cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Tropa
Tropa

Técnicas secretas para se proteger de assassinos (ADC)

Então, eu jogo LoL há muitos anos, e sou main ADC. 

É muito comum encontrarmos muitos assassinos na Solo Queue, porque a galera gosta de fazer aquelas jogadas lindas e tals (apesar de quase nunca conseguirem, hehe).

Porém, quando algum champ assassino consegue ficar feedado é muito difícil de se proteger deles. Principalmente quando você é um ADC, ou um suporte que não seja tanker. (Para os mid laners AP também é chatinho, mas uma Zhonya :Iten3157: muitas vezes dá conta do recado)

 

Por esse motivo, eu pensei em criar esse tópico para tentar receber de outros players ideias que eu talvez não tenha pensado. Espero que além disso esse tópico possa ajudar muitos players novos que ainda não têm tanto conhecimento nas formas de se defender dos assassinos.

 

COMO SE DEFENDER DE UM ASSASSINO SE VOCÊ FOR UM ADC

 

1) ÍTENS

 

Anjo Guardião :Iten3026:

 

Como muitos sabem, o Anjo Guardião te dá defesa contra dano físico, além de uma passiva que te revive após a morte.

 

O problema é que o Anjo Guardião é muito situacional. Só vale a pena fazer esse item quando o teu time estiver mais forte que o outro, ou pelo menos conseguindo durar bastante tempo nas lutas, caso contrário todos morrerão ou correrão e você irá reviver no meio dos oponentes.

Além disso, o efeito passivo só poderá ser reutilizado após 5 minutos, que muitas vezes é tempo suficiente para o jogo já ter encerrado.

 

Em algumas situações o cronômetro pode acabar te ajudando, mas ele só pode ser usado uma vez. Se você comprar o cronômetro você fica meio vinculado a comprar Anjo Guardião depois, para não sentir como tendo desperdiçado gold. Se você ganhar o cronômetro com as runas talvez valha a pena, pois mesmo que não transforme em Anjo Guardião você pode vender e comprar outra coisa. Porém, ultimamente inspiração não costuma ser uma das melhores opções de runas para os ADCs.

 

 

Dança da Morte/Sedenta por Sangue/Espada do Rei 

 

:Iten3812: Vejo poucos players usando Dança da Morte, mas ele é realmente muito bom contra assassinos que ainda não estão feedados.

Ele faz com que 30% do dano causado ao player seja causado como sangramento ao longo de 3 segundos. Além disso, faz com que 15% do dano causado pelo ADC seja devolvido a ele como cura.

Isso significa que aquele dano explosivo não será instantâneo, te dando alguns segundos para bater no adversário (ou em qualquer coisa que se mova) e tentar recuperar aquela vida antes de ela acabar.

 

O problema desse ítem é que se o assassino estiver feedado, os 70% de dano que serão instantâneos já serão o suficiente para te matar. Além disso, o "roubo de vida" não é tão grande (a não ser que você também esteja feedado).

Talvez esse ítem funcione melhor se for combinado com outro ítem que dê roubo de vida :Iten3139::Iten3072::Iten3153: , mas provavelmente será melhor combá-lo com outro ítem que dê defesa/resistência mágica. :Iten3047::Iten3111::Iten3026::Iten3075: , ou até mesmo mais vida :Iten3022:

Cabe ao ADC avaliar cada partida e ver se vale a pena fazer mais um ítem de roubo de vida e abrir mão de outro ítem que dê outros atributos.

 

Se o assassino do time inimigo não estiver nem um pouco forte, talvez valha mais a pena fazer uma Sedenta :Iten3072: ou Espada do Rei :Iten3153: (de acordo com a necessidade da partida), pois o Roubo de Vida delas é maior e o ADC não precisa abrir mão de um ítem de dano.

 

Lembrando que a Sedenta tem uma passiva que acumula um pequeno escudo quando estiver de vida cheia; uma espécie de sobrevida. Enquanto a Espada do Rei causa mais dano contra tankers, pois causa 8% da vida máxima do alvo como dano físico adicional (e tem um slowzinho no efeito ativo que pode ser muito útil).

