cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
TheDestiny1
Arauto
Arauto

Suportes de Peel estão muito impactantes

Suportes como Lulu, Janna Yummi e Nami estão absurdamente fora de controle. 

Se você for olhar os dados tanto a win rate quanto a popularidade estão em números consideráveis. Já observei partidas em que o ADC é simplesmente uma batata jogando, mal sabendo caitar, e mesmo assim conseguindo fazer algo porque tem uma Lulu o buffando ou até mesmo partidas onde tem um Jax/Irelia fortes e uma Yummi grudada a eles que os transformam em literalmente maquinas de matar imortais.

Bom, para resolver esse problema seria simples: Um nerf tanto no Graal quanto no Turibulo, pois são itens core nesses bonecos.

Enfim, está simplesmente absurda a relevância que os suportes de peel estão tendo no jogo, principalmente LuLu e Yummi que são pick ou ban.

41 RESPOSTAS
High Light Yone
Aronguejo
Aronguejo

Então né...

@Skywinem
Q isso, sup não é inutil, na verdade eu prefiro ter um tresh god no meu time do que um zed. o tresh que ta certando tudo da bem mais trabalho. Suporte carrega jogos mas não do mesmo jeito que das outras classes senão não teria gente vindo aqui reclamar de lulu e yuumi e sim de kayle e kassadin que ganham jogo solo. 

E sinceramente qual o problema de sups de peel estarem fortes? Sups de engage dominaram o meta do bot por 2 anos e quase ninguem vinha enxer o saco. Os sups de peel ficam 6 meses bem no meta e ja aparece gente chorando.

Isso é choro, "endeusador" de adc, mas você vai ver o cara joga do lado com um Velkoz, um Pyke, um Sett que nem suporte é e arrebenta a bote lane do outro lado.. Para de chorar e joga o jogo, se odeia lulu bane lulu, se odeia sona, bane sona, se odeia Janna é só banir, não tem porque ficar em fórum chorando que Sup de peel é broken, porque não é..

E Pro amigo que fala que jogar sup é não ter habilidade, é só jogar nas rankeds e ver o que vira como suporte. Eu não tenho moral nenhuma pra falar de nenhuma outra role, porque o pouco que joguei de top me lasquei, então to estudando pra voltar a jogar ranqueada como suporte novamente, e com certeza a minha pool tem dois sup de peel (lulu e janna) Leona e Braum pra equilibrar. Então achar que suporte é fácil é só chegar junto na role e fazer a diferença..

AHhh e lembrando que Graal profano vai ser excluído do jogo provavelmente na pré temporada da próxima Season.

Não sei se a indireta foi pra mim mas se foi, eu disse que suporte não requer habildade e realmente não requer. O problema é que de suporte vc só ganha se seu time quiser, se seu time não quiser nem adianta tentar. Uma Lulu só serve pra dando buff e polimorfe, do que adianta dar buff no cara mais forte do time se ele tá 0/4 e do que adianta dar polimorfe no Darius feedado do time inimigo se tem +3 feedados lá? É simples, sup não precisa pensar pra jogar mas também não carrega solo.

@GENERAL SAURON  escreveu:

Isso é choro, "endeusador" de adc, mas você vai ver o cara joga do lado com um Velkoz, um Pyke, um Sett que nem suporte é e arrebenta a bote lane do outro lado.. 

Isso aí ja é outro caso, mas o foco é os suportes de Peel. E sim, Pyke e Sett são insuportáveis.

E não, não é choro quando é tóxico de jogar contra.

@Skywinem  escreveu:
Uma Lulu só serve pra dando buff e polimorfe, do que adianta dar buff no cara mais forte do time se ele tá 0/4 e do que adianta dar polimorfe no Darius feedado do time inimigo se tem +3 feedados lá? É simples, sup não precisa pensar pra jogar mas também não carrega solo.

Olha, dai realmente não tem como. Mas atualmente Lulu tá numa situação em que o cara que ela ta buffando pode ser um ACÉFALO jogando, que ele ainda vai te matar e não morrer mesmo se você tiver jogado super bem contra.

