cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Tanques Vs Colossos: Quais as principais diferenças, e por quê são tão confundidos?

maxresdefault

Eae pessoal, Gemada aqui!

Vim mais umas vez com um post informativo, dessa vez, tentando ajudar uma galera a corrigir uma das maiores confusões (ou pelo menos, uma das mais frequentes!) que temos por aqui: A diferença entre Tanks e Colossos!

Bom, pra começar, que estamos falando de uma Classe, e de uma SubClasse. Então vamos por partes e vou dar uma definição sobre cada coisa:

• Colossos:

Colossos são uma subclasse dos Lutadores/Bruisers. Lutadores por padrão, são uma classe conhecida por serem melees, além de dar e receber boas quantidades de dano em lutas. São divididos em Divers/Lutadores de Investida e Juggernaut/Colossos. Mas vamos focar no que interessa aqui.

O foco da sub-classe dos Colossos é serem experts em tanto receber quanto aplicar dano. São montros que marcham em direção aos seus oponentes e destroem tudo que está no alcance, mas sofrem pra chegar nos alvos com a falta de range e mobilidade. Normalmente, apesar de resistentes, Colossos não costumam absorver tanto dano quanto personagens da classe dos tanks em si. Porém podem existir excessões, mas existem compensações nisso. Um Mundo é classificado como colosso, e tanka ao nivel Nautilus da vida. Mas Mundo tem bem menos potencial de dano se comparado a outros colossos, foram que ele foge um pouco da classe por ter ferramentas de longo alcance (Cutelo).

juggernauts

• Tanques:

Tanks são uma classe definida por serem personagens robustos que trocam grandes numeros de dano por grandes quantidades de CC. Essas paredes são separadas em 2 Sub-Classes: 

-Vanguardas: Tanks linha de frente, que se jogam nos inimigos e inciam lutas, com toneladas de CC.

-Sentinelas: Tanks de Peel. Focam em proteger os aliados e acabar com a diversão de quem tenta tocar a back-line.

Tanks são normalmente uma classe de apoio pro time, e servem como muralhas que atrapalham o trabalho do inimigo e abrem espaço pro time com sua resistencia e CC. Possuem dano menor que as demais classes do jogo, tendo normalmente o suficiente para se manter nas lanes ou coisas do tipo.

league_of_legends_tank_update

Problematica

A treta em volta dessas classes, é tipo aquela coisa de  "Todo retangulo é quadrado, mas nem todo quadrado é um retangulo", sabe?

Colossos são tanques no sentido que eles TANKAM, ou seja, possuem resistencia. Mas o serviço feito por eles é TOTALMENTE diferente dos Tanques em si. Imaginem eles como os tanques que atrapalham o inimigo usando DANO em vez de CC. Então pessoas tendem a chamar Colossos de tanques e julga-los com base nos padrões de tanks, sendo que eles tem outros padrões como base

Existe um principio chamado "Troca equivalente", e esse principio é o que vamos usar pra entender mais sobre a diferença entre eles, e sobre como funciona o balanceamento deles.

m000516655

PS: Fullmetal é muito bom, assistam.

Existe um grupo de atributos que essas classes compartilham:

-Dano
-Resistencia
-CC

Quanto mais forte tu é em um atributo, mais fraco tu tem que ser em outro. Se tu é muito bom em 2 atributos, tu tem que ser terrivel no outro.
Qual o ponto aqui: Tanques padrões normalmente pendem pra resistencia e CC. Colossos caem pra Dano e Resistencia.

Então quando alguém pergunta: "Ahh, pq um Darius pode dar tanto dano assim sendo que ele tanka?" Pq ele tem praticamente 0 de CC/Engage eficiente, só podendo fazer algo quando ele toca no alvo, assim como a maioria dos colossos. Porém, todavia, contudo, entretanto... Existem os hibridos. 

