cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Tropa
Tropa

Suporte é discriminado no LOL?

Ir para a solução

Há tempos que venho jogando de suporte no LOL. Em todo jogo que participo eu gosto de fazer o personagem de suporte. Acontece que no League of Legends eu considero que quem joga suporte é realmente discriminado e não tem as mesmas condições de vencer do que quem está em outra posição. Já pesquisei com amigos e estava realmente inclinado a desistir de jogar porque realmente é muito difícil fazer essa posição por conta de jogos em que você sabe que se estivesse em outra posição ou na situação de outro jogador vc jamais perderia o jogo.

Hoje joguei uma partida muito prazerosa, com uma equipe muito bem organizada, desde os picks e bans, e o jogo fluiu. Todos os jogadores do meu time ganharam nota Sou S+. Exceto eu, o suporte. Então fui analisar os números para ver onde eu pequei. Vou postar 3 fotos e gostaria da opinião da comunidade para me dizer se suporte é ou não discriminado neste jogo.

Nesta primeira foto vocês podem ver que fui o único que não ganhou S ou S+. Detalhe. Fiquei 1/0/7. A tristana, que ganhou S+, ficou 1/1/7.

https://drive.google.com/open?id=1WHnfPB1criyU27bsn69_Y5lcKP6iDz1Z

Nessa segunda imagem vocês podem ver o controle de visão. Acho que a figura é autoexplicativa. Pela imagem podemos ver que fiz muito bem o controle de visão do mapa. 

https://drive.google.com/open?id=1YP9U2uYRmJX8bhG945neDC0XwIIj9Ndz

Esta última imagem podemos ver o dano causado. Tudo bem, fui o menor dano da equipe, até porque foquei no peel pro meu time. Mas poxa vida, dei mais dano que qualquer um do time inimigo e não fiquei assim tão longe do meu adc e do meu jungler.

https://drive.google.com/open?id=1FfDzbqNfwYGpv4OvEH2NFBQ07uyLrxBn

Bom. Digam vocês o que acham. Eu continuo achando que suporte poderia ser mais valorizado ou, pelo menos, ser avaliado por parâmetros diferenciados. Fica aqui minha questão: Suporte só se f***? Ou é impressão minha?

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted
Arauto
Arauto

Re: Suporte é discriminado no LOL?

Ir para a solução
Acho que o LoL ainda não tem uma recompensa expressiva pra visão no mapa.. Tipo, claro, você vai ficar muito melhor no jogo, mas.. Pra jogadores novatos de suporte, não compensa botar wards, já que não ganham nada com isso.

Sou muito a favor de dar assistências quando o suporte tiver wardado a área em que o inimigo foi morto.
"Sem sofrimento, sem valor".

Ver Resposta em Destaque no post original

18 RESPOSTAS
Highlighted
Dragão
Dragão

Ir para a solução
A única discriminação são os jogadores que desprezam quem sobe de elo como main suporte.

Não acho que seja mais difícil de suporte que em outra posição. Se vc estivesse no top (exemplo) existiriam jogos nos quais seu suporte entregaria o jogo. Então vc pensaria: se eu tivesse de suporte, era gg. Vc é 1/5 dos jogadores do seu time, não é possível controlar tudo.

Em relação a nota, ela é calculada em relação a média das pessoas com aquele campeão: k/d/a, participação em objetivos, etc. Então, não é possível comparar a nota com a de outro campeão, pq talvez seja comum lulus ficarem com esse placar. Para tirar as maiores notas, tem que ir melhor que as demais lulus.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Entendi sua colocação. Contudo, não consigo acreditar que a nota é atrelada a nota de outras partidas. Porque em outras partidas a história pode ter sido bem diferente e talvez uma LULU com placar pior que o meu, mereceria uma boa nota igualmente. Não se pode especificar uma nota para o mesmo campeão em situações diferentes.

Se for assim, então essa tristana 1/1/7 deve ser a melhor Tristana da comunidade. Comédia.

Highlighted
Dragão
Dragão

Ir para a solução

objetivos ajudam muito pra suporte, ajudar nas torres/inib/drag é essencial se vc quer o S, não é só dano e kda.

Quanto a discriminação, geralmente depende do elo, mas o geral ou acha q vc é uma sentinela ambulante q n faz mais nada q visão ou é aquele adc q acha q vc tem q predizer o futuro e não deixar ele morrer por mais besteira q ele faça.

