cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Temmye
Arauto
Arauto

Um guia pré-histórico sobre Gnar

 

Bem, não sou nenhum mono Gnar, porém, como ele é meu main, acredito que já tenho algum noção deste campeão para dar algumas dicas para quem está começando a jogar com ele, ou simplesmente não conhece o quão recompensando é jogar com essa coisinha fofa.

Enfim, vamos ao tópico.

 

Gnar, o yordle pré-histórico

Informações gerais: Gnar é um pequeno yordle que é geralmente jogado na rota topo, sendo classificado como Especialista, na forma de Mini Nar, e Tanque, na forma de Mega Nar.

No modo de jogo geral, Gnar se assemelha mais a Shyvana e a Elise, já separadamente, Mini Nar se assemelha mais  a Vayne (incrivelmente), enquanto o Mega Nar se assemelha mais ao Sion.

 

Agora, vamos relembrar/conhecer as habilidades do Gnar, vou explicar primeiro as habilidades do Mini Nar, e depois a do Mega Nar. 

P - Fúria Genética

"Enquanto está em combate, Gnar gera Fúria. Quando atinge o máximo de Fúria, sua próxima habilidade o transformará em Mega Gnar, concedendo mais condições de sobrevivência e acesso a novas habilidades."

Basicamente, o Gnar tem dois kit de habilidade, uma mais voltada a mobilidade, perseguição, ataque constante e tem mais vantagem contra tanques, principalmente os paradões (Mini Nar, forma padrão do Gnar) e outra forma, que perde mobilidade, distância e dano constante, porém ganha mais dano explosivo, controle de grupo, e também resistência (Mega Nar, forma após se transformar). Saiba quando é melhor recuar a avançar, de acordo com as suas formas, tendo em mente o que eu já falei. Ambos tem seus prós e contras, porém, isso é o básico, por enquanto.]

Também vale lembrar que, após sair da forma de Mega Nar, você não pode gerar fúria durante um tempinho.

Q - Bumerangue 

"Mini Gnar arremessa um bumerangue que causa 5/45/85/125/165 (+115% de Dano de Ataque) de Dano Físico e reduz a Velocidade de Movimento em 15/20/25/30/35% por 2s. O bumerangue volta para Gnar após atingir um inimigo, causando 50% de dano a alvos subsequentes. Cada inimigo somente pode ser atingido uma vez. Apanhar o bumerangue reduz seu Tempo de Recarga em 40%."

No build padrão, essa é sua habilidade principal, pelo fato de que o cooldown dela e muito baixo(20-10 segundos), além de causar um dano razoável. Começe com essa skill e abuse de sua vantagem de range contra quase todos os campeões. Tentem sempre usar o Q diretamente no inimigo, para causar o seu dano total, e lembre-se de sempre de pegar o bumerangue na volta. Também não tenha medo de usar o Q para garantir o farm, Gnar não tem custo em suas habilidades, então aproveite disso.

W - Hiperativo

"Cada 3º ataque ou habilidade no mesmo alvo causa 10/20/30/40/50 (+100% de Poder de Habilidade) + 6/8/10/12/14% da Vida máxima do alvo como Dano Mágico adicional e concede 30% de Velocidade de Movimento a Gnar, que decai ao longo de 3s (máx.: 100/150/200/250/300 de dano contra monstros)."

Essa é sua segunda habilidade a ser evoluida. Maximize essa habilidade se o match-up contra um campeão mais parrudão está complicado, ou caso tenha algum campeão tanque forte no time inimigo. Como essa habilidade é passiva, não tem muito o que explicar, todas as habilidades e ataque básicos de Gnar aplicam ela, e a cada 3º ataque ou habilidade você causa dano mágico em % da vida máxima do alvo (por isso focar ela contra parrudões) e conceder velocidade de movimento, o que faz o Mini Nar ser ótimo para perseguições e kiting. Um combo para aplicar o W mais fácilmente é Q, Auto Ataque e E no inimigo. Essa é a forma mais rápida, porém, só use para finalizar ou caso você esteja muito na vantagem, já que seu E tem um cooldown alto, além de ser sua única forma de fuga.

E - Salto

"Mini Gnar salta de um local, recebendo 20/30/40/50/60% de Velocidade de Ataque por 3s. Se Gnar aterrisar em uma unidade, ele dá outro salto, indo mais longe. Causa 50/85/120/155/190 (+X) [6% da Vida máxima de Gnar] em Dano Físico e lentidão de 80% em 0.5s se a unidade atingida for um inimigo."

