindo a Lulu castar suas habilidades através de seus inimigos.

 

:Champion74: É uma versão do que a Sona deveria ter sido, elas possuem no kit coisas parecidas, porém Nami leva a melhor por ter um kit mais robusto e completo. Seu Q é uma skill de dano+cc além de aplicar a passiva de Nami em aliados atingidos, seu W é único, podendo curar aliados e causar dano a inimigos, pulando entre um e outro (inclusive em Nami) além de aplicar sua passiva, seu E é um buffAA+slow+movimento.

 

:Champion102: Atualmente se bem jogada, consegue oprimir mais que uma Sona se precisar se expor muito como a Sona faz, devido ao seu Q que causa dano+slow+regeneração de vida+movimento, seu W cura absurdamente aliados, além de transferir efeitos benéficos de seu Q para qualquer aliado que Soraka curar com essa skill, seu E é um ótimo CC que silecia inimigos em área e os aprisiona após X segundos, se bem conjurado em uma TF pode facilmente virar a troca a favor de Soraka.

 

Agora é a vez da nossa amiga Sona, vamos analisar suas habilidades básicas e notar o quão fraca sua fase de rotas é frente a de suas colegas de trabalho analisadas logo acima!

Dentre todos esses suportes citados, Lulu é a única que usufrui de seus AAs tanto quanto Sona, porém diferente de Lulu, Sona possui cura e ""escudo"" em seu W :Habilidades403: para resistir melhor à trocas na rota. E é nessa habilidade que mora um dos pesadelos da Sona, o grotesco e brutal custo de mana por míseros 30 de vida+25 de escudo (não é piada).

*Possível solução*  Acredito que para ajudar Sona na rota, seu W deveria ter um custo inicial bem diminuído (55ou60), e em seus níveis finais seu escudo deveria escalar menos com AP, para que assim a campeã possa reagir melhor sem precisar voltar base a cada vez que curar ou ser obrigada a buildar :Iten3070: .

 

Seu E :Habilidades400: é uma skill que diferente de todas as suas outras habilidades, não possui nenhum efeito além de uma melodia em área que concede a seus aliados movimento e que na fase de rotas é quase que inútil, servindo in early para ativar sua passiva de debuff de movimento. Porém é uma ótima habilidade late, mas bem late mesmo, pelo o fato de escalar com cada 100 de AP construídos pela Sona.

*Possível solução*  adicionar um valor base (até porque nem só de AP viverás o homem... ou no caso da Sona, a mulher), transferir o seu potencial late para o seu early, para que a Sona não se torne 100% dependente de sua ultimate para salvar aliados, visto que atualmente essa á única chance que ela tem de salvar seus aliados e a sí mesma em momentos difíceis. E para balancear, diminuir o poder late dessa skill, fazendo com que Sona e seus aliados corram um pouco menos do que atualmente e dando-lhe uma bonificação ao maximizar essa habilidade, como por exemplo um slow alá Lulu, ou uma espécie de Zéfiro que caso Sona conseguisse atingir seu inimigo, o valor em slow do inimigo seria convertido em velocidade de movimento para Sona e seus aliados.

 

Seu Q:habilidades401: é uma ótima habilidade, porém limita demais a Sona a ser jogada somente como suporte quando ela na verdade tem um grande potencial como mago carry+utility. "Meu Deus, como assim?!" Em seu Q, Sona toca duas ondas sonoras que causam dano a até 2 inimigos, após isso Sona cria uma aura azul que buffa o próximo AA dela e de aliados atingidos pela aura! E acabou

*Possível solução ou ajuste*  Sona recebe +1 onda sonora a cada nível colocado nesta habilidade, por exemplo: com o Seu Q:habilidades401: no nível 1 Sona possui duas ondas sonoras, ao evoluir essa habilidade para o nível 2, ela pode conjurar 3 ondas sonoras, no nível 3 ela conjura 4 ondas e assim por diante até no máximo 6 ondas, porém cada onda só pode atingir um inimigo, assim como é hoje, nada de 2 ou mais ondas atingindo o mesmo inimigo, caso não hajam tropas ou inimigos suficientes na área, Sona só tocaria as ondas necessárias no momento. Para balancear esta habilidade, parte do custo de mana retirado de seu W :Habilidades403: seria repassado para seu Q:habilidades401: (70 de mana seria legal). Este aprimoramento permitiria que Sona saísse de debaixo das asas de seu ADC e fosse para a rota meio, humilhar alguns mains Zed, Yasuo e colocar a Ahri na coleira como ela sempre fez.

 

Agora alguns dados

Sona possui o pior win% dentre todos os suportes até os 20 minutos de jogo.

Sona possui um dos piores pick% dentre os suportes de peel, estando com com somente 2%.

Sona foi tão nerfada quanto a Janna, porém diferente dessa, Sona não recebeu nenhuma bonificação em troca dos nerfs.

Sona morre em média 5.8 vezes por partida.

Sona é atualmente a #15 suporte que mais ganha jogos.

Graças às suas auras, Sona é uma das suportes que mais ganham assistencias, perdendo para Nami e outros por uma diferença de 2.5.

 

fonte: http://champion.gg

 

"..." - Sona, a maestra das cordas

3 RESPOSTAS
Highlighted
Arauto
Arauto

vdd
Highlighted

Pontos que poderiam melhorar na sona: equilibrar mais o early com o late, ninguém merece esse early sofrido e o alto custo de mana do W dela, e uma habilidade de clear wave pra ela ser mais efetiva no mid, o resto nao vejo pq mudar ou alterar, prefiro minha sona assim do jeito q esta do q ela virar um saco de cura igual soraka, ou um saco de shild igual a Janna, minha sona faz tudo no late alem de ter o melhor poke das suportes encantadoras.
Highlighted

Com essa história da riot focar o papel do champ, você nao vai ver Sonas Mid.