 

Ítens de Defesa/Resistência Mágica/Vida em geral 

 

Vou tentar ser breve aqui com os ítens desse tipo mais usados pelos ADCs.

 

:Iten3047: :Iten3111:

Muita gente foca direto na bota de velocidade de ataque para ADCs :Iten3006:, mas muitas vezes é muito útil ter um pouco de defesa/resistência mágica na bota. Se você perceber que tem alguém ficando muito forte no outro lado, abra mão dessa velocidade de ataque por um pouco de resistência. Você terá velocidade de ataque naturalmente em outros ítens. Mas não faça isso em qualquer situaçãozinha que tenha alguém um pouco mais forte, pois a velocidade de ataque é essencial para ADCs conseguirem kaitar.

 

 

:Iten3156:

Malmortius é muito boa como defesa contra campeões de dano mágico explosivo :champion30::champion65::champion120::champion51:.

Ao ficar com 30% de vida o ADC recebe um escudo (pequeno, mas melhor que nada), e um pequeno aumento de dano e roubo de vida.  

É como a Dança da Morte, mas voltada específica para dano mágico (A dança da morte também funciona contra dano mágico até onde eu sei, mas ela não dá resistência mágica como a Malmortius). 

Também sofre do mesmo problema da Dança da Morte: se o oponente estiver feedado, só chora...

 

Fica aqui a menção honrosa para Limite da Razão :Iten3091:, que também dá resistência mágica, mas por causar dano mágico funciona melhor em personagens que escalam com Poder de Habilidade :Champion58:

 

Armadura de Espinhos :Iten3075: pode ser uma boa opção quando você já tiver roubo de vida e precisar de uma defesa extra contra dano físico. Porém, para construí-la você precisa abrir mão de um ítem de dano, e nem sempre ela vai conseguir te salvar. Acredito que só vale a pena construí-la quando o time adversário for full AD e você já tiver bastante dano.

Lembre-se, se tiver um assassino MUITO feedado, vale mais a pena ter um dano mais alto para causar nos poucos segundos que você estiver vivo, do que se encher de defesa e vida e morrer do mesmo jeito.

 

Não preciso explicar de novo a Anjo Guardião, só estou botando ela aqui para ficar mais completinho :Iten3026:.

 

Por último mas não menos importante, o Malho Congelado muitas vezes te dá aquele pouco de vida a mais que faltava para você ficar vivo :Iten3022:. Não é tão comum ver esse ítem nas mãos de ADCs, mas pode ser muito útil por causa dos 20% de redução de velocidade de movimento causados no alvo a cada hit básico. 

Os 700 de vida podem ajudar contra assassinos, enquanto o slow vai te ajudar contra tankers que estejam invadindo a backline do teu time para te focar. :champion33::champion57::champion75::champion88::champion96::champion95::champion93:

PS: Se o inimigo for um Olaf :champion80:, corra

 

Não consegui ser tão breve quanto gostaria, hahaha.

 

 

 

2) FEITIÇOS

 

Não há porque demorar tanto aqui:

 

:Summoner7: Simples de entender que a cura as vezes pode dar aquele extra de vida para ficar vivo. Porém, preste atenção no Incendiar do adversário, pois esse feitiço reduz todos os efeitos de cura que o alvo receber.

 

:Summoner21: O escudo pode ser mais útil do que a cura se o adversário tiver Incendiar, mas não esqueça que a Cura dá um pequeno aumento na velocidade de movimento (o que faz com que eu a prefira na maioria das situações).

 

A Exaustão (não tem imagem pra colocar) reduz drásticamente a velocidade de movimento (30%) e o dano (40%) do alvo adversário. Eu nunca usei ela como ADC porque geralmente é o Suporte que usa, mas independente de quem usar, é uma ferramenta fortíssima contra um assassino.

 

 

3) SUPORTES

 

Por último (e talvez o mais importante) os Suportes de Proteção.

Sem entrar em muitos detalhes, os ítens de suporte que dão proteção aos ADCs são essenciais (todos aqueles que dão curas ou escudos) :Iten3109::Iten3107::Iten3190:. Muitas vezes podem ser tudo que o ADC precisa para ficar vivo. Bons suportes estão sempre ligados nisso!