Essa é sua terceira habilidade a ser evoluida, e para ser maximizada caso esteja contra um campeão com muita mobilidade, ou que não tenha tanta vida assim. Essa é sua única rota de fuga, e tem um cooldown relativamente alto (22-12 segundos), por isso, é a que mais vale a pena contra inimigos com muita mobilidade. Como já citado, utilize-a para fugir ou para finalizar, causando um pouco de dano e também aplicando um stack de seu W. Também lembre-se que o seu E dá um segundo pulo caso acerte algo, incluindo aliados, o que facilita suas fugas pela selva. Outra coisa interessante de se lembrar é que essa habilidade da Velocidade de Ataque, então, caso já tenha matado o seu adversário de lane, ou ele recentemente voltou base, use-a para destruir a torre mais rapidamente. Essa última função, por acaso, você pode diferenciar um jogador bom de Gnar, de um jogador qualquer.

R - GNAR!

"Na forma de Mini Nar, passivamente aumenta a Velocidade de Movimento adicional de Hiperativo para (45/60/75)%."

Na forma de Mini Nar, a sua ultimate é apenas passiva, incrivelmente.

 

Agora que você sabe um pouco sobre o Mini Nar, vamos falar sobre as habilidades do Mega Nar, que inicia sua transformação após atingir 100 de fúria, mudando de forma automaticamente ao utilizar uma habilidade, que poder ser até mesmo seu W ou R, que normalmente são apenas passivos. Assim como a Shyvana, enquanto transformado, Mega Nar consome sua barra de fúria, mas ao contrário da Shyvana, ele não consegue gerar mais fúria durante esse perídodo. Enfim, agora vamos para as habilidades do Mega Nar.

Q - Pedregulho

"Mega Gnar arremessa um pedregulho que para ao atingir um inimigo, causando 15/20/25/30/35% por 2s a todos os inimigos próximos e também 5/45/85/125/165 (+120% de Dano de Ataque) de Dano Físico. Apanhar o pedregulho reduz seu Tempo de Recarga em 60%."

Tem basicamente a mesma dinâmica do Q na forma Mini Nar, porém, sem o problema de diminuir o dano aos alvos secundários. Como o Mega Nar tem menos mobilidade, normalmente você conseguirá no máximo lançar 3 Q, enquanto Mega Nar, porém, o dano é maior, não tanto, mas considerávelmente.

W - Safanão

"Mega Gnar atordoa inimigos em uma área por 1.25s, causando 25/45/65/85/105 (+100% de Dano de Ataque) de Dano Físico.Gnar recebe o efeito de Hipervelocidade de Movimento quando abandona a forma Mega."

Como podem notar, o dano dessa skill é bem alto. O cooldown dele é relativamente baixo (15-7), então, você conseguirá atordoar bastante o time inimigo durante as lutas. Tente sempre usá-lo depois de causar slow com o seu Q ou E, ou após atordoar os inimigos, com muito mais facilidade, com sua ultimate.

E - Encontrão

"Mega Gnar: Salta em um local e causa 50/85/120/155/190 (+X) [6% da Vida máxima de Gnar] em Dano Físico a inimigos próximos ao aterrissar. Os inimigos em que Gnar aterrisar sofrerão lentidão de 80% em 0.5s. Se Encontrão for usado na transformação, Gnar ainda poderá saltar para mais longe."

No caso, o "ainda poderá saltar para mais longe" é o segundo pulo que o E na forma Mini Nar tem, e nesse caso, o dano em área só será causado no pulo final, caso use o E para se transformar. Essa skill não tem muito segredo, use para chegar no inimigo e conseguir encaixar todos seus controles de grupo, além do dano bem alto da forma Mega Nar.

R - GNAR!

"Mega Gnar arremessa inimigos próximos na direção especificada, causando (200/300/400) (+20% de AD bônus) (+50% de AP) de Dano Físico e reduzindo a velocidade deles em 45% por 1.25/1.5/1.75s. Inimigos que atingirem um terreno sofrerão 50% de dano extra e receberam atordoamento em vez de redução de velocidade."