Adoro jogar de suporte, mas no geral o muteall é seu melhor aliado

Highlighted

Ir para a solução

Acho que o preconceito tem sim, mas nem tanto como antigamente, e é mais no bronze mesmo, atualmente, graças ao meta do competitivo onde os suportes tiveram um peso ridículo nas duas últimas seasons, a galera tá mais relax, só quem reclama o ADC que acha que suporte é babá ou qualquer outro zé ruela que acha que quando tu cai suporte tu ganha uma bola de cristal. 

Quanto a nota, já vi uns papos(nunca parei para pesquisar) de que ela é calculada com base num desempenho "global" o que de certa forma é bom, visto que a role mudou muito desde um tempo para cá, força você a realmente saber o papel de um suporte para não fazer merda quando cair no autofill, só acho que deveria ter um reconhecimento melhor, tipo, todas as outras roles tem o K/D/A como forma de mostrar que é bom, mas de sup não há como mostrar no histórico aquela lanterna + grab no sapo que salvou você + 1 amiguinho do over, ou aquela ult de leona que travou geral para a ult da oriana(OU AQUELA DESGRAÇA DE SORAKA ULTANDO PARA FAZER O **cogumelo do teemo** QUE TAVA COM 1 DE VIDA FICAR COM 50%) ou os roammings que tu deu que feedaram mid, top e jg.

Highlighted

Ir para a solução
Pelo contrário, Suporte é a posição mais fácil de vencer de todas, porque é a menos selecionada e com o menor número de mains. Se você é main suporte, é infinitamente mais fácil fazer a diferença em relação ao inimigo que caiu como autofill e só tá jogando porque não quis quitar
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

Orya,

Se vocêr vir a imagem a seguir, verá que o único dragão da partida fui eu que fiz. 

https://drive.google.com/open?id=1KcHfBVhjWt0kKdW6a3dEuawtEyLWOdJg

Além disso, uma das torres também fui eu que levei. Sinceramente, não sei como o sistema atribui as notas. Só sei que se você assistira partida verás que é sempre injusta com o suporte.  Eu já havia percebido isso antes mas, esta partida em específico, ficou bem descarado o preconceito.

Highlighted
Academia de Piltover
Academia de Piltover

Ir para a solução

Cara, o negocio quando se tira S ou S+ não tem relevancia com seu time!

E sim com os demais jogadores que jogam com o referido campeão!

No seu caso, Lulu, creio que o Essencial, seja na participação de mais de 63% nos abates do jogo, como sup não faz abate, faça assistencias.

é bem relativo tudo isso que você está expondo.

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Realmente. O sistema poderia pontuar diferente pro suporte.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
JimmieJohnson,

Entendo que Lulu é jogada em outras roles e por isso, talvez, tenha uma taxa alta de kills. Contudo é um champ que é suporte como main role. Agora, se você verificar na figura abaixo, houveram 5 kills no bot.
https://drive.google.com/open?id=1KcHfBVhjWt0kKdW6a3dEuawtEyLWOdJg
E eu tenho 1 kill e 7 assists. Ou seja. Além de ter todos os assistis do bot, tenho mais 3 fora da lane. Fiz o dragão, derrubei uma das torres e detalhe: Meu ADC tem 1 kill. Ou seja. Se eu fosse um adc batata babá de adc, eu não teria nenhum assist porque ele só matou 1.
Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
Acho que o LoL ainda não tem uma recompensa expressiva pra visão no mapa.. Tipo, claro, você vai ficar muito melhor no jogo, mas.. Pra jogadores novatos de suporte, não compensa botar wards, já que não ganham nada com isso.

Sou muito a favor de dar assistências quando o suporte tiver wardado a área em que o inimigo foi morto.

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução
Polzerk,
É, realmente, uma ótima idia.
Highlighted

Ir para a solução

@Polzerk escreveu:

só que isso meio que irá desbalancear o jogo em questão de gold, porque aí todo mundo que colocar uma ward no mapa ganha assist se ocorrer kill ali. Talvez se aquele placar de visão/controle de grupo que tem nos dados estatísticos ficasse mais visível e tivesse um peso maior seira mais recompensador. É meio frustrante tu olhar o placar de visão e ver que deu 160 à 29 no suporte inimigo e saber que ninguém liga para isso.

