O Urgot foi por muito tempo pick ou ban no competitivo, resultando em vários nerfs e mudanças na mecânica de jogo. A maior delas, a remoção do escudo do W, fez com que o campeão perdesse totalmente sua prioridade, chegando aos 47% de winrate no patch atual.
Além dos nerfs diretos, o Urgot foi atingido indiretamente por outras mudanças de balanceamento:
Como o Urgot é considerado um campeão de ataque a distância, ele é o único colosso que recebe cura reduzida do conquistador;
E pelo mesmo motivo do anterior, ele é o único colosso que não pode comprar Sterak (um item core para a classe).
O Urgot possui 350 de range, que não é o suficiente para pokear os adversários de forma segura na lane; ele perde 125 de velocidade de movimento ao ativar o W; sua única habilidade de movimentação é a mesma que garante um pouco de durabilidade, além de possuir um alto delay (E); sua execução do R é poderoso, mas altamente previsível e counteravel. O Urgot pode possuir pontos positivos, mas os negativos são superiores.
Uma mudança simples tornaria o Urgot viável: fazer o campeão ser considerado corpo a corpo. Essa seria uma mudança simples e compensatória para os nerfs indiretos que recebeu. Afinal, o título de ranged só traz desvantagens para o campeão, que precisa estar colado com os inimigos para causar dano, e é facilmente caitável.