Ja perdi a conta de quantas vezes eu era o acéfalo que se deu bem, e tambem das vezes que eu era o cara que mandou bem e se lascou contra do mesmo jeito.

No vídeo que mandei a Tristana tá f*cking atrás, e ainda assim mata a Kalista debaixo da torre igual nada, tudo graças ao overclock que a Lulu deu no cara.

Eu realmente não entendo isso, todo esse choro, tóxico por que? A função do campeão é essa, Buffs e Buffs e mais Buffs, se é tão ruim jogar contra é só banir. Agora, eu sim concordo que Lulu top, lulu mid é sim tóxico porque ela ta fora da role e mais forte porque da dano. Mas é muito fácil acabar com a lane de uma lulu, pressão, pressão e pressão, harass o tempo todo, punir ela e o adc, colocar debaixo da torre, agora se deixar ela jogar safe, crescendo levando pro mid e late game sem sofrer punição mas é lógico que ela vai ficar forte com os buffs, um exemplo claro disso é a Sona, pior "peeler" de inicio de jogo, horrivel até level 6, mas leva o jogo pro late game pra voce ver o que acontece, a cura dela é ridícula. Acho que o pessoal não pensa nisso de campeão de early/mid/late game, se uma Lulu não puder fazer o que melhor ela faz que é Buffar os aliados é melhor tirar ela do game, pessoal quer suporte que cure, mas não muito, que dê escudo mas não muito forte, que da buff de ataque mas não muito porque é broken.. Se suporte peeler estivesse tão forte assim não tava aparecendo tanto campeão na role de suporte que não são suportes, como já citei, Sett, Velkoz, até MF suporte eu já vi.

@TheDestiny1

Mano,mas todos esses suportes q vc citou não estão tão bem como falaram,exceto a lulu que realmente está levemente fora da curva e já vai receber um nerf,tirando lulu qual outro suporte de peel têm aparecido no competitivo??NENHUM.

A sona só estava OP pq combava bem com a Lux mas já foi nerfada e está com um winrate médio pra baixo agora.Se suporte de peel estivesse tão bons assim era melhor a galera começar a jogar com Hypercarrys como Kog,Rato,Tristana mas isso não acontece,mundial tá aí pra provar.

Cara que porcaria você falou hein? "Suporte não precisa pensar pra jogar" PQP.. uma ofensa a toda a role de suporte.. Mikyx carregou o time os três jogos da G2 contra a GenG e você me fala isso? o cara deu aula de suporte. No primeiro jogo ele tava com placar de visão de mais de 100 contra 50 do adversário, você sabe como é dificil "setar" a visão de mapa, de objetivo? Creio que você não saiba mas geralmente é esse o papel do suporte, e pior ainda é que muitas vezes, a maioria você nem é lembrado, afinal esse é o seu trabalho, como no caso do Mikyx, quem levou a glória do segundo jogo foi o CAPs, mas ele salvou o CAPs da morte duas vezes seguidas em menos de um minuto, o que possibilitou a vitória daquela TF e consequentemente o jogo.. Que pensamento infeliz esse seu.

@GENERAL SAURON  escreveu:

se é tão ruim jogar contra é só banir.

Nossa, que argumento incrível. Incrivelmente inválido...

Até parece que um ban vai deixar a Lulu saudável. É igual dizer que mute vai acabar com a tóxidade. Ele só ajuda a ignorar.

Nem vou discutir mais porquê já conheço esse tipo e sei que a conversa não vai levar em nada. 

@Galo De Julliett  escreveu:
Se suporte de peel estivesse tão bons assim era melhor a galera começar a jogar com Hypercarrys como Kog,Rato,Tristana mas isso não acontece,mundial tá aí pra provar.

Talvez porquê os hyper estão fracos e os suportes de peel não? Suportes de peel nunca foram obrigados a buffar somente o adc.

Mano,mas tirando a Lulu qual suporte de peel tá tão relevante assim??

Eu abro o OP.GG e não vejo outro sup dessa classe entre tier 1 e 2,realmente não entendi o pretexto dessa discussão e por isso achei q fosse ironia.

