Hoje vamos analisar a situação da Lissandra
Bem para quem não sabe, a Lissandra teve um período de muita dominância principalmente se tratando de competitivo, era um pick muito contestado nos campeonatos profissionais. Na soloq era uma campeã razoavelmente escolhida, e que tinha taxas de vitórias normais.
Então por causa da síndrome de competitivo a Riot começou a nerfar ela loucamente, mas o principal problema dela sempre foi na interação com a Runa Pós-Choque, que deixava ela muito tank quando procava um controle de grupo, e assim ganhava diversas trocas com os adversários.
Esse é o estado atual da Lissandra:
Apenas 47% de taxa de vitória, posição número 47 de 51 campeões do mid, e sua taxa escolhas caiu bastante, e agora é bem baixa.
Veja Abaixo como ela estava desdo Patch 8.20 até o Patch 9.6
A taxa de vitória e escolhas caíram drasticamente.
Mas os motivos para isso ter acontecido são simples, primeiro veio um nerf pesado no seu Q, que acabou praticamente com a Lane Phase dela:
Outra coisa que contribuiu bastante para seu enfraquecimento foi o nerf indireto que ela sofreu, graças ao nerf no Lacre Negro, pode parecer irrisório 5 de AP, mas o nerf mesmo foi no custo valor de revenda:
E para fechar com chave de ouro veio o nerf no Pós-Choque, que era o problema principal desde o príncipio para os magos:
Para nerfar a Lissandra, bastavam eles terem nerfado o Pós-Choque antes, agora ela ficou muito fraca e a runa tbm foi nerfada. O Buff compensatório foi praticamente inútil visto q ela não saiu das últimas posições do mid por causa disso:
Então o que eu venho pedir aki é mais carinho com os campeões q são usados no competitivo, não estraguem eles por conta disso, o balanceamento tem q ser feito para a maioria dos jogadores e não para uma minoria. A Lissandra é só o exemplo atual, mas o Ryze outro campeão competitivamente forte, sofre da mesma forma, e muitos outros. Se os Magos estavam ficando fortes por conta do Pós-Choque, pq não nerfar somente a Runa? Tiveram q acabar com a Lissandra para depois mexer no problema principal.
Então o mínimo que posso pedir aqui é a reversão do nerf no Q dela, já ajudaria bastante, e não tornaria ela OP, deixaria ela jogável para quem gosta muito dela como eu. Você concorda com tudo isso? Deixe nos comentários. Agradeço a atenção.
Deixarei aqui um tópico muito legal de como jogar de Lissandra, caso tenha interesse. Foi feito por um amigo que ficou bem chateado com os enfraquecimentos nela @ProfDumbledore:
A Riot faz tantas coisas questionáveis com seus campeões que são populares no competitivo que chega a ser algo engraçado eles falarem que não usam o mesmo como parâmetro para Buffs e Nerfs.
Akali e Aatrox são outros casos que sempre irei lembrar, porque mesmo que os campeões estejam com Win Rates terríveis, eles ainda são nerfados pois ainda são relevantes no competitivo.
Não me surpreenderia se visse mais um Nerf na Akali depois do desempenho do TheShy e do Rookie no MSI.
O caso que já citei uma vez da Akali (Que os OTPs estão se dando bem com ela nos elos altos) não se aplica aqui com a Lissandra, vários Mains desistiram dela e passaram a jogar com outros campeões.
Um dos poucos que ainda vejo jogar com ela é o "Elsa of Garendel" do NA.
Infelizmente esse tópico aki não deu a repercussão q eu queria, por ela não ser tão popular 😞
O problema da lissandra é a quantidade de CC que ela tem, e isso já compensaria as fraquezas dela . Eu não entendi muito os nerfs do pós-choque, poderia me explicar ?
Adendo : Nunca achei o Q da lissandra um problema, por min poderia voltar com um nerfizinho mais básico .
Os campeões que você citou são fortes, mas não os melhores em suas respectivas roles ( nem chegam perto ) . Ter uma winarte/pickrate alta, não quer dizer que o campeão está ultra forte ( a não ser aqueles casos de 54% winrate e pickrates absurdos), as vezes são só campeões que conseguem cumprir o seu papel mesmo que as suas respectivas mecânicas sejam simples .
Na boa, vocês forçam a barra . Não é simples a lógica de balancear os heros baseados no desempenho deles nas mãos dos melhores players ? O que adianta balancear um heroi baseado na maior parte dos players ( ou seja, a galera do low elo gold pra baixo) ?
Se os herois fossem balanceados de acordo com o desempenho da maioria, teriamos varios campeões quebradíssimos . Isso atrapalha a evolução da gameplay, já que não há necessidade de mecânicas tão apuradas p/ obter sucesso com campeões quebrados .
Eu vou dizer o que ninguém tem coragem de falar, mas aceitem: a Riot manipula resultados ... PONTO! O jogo já deixou de ser categorizado como um esporte à partir do momento em que ela "mexe" da mecânica dos champions conforme o competitivo se instala. O balanceamento não tem critério, e eventualmente champions com crescimento absurdo no jogo frequentemente são bufados DO NADA. E sabe de quem é a culpa? Quem dá corda pra o competitivo, e acha que é a mesma coisa que solo queue ... A dona Riot tá vendo um jogador desfocando a imagem da empresa, TOME NERF NAQUILO QUE ELE JOGA, SE VIRE SE REINVENTE ... não lacra ou não fecha com a empresa TOME PUNIÇÃO (VIDE O CASO DO TIME FEMININO COM OS SUPORTES BANIDOS) ... Gente o jogo está tão jogado às traças que não se dão ao trabalho de verificar uma queda de FPS que dá aos 8 min de jogo sem motivo algum, eu não sei porque e como o jogo ainda existe!