Essa é sua melhor habilidade durante as lutas. Use-a sempre em uma parede, o que é bem fácil, porém, em casos muito raros que isso for impossível, mande os inimigos em direção do seu time, e aproveite a lentidão para conectar o resto dos seus controle de grupo. Essa habilidade é bem fácil de usar e acertar, além de ser um dano bem alto.

 

Fase de Rotas

Durante a fase de rotas, Gnar normalmente vai ficar encomodando o adversário, acertando o seu Q e usando dois auto ataque para aplicar o W, e fugir sem muitos problemas graças a velocidade de movimento. Durante a forma Mini Nar, seu principal dano vai ser o Q e seus ataques básicos. Você pode acabar sofrendo contra alguns lutadores com muito dano base, como Illaoi, Garen, Fiora e Darius, e esse último não terá tantos problemas de te puxar, já que seu alcânce de ataque básico é menor que o normal, então, tome cuidado.

De todo caso, mesmo que você tenha problemas, Gnar consegue se recuperar facilmente com alguns itens e farm, se feitos da forma correta.

Meio de Partida

Aproveite que já tem sua ultimate e ajude nas lutas de time. Por causa desse fator chamado força absurda em team fight, um feitiço de invocar interessante, principalmente se você tiver seu duo na botlane ou no mid, ser o Teleporte, para se ajudar no movimento pelo mapa, porém, o Incendiar pode garantir fácilmente a vitória de sua rota. De todo modo, foque em ajudar seu time com objetivos e nas lutas de time, vai ser bem complicado eles vencerem se o seu time for bem composto e ter você.

Fazendo Cutelo Negro e Malho Congelado dificilmente os inimigos vão conseguir fugir de um pick off ou luta iniciada por você mesmo na forma Mini Nar. 

Também lembre-se: como um bom campeão inicie as lutas para seu time, pode parecer algo óbvio mas é bom lembrar. Claro, não vale a pena você tentar iniciar a luta na forma Mini Nar com 20 de fúria, porém, não perca tempo para inicar na forma Mega Nar.

Fim de Partida

Gnar tem seu pico de poder no meio de partida, porém ainda é útil nesse ponto, já que com seu E você pode escapar sem problemas, normalmente, de um pick off, além de conseguir dar pick offs sem muitos problemas. Nesse parte do jogo, ande apenas com seu time, e não tente spitar. Sua maior força é em lutas, então não arrisque chegar tarde nelas.

 

Runas

Gnar funciona bem tanto com Determinação, quanto com Precisão, então, normalemente você escolherá uma delas, escolhando de runas essenciais 'ou Aperto dos mortos vivos, ou Agilidade nos pés. Também vi alguns jogando de Aery, mas acho as runas de precisão e determinação mais essenciais, assim, eu sempre uso uma de primária, e outra de secundária. Como runas básicas, acredito que as melhores são Fonte de Vida(Determinação), Demolir(Determinação), Lenda: Tenacidade(Precisão) e Velocidade de Aproximação(Inspiração).

Exemplo de runas para utilizar como Gnar.

 

Itemização

Gnar funciona com várias builds diferentes, mas as mais comuns são com dois itens defensivos, três itens ofensivos, e uma bota defensiva. Se seu time estiver vencendo, faça os itens core e começe fazendo outro item ofensivo, caso esteja perdendo, termine logo seus itens core e faça mais alguns defensivos, caso seu time precise de um tanque, feche três itens defensivos e deixe como ofensivos apenas os itens core.

Seus itens core são Cutelo Negro e Malho Congelado. O Malho Congelado faz a fuga contra o Mini Nar ser quase impossível, além da passiva do **bleep**o (que também tem no cutelo negro) também ajudar nisso. O Cutelo Negro é o item básico de qualquer campeão de DPS, que é o caso do Mini Nar, mas o Mega Nar também não fica atras, já que todas suas habilidades causam dano. Normalmente você começará de Cutelo Negro, mas caso realmente precise de algo para te facilitar em kitar o inimigo e sobreviver, é melhor começar de Malho Congelado.

Itens Core do Gnar - Cutelo Negro e Malho Congelado.

Defensivos: Com itens defensivos, os melhores pra Gnar são Elmo Adaptativo, único item totalmente defensivo de MR que funciona no Gnar, já para Armor, os mehores itens são a Armadura de Espinhos, que lhe ajuda contra campeões que se curam, além de ser ótimo contra Fiora e Darius, que tem uma vantagem considerável contra ele, e o Presságio de Randuin, que além de facilitar seu combo de Mega Nar, diminui o dano de campeões de crítico. Nesse último item você raramente irá fazê-lo logo no início, já que apenas o Yasuo e o Tryndamere são campeões da Rota topo que utilizam os golpes críticos para causar dano.