@Galo De Julliett 

Mano,mas todos esses suportes q vc citou não estão tão bem como falaram,exceto a lulu que realmente está levemente fora da curva e já vai receber um nerf,tirando lulu qual outro suporte de peel têm aparecido no competitivo??NENHUM.

Primeiramente temos que entender que competitivo ≠ Solo Q. O que é roubado na Solo Q não necessariamente é roubado no competitivo e vice versa. Seguindo a lógica do seu argumento seria o mesmo que dizer que Ornn está absurdo de roubado porque ele é um dos principais picks e bans no competitivo.

A sona só estava OP pq combava bem com a Lux mas já foi nerfada e está com um winrate médio pra baixo agora.

Exatamente a Sona foi nerfada e agora está Ok. Diferentemente dos outros suportes que estão over rate.

Se suporte de peel estivesse tão bons assim era melhor a galera começar a jogar com Hypercarrys como Kog,Rato,Tristana mas isso não acontece,mundial tá aí pra provar.

Claro os Hypercarrys estão extremamente fracos e fora o fato de que uma partida média de LoL dura no máximo 28 minutos, o que não dá tempo dos champs de late game chegarem no spike. E outra suportes funcionam com qualquer boneco, quantas vezes não vi Yummi + Vlad, Sona + Lux, Lulu + qualquer boneco e etc.

@TheDestiny1

Eu real não consigo entender pq essa frustação toda com os suportes de peel,qual foi a mudança recente que a classe recebeu pra ficar tão relevante assim????

Pelo q me lembro a última mudança que fizeram na role suporte foi o buff do item de suporte AP que beneficiou os magos,tanto que a Lux e sona começaram a ficar OP e aparecer tanto em soloQ e competitivo depois dessa mudança.

Mais de 70% das botlines atualmente tem suporte tank de engage e magos,até pick off meta tá vigorando nessa lane como Sett,Maokai e Pantheon(que tem mais de 40% de banrate nos elos mais altos do Server coreano segundo o OP.GG por ser incrivelmente roubado e opressor na botline),suportes de peel não estão tão impactantes como vcs estão dizendo(exceto a Lulu).

@Galo De Julliett

@TheDestiny1

Eu real não consigo entender pq essa frustação toda com os suportes de peel,qual foi a mudança recente que a classe recebeu pra ficar tão relevante assim????

Talvez porque a Yummi é um problema desde o lançamento. Talvez porque a Lulu é pick ou ban. Talvez porque a Janna dá muito escudo, muito ad, possui um desengage apenas apertando R e corre muito desde o inicio. Talvez porque a Nami domina fácil uma lane e ainda consegue curar mais que uma Soraka.

O problema é justamente a falta de mudanças nesses bonecos. Eles são um problema a muito tempo. Não é de hoje que Lulu, Janna e Yummi são problemáticas.

@TheDestiny1

Mais de 70% das botlines atualmente tem suporte tank de engage e magos,até pick off meta tá vigorando nessa lane como Sett,Maokai e Pantheon(que tem mais de 40% de banrate nos elos mais altos do Server coreano segundo o OP.GG por ser incrivelmente roubado e opressor na botline),suportes de peel não estão tão impactantes como vcs estão dizendo(exceto a Lulu).

Ok e que dado você consultou para chegar nesses "70%"?

Tirando a Lulu que é um problema e aparentemente você concorda (Então, não sei porque estamos tendo essa discursão). Se for olhar a Janna no LoL Graphics, por exemplo, no server BR tem uma popularidade de 11% com uma win rate de 51% e em uma visão global ela possui 10% de popularidade e 51.5% de win rate, ou seja, o boneco não está nem um pouco saudável. E em sites como o LoL alytics mostra que ela esta até pior. 

E de fato Pant está um boneco bem forte na Coreia. E isso se justifica justamente pelo fato das partidas estarem muito curtas (Que expliquei anteriormente) o power spik do Pant são os níveis iniciais onde a partir dos +10 min seu potencial cai bastante.