 

Em relação aos campeões suportes, não vou mencionar os que podem salvar o ADC jogando bem, apenas aqueles com proteções óbvias. Um Braum e um Alistar que joguem bem podem stunar o adversário e tals, mas quero falar de coisas mais concretas.

 

:Champion11: Bardo: Com sua ultimate, deixando seu aliado invulnerável, e com sua cura.

 

:Champion42: Janna: Consegue empurrar os adversários para longe com sua ultimate, além de curar seu aliado em grande quantidade. Além disso possui escudo para o aliado e velocidade de movimento (ou slow para o inimigo), sem contar seu tornado que consegue atrapalhar muitos engages.

 

:Champion49: Karma: Um escudo que não pode ser ignorado, somado a um aumento na velocidade de movimento (sem contar que podem ser aumentados se ativados com a ultimate).

 

:Champion53: Kayle: Geralmente não é suporte, mas sua ultimate também pode ser essencial para proteger um aliado, além de uma pequena cura.

 

:Champion64: Lulu: Provavelmente o maior terror dos assassinos. Consegue dar muita proteção com seu ultimate, transformar o inimigo em um bichinho, dar escudo para o aliado. Provavelmente um dos suportes mais completos.

 

:Champion73: Morgana: Seu ultimate pode travar o adversário sem muitas dificuldades (porém, esse travamento demora um pouco). Seu escudo pode ajudar um pouco contra danos mágicos, mas o ponto forte é deixar o ADC imune a qualquer efeito de controle de grupo existente. (com exceção de inimigos malvados que invocam paredes :champion43::champion6:)

 

:Champion74: Nami: Outro suporte muito completo. Possui uma cura de respeito nos níveis mais altos, controles de grupo suficientes e aumento na velocidade de movimento do aliado, sem contar um pequeno buff nos próximos 3 hits básicos dele.

 

:Champion95: Shen: Concede um grande escudo ao usar seu ultimate em um aliado.

 

:Champion101: Sona: Possui cura, velocidade de movimento, e um grande stum em área de respeito. Não chega a ser tão efetiva contra assassinos, mas não pode ser ignorada.

 

:Champion102: Soraka: Cura, cura, cura, cura, silenciar.

 

:Champion105: Tahm Kench: Outro grande terror dos assassinos. Consegue engolir seu aliado a qualquer momento e salvá-lo de grandes explosões de dano. Muitas vezes é o suficiente para cessar qualquer iniciação.

 

:Champion108: Taric: Com seu ultimate, consegue deixar todos dentro da área de ativação invulneráveis por um pequeno tempo. É um gigante das Team Fights. Além de conceder uma pequena cura e um escudo a um aliado em suas outras habilidades.

 

:Champion135: Zilean: Por último e não menos importante, se um Zilean conseguir usar sua ultimate no momento certo, irá reviver um aliado alvo após sua morte. Também fornece velocidade de movimento a ele, ou slow em um inimigo.

 

 

4) VISÃO

 

Pode parecer óbvio, mas saber onde o assassino inimigo está pode ser a melhor defesa contra ele.

Nunca esqueça de comprar uma Sentinela de Controle :Iten2055: quando voltar para a base e sobrar gold. Muitas vezes eu já deixei de comprar um ítem que dá pouco ataque ou velocidade de ataque para sobrar espaço pra uma Sentinela , podem ter certeza que essa visão é muito mais importante do que 10 de ataque ou 12% de velocidade de ataque. :Iten1036::Iten1042:

E não esqueçam que se o teu time está sem visão isso não é culpa do suporte. O time inteiro é responsável pelo controle de visão, seja colocando sentinelas, retirando ou usando sentinelas de longa distância.

 

 

Espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar com quaisquer dicas que eu possa ter esquecido de mencionar.

Tags (1)
11 RESPOSTAS

Parabéns pelo Guide, é bem simples e didático.

Tropa
Tropa

Pelo jeito ninguém ficou muito a fim de contribuir com dicas extras, haha.

1) Pure x Ineficiencia;

2) Não te salva mais no midgame;

3) Não depende de você.

 

Pra mim a técnica secreta é você se manter a muitas lanes de distância do assassino, porque nada disso vai te salvar.


@Guatemalinhaescreveu:

@W4R Ensembl3escreveu:

1) Pure x Ineficiencia;

2) Não te salva mais no midgame;

3) Não depende de você.

 

Pra mim a técnica secreta é você se manter a muitas lanes de distância do assassino, porque nada disso vai te salvar.


Talvez não funciona porque tu não entende que jogar contra assassino é jogar de um modo muito mais defensivo do que tu jogaria contra magos de burst, tanques, atiradores e lutadores. É óbvio que eles vão te dar mais dano e poder te matar antes que tu tenha uma reação, mas tu não pode se queixar disso, porque nesse mesmo tópico o carinha deu milhões de dicas muito úteis.
Só não aprende a counterar assassino quem não quer, material pra aprender a jogar tem em fóruns, youtube, streams, competitivo, etc...


É bem por aí, sem contar que hoje em dia é um inferno jogar de ADC com assassino no time inimigo. Diversas vezes teu time te acusa de não fazer nada, mas esquece que o assassino inimigo ainda não apareceu na Team Fight. O ADC não pode se expor sem proteção ou sem visão do assassino inimigo. Qualquer player que saiba jogar de assassino vai fazer uma festa jogando contra ADC desprotegido.

Aronguejo
Aronguejo

Esqueceu a deliciosa Ward e Ward avançada e salvaguardar o flash

@ZeDaTapiocaescreveu:
Esqueceu a deliciosa Ward e Ward avançada e salvaguardar o flash

É verdade né, se bobear a visão é a defesa mais importante.

 

EDIT: Prontinho, devidamente atualizado.

Dragão
Dragão

up
Aronguejo
Aronguejo

Queria q pelo menos metade dos ADC's q ficam reclamando no fórum dessem uma lida no seu post. Toda semana vem um main ADC q escreve a mesma coisa, as pessoas respondem meios de se proteger desses assassinos, mas eles entram no fórum deixam o post e nunca mais voltam para ver se tem uma resposta para ajudar. Já ta ficando pior do q aquele cara q pediu buff no Garen e os mil tópicos de reverter a LB ai dps não sabem pq a Riot não lê o fórum BR.

 

Voltando ao assunto, EXCELENTE post.

Tenho jogado muito de barreira, pois não confio nos suportes das rankeds, já que jogo solo huehehue, tem me ajudado muito.
Ontem mesmo eu montei builds para cada tipo de situação, e acabei chegando as mesmas conclusões que você.
Tenho feito muito zonyas para meus adcs quando caio contra assasinos, o que resulta no meu time me zoando a partida toda por não estar de anjo guardião, mas na minha cabeça anjo guardião só funciona mesmo quando você estiver empatado com o inimigo, se tem alguma vantagem do time inimigo ele não tem tanta força.

Eu faço anjo quando to ganhando e não quero perder o frag massa de 10/0 que eu estou (parece errado mas sinceramente é a true).

Eu tenho a sensação que independente do quão maravilhosamente você build como adc para ficar vivo isso diminui seu desempenho como carry, o dano para responder nas fights parece mais relevante, já que é nossa função. Então infelizmente me parece que pra ganhar ou você joga com um duo massa que te de apoio, ou você aprende a jogar com adcs mais independentes e melhora seu posicionamento e continua buildando seu dano massivo.



Excelente conteúdo, obrigada de verdade, ajudou muito!

Percebi que estou no caminho certo para ser melhor ❤️

Ótimo post, sempre que eu caio contra mais de um assassino, ou se houver apenas um com vantagem significante, eu já ignoro momentaneamente a construção de um item e compro cronômetro. Caso não tenha sido necessário utilizar o cronômetro e eu esteja com o dinheiro para fechar o anjo guardião, eu não fecho, primeiro gasto o cronômetro. Depois disso já penso em outro item defensivo (geralmente dançarina fantasma). 
Se meu suporte não quiser ir de exaust, eu pego também. Não gosto de dar brecha pra assassino, é frustrante jogar contra.