Uma outra boa escolha é a Armadura de Warmorg, já que, como você não usa mana, você pode simplesmente ficar infinitamente lutando com ela, sendo uma ótima escolha para o fim de partida.

Itens defensivo do Gnar - Elmo adaptativo, Armadura de Espinhos, Presságio de Randuin e Armadura de Warmorg.

Ofensivos: Com uma itemização ofensiva, além de seus itens core, os únicos que acabam funcionando bem com o Gnar é a Espada do Rei Destruído, que mesmo que não parece, Gnar escala bem com AS, além de roubo de vida sempre ser bom, e ainda no assunto roubo de vida, Dança da Morte é outro item bom para Gnar, já que ele normalmente utiliza suas habilidades para causar dano, assim, Dança da Morte é o melhor item de roubo de vida para se fazer nele.

Itens Ofensivos do Gnar - Espada do Rei Destruído e Dança da Morte.

Situacionais: Além desse itens, Gnar pode ser bom com Anjo Guardião, por mesclar tanto AD quanto Armor, além da passiva dele que é bem útil. Outro item bom é o Limite da Razão, para as partida que, mesmo que você esteja na vantagem, tem aquele mago no mid que está dando um dano insuportável, assim, você pode fazer um item defensivo, sem perder sua vantagem em dano. Em caso de o dano ser explosivo, e o inimigo AP não floodar habilidades, o melhor jeito de reduzir esse dano pode ser a Mandíbula de Malmordius, dando tanto AD quanto MR para o Gnar, que pode ser um tanto útil. No quesito utilidade, caso tenha apenas um carry forte no seu time, voltar sua itemização para algo mais defensivo e fazer Juramento do Cavalheiro pode ser o seu caminho para a vitória, já que você vai defender 12% do dano que este seu aliado receber, o que pode fazer uma grande diferença.Itens situacionais do Gnar - Anjo guardião, Limite da Razão, Mandíbula de Malmordius e Juramento do Cavaleiro.

 

Por fim, alguns motivos para você jogar com o Gnar:

  • Ele é o campeão mais fofinho do LoL;
  • Tem um dos modos de jogo mais únicos do LoL;
  • Ele é muito fofinho;
  • Ele é um yordle;
  • Ele é fofinho pra caramba;
  • E também, ele atira um prédio na Skin Gnarossauro, além de poder virar um f*ckng Dinossauro Rosa, como não gostar disso?

 

Bem, esse foi meu guia de Como jogar de Gnar, espero que vocês gostem, pois eu demorei uma eternidade para fazer ele.

7 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Outro campeão que a Riot matou pra soloq por causa do competitivo, bom guia, gg.
osmarpena
Dragão
Dragão

Agora eu te odeio. Pode fazer o do teemo na proxima.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.
Maria Júlia
Dragão
Dragão

Um Guia fofinho sobre um campeão fofinho!
Serei fofinado se eu fofinar com esse fofineo?

 

Já fofinei esse guia fofinho!

 

Seria fofinho tbm se colocar dicas sobre os pulos desse fofinho! Pular fofinamente paredes e etc..
Dicas pra não errar a ult? Algum macete pra chegar sentando a porrada de maneira fofinha com Megagnar após o TP?

 

Já salvei nos favoritos! Esse fofinho tá na lista dos que eu quero aprender a jogar. Primeiro é Aurélio, depois Kindred ( fica sugestão pros main Kindred... Um guia bem kindrededado ein.. ) e o Gnar. Sou xonado num atirador hehe
Fofinado trabalho!

Imagem relacionada



https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Mimicista
Lenda
Lenda

meu pai o tamanho dos itens HAUAHSUAHS
Niceee ❤️

@LëBlanc
Esse fórum não deixa colocar imagens um do lado do outro, é um saco..
TaikiBr
Dragão
Dragão

eu adoro o gnar, e bem, apesar do otimo guia, eu acho que mesmo com muito esforço sou incapaz de jogar com ele

@TaikiBr
Gnar é amor, jogue com ele, é mais fácil do que parece. Só jogar bastante que você pega o jeito.