Inclusive OP.GG não é uma plataforma eficiente para consultador dados. Existe o LoL grapichs, Champion.gg e LoL alytics que possuem justamente o objetivo de oferecer estatísticas. E todos eles mostram que esses suportes estão fora dos padrões.

@TheDestiny1
Yuumi só é problemática por causa do Kit tóxico que a deixa inalvejavel,mas foi nerfada e agora está normal e ela só fica OP quando tem um carry do time forte,ou seja,o problema não é 100% ela.
Vc está reclamando do fato dessas campeãs darem shields e cura mas a função da classe é essa mesma:dar peel,a mecânica delas é essa e elas contribuem para o time com esses artifícios.

Engraçado que um dia desses tavam reclamando que ADC precisa ter mais resistência,mas quando um suporte de peel dá um shieldzinho para o ADC durar mais na fight ou adiar em 0,75s o burst do assassino feedado já reclamam também.

E sem contar também que o jogo atualmente dá muitas opções de self peel:itens que dão roubo de vida e shield,drag que ajuda a regenerar HP e dá escudo,e vários campeões aí cheios de sustain e que ganham escudo por meio do próprio kit como Sett e Yasuo e disso ninguém reclama.

@Galo De Julliett 

@TheDestiny1
Yuumi só é problemática por causa do Kit tóxico que a deixa inalvejavel,mas foi nerfada e agora está normal e ela só fica OP quando tem um carry do time forte,ou seja,o problema não é 100% ela.

Descordo por experiência empírica e por dados.

@TheDestiny1

Vc está reclamando do fato dessas campeãs darem shields e cura mas a função da classe é essa mesma:dar peel,a mecânica delas é essa e elas contribuem para o time com esses artifícios.

Se seguir a sua lógica nem um boneco deve/deveria ser nerfado já que estão todos apenas fazendo suas funções.

A questão não é fazer a função e sim o quão forte o boneco está. O ideal de balanceamento é entre 49.5%-50.5% de win rate (Levando em conta o play %). Agora Lulu e Janna possuem 51.5% de win rate no Diamante + pelo LoL Graphics, ou seja, isso significa que estão desbalanceadas (Over rate). Mano, contra dados não existe argumentos.

@TheDestiny1

Engraçado que um dia desses tavam reclamando que ADC precisa ter mais resistência,mas quando um suporte de peel dá um shieldzinho para o ADC durar mais na fight ou adiar em 0,75s o burst do assassino feedado já reclamam também.

Uma coisa é você dar um escudinho, uma curinha e etc... E outra coisa é você ser tipo um Zilian e dar um segunda vida. O exemplo claro foi o vídeo do @iMiraZuke onde a Tristana 1/5 deu dive em uma Kalista 6/1 e ainda saiu viva por que tinha uma Lulu do lado. Ou seja, o cara pode ser uma ameba no jogo que se tiver um sup desses do lado tu ainda consegue fazer algo.

@TheDestiny1

E sem contar também que o jogo atualmente dá muitas opções de self peel:itens que dão roubo de vida e shield,drag que ajuda a regenerar HP e dá escudo,e vários campeões aí cheios de sustain e que ganham escudo por meio do próprio kit como Sett e Yasuo e disso ninguém reclama.

O único bom item que tem para Self peel é a death dancer (:Iten3812:) e a phantom dancer (:Iten3046:). O resto não vale a pena, pelo menos não para os ADCs.

Não posso falar sobre os outros bonecos porque a minha vivência é na bot lane, sou main ADC.

@TheDestiny1

Cara eu também sou main ADC e estou dizendo com base na minha vivência na botline,já faz mais de um mês que eu não vejo uma Nami e Janna também anda sumida e olha que sou low elo e as pessoas não respeitam tanto assim o meta.

Hoje em dia só joga com essas campeãs quem é mono/main pq não estão tão fortes assim,uma Leona/nautilus autofill consegue fazer muito mais pelo time do que esses suportes de peel.

E 51,5% de winrate não significa que o champ está fora da curva,essa % é normal desde que o pickrate ou banrate não estejam elevados(como é o caso da Samira que possui mais de 80% de banrate segundo o OP.GG),como é o caso da Janna que possui 3,8% de pickrate e 0,2% de banrate segundo o OP.GG.