Por Exemplo: Fulano, Maior placar de Visão: Karma- 213
                                     Maior Controle de Grupo: Nautilus 263.

Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução

@lima alpha escreveu:

@Polzerk escreveu:

só que isso meio que irá desbalancear o jogo em questão de gold, porque aí todo mundo que colocar uma ward no mapa ganha assist se ocorrer kill ali. Talvez se aquele placar de visão/controle de grupo que tem nos dados estatísticos ficasse mais visível e tivesse um peso maior seira mais recompensador. É meio frustrante tu olhar o placar de visão e ver que deu 160 à 29 no suporte inimigo e saber que ninguém liga para isso.

Por Exemplo: Fulano, Maior placar de Visão: Karma- 213
                                     Maior Controle de Grupo: Nautilus 263.

Só que ai no caso só iria valer pros caras que pediram a posição de SUPORTE. Ou não né. Visão é importante seja lá quem botar.

Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução

Sou main suporte e é bem comum eu tirar S nas partidas nessa posição. O problema da nota se resume a duas coisas: pessoal que alega que suporte não pode pegar kill (principalmente no começo) e como visão de jogo impacta na partida.

No primeiro caso, obviamente não estou falando do suporte que é "calibrado no ks", mas sim o cara que realmente elimina rápido o adversário para evitar um abate de aliado, ou algo assim. Quando jogo com algum dos meus amigos como adc, já até deixam eu pegar FB ou até double kill, porque converto em  :Iten2049: com :Iten2055: cedo no jogo, o que quase sempre garante dragão e impõem pressão no jungler adversário, enquanto meu jungler fica solto no mapa.

O que leva ao segundo ponto, placar de visão é uma coisa meio estranha porque aparentemente não conta campeões advserários revelados na conta, mas retirar sentinelas conta até bastante. Teve jogos aonde posso garantir que minhas sentinelas estavam sendo pouco eficientes, mas eu tirei MUITA visão adversária, e finalizei com um bom placar. Apenas o tempo que a sentinela fica ativa não é muito eficiente, seria interessante um bonus cada vez que a sentinela normal revele um campeão inimigo de passagem e o momento que uma outra sentinela invisivel é colocada.

A primeira é mais complcada por ser uma questão do próprio comportamento da comunidade, mas a segunda é algo que a Riot pode implementar com certa facilidade e melhorar  a qualidade de vida dos suportes e da propria comunidade em geral.

Highlighted

Ir para a solução

Sei não, ia virar esculhambação, sua recompensa por colocar wards é ter visão do time inimigo, não precisa necessariamente ganhar gold por isso, creio que iriámos voltar para os tempos do "suporte **cogumelo do teemo** que não warda". Não se trata de reconhecimento in game, mas sim fora, outras roles tem o K/D/A, supports teria o W/D/A? auhasusahuas(wards deaths assistir)

Highlighted
Arauto
Arauto

Ir para a solução
Sim, nao falei de fazer algo diferente pro suporte, só em como a conta do placar de visão que já existe é feita. Até porque a Riot já falou que ward dentro da base adversária conta menos (porque aquele TP maroto de BD já é bem recompensador), não custaria nada, ao meu ver, contar como pontuação no placar de visão quando sua sentinela revela alguém, ao invés de pontuar só porque ninguem tirou sua sentinela.
Highlighted

Ir para a solução

o que é algo meio idiota se tu for parar para pensar, não tirar a ward diz mais sobre a gameplay deles do que da sua hausuasau

Vendo desse ponto, sou obrigado a concordar.

@Enyalios escreveu:
Sim, nao falei de fazer algo diferente pro suporte, só em como a conta do placar de visão que já existe é feita. Até porque a Riot já falou que ward dentro da base adversária conta menos (porque aquele TP maroto de BD já é bem recompensador), não custaria nada, ao meu ver, contar como pontuação no placar de visão quando sua sentinela revela alguém, ao invés de pontuar só porque ninguem tirou sua sentinela.

Highlighted
Tropa
Tropa

Ir para a solução

É meio tenso pegar nota de support msm 
Mas eles tentaram ajudar isso com o placar de visão e controle de grupo , só olhar nas estatisticas dps , aparece lá