Existem personagens que são classificados Tanques, mas possuem caracteristicas de colossos. Exemplo Galio que é considerado tanque, mas o engage dele não é tãaao eficiente quanto os demais, porém ele tem mais dano que o padrão de um tanque comum. Viu de novo a troca equivalente tendo efeito? Galio troca o engage/peel fortissimo de um tanque, pra ter um peel/engage decente, mas ter um dano decente também.

Você simplesmente não pode usar o padrão que você usa pra julgar um tank balanceado pra um colosso, pelo simples fato de que colossos são colossos, não tanques.

EXTRA:

Isso é simplesmente a definição das classes no papél. Podem existir tanques dando dano aos montes? Sim. Podem existir colossos com engages exageradamente fortes? Yes.

É normal? Não. É balanceado? Muito menos. 

Tudo que eu falei aqui, é puramente definição das classes. Não tem nada sobre ser forte ou fraco, meta ou não. São como funcionam e por quê funcionam assim. Colossos podem dar dano pra caramba? Podem, mas não significa que podem dar quanto dano quiserem, assim como existe um limite de até quanto um tanque pode tankar e ser saudável.

Enfim...

Espero que tenham curtido o post!

Tags (1)
15 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

isso me esclareçel mas so um pouco vc podia dizer quais champs de cada sub-classe
Highlighted

achei legal, mas eu não concordo que o Galio é um colosso, pois para mim falta dano nele, tipo comparado ele com um darius, illaoi ,Garen,Mordekaiser, ele fica longe em questão de dano, acho que ele e mais tank-antimago,outro que eu tenho duvida e o Shen,pois ele tem um dano consideravelmente alto, e fica tank, embora esse dano late game decai muito comparado aos colossos que eu citei,outro também que tenho duvida e o Kled, muita gente fala que ele é um lutador, mas ele se encaixa perfeitamente na classe dos colossos, pois ele tem a mula dele que lhe da muita sobrevida.
Highlighted

Mas eu nunca disse que Galio é colosso :V

Ele ta classificado como tanque sentinela. Eu comentei que ele tem traços de colosso nele.

Highlighted

Tópico legal gemada,eu tinha umas dúvidas mesmo sobre essas classes.

Agora só por curiosidade mesmo:pq vc gosta tanto dessas classes Gemada?
É que pode ser só impressão minha,mas eu percebo que vc demonstra um resquício de parcialidade e uma afeição quando vc comenta algo sobre esses campeões,vendo seu perfil dá pra ver que vc gosta muito de Garen oq comprova o seu gosto pela classe.
Mas não estou questionando isso,como já falei é só uma curiosidade mesmo e respeito a sua opinião,mas oq faz vc gostar desses champs?

Highlighted

@The SuperCarry
Pois então parceiro, em todo tipo de jogo com elemento RPG, sempre gostei de ser o bicho bombado e enorme, que toma toneladas de dano, e devolve tanto quanto. Gosto da gameplay desse tipo de personagem, e também dessa identidade. No LoL é a mesma vibe. Garen é o tipo de personagem perfeito pra mim, e tanto a gameplay dele é gostosa de jogar, como acho o personagem muito daora.

Também tem o fato de que eu sou sou um cara ruim com reflexos e mecanicas. Sou bem burrão e gosto e me sinto melhor com coisas mais simples e diretas, e por coicidencia, esse tipo de personagem tem gameplays desse gênero simples e direta. Eu jogo de Dark Knight no FFXIV, jogo de Space Marines em todo game de Warhammer, jogo de colete completo e pesado no Payday 2... ta vendo como é a coisa? adsadshuasdhu

Eu sei que posso ser tendencioso as vezes, mas busco ao maximo tentar ver as coisas fora da caixa, mesmo falando da classe que eu gosto. Se pegasse uns posts meus no inicio da season, tu ia ver eu pedindo nerf pro Garen depois do rework dele, por exemplo :v

Esses posts sobre tanks, tenho tentando só corrigir os comentarios exagerados, mas os dados n mentem e concordo que tem muitos acima da curva msm.
Highlighted

Caramba, se ficou tão revoltado com o post do cara reclamando de tank que fez um só pra explicar diferença,kkkkk.
Mas num geral é isso mesmo, mas como eu disse no outro post, na realidade os colossos tão fortes a tempo de mais e precisam de nerfs grandes, não só eles mas os lutadores em si estão no topo da piramide do lol a 2 anos.Esses champs tão fortes o suficiente a ponto de suas fraquezas não serem o suficiente pra atrapalha-los.
EX:
Um campeão forte atualmente que era pra ser um lutador semi-tank de iniciação, mas o champ tem dano d+, gap close e iniciação e tanka razoavelmente bem, que faz ele ser tanto um lutador, quanto um assassino(saudade de WU com chuva de canivete), e um iniciador fortissimo.
Ultimamente as classes não condizem muito com oq o champ realmente faz dentro de jogo, os adcarrys não são mais tão carrys por não terem oportunidades de aplicar dano, os assassinos ou tão burstando geral sem dó ou morrendo igual bosta, e os lutadores e tanks são atualmente os verdadeiros carrys do lol, da pra dizer que a unica classe que ainda faz só o que tem que faze é os magos.

POST FICOU LEGAL, FAZ MAIS POSTS DESSE TIPO.

Highlighted

@Gerald0 de Rivia 

Na verdade nem é daquele post. Esse problema de tanksXcolossos é algo que ta no fórum já faz MUITO tempo, e tava a gota da agua já :V

Tanks em si voltaram não faz tanto tempo. Colossos que tavam predominates faz uma cota já na top, pq eles tem early's muito fortes mesmo. Mas como eu disse, esse post foi mais por info e definição, n tanto pra comentar o que é forte e fraco msm :V

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Eu não gosto de nenhum dos dois tipos.
Highlighted

Que falta de mobilidade? Garen corre mais que um suporte, da dano, tanka e faz o crlh a 4. Ao meu ver, tank é tank. E deveria apenas tankar, sem essa de aplicar dano. Não faz o mínimo sentido.

Highlighted

@UmGarotoViajante

So o ponto é que primeiro, que correr rápido não é mobilidade. Dashes e Blinks sao mobilidade, assim como skills que ajudam a dar gap close, como o Q do Nautius ou E da Leona.

Colossos dificilmente tem ferramentas dessas pois deixaria a vida deles muito facil, e se possuem, são versões "nerfadas".

Ao seu ver... pois o seu "ver" estaria errado num ponto de vista técnico . E eu não to falando isso por discordar ou coisa assim, mas falo simplesmente com um ponto de vista de Game Design em mente. A maioria das pessoas que reclamam de um Garen por exemplo, não se esforçam pra abusar dos pontos fracos dele e tentar pisar na ferida dele jogar em cima disso.
(Eu estou me referindo a counterplay no papel, nao estou falando de situações onde champ X está de fato acima da curva e merece nerf)

Todo personagem do jogo precisa de dano. A diferença é que uns mais e outros menos. Se tu deixasse um Maokai sem dano nenhum no kit, so com CC. Como tu acha que ele poderia trocar e contestar a Lane na top? Se tu não bate de frente com seu laner, tu e simplesmente jogado fora da lane. Ou como uma Sejuani faria clear na jungle?

A diferença é que uma das classes troca CC e range por dano. É uma troca justa e equivalente. Seria OP se tu deixasse um Kit tank e cheio de CC de um Nautilus com o dano de um Darius, pois isso seria simplesmente overkill.

Mas se tu tirar o dano dos colossos, eles vão fazer oq? Serem paredes de carne que ficam andando de um lado pro outro que não possuem CC e engage? Vai servir pra que?

Entende como funfa as coisas? Esse post foi justamente pra justificar o pq as classes funcionam do jeito que funcionam. Se você não gosta ou nao, ai é um problema pessoal seu, sabe? Eu não to falando isso por mal mesmo, não to querendo parecer grosseiro com isso, com toda a honestidade.

Highlighted

Gemada de taric

Hahahahahahahaha ....ahahahaha
Eu sempre vou pela tática de ignorar Garen. É como se ele não existisse no jogo. Quando chega no final do game só noto a existência dele se alguém trolar e feedar.
Normalmente a Garen a gente da desprezo. Não vale a pena nem trocar nem fazer luta com ele nem nada. Ignora. Kkkk
Highlighted

Bom, na verdade um problema dos colossos na SoloQ e justamente a necessidade de coordenação de equipe pra abate-los.

Ignorar um colosso, é uma estratégia perigosa pois eles possuem potencial de dano gigantescos se alcançam seus alvos. Mesmo no late game, se não coordenarem o CC neles e ter um bom foco, eles podem acabar destruindo seus carries.

Isso vale pra todos: Garen, Darius, Mordekaiser, Sett...

Esse é um fator que considero de fato desbalanceado nos colossos e um dos motivos que tornam eles fortes na SoloQ: que é depender do time pra poder lidar com eles de forma efetiva. E por isso acho que eles são tão abusaveis nas rankeds SoloQ.

Cuidado com sua estratégia cara, pois uma hora isso pode acabar voltando pra você por estar fazendo justamente o oposto do que se deveria fazer.

Highlighted

Gemada de Taric,

Não é ignorar ele pra deixar ele fazer o que quer.
É simplesmente ignorar ele. Ele não é digno de perda de tempo no começo do jogo do ponto de vista de um jungler.
Ele é só um Garen. Como a maioria dos garens não builda MR logo de cara ele nao vai conseguir tankar muito dano da torre então o mínimo que um toplaner normal tem que fazer é ficar embaixo da torre segurando ela pro garen não levar.
Se isso for feito. Aos 20 minutos o jogo do time do garen já foi destruído por mim.
kkkkkkkkkkkkkkk

Essa é a tatica. Garen precisa de um time. Ele não vai ganhar solo. Então ignoro ele por um tempo e apenas se tiverem trolado e fidado ele pode ter chance de ganhar. A não ser que ele intefira nas minhas trolagens com teleporte nas outras lanes.
Tudo é possivel....
Highlighted

Eu honestamente, como um jogador de Garen, discordo completamente do que você disse.
Não é questão de ser perda de tempo. Tu ta literalmente dando o early-game pro Garen fazer o que quiser pq tu subestima o personagem. Garen é um tank natural. É facil demais Divar um oponente low life no lvl 6 e sair vivo graças ao W. Ele não precisa buildar Tank logo de cara pq ele acumula MR e Armor de graça com o W.

Tu simplesmente ta contando vantagem que você tem 100% de chance de destruir um time inteiro sozinho e o Garen não vai ser problema. O ponto é que Garen é um carry como um Mid ou um ADC tbm podem ser. Deixar um Garen livre por 20 minutos, pode gerar um estrago bem maior do que você pensa. Eu estou bem surpreso com oq você disse aqui, pq é uma estratégia bem sem sentido e confiante até demais.
Highlighted

Então cara, em momento algum eu menosprezei Garen.
Acontece que eu não tenho interesse em perder meu tempo gankando garen ou campando porque ele é early game, mid game então não faz muito sentido.
Eu tenho que buscar uma win condition no meu time, geralmente é deixando alguém de outras lanes forte, aproveitando melhor meu tempo.
Lembrando que o tempo no jogo é um fator crucial.
Se por exemplo eu ficar gankando o garen e o resto do meu time não conseguir nada, vai ficar bem difícil jogar depois porque querendo ou não garen faz o papel dele, mesmo que ele jogue mal ele vai continuar fazendo a mesma coisa, o jogo dele então se meu time tiver mal nesse momento vai ser um completo desastre.

Também depende de contra quem o Garen ta contra. Se ele tiver contra vladimir, kassadin ou algum desses eu teria interesse na lane dele. Depende.

Se eu for jogar com medo do top ser incompetente e feedar eu nem jogo, o garen é muito forte eu sei disso mas se eu nao confiar no meu top pra pelo menos segurar a torre o game ja ta é perdido faz tempo...