E se suportes de peel estão tão impactantes assim pq até agora eu não vi um pick de Janna,Nami,Soraka e outros peelers no mundial????
Simples,não estão fortes,se estivessesm realmente impactantes o meta estaria bem parecido com o do final de 2017 que era o meta do tal Turíbulo em que essas campeãs eram pick ou ban(eu nem jogava nessa época).

@Galo De Julliett 

Cara eu também sou main ADC e estou dizendo com base na minha vivência na botline,já faz mais de um mês que eu não vejo uma Nami e Janna também anda sumida e olha que sou low elo e as pessoas não respeitam tanto assim o meta.

(Dados LoL alytics + LoL Graphics)

Isso os dados também explicam. No bronze os principais bonecos são Lux, Morgana, Blitz e Leona. Percebe-se que são bonecos de hard engage e isso é devido que no Low elo as pessoas tendem a não saberem desviar bem de skills. Tomando muito fácil um bind da morgana ou hook do blitz.

Agora no Diamante+ bonecos como Janna chegam a ter entre 52%-53% de win rate com 10% de pick e Lulu 51%-52% com 16%. E se tu separar por região específica, no Brasil, esses champs chegam a ter 53% de win rate com +10% de pick. Percebe que em elo mais altos os suportes de peel são muito mais relevantes? 

Hoje em dia só joga com essas campeãs quem é mono/main pq não estão tão fortes assim,uma Leona/nautilus autofill consegue fazer muito mais pelo time do que esses suportes de peel.

Se é verdade, por que a win rate e pick rate desses bonecos é inversamente proporcional ao win e pick dos suportes de peel a medida que sobe-se de elo?

E 51,5% de winrate não significa que o champ está fora da curva,essa % é normal desde que o pickrate ou banrate não estejam elevados(como é o caso da Samira que possui mais de 80% de banrate segundo o OP.GG),como é o caso da Janna que possui 3,8% de pickrate e 0,2% de banrate segundo o OP.GG.

https://lolalytics.com/ 

https://www.leagueofgraphs.com/pt/ 

Isso sim são sites de estatísticas e não o OP.GG.

E se suportes de peel estão tão impactantes assim pq até agora eu não vi um pick de Janna,Nami,Soraka e outros peelers no mundial????
Simples,não estão fortes,se estivessesm realmente impactantes o meta estaria bem parecido com o do final de 2017 que era o meta do tal Turíbulo em que essas campeãs eram pick ou ban(eu nem jogava nessa época).

Simples, do mesmo modo que tu deve ver Ornn sendo pickado 1 vez na vida e outra na morta na Solo Q. Como expliquei não necessariamente o que é forte na Solo Q é forte no competitivo e vice versa. Tanto que a riot lança balanceamentos para os 2 espectros do jogo e um exemplo claro é o Azir que mesmo quase nunca aparecendo na Solo Q recebeu diversos nerfs por ser um pick forte no competitivo. Outro exemplo é a Katarina que é um boneco de Solo Q e recebeu nerf na passiva patch passado. 

Enfim, são infinitos exemplos de que o competitivo é diferente da Solo Q. Não é porque alguém pegou ou deixou de pegar algum champ no competitivo que vai refutar meu argumento.

1. Não tem graça nenhuma depender de suporte só pra não morrer igual um minion.

2. Os adcs não tem culpa dos suportes serem quebrados, então para de agir como se adc e suporte fossem o mesmo campeão.

3. Os adcs realmente precisam de mais resistência, mas isso não torna justo um suporte transformar o cara num Deus mesmo com ele jogando mal.

4. Um dos principais problemas dos adcs é a falta de skill expression, aonde o adc pode jogar bem pra caramba e ainda assim morrer igual bosta. E esses overclocks dos suportes de peel só pioram o problema. No vídeo que enviei o inverso aconteceu: A Tristana não fez praticamente nada, e ainda assim matou a Kalista igual nada simplesmente por ter